AULA DE HISTÓRIA USANDO O CELULAR
OBJETIVOS:
- DESCONSTRUIR A IDEIA DE QUE O CELULAR É ALGO PREJUDICIAL AO APRENDIZADO, COMPROVANDO, QUE QUANDO BEM USADO, PODE SER UMA FERRAMENTA PODEROSA PARA COMPARTILHAR O CONHECIMENTO E ENRIQUECÊ-LO.
- CRIAR ESTRATÉGIAS PARA A UTILIZAÇÃO DO CELULAR COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR DO ENSINO-APRENDIZAGEM.
PÚBLICO ALVO:
- Fundamental 2 ( 6º ao 9º ano)
- Foi feito um comunicado aos alunos em sala de aula e via Facebook sobre o uso liberado do celular para fins pedagógicos. Então os alunos deveriam levar o celular e utilizá-lo conforme o desenvolvimento da aula.
AULA
Utilização do celular com envio de mensagens sobre
o tema da aula, respondendo questões propostas por mim e opinando sobre os
pontos positivos e negativos do uso do celular em sala de aula.
OBS.: PESQUISAR PLATAFORMAS DE MENSAGENS GRÁTIS
PARA QUE ELES POSSAM INSTALAR EM SEUS CELULARES E ENVIAREM AS MENSAGENS
GRATUITAMENTE, POSSIBILITANDO, ASSIM, A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.
USANDO O CELULAR PARA APRENDER MAIS
Alguns alunos produziram vídeos com os assuntos estudados durante a aula . Esses vídeos foram feitos usando o celular.
O Jovem Pedro Henrique , aborda a questão do bom uso do celular em sala de aula. Ele dá exemplos de como o celular pode contribuir para o aprendizado.
E o jovem João Batista lança sua proposta de uso do celular pra aprender mais , sem esquecer nosso velho e bom dicionário de papel. Vejam!!
O Jovem Pedro Henrique , aborda a questão do bom uso do celular em sala de aula. Ele dá exemplos de como o celular pode contribuir para o aprendizado.
E o jovem João Batista lança sua proposta de uso do celular pra aprender mais , sem esquecer nosso velho e bom dicionário de papel. Vejam!!
Vejam o resultado do vídeo produzido pelas alunas Bruna e Rafaela da turma do 7º ano.
Agora vamos ver o vídeo da Lara, Ana Beatriz e a Emanuele, também do 7º ano. Assunto : Expansão Marítima.
Vejam mais opiniões dos alunos sobre o uso do celular em sala de aula.
Agora a opinião da jovem Nicoly.
Depoimento do Felipe
PONTOS OBSERVADOS
1- Nas turmas de 6º, 7º e 9º anos alguns alunos não
possuem celular, ou estão quebrados ou esqueceram em casa.
2- Alguns alunos que não estavam com celular
pediram pra fazer as atividades em dupla com os colegas que estavam com o
celular. ( ocorreu dispersão da aula de forma mais acentuada nos grupos)
3- Na turma do 8º ano somente 2 alunos não estavam
com celular, sendo, assim, a aula transcorreu de forma mais tranquila. Isso
pode demonstrar que é bem melhor cada um usar o seu aparelho celular
individualmente e interagir com a turma através de mensagens. (ou através de
outras funções do aparelho, desde que não atrapalhe o aprendizado).
4- Senti que necessitaria fazer um esclarecimento
sobre esse tipo de aula ( incomum a todos eles, inclusive a mim) para haver uma
conscientização maior.
5- Nas turmas do 7º e 9º anos foi exibida uma
reportagem sobre o tema celular em sala de aula.
6- Na turma do 6º ano por ter maior índice de
alunos sem celular, a aula ocorreu de forma tradicional. (imprevisto)
7- Alguns alunos reclamaram de não ter crédito no
celular para enviar mensagem.
8- Houve dispersão durante a aula (os mesmos alunos
que normalmente dispersam nas aulas tradicionais).
9- Através do envio de mensagens o aluno pode
exercitar a escrita correta e o hábito de pensar e construir suas respostas.
10- O tempo de 50 minutos ( por sala ) não foi
suficiente para organizar a aula em todas as turmas.
11- Alguns alunos se mostraram pessimistas com
relação ao uso do celular em sala de aula. (uma minoria)
12- Grande parte da turma estava estimulada a participar da aula.
·
Mudar a metodologia é um processo lento e mais
lento ainda com o uso dessas plataformas digitais, tendo em vista que pra nossa
realidade ( Fortaleza- Ceará) não temos nenhuma escola trabalhando com isso. O
que se tem são laboratórios de informática – muitas vezes sem internet ou com
computadores desatualizados ou com defeito.
·
Os alunos têm uma forte tendência a pensar o uso do
CELULAR SOMENTE PARA LAZER. (Consequência da falta de interação
CELULAR-APRENDIZADO, suponho)
· Devemos ter muita paciência e perseverança pra
realizar as mudanças.
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS SOBRE O USO DO CELULAR EM
SALA DE AULA
“ Sinceramente, eu acho que fotografar a lousa
é uma coisa extremamente desnecessária pois é praticamente um CONTROL C CONTROL
V. Além do mais com esse hábito as pessoas perdem o costume de escrever e
acabam ficando com uma péssima caligrafia.”
“ O
celular pode ajudar a todos os alunos , mas tem que ter responsabilidade para
usar para os estudos e trabalhos. É isso que é bom pois os alunos já sabem muito
sobre esse assunto.”
“Usando
de forma correta, não só o celular, mas qualquer outra tecnologia será uma
forte arma para nosso aprendizado.”
“
Depende, pois as vezes é necessário atender ou mandar mensagens na hora da aula
pois pode ter alguma emergência na sua família entre outras coisas!! Mas se não
for pra isso pode atrapalhar o seu aprendizado! Então use de forma correta!!!”
“ Depende
do modo de usar a tecnologia, pode atrapalhar ou não! Se você usar de forma
correta pode ser legal.”
" Concordo plenamente com uso de novas tecnologias em sala de aula, pois o mundo ao nosso redor muda constantemente e a educação não deve estar privada dessas mudanças, com técnicas de ensino provenientes do século passado o aluno chega a se interessar mais pelo rápido e fácil acesso oferecido pelos aparelhos de smartphones e ipads do que pelas técnicas de ensino tão comuns nas escolas brasileiras, como por exemplo o "copiar na lousa", mas em um mundo tão globalizado em que vivemos hoje em dia, a melhor escolha seria unir o útil ao agradável, ou seja, o rápido e fácil acesso das novas tecnologias ao conteúdo proposto pelo professor, elaborando uma forma de ensino mais simples e produtiva, aliviando o peso do material na mochila do aluno compactando-o em um único acessório, acessório este que além dessas vantagens ainda constitui uma forma de discussão e compartilhamento do conteúdo estudado." ( Vinicius de Souza Lima - 8º ano)
" Concordo de usar celular na aula, mas com a maneira de interagir o aluno de uma forma mais positiva, ajudando ele a ter mais aprendizagem nas matérias."( David Levi - 8º ano )
" Concordo plenamente com uso de novas tecnologias em sala de aula, pois o mundo ao nosso redor muda constantemente e a educação não deve estar privada dessas mudanças, com técnicas de ensino provenientes do século passado o aluno chega a se interessar mais pelo rápido e fácil acesso oferecido pelos aparelhos de smartphones e ipads do que pelas técnicas de ensino tão comuns nas escolas brasileiras, como por exemplo o "copiar na lousa", mas em um mundo tão globalizado em que vivemos hoje em dia, a melhor escolha seria unir o útil ao agradável, ou seja, o rápido e fácil acesso das novas tecnologias ao conteúdo proposto pelo professor, elaborando uma forma de ensino mais simples e produtiva, aliviando o peso do material na mochila do aluno compactando-o em um único acessório, acessório este que além dessas vantagens ainda constitui uma forma de discussão e compartilhamento do conteúdo estudado." ( Vinicius de Souza Lima - 8º ano)
" Concordo de usar celular na aula, mas com a maneira de interagir o aluno de uma forma mais positiva, ajudando ele a ter mais aprendizagem nas matérias."( David Levi - 8º ano )
P.S.: AULA REALIZADA NO COLÉGIO INSTITUTO FREI JOÃO PEDRO DE SEXTO.
Profª Isabel, toda mudança no começo é dificil, por que as pessoas ainda estão se adaptando ao novo convívio com o celular. Tudo pode até parecer confuso, ou inútil, porém com perseverança, boa vontade de transformar para algo melhor e mais atrativo, creio que terá bons resultados na aprendizagem.
ResponderExcluirParabéns por inovar, você é muito corajosa.
Boa sorte.
Lúcia
Obrigada pela força Lúcia!! Bj!
Excluirgostei muito da sua ideia professora Isabel assim os alunos acabam participando mais...
ExcluirFABRICIA
Parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirOl@ Professora e Amiga Izabel.
ResponderExcluirParabéns pelo desafio. È importante que essas iniciativas. As experiências elas são importantes para que possamos pedagogicamente mostrar que as TIC no caso o celular pode sim como instrumento tecnológico ser utilizado para o desenvolvimento de atividades educacionais, contanto que essa atividade seja, planejada, mediada por um profissional no caso o Professor que traz consigo o domínio do conteúdo e a perspectiva pedagogica, sociológica de educação. Continue assim. Você é um exemplo.
Parabéns!
Angela - Multimeios FACED/UFC.
Obrigada pelas palavras de incentivo! Bj.
ExcluirO vídeo realmente retrata um bom assunto para a juventude (O CELULAR). No meu ponto de vista não deveria ser uma lei, como um senhor no vídeo havia dito se os pais souberem dar uma boa educação para os filhos eles saberão usar o celular adequadamente em qualquer lugar. Mas às vezes isso não é o suficiente.
ResponderExcluirInvés de uma lei deveria ser trocado por regras da escola, como: se o professor pegar o aluno com o celular dentro de sala, a punição seria: o celular ficar por um dia na coordenação; se no dia seguinte ao receber o celular da coordenação o aluno repetir o mesmo erro de usar o celular em sala de aula, a coordenação chamaria os pais do aluno para alertá-los, pois se acontecer pela 3º vez ele seria suspenso.
Valeu jovem adorei!!!
ALUNA: Hemily Pereira Neres Nº: 12 Série: 8º ano
ESCOLA: Instituto Frei João Pedro de Sexto
Muito bom jovem!!
ExcluirÉ isso aí! concordo muito com o aluno Vinicius de Souza Lima - 8º ano. Parabéns pela boa vontade, é o que está faltando em muita gente...
ResponderExcluirObrigada pela participação no debate Fabiana Alves!
ExcluirConcordo com o uso do celular e as demais tecnologias.Com os aparelhos eletrônicos podemos ampliar no conhecimento.O jovem na atualidade ao utilizar esses aparelhos pode passar a se interessar mais pelo assunto e acabar aprendendo mais.
ResponderExcluirExatamente Natália!! ótimas observações!
ExcluirAcho que não podemos ignorar a tecnologia atual dominante: o celular!
ResponderExcluirNão adianta proibir o uso; então o certo é converter o uso para os estudos. Acho que o mundo é acessado através do celular com a internet; então porque não converter os estudos no uso global desse conhecimento e desse objeto de prazer de todos, não somente de jovens. Acho excelente a idéia e deve ser aprimorada por cada mestre em sua respectiva matéria, para que o celular seja motivo de estímulo de como fazer o aluno gostar de estudar e não apenas cumprir grade. Parabéns.
Que bom saber que existem pessoas que partilham esse pensamento comigo, Drª Lourdes!
ExcluirObrigada por sua opinião.
Vamos torcer pra que a educação evolua rumo ao uso das novas tecnologias.
Novas experiencias são importantes e devem ser incentivadas pois num futuro não muito distante serão praticas corriqueiras, desde que não sejam impostas e as falhas corrigidas
ResponderExcluirIsabel fui eu que fiz o comentário Prof. Fernando Luiz Duarte
ExcluirObrigada pelo comentário Profº Fernando!
ExcluirOlá professora Isabel! Sou estudante de Pedagogia 5º período da UERJ/FFP no Rio de Janeiro, São Gonçalo. Eu adorei os seus vídeos e gostaria de compartilha-los para uma apresentação de um tutorial! Se puder, a senhora pode compartilhar os links comigo? Há o link, mas não consigo vê-los no Youtube, e gostaria de coloca-los no tutorial...
ResponderExcluirObrigada e aguardo a sua resposta! Abraços!
Deborah, os vídeos não estão disponíveis no youtube. Os alunos me entregaram em pendrive e eu publiquei no blog. Vc pode compartilhar a página com a postagem e os vídeos. Espero ter ajudado.
ExcluirObrigada pela ajuda! Verei o que eu posso fazer! Abraços!
ExcluirObrigada pela sua ajuda! Verei o que eu consigo fazer! Abraços!
ResponderExcluirOlá Isabel, sou professora de Língua Portuguesa e atuo há 13 anos na Rede Municipal de Ensino da cidade de Juiz de Fora MG.Também sou uma entusiasta do uso de novas tecnologias na sala de aula e fiquei encantada com sua iniciativa. Parabéns a você e seus brilhantes alunos que aceitaram o desafio e mostraram como essa ferramenta pode somar.
ResponderExcluirExemplo a ser seguido, com certeza!
Abração!
Profª Keturiny, fiquei imensamente feliz ao receber sua mensagem. É muito bom quando nosso trabalho é valorizado.
Excluirgostei muito da idea
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa!
ResponderExcluirOLÁ PROFESSORA ISABEL! PARABÉNS PELA BELA INICIATIVA,SOU ESTUDANTE DO CURSO DE LETRAS E ESTOU FAZENDO UM TRABALHO REFERENTE A ESTE ASSUNTO E ESTÁ SENDO DE GRANDE AJUDA SUA EXPERIÊNCIA.CONTINUE NESTE MESMO PROPOSITO,SABEMOS QUE NO COMEÇO TODA MUDANÇA É DIFÍCIL.
ResponderExcluirUM ABRAÇO.
interessante esta aplicação agora o devemos obeservar o que esta sendo feito com os alunos que usam sem autorização..
ResponderExcluirhttps://www.cacursos.com.br/
Ola professora Isabel, parabéns pelo lindo trabalho com seus alunos,eu também gosto muito da ideia de unir a tecnologia ao ensino, porem é importante levar em conta a faixa etária das crianças e as condições de cada uma se todas terão acesso ao celular,ainda vai depender da escola.Estou cursando o ultimo ano de letras e estou fazendo um trabalho justamente sobre este tema obrigada pelo exemplo abraços.
ResponderExcluirÉ cada vez maior o desafio de obter atenção dos alunos em sala de aula. Justamente com a fartura de elementos tecnológicos. Muito criativo da parte da professora Isabel conjugar tecnologia x motivação dos alunos por conhecimento.
ResponderExcluirParabéns.