NOVOS MÉTODOS PARA A EDUCAÇÃO
1- HISTORICIDADE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
* DÉCADA DE 1940 -
O 1º COMPUTADOR - ENIAC
VEJA AQUI UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA
* DÉCADA DE 1950 -
PROGRAMAÇÃO DE PC COM CÓDIGO BINÁRIO
CONSOLIDAÇÃO DA ERA DIGITAL
* 1957 - GUERRA FRIA
( PROJETO DE GOV + OBJETIVOS MILITARES)
- REDE GLOBAL DE COMPUTADORES
- INFLUENCIA O ACESSO A INFORMAÇÃO
* TECNOLOGIAS ANALÓGICAS QUE EXISTIAM:
- QUADRO NEGRO
- GIZ
- LIVRO DIDÁTICO
* 1939 - INSTITUTO RÁDIO MONITOR -
COM ENSINO A DISTÂNCIA
* 1941 - INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO -
EDUCAÇÃO PELO RÁDIO
- O RÁDIO COMO DISSEMINADOR DE INFORMAÇÕES
* 1967- USO DA TV NA EDUCAÇÃO -
SISTEMA AVANÇADO DE COMUNICAÇÕES INTERDISCIPLINARES
O TELEENSINO NO CEARÁ NOS FINAL DOS ANOS 80 E ANOS 90
* 1996- O MEC CRIA A TV ESCOLA
- PROJETO SALTO PARA O FUTURO
- SÉRIE: TIC´s NA EDUCAÇÃO:
- OBJETIVOS -
2- OBSERVAR AS EXPERIÊNCIAS DOS EDUCADORES
3- PARCERIA ENTRE PÚBLICO E PRIVADO
* 1997 - PROINFO
- FORNECE EQUIPAMENTOS PARA ESCOLAS PÚBLICAS
- INSERIR AS ESCOLAS PÚBLICAS NA INTERNET
- LEPTOPS / NOTEBOOKS PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA
- NEM TODOS OS ESTADOS ADERIRAM
- CRIADO PELO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES
- OBJETIVO: AMPLIAR O USO DE BANDA LARGA EM TODO O BRASIL
- REDES SOCIAIS
- PLATAFORMAS EDUCACIONAIS
- APLICATIVOS EDUCACIONAIS
- INICIATIVA DO GOVERNO OU INICIATIVA PRIVADA
- INSERIR PROF E ALUNO NAS TDIC´s
- INFLUENCIAR PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
- 11/03/2020 - OMS UMA DAS MAIORES CRISES DE SAÚDE DO SÉCULO XXI
- O ENSINO DEVE SER RESSIGNIFICADO
- SURGE O ENSINO REMOTO - USO DE RECURSOS DIGITAIS
- MEC - PORTARIA 343 - SUBSTITUI AULA IN LOCO POR AULA EM MEIOS DIGITAIS
- AULAS SÍNCRONAS
- AULAS ASSÍNCRONAS
- CELULARES
- TABLETS
- NOTEBOOKS
- PLATAFORMAS
- LIVROS DIGITAIS
- VÍDEOS
- INTERNET
- AUDIOVISUAL
- FÓRUNS
- QUESTIONÁRIOS
- PLATAFORMAS
- PORTIFÓLIOS
- AULAS SÍNCRONAS / ASSÍNCRONAS
- REDE ESCOLA - 17 ESTADOS
- GOOGLE CLASSROOM - 5 ESTADOS
- DEFICIÊNCIA NA DISTRIBUIÇÃO DA INTERNET BANDA LARGA
- FALTA DE PREPARAÇÃO DOS PROF PARA O ENSINO REMOTO E TDIC´s
- NÃO CONTEMPLA TDIC´s
- GEROU PREJUÍZO NAS AULAS REMOTAS
- OS PROF TIVERAM QUE SE ADAPTAR DE FORMA RÁPIDA NA PANDEMIA
- SURGEM PROF YOUTUBERS, POR EXEMPLO
- FALTA DE INTERNET - DO INFANTIL AO SUPERIOR
- FALTA DE MEIOS ELETRÔNCOS APROPRIADOS
- PAPEL ATIVO
- O ALUNO PASSA A SER CORRESPONSÁVEL NO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM
- DESENVOLVER O LADO CRÍTICO E REFLEXIVO
- INTERAGIR COM OUTRAS PESSOAS E RECURSOS PARA ELABORAR SEU PRÓRPIO CONHECIMENTO
- INTERCÂMBIO - COMUNICAÇÃO - PROFESSOR - ALUNO
- ESTIMULAR NO ÂMBITO VIRTUAL:
- ENCORAJAR A EXPLORAÇÃO DE NOVOS CONTEÚDOS ATRAVÉS :
- EXPECTATIVAS X MAZELAS DO BRASIL
- O QUE SE ESPERA ?
- ENSINO HÍBRIDO
- NÃO EXISTE MAIS SOMENTE UMA FORMA DE APRENDER
- A APRENDIZAGEM É CONTÍNUA
- PARTE PRESENCIAL E PARTE ONLINE
- O ESTUDANTE CONTROLA O LUGAR, TEMPO, MODO E RÍTMO DE ESTUDO
- O ALUNO É O CENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO
REFERÊNCIAS
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políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede-
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BRASIL. PORTARIA Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe
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