sábado, 30 de abril de 2022

QUAL O FUTURO DA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA NO PÓS PANDEMIA?


 

NOVOS MÉTODOS  PARA A  EDUCAÇÃO

1- HISTORICIDADE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

* DÉCADA DE 1940

O 1º COMPUTADOR - ENIAC

O ENIAC era um projeto que inicialmente tinha o conceito de computar trajetórias balísticas para a II Guerra Mundial. Foi construído e criado por homens, mas o complexo sistema de programação foi criado por seis incríveis mulheres que precisaram esperar 40 anos para ganhar o devido reconhecimento do trabalho. 

SAIBA MAIS AQUI


VEJA AQUI UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA 


* DÉCADA DE 1950 - 

PROGRAMAÇÃO DE PC COM CÓDIGO BINÁRIO



CONSOLIDAÇÃO DA ERA DIGITAL

* 1957 - GUERRA FRIA

( PROJETO DE GOV + OBJETIVOS MILITARES) 



  • REDE GLOBAL DE COMPUTADORES
  • INFLUENCIA O ACESSO A INFORMAÇÃO


2- A EDUCAÇÃO E A INTERAÇÃO COM AS TIC´s - BRASIL

* TECNOLOGIAS ANALÓGICAS QUE EXISTIAM:



  • QUADRO NEGRO
  • GIZ
  • LIVRO DIDÁTICO


* 1939 - INSTITUTO RÁDIO MONITOR

COM ENSINO A DISTÂNCIA



* 1941 - INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO

EDUCAÇÃO PELO RÁDIO



  • O RÁDIO COMO DISSEMINADOR DE INFORMAÇÕES

* 1967- USO DA TV NA EDUCAÇÃO

SISTEMA AVANÇADO DE COMUNICAÇÕES INTERDISCIPLINARES

O TELEENSINO NO CEARÁ NOS FINAL DOS ANOS  80 E ANOS 90




* 1996- O MEC CRIA A TV ESCOLA



  • PROJETO SALTO PARA O FUTURO
  • SÉRIE: TIC´s NA EDUCAÇÃO: 

  • OBJETIVOS
1-DISCUTIR SOBRE O DESENVOLVIMENTO E FORTALECIMENTO DAS TIC´s 

2- OBSERVAR AS EXPERIÊNCIAS DOS EDUCADORES

3- PARCERIA ENTRE PÚBLICO E PRIVADO


* 1997 - PROINFO



  • FORNECE EQUIPAMENTOS PARA ESCOLAS PÚBLICAS
  • INSERIR AS ESCOLAS PÚBLICAS NA INTERNET

* 2007 - PROJETO UCA -
 1 COMPUTADOR POR ALUNO



  • LEPTOPS / NOTEBOOKS PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA
  • NEM TODOS OS ESTADOS ADERIRAM

* 2009 - PNBL
PROGRAMA NACIONAL DE BANDA LARGA



  • CRIADO PELO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES
  • OBJETIVO: AMPLIAR O USO DE BANDA LARGA EM TODO O BRASIL

*COMO ESTÁ A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS ATUALMENTE?



  • REDES SOCIAIS
  • PLATAFORMAS EDUCACIONAIS
  • APLICATIVOS EDUCACIONAIS
  • INICIATIVA DO GOVERNO OU INICIATIVA PRIVADA
  • INSERIR PROF E ALUNO NAS TDIC´s
  • INFLUENCIAR PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

* E VEIO A PANDEMIA ...



  • 11/03/2020 - OMS UMA DAS MAIORES CRISES DE SAÚDE DO SÉCULO XXI
  • O ENSINO DEVE SER RESSIGNIFICADO
  • SURGE O ENSINO REMOTO - USO DE RECURSOS DIGITAIS
  • MEC - PORTARIA 343 - SUBSTITUI AULA IN LOCO POR AULA EM MEIOS DIGITAIS
* SURGEM "NOVAS" METODOLOGIAS DE ENSINO - já existiam nos anos 1990



  • AULAS SÍNCRONAS
  • AULAS ASSÍNCRONAS
* NOVAS FERRAMENTAS : várias funcionalidades, diferentes contextos, ações pedagógicas remotas



  • CELULARES
  • TABLETS
  • NOTEBOOKS
  • PLATAFORMAS
  • LIVROS DIGITAIS
  • VÍDEOS 
  • INTERNET
* APRENDIZAGEM MEDIADA POR EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL:


  • AUDIOVISUAL
  • FÓRUNS
  • QUESTIONÁRIOS
  • PLATAFORMAS
  • PORTIFÓLIOS
  • AULAS SÍNCRONAS  / ASSÍNCRONAS

* A REVISTA DA UFRJ FAZ LEVANTAMENTO DAS PRINCIPAIS PLATAFORMAS USADAS 



  • REDE ESCOLA  - 17 ESTADOS
  • GOOGLE CLASSROOM  - 5 ESTADOS

* PROBLEMAS IDENTIFICADOS



  • DEFICIÊNCIA NA DISTRIBUIÇÃO DA INTERNET BANDA LARGA 
  • FALTA DE PREPARAÇÃO DOS PROF PARA O ENSINO REMOTO E TDIC´s
* A DEFICIÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFESSORES



  • NÃO CONTEMPLA TDIC´s
  • GEROU PREJUÍZO NAS AULAS REMOTAS
  • OS PROF TIVERAM QUE SE ADAPTAR DE FORMA RÁPIDA NA PANDEMIA
  • SURGEM PROF YOUTUBERS, POR EXEMPLO
* SOBRE OS ALUNOS



  • FALTA DE INTERNET - DO INFANTIL AO SUPERIOR
  • FALTA DE MEIOS ELETRÔNCOS APROPRIADOS

* O QUE A EDUCAÇÃO REMOTA TROUXE DE POSITIVO AO ALUNO?



  • PAPEL ATIVO
  • O ALUNO PASSA A SER CORRESPONSÁVEL NO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM
  • DESENVOLVER O LADO CRÍTICO E REFLEXIVO
  • INTERAGIR COM OUTRAS PESSOAS E RECURSOS PARA ELABORAR SEU PRÓRPIO CONHECIMENTO
  • INTERCÂMBIO - COMUNICAÇÃO  - PROFESSOR - ALUNO
  • ESTIMULAR NO ÂMBITO VIRTUAL: 
1- COMUNICAÇÃO
2- DISCUSSÃO
3- COLABORAÇÃO
4- SOCIALIZAÇÃO

  • ENCORAJAR A EXPLORAÇÃO DE NOVOS CONTEÚDOS ATRAVÉS :
1- DE RECUSRSOS DIGITAIS
2- OUTRAS FONTES DE INFORMAÇÃO
3- CRIATIVIDADE
4- CONHECIMENTO COMPLEXO

  • EXPECTATIVAS  X MAZELAS DO BRASIL
  • O QUE SE ESPERA ?





1- POLÍTICAS PÚBLICAS QUE INVISTAM EM TDIC´s NA EDUCAÇÃO
2- RESSIGNIFICAR PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
3- NOVOS MÉTODOS
4- NOVAS INICIATIVAS
5- ENSINO COMO PRÁTICA SOCIAL
6- ENSINO MODIFICADO PELA RELAÇÃO E AÇÃO HUMANA
7- MELHOR RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO
8- ATENTAR PARA A REALIDADE DOS ALUNOS E PROFESSORES

* SOBRE AS METODOLOGIAS NO PÓS PANDEMIA - SÉCULO XXI



  • ENSINO HÍBRIDO
  • NÃO EXISTE MAIS SOMENTE UMA FORMA DE APRENDER
  • A APRENDIZAGEM É CONTÍNUA
  • PARTE PRESENCIAL E PARTE ONLINE
  • O ESTUDANTE CONTROLA O LUGAR, TEMPO, MODO E RÍTMO DE ESTUDO
  • O ALUNO É O CENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO

* OS MODELOS DE ENSINO HÍBRIDO


1- ROTAÇÃO POR ESTAÇÃO ( GRUPOS COM ATIVIDADES VARIADAS)




2- LABORATÓRIO ROTACIONAL ( UMA PARTE DOS ALUNOS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E OUTRA PARTE NA SALA DE AULA CONVENCIONAL)




3- SALA DE AULA INVERTIDA - O CONTEÚDO PE VISTO ANTES DE FORMA ONLINE E DEBATIDO EM SALA DE AULA. PODE HAVER GRUPOS EM REDES SOCIAIS ONDE O PROFESSOR POSTA CONTEÚDOS EM VÁRIAS MÍDIAS E O ALUNO CONSTRÓI O CONHECIMENTO PREVIAMENTE. 




4- ROTAÇÃO INDIVIDUAL - ALUNO FAZ ATIVIDADE DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE. É NECESSÁRIO QUE O PROFº AVALIE PREVIAMENTE O ALUNO. 





* CONSIDERAÇÕES FINAIS




1- AS TDIC´s SÃO IMPORTANTES

2- EXISTE RESISTÊNCIA POR PARTE DE PROFESSORES, ESTUDANTES E FAMÍLIAS

3- É NECESSÁRIO ESTUDO, CAPACITAÇÃO  E ESTRUTURA DAS TDIC´s PARA APLICABILIDADE E VIABILIDADE 

4- POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO : EDUCAÇÃO, CULTURA, SOCIEDADE, ECONOMIA

5- É FUNDAMENTAL ACOLHER ALUNOS, PROFESSORES, GESTORES E FAMÍLIAS



REFERÊNCIAS

ARRUDA, E. P. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede- Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acessado em: 08 Ago. 2020.

BARBOSA, Gilvaneide Ferreira de Melo. A Educação a Distância, as Tecnologias Educacionais e a Prática Interdisciplinar. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinar) João Pessoa: UEPB, 2014.

BACICH, Lilian; NETO TANZI, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso Editora, 2015.

BRASIL. PORTARIA Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Brasília, DF, 18 Mar. 2020. Ed. 53. Seção 1, p. 39. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acessado em: 01/08/2020.

GUIMARÃES, Angelo de Moura. Internet. In: CAMPELO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra. Introdução às fontes de informação. 2. Ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008.

GUNTHER, Hartmut. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa. Mai-Ago 2006. Vol. 22 n. 2, pp. 201-210.

HONORATO, H.G. MARCELINO, A. C. K. B. A ARTE DE ENSINAR E A PANDEMIA COVID-19: A VISÃO DOS PROFESSORES. REDE – Revista Diálogos em Educação. V. 1, n. 1, p. 208-220, 2020.

LIMA, Ewerton Borges de Souza et al. Protocolo de intervenção do Departamento de Ortopedia e Traumatologia de um hospital universitário de alta complexidade para enfrentamento da pandemia de COVID-19. Rev. bras. ortop. vol. 55. nº3. São Paulo. Maio/Jun. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-36162020000300269&script=sci_arttext&tlng=pt. Acessado em: 02/08/2020.

MENDONÇA, Rosa Helena et al. Tecnologias Digitais na Educação. Salto para o futuro, ano 19. Boletim 19, 2009.

MOREIRA, J.A.M. HENRIQUES, S. BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: www.revistadialogia.org.br. Acessado em 29 Jul. 2020.

MORAN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, Solange et al. (org). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p.23-35.

REGUEIRO, Eloisa Maria Gatti, et al. Ensino mediado por tecnologias no curso de Fisioterapia do Centro Universitário Barão de Mauá durante o período de pandemia da COVID-19. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação. Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, 2020.

SOARES, Simária de Jesus, et al. O Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Processo de Ensino Aprendizagem. Minas Gerais, 2015. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_145.pdf. Acesso em: 17 jul. 2020.

SUNAGA, Alexsandro; CARVALHO, Camila Sanches. As tecnologias digitais no ensino híbrido. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, p. 141-154, 2015.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO [UFRJ]. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação [Colemarx]. Programa de Pós Graduação em Educação [PPGE] da Faculdade de Educação. 22 abr. 2020. Disponível em: http://www.colemarx.com.br/artigos-produzidos/. Acesso em: 07 Jul. 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário