O uso da produção audiovisual em sala de aula é uma
excelente oportunidade para os alunos se desenvolverem a partir de uma
perspectiva sociointeracionista, como defendida por Vygotsky, que promova a
autorreflexão e o pensamento crítico.
A produção audiovisual na escola requer o trabalho de vários
alunos atuando em conjunto de forma coordenada para produzir um material de
áudio e vídeo. Isto traz vários benefícios para os alunos como veremos logo a
seguir.
QUAL A PROPOSTA DESTA ATIVIDADE
- Promover a interação entre os alunos e deles com o assunto abordado em sala de aula.
- Utilizar as mídias digitais na educação
- Incentivar a criatividade e a aprendizagem ativa
Quais assuntos abordados?
- 6 ano – Povos Nativos da América: Astecas, Maias, Incas e Tupis
- 7 ano – As Grandes Navegações
- 8 ano – América Espanhola
As razões pelas quais as tecnologias e recursos digitais
devem, cada vez mais, estar presentes no cotidiano das escolas, no entanto, não
se esgotam aí. É necessário promover a alfabetização e o letramento digital,
tornando acessíveis as tecnologias e as informações que circulam nos meios digitais
e oportunizando a inclusão digital.
A BNCC E AS MÍDIAS EM SALA DE AULA
Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular contempla o
desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e
responsável das tecnologias digitais tanto de forma transversal – presentes em
todas as áreas do conhecimento e destacadas em diversas competências e
habilidades com objetos de aprendizagem variados – quanto de forma direcionada
– tendo como fim o desenvolvimento de competências relacionadas ao próprio uso
das tecnologias, recursos e linguagens digitais –, ou seja, para o
desenvolvimento de competências de compreensão, uso e criação de TDICs em
diversas práticas sociais, como destaca a competência geral 5:
“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” (BNCC, 2018)
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