domingo, 21 de agosto de 2022

NIREZ: A HISTÓRIA EM SEUS 5 SENTIDOS

 

 


Tenho a grande honra de apresentar para você , querido leitor, um ícone da história do Ceará, do Brasil e do mundo... ele se chama Miguel Ângelo de Azevedo e é conhecido carinhosamente como NIREZ.

 

É um ser humano grandioso no talento de colecionar de ver beleza e história em tudo que faz. O seu amor pela História e memória é tão grande que até mesmo sua casa se transformou em um aconchegante museu onde os curiosos e apreciadores da ciência histórica podem visitar e se deleitar com tantas imagens, sons, cheiros... sim , isso mesmo.. visitar o Arquivo Nirez é mais que ver coisas antigas, é ter uma experiência sensorial que aguça os cinco sentidos, são eles:

 

O TATO - ao tocar em suas relíquias históricas, nos dá a certeza de que esse ontem existiu levando até os mais céticos a acreditarem nas lembranças de nosso passado.



 

O OLFATO - para os que são estimulados pela memória do cheiro, Nirez possui uma perfumaria variada com produtos raros. Entre eles estão produtos de maquiagem feminina como o pó de arroz, várias embalagens de perfumes, talcos, equipamentos de barbearia, sabonetes, loções, brilhantina e o curioso e polêmico LANÇA PERFUME.




 

A VISÃO - acessar o arquivo Nirez é presentear nossa visão com belas imagens, cores, nuances, formas ... é ver nas cores preta e branca do passado a saudade de um tempo que não vivemos e mergulhar nas imagens e buscar a sensação , ao menos por um segundo, de como era viver em décadas e até séculos de outrora. A exemplo disso podemos ver no arquivo fotografias, charges, pinturas, tv´s e câmeras fotográficas e filmadoras. Rótulos antigos e as curiosas FLÂMULAS dos anos 50 e 60 do século XX.

 

A AUDIÇÃO - seus ouvidos irão te agradecer por tão singulares e raras sonoridades... nuances musicais que ultrapassam séculos e aguçam nossa memória auditiva através dos fonógrafos e gramofones... através das cantoras e cantores do rádio cearense e nacional... além dos ruídos das vitrolas, rádios, do folhear de livros , jornais, catálogos telefônicos que vão se espalhando pelo ambiente ao serem tocados e ao passar suas páginas uma a uma de forma lenta e prazerosa .


 


O PALADAR - o paladar fica por conta de sua imaginação, fica o gostinho de quero mais... a vontade de sempre voltar a visitar o arquivo Nirez e ter uma conversa agradável com esse baluarte da história cearense e ter momentos memoráveis e impagáveis ... porque estar na companhia de Nirez, não tem preço!

 




IMPORTANTE!

Para você que acha que está velho demais para aprender a utilizar as mídias digitais da atualidade, aprenda mais essa com Nirez... veja que ele mesmo abastece suas redes sociais com informações todos os dias e está íntimo do uso de computadores e programas de edição de imagens e textos ... 





 

Dia 20 de agosto de 2022 tive a honra de conhecer e conversar com Miguel Ângelo de Azevedo , o NIREZ, e espero que esse encontro se repita ... em minha memória ficará guardado para sempre!!

 

Vida longa ao NIREZ!!! 

Nirez: o maior “cearensólogo” da História do Ceará




PARA SABER MAIS SOBRE NIREZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário