segunda-feira, 14 de novembro de 2022

AULA - MUITO ALÉM DAS FAKE NEWS

 





AULA DE HOJE: MUITO ALÉM DAS FAKE NEWS

O termo “fake news” é muito utilizado, porém pouco estudado. Esta aula leva o aluno a entender as nuances da desinformação, explorando as causas e consequências do fenômeno contemporâneo da poluição informacional. Queremos estimular a prática habitual da leitura cuidadosa e reflexiva, e o hábito de “interrogar” a informação ao invés de simplesmente consumi-la, avaliando seu propósito e qualidade e utilizando mecanismos básicos de checagem. Também levamos o aluno a refletir sobre seu papel no combate à desinformação.

1- A turma recebeu várias informações e investigou utilizando o celular se as referidas informações eram verdadeiras ou fake news. 
2-Após a investigação, um representante de cada grupo falou sobre as conclusões a que chegaram e que caminho percorreram para chegar a informação correta.
3- Produziram um relatório da pesquisa
Em uma era de superabundância de informações para consumir e produzir conteúdo, muitas sem a mesma qualidade e cuidado de apuração, é urgente que os jovens desenvolvam uma habilidade para entender os diferentes tipos de conteúdos. A desinformação precisa ser encarada, perceber se a notícia é um ato, uma opinião, uma propaganda. Além de uma mera leitura, a reflexão precisa ser exercitada. Em História, por exemplo, os jovens precisam se relacionar com as informações não só de forma passiva, mas sim com uma postura interrogativa. Fazer perguntas como: De onde veio isso? Quem criou esse material?
É importante discutir como as notícias falsas são construídas. Esse tipo de conteúdo nunca é elaborado com temas estapafúrdios, mas sim por meio de dados da realidade e com relevância e, a partir daí, é distorcido. Na educação básica é necessário aguçar o senso crítico dos alunos, incentivá-los a duvidarem e investigarem as informações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário