domingo, 18 de abril de 2021

ESTUDANTES CRIAM MEMES NA AULA DE HISTÓRIA


 

A palavra meme vem do grego, mimesis, que significa repetição. O termo foi utilizado pela primeira vez muito antes das mídias sociais entrarem nas nossas vidas. O zoólogo Richard Dawkins foi o primeiro a utilizá-lo, em 1976, em seu livro “O gene egoísta”

Nesse contexto, o meme era o nome da unidade de replicação presente em nossos genes, o que seria o responsável pela transmissão de conteúdo de uma cultura.

Os memes estão muito presentes no cotidiano dos estudantes e por esse motivo resolvi fazer uma atividade com as turmas de 8º e 9º ano do Colégio Patronato Padre Luiz Barbosa Moreira ( Fortaleza- Ce) para que eles elaborassem memes que tivessem relação com os assuntos estudados naquele momento nas aulas de História.

Os memes que os estudantes elaboraram são sobre a Primeira Guerra Mundial (9º ano) e sobre Iluminismo (8º ano). 

E você, caro leitor deste blog, já deve ter ouvido falar ou visto memes que nem conhecia saindo no meio de conversas, respostas, desenhos e outras formas de comunicação. Isso quer dizer que eles estão muito presentes na vida dos alunos.

 

METODOLOGIAS ATIVAS



As metodologias ativas apoiam o uso de tecnologia em sala de aula. E com relação aos memes, existe um fato curioso, a maioria deles foi criada por estudantes. Criar memes, compartilhá-los e ver a repercussão é uma das atividades mais divertidas para crianças e adolescentes nas mídias sociais. É interessante que professores incentivem os estudantes a fazer memes e compartilhá-los nas redes sociais pois isso leva a um envolvimento com o assunto que estão aprendendo naquele momento.

 

COMO OS MEMES PODEM AJUDAR NO APRENDIZADO?

  • Memes incentivam a análise, além disso são engraçados por diferentes motivos, e descobrir que motivos são esses pode ser uma maneira interessante de aprender diferentes conceitos. Ironia, sarcasmo, ambiguidade, implícitos, referências são maneiras de construir o humor de um meme.  Ao incentivar os alunos a criarem os próprios memes, o professor incentiva o uso de editores de imagem, vídeo e som, além das mídias sociais.
  •  Uma boa dica é  criar uma página em uma rede social para a turma, onde todos podem postar, compartilhar e comentar nos memes criados pelos colegas.
  • Mídias sociais e suas diversas formas de comunicação são ferramentas interessantes e divertidas para serem utilizadas em sala de aula. Com elas, você aprende a falar a língua dos jovens e dá espaço para que eles aprendam a partir das próprias experiências.

 

SOBRE A MINHA EXPERIÊNCIA – 

OBSERVAÇÕES

·         

  • Os alunos das turmas de 8º e 9º ano encaminharam toda a sua produção de memes para a plataforma  Google Sala de aula.
  • Grande parte dos alunos desenvolveu os memes utilizando imagens da internet e com essas imagens legendaram com a temática do assunto estudado.
  • Alguns alunos fizeram os memes de próprio punho, fotografaram e enviaram . (não foram postados aqui porque as imagens não ficaram muito nítidas)
  • A maioria dos alunos usou celular pra elaborar e enviar os memes para a plataforma .
  • Alguns alunos que desenharam os memes e fotografaram explicaram que assim o fizeram pois estavam com o notebook com defeito.
  • Alguns raros alunos enviaram memes copiados da internet. ( não foram postados aqui)
  • Os memes postados aqui são somente os originais criados pelos alunos.
  • Grande parte dos alunos se sentiu motivado a fazer a atividade com memes.
  • Em determinado momento , propus a turma do 9º ano que analisassem memes pré-prontos e escrevessem textos explicando qual a mensagem que o meme em questão lhes transmitia.
  • Diante de minha experiência , indico aos colegas docentes que utilizem memes em suas práticas pedagógicas. 
  • ( Qualquer dúvida, sugestão ou elogios,  é só comentar aqui na postagem)

 


SEGUEM AS PRODUÇÕES DOS MEMES DOS ESTUDANTES



TEMÁTICAS:

9º ANO  - Primeira Guerra Mundial

8º ANO - Iluminismo


MARIA EDUARDA 9º ANO


FRANCISCO 9º ANO




LUIZ EDUARDO  - 9º ANO

ISABEL - 9º ANO

GABRIEL  - 9º ANO

NATAN -  9º ANO





ADRIELLY - 9 ANO



CAMILA  - 9 ANO



JOÃO LEITE - 9 ANO



LUIZ GUSTAVO - 9 ANO





JOSÉ RUBENS  - 9 ANO



CARLOS EDUARDO - 9 ANO



GUILHERME  - 9 ANO



DIOGO - 9 ANO



MARIA VITÓRIA - 9 ANO



ISABELLY - 9 ANO



ARTHUR  - 9 ANO



FRED - 8 ANO



KAUAN SERPA - 8 ANO



MARIA LIS - 8 ANO



CAROL RODRIGUES  - 8 ANO



JALISON - 8 ANO



PEDRO DANIEL - 8 ANO



EMILLY - 8 ANO



VIVIAM - 8 ANO



MARIA CLARA  - 8 ANO



FRANCISCO - 8 ANO



KAIQUE - 8 ANO



LUCAS  - 8 ANO



ISABELLA CARTAXO - 8 ANO



DAVI CAMPOS - PARTE 1  - 8 ANO 



DAVI CAMPOS - PARTE 2 - 8 ANO



OLIVER - 8 ANO



ANA CECÍLIA - 8 ANO



Estou muito orgulhosa de todos os estudantes das turmas do 8º e 9º ano do Colégio Patronato Padre Luiz Barbosa Moreira pelo belíssimo trabalho de pesquisa e elaboração de conteúdo através de memes. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário