A palavra meme vem do grego, mimesis, que significa
repetição. O termo foi utilizado pela primeira vez muito antes das mídias
sociais entrarem nas nossas vidas. O zoólogo Richard Dawkins foi o primeiro a
utilizá-lo, em 1976, em seu livro “O gene egoísta”.
Nesse contexto, o meme era
o nome da unidade de replicação presente em nossos genes, o que seria o
responsável pela transmissão de conteúdo de uma cultura.
Os memes estão muito presentes no cotidiano dos estudantes e
por esse motivo resolvi fazer uma atividade com as turmas de 8º e 9º ano do Colégio Patronato Padre Luiz Barbosa Moreira ( Fortaleza- Ce) para
que eles elaborassem memes que tivessem relação com os assuntos estudados
naquele momento nas aulas de História.
Os memes que os estudantes elaboraram são sobre a Primeira Guerra
Mundial (9º ano) e sobre Iluminismo (8º ano).
E você, caro leitor deste blog, já deve ter ouvido falar ou
visto memes que nem conhecia saindo no meio de conversas, respostas, desenhos e
outras formas de comunicação. Isso quer dizer que eles estão muito presentes na
vida dos alunos.
METODOLOGIAS ATIVAS
As metodologias ativas apoiam o uso de tecnologia em sala de
aula. E com relação aos memes, existe um fato curioso, a maioria deles foi
criada por estudantes. Criar memes, compartilhá-los e ver a repercussão é uma
das atividades mais divertidas para crianças e adolescentes nas mídias sociais.
É interessante que professores incentivem os estudantes a fazer memes e
compartilhá-los nas redes sociais pois isso leva a um envolvimento com o
assunto que estão aprendendo naquele momento.
COMO OS MEMES PODEM AJUDAR NO APRENDIZADO?
- Memes incentivam a análise, além disso são engraçados por
diferentes motivos, e descobrir que motivos são esses pode ser uma maneira
interessante de aprender diferentes conceitos. Ironia, sarcasmo, ambiguidade,
implícitos, referências são maneiras de construir o humor de um meme. Ao incentivar os alunos a criarem os próprios
memes, o professor incentiva o uso de editores de imagem, vídeo e som, além das
mídias sociais.
- Uma boa dica é criar
uma página em uma rede social para a turma, onde todos podem postar,
compartilhar e comentar nos memes criados pelos colegas.
- Mídias sociais e suas diversas formas de comunicação são
ferramentas interessantes e divertidas para serem utilizadas em sala de aula.
Com elas, você aprende a falar a língua dos jovens e dá espaço para que eles
aprendam a partir das próprias experiências.
SOBRE A MINHA EXPERIÊNCIA –
OBSERVAÇÕES
·
- Os alunos das turmas de 8º e 9º ano encaminharam toda a sua produção
de memes para a plataforma Google Sala
de aula.
- Grande parte dos alunos desenvolveu os
memes utilizando imagens da internet e com essas imagens legendaram com a
temática do assunto estudado.
- Alguns alunos fizeram os memes de próprio
punho, fotografaram e enviaram . (não foram postados aqui porque as imagens não ficaram muito nítidas)
- A maioria dos alunos usou celular pra
elaborar e enviar os memes para a plataforma .
- Alguns alunos que desenharam os memes e
fotografaram explicaram que assim o fizeram pois estavam com o notebook com
defeito.
- Alguns raros alunos enviaram memes copiados
da internet. ( não foram postados aqui)
- Os memes postados aqui são somente os
originais criados pelos alunos.
- Grande parte dos alunos se sentiu motivado
a fazer a atividade com memes.
- Em determinado momento , propus a turma do
9º ano que analisassem memes pré-prontos e escrevessem textos explicando qual a
mensagem que o meme em questão lhes transmitia.
- Diante de minha experiência , indico aos
colegas docentes que utilizem memes em suas práticas pedagógicas.
- ( Qualquer
dúvida, sugestão ou elogios, é só comentar aqui na postagem)
SEGUEM AS PRODUÇÕES DOS MEMES DOS ESTUDANTES
TEMÁTICAS:
9º ANO - Primeira Guerra Mundial
8º ANO - Iluminismo
|
MARIA EDUARDA 9º ANO |
|
FRANCISCO 9º ANO |
|
LUIZ EDUARDO - 9º ANO |
|
ISABEL - 9º ANO |
|
GABRIEL - 9º ANO |
|
NATAN - 9º ANO
|
|
ADRIELLY - 9 ANO |
|
CAMILA - 9 ANO |
|
JOÃO LEITE - 9 ANO |
LUIZ GUSTAVO - 9 ANO
|
JOSÉ RUBENS - 9 ANO |
|
CARLOS EDUARDO - 9 ANO |
|
GUILHERME - 9 ANO |
|
DIOGO - 9 ANO |
|
MARIA VITÓRIA - 9 ANO |
|
ISABELLY - 9 ANO |
|
ARTHUR - 9 ANO |
|
FRED - 8 ANO |
|
KAUAN SERPA - 8 ANO |
|
MARIA LIS - 8 ANO |
|
CAROL RODRIGUES - 8 ANO |
|
JALISON - 8 ANO |
|
PEDRO DANIEL - 8 ANO |
|
EMILLY - 8 ANO |
|
VIVIAM - 8 ANO |
|
MARIA CLARA - 8 ANO |
|
FRANCISCO - 8 ANO |
|
KAIQUE - 8 ANO |
|
LUCAS - 8 ANO |
|
ISABELLA CARTAXO - 8 ANO |
|
DAVI CAMPOS - PARTE 1 - 8 ANO |
|
DAVI CAMPOS - PARTE 2 - 8 ANO |
|
OLIVER - 8 ANO |
|
ANA CECÍLIA - 8 ANO |
Estou muito orgulhosa de todos os estudantes das turmas do 8º e 9º ano do Colégio Patronato Padre Luiz Barbosa Moreira pelo belíssimo trabalho de pesquisa e elaboração de conteúdo através de memes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário