Você já parou para pensar que informação demais pode
gerar aprendizagem de menos?
A incrível sobrecarga de informação a que somos
submetidos nos dias atuais podem gerar uma série de obstáculos na aprendizagem.
- a falta de concentração
- a ansiedade
- a paralisia da análise
Mas não se assuste, o vídeo abaixo vai te dar uma série
de sacadas para melhorar o seu desempenho mesmo quando você tem que lidar com
uma avalanche de informações todos os dias!
1- Como
lidar com a sobrecarga de informações, afinal?
- Não caia do mito do “bem-informado”
- Os seus objetivos de aprendizagem são a sua bússola
- Ajude seu cérebro com o método do agrupamento
- Estudar também exige moderação
Como usar o tempo de estudo com inteligência?
- Planejamento de estudos: a verdadeira razão porque ele é tão importante
2- Como
o excesso de informações tira a sua concentração?
- A falta de foco é a primeira consequência gerada pela sobrecarga de informação. Já na década de 60, Herbert Simon dizia:
- A riqueza de informação gera pobreza de atenção
- Por outro lado, o nosso cérebro é faminto por novidades. O problema é que ele não está nem um pouco preparado para a quantidade e o volume de novidades que a gente recebe nos dias atuais.
- O resultado é que a gente fica meio baratinado, quase em desespero, na “urgência” de atender cada notificação do celular ao mesmo tempo que percebe que não consegue focar a atenção em nada nem ser produtivo!
- E se tem uma coisa que a neurociência tem certeza, é que para aprender, a atenção é fundamental…
3- A
ansiedade de aprender rápido pode paralisar você
- Outra questão importante é que esse monte de informações novas pipocando e disputando a atenção do nosso cérebro, gera uma enorme ansiedade.
- E este é outro fator que comprovadamente derruba bastante o desempenho cognitivo.
- Ou seja, mesmo que você se esforce para continuar estudando apesar da ansiedade, o seu desempenho no estudo não vai ser o ideal se você estiver angustiado demais só de pensar na pilha de coisas que você vai ter que ler ou estudar.
4- Paralisia
da análise e perfeccionismo
- Uma das piores consequências da sobrecarga de informação é o que a gente chama de paralisia da análise. Esse termo em inglês fica bem mais bonitinho, é analysis paralysis.
- A paralisia da análise acontece naquele momento em que você tem tantas decisões a tomar, tantas tarefas a cumprir que você acaba paralisado e não consegue sequer dar um passo a frente.
- Quando se tem excesso de opções, você corre o risco de ficar parado pensando: qual será o melhor livro? Qual a melhor apostila? Qual será o melhor professor? Vou estudar online ou offline? Vou estudar pelo celular? Vou estudar em que horário?
- No final das contas, você fica ruminando sobre todas as alternativas disponíveis e não age; essa é a paralisia da análise.
- Aliás, a paralisia da análise é muito comum em pessoas que se consideram perfeccionistas.
5- Motivação
em queda livre: você não vai querer isso
- Com a sobrecarga de informações tirando a sua concentração, deixando você na maior ansiedade e ainda paralisando o seu progresso, as chances de você obter bons resultados vão ficando cada vez menores. E a consequência de se ter resultados ruins por muito tempo é a diminuição da motivação para estudar.
- Com a motivação abalada, muitas pessoas acabam desistindo de objetivos importantes para elas, seja tirar boas notas, fazer a faculdade ou prestar um concurso público.
6- Como
lidar com a sobrecarga de informações, afinal?
- Dê atenção ao que realmente importa (e elimine o resto)
- O primeiro passo para lidar com a sobrecarga de informação é priorizar.
- Priorizar significa escolher, definir aquilo que é mais importante e que vai causar maior impacto nos seus resultados.
- É preciso também entender e aceitar sem drama que, eventualmente, aquelas coisas que ficam em uma prioridade baixa podem acabar não sendo feitas. E está tudo bem!
7- Não
caia no mito do “bem informado”
- Um dos desafios de priorizar é que a gente tem que combater um mito muito forte na nossa sociedade.
- Este mito é que a gente tem a obrigação de estar “bem informado”. Existe uma grande pressão social para que a gente saiba sobre tudo que acontece a nossa volta, além de todas as novidades relacionadas a nossa área de trabalho, mesmo que esta relação seja distante.
- Para escapar desta armadilha, precisamos entender que nem tudo acrescenta valor aos nossos objetivos.
Em que certas informações irão de fato mudar a sua vida?
- Existem informações que são totalmente descartáveis.
8- Os
seus objetivos de aprendizagem são a sua bússola
- Nossas escolhas e prioridades só vão fazer sentido se formos capazes de definir critérios claros para escolher.
- E a forma mais efetiva para elencar os critérios que definem o que é ou não prioridade é começar estabelecendo as suas metas. É como na história do gato da Alice, você tem que saber onde quer chegar…
- Aliás, metas tem que ser estabelecidas por escrito.
9- Ajude
seu cérebro com o método do agrupamento
- Mesmo priorizando e selecionando muito bem aquilo que você vai dar atenção, ainda assim sobra muita informação pra você digerir.
- Uma sacada muito legal para reduzir aquela sensação de sufocamento que o excesso de informação traz é você usar o método de agrupamento.
- A verdade é que o nosso cérebro só consegue trabalhar com poucos itens de informação de cada vez e se você tiver mais de 7, 8, no máximo 9 coisas na sua a frente você começa a sentir aquela velha sensação de sobrecarga.
- Para escapar disso existe um truque genial, que tem tudo a ver com aprendizagem e memorização: você vai pegar toda a informação que você precisa processar e vai dividi-la em categorias.
- Por exemplo, você pode pegar todo aquele enorme conteúdo de Química e dividir em três categorias:
definições
fórmulas
exemplos de aplicação
- O método do agrupamento também é uma ótima maneira de facilitar a memorização das informações. Ele pode ser o primeiro passo antes de aplicar métodos de memorização mais eficientes.
- Se você não está conseguindo enxergar nenhuma categoria, nenhuma maneira interessante de organizar um certo assunto, pode ser que você não esteja entendendo muito bem os conceitos. Você só consegue agrupar quando você tiver algum nível de compreensão daquilo.
- Ou seja, criar suas próprias categorias é uma excelente maneira de conferir se você está realmente entendendo e também de ajudar a aumentar o seu nível de compreensão do assunto.
- E é claro, a categorização é uma ótima maneira de você reduzir a sensação de que tem coisas demais para estudar. Isto porque o invés de enxergar 15, 20, 30 itens diferentes de informação, você vai ver apenas algumas categorias, e com essa quantidade moderada de informações o nosso cérebro consegue lidar muito melhor.
10- Estudar também exige moderação
- Uma outra estratégia fundamental para evitar a sobrecarga de informação é saber a hora de parar. Tem gente que quer revisar o mesmo assunto 30 vezes, 50 vezes até saber cada vírgula no material.
- Bem, se você só tem duas ou três páginas de texto para estudar isso pode até ser viável…
- Mas se você tiver 15 apostilas de 500 páginas cada uma, um projeto de revisões deste tipo simplesmente não vai funcionar…
- Claro que em cada assunto você precisa avançar o suficiente para dar o próximo passo. Normalmente, os assuntos novos dependem dos anteriores, então algum grau de compreensão é necessário antes de prosseguir. Mas você não precisa saber 100% do assunto atual para conseguir avançar. Se ficar preso nesta ideia, você corre o risco cair novamente em algum momento de paralisia.
- Sem contar que muitas vezes as dúvidas que temos em um certo ponto são explicadas mais adiante, e nestas idas e vindas entre estudo e revisão as coisas vão naturalmente fazendo cada vez mais sentido.
11-
Automatize a decisão de parar
- Tomar decisões o tempo todo sobre se você já estudou o suficiente um determinado assunto para dar o próximo passo pode gerar outra sobrecarga, a sobrecarga de decisão.
- Para que esse passo não prejudique seus estudos, uma saída é estabelecer limites bem claros e objetivos.
12- Como usar o tempo de estudo com inteligência
- E agora vamos falar sobre como usar o tempo que você tem para estudar de uma maneira mais inteligente. Para isso, você precisa encontrar maneiras para que o tempo que gasta estudando seja gasto de uma forma eficiente.
- E o caminho para a eficiência nos estudos são as técnicas de aprendizagem. Mas não aquelas que você usou na escola!
- A escola tradicional não ensina técnicas de estudo. Ela “descarrega” uma quantidade absurda de conteúdo em cima do aluno e “esquece” de mostrar como é que ele faz para digerir tudo aquilo.
- Com raríssimas exceções, você só vai descobrir as melhores técnicas fora da escola. Bem, isso mais ou menos o que você está fazendo agora, lendo esse texto aqui do nosso blog.
13- Planejamento dos estudos: a verdadeira razão
porque ele é tão importante
- Além de conhecer técnicas que façam o seu estudo render para aprender mais coisas em menos tempo, uma outra coisa fundamental para usar bem o seu tempo é planejar como você vai estudar.
- A maioria das pessoas quando senta para estudar começa a pensar: “Bem, o que é mesmo que eu vou fazer agora? Vou estudar história ou vou fazer exercícios de estatística? Vou revisar a matéria X ou eu vou estudar o assunto novo da matéria Y?“
- Este tempo gasto em pensar o que fazer a seguir é um tempo precioso. Não só pelo tempo em si, mas também pelo gasto de energia mental necessário para tomar decisões a cada instante .
- No entanto, quando você tem um plano de estudos, a próxima ação é decidida automaticamente, sem que você precise pensar. Ou seja, toda vez que você sentar para estudar, você já sabe exatamente o que você tem que fazer e vai direto ao ponto.
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