- Como qualificar a interação com o estudante por meio do vídeo? Como potencializar a comunicação?
- Como gerar uma experiência significativa ?
- Quais recursos otimizam a participação ativa do estudante nas aulas?
- O vídeo based learning - VBL trata-se de uma metodologia que pretende promover o aprendizado ativo e imersivo do estudante tendo como recurso principal o vídeo!
- Para você conhecer um pouco mais sobre a aplicação desta metodologia, convidamos a leitura e a assistir aos vídeos produzidos pelos estudantes do Ensino Fundamental II do Colégio Patronato Padre Luiz Barbosa Moreira (Fortaleza - Ce), nas disciplina de História.
- Você já percebeu o quanto um vídeo é capaz de chamar a atenção das pessoas? E que essa capacidade pode tornar a aprendizagem bem mais significativa aos estudantes?
- O uso da mídia como metodologia educacional tem até nome: Video Based Learning (VBL).
- “O VBL se concentra em produzir práticas que modifiquem a passividade dos vídeos tradicionais para outros com alta dose de interação”, resume Thuinie Daros, head de cursos híbridos e metodologias ativas da Unicesumar e co-fundadora da Téssera Educação.
- “A metodologia qualifica a interação com os estudantes, é de fácil acesso, intuitiva e pode ser combinada com outras práticas.”
- Como recurso pedagógico, portanto, os vídeos são produzidos em um formato que estimula a interação por meio textos e animações com infográficos, cenários e esclarecimentos de conceitos por meio do storytelling, embora outras narrativas visuais e textuais também possam ser adotadas.
- A metodologia ganhou projeção, claro, devido à maior acessibilidade aos dispositivos móveis e novas tecnologias, além do crescimento do microlearning – que, como o nome sugere, são pequenas doses de conhecimento transmitidas de forma objetiva e direta durante um curto espaço de tempo.
- Considerado uma metodologia ativa, o Video Based Learning foi bastante utilizado durante o período de isolamento social necessário para atenuar a crise provocada pela pandemia.
OBSERVAÇÕES SOBRE OS VÍDEOS PRODUZIDOS PELOS ESTUDANTES:
- A maioria usou CELULAR para produzir os vídeos. (Smarthphones)
- Alguns usaram apenas a câmera do celular e gravaram da forma tradicional.
- Outros utilizaram aplicativos com tela de fundo e efeitos sonoros e visuais ao longo do vídeo.
- Alguns usaram legendas.
- Os familiares participaram ativamente na produção dos vídeos.
- Foram utilizados vários APLICATIVOS para formatação e criação dos vídeos.
- Uma estudante baixou seu vídeo no Youtube e enviou o link
- As temáticas são baseadas nos assuntos estudados na disciplina de História.
- Os estudantes das turmas de 6º ano foram os que mais se interessaram em gravar os vídeos.
- Os estudantes demonstraram , em sua maioria , desenvoltura em suas apresentações.
- Estudantes mais tímidos, preferiram não aparecer nos vídeos , utilizando apenas a voz e imagens.
- Alguns estudantes não conseguiram enviar a atividade digital por falta de conectividade com a internet e ou falta de equipamento adequado, ou mesmo , por desconhecimento de como fazer .
- A maior parte dos estudantes , demonstrou segurança sobre o conteúdo apresentado.
- Alguns estudantes se sentiram estimulados a produzir seus vídeos após verem as produções dos colegas.
- Houve a partilha de conhecimento tecnológico / digital entre os estudantes. Os que mais sabiam usar as ferramentas digitais trocaram informações com os que tinham menos habilidade.
- Estudantes que não entregavam as atividades tradicionais, se sentiram estimulados a fazerem a produção áudio visual.
- Os vídeos foram enviados para o Google Sala de Aula
SEGUEM OS VÍDEOS
MARIA ESTER - 7B -
SOBRE O CONCEITO DE TEMPO
NATAN - 9 ANO - ILUMINISMO E
VINDA DA FAMÍLIA REAL PARA O BRASIL
KAUAN SERPA - 8 ANO -
POVOS PRÉ COLOMBIANOS
LORENA SERPA - 7B
MARINA SENA - 7B
EDUARDO ONOFRE - 6B -
POVOS AFRICANOS
ANA CECÍLIA - 6A
ANTONIO KAUAN- 6A
ANA CECÍLIA - 6A
KAUAN E ISAAC - 6A
SABRINA - 6A
ANA SOPHIA - 6B
EDUARDO ONOFRE - 6B -
SOBRE PANDEMIA
PARABÉNS A TODOS OS ESTUDANTES PELO BELÍSSIMO TRABALHO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário