sexta-feira, 23 de abril de 2021

ESTUDANTES UTILIZAM METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE HISTÓRIA - PRODUÇÃO DE VÍDEOS

 

  • Como qualificar a interação com o estudante  por meio do vídeo? Como potencializar a comunicação? 
  • Como gerar uma experiência significativa ? 
  • Quais recursos otimizam a participação ativa do estudante nas aulas? 
  • O vídeo based learning - VBL trata-se de uma metodologia que pretende promover o aprendizado ativo e imersivo do estudante tendo como recurso principal o vídeo!  
  • Para você conhecer um pouco mais sobre a aplicação desta metodologia, convidamos a leitura e a assistir aos vídeos produzidos pelos estudantes do Ensino Fundamental II do Colégio Patronato Padre Luiz Barbosa Moreira (Fortaleza - Ce), nas disciplina de História.

  • Você já percebeu o quanto um vídeo é capaz de chamar a atenção das pessoas? E que essa capacidade pode tornar a aprendizagem bem mais significativa aos estudantes?

  • O uso da mídia como metodologia educacional tem até nome: Video Based Learning (VBL).

  • “O VBL se concentra em produzir práticas que modifiquem a passividade dos vídeos tradicionais para outros com alta dose de interação”, resume Thuinie Daros, head de cursos híbridos e metodologias ativas da Unicesumar e co-fundadora da Téssera Educação. 
  • “A metodologia qualifica a interação com os estudantes, é de fácil acesso, intuitiva e pode ser combinada com outras práticas.”

 


  • Como recurso pedagógico, portanto, os vídeos são produzidos em um formato que estimula a interação por meio textos e animações com infográficos, cenários e esclarecimentos de conceitos por meio do storytelling, embora outras narrativas visuais e textuais também possam ser adotadas.

  • A metodologia ganhou projeção, claro, devido à maior acessibilidade aos dispositivos móveis e novas tecnologias, além do crescimento do microlearning – que, como o nome sugere, são pequenas doses de conhecimento transmitidas de forma objetiva e direta durante um curto espaço de tempo.

  • Considerado uma metodologia ativa, o Video Based Learning foi bastante utilizado durante o período de isolamento social necessário para atenuar a crise provocada pela pandemia.

 

OBSERVAÇÕES SOBRE OS VÍDEOS PRODUZIDOS PELOS ESTUDANTES: 

  • A maioria usou CELULAR para produzir os vídeos. (Smarthphones)
  • Alguns usaram apenas a câmera do celular e gravaram da forma tradicional. 
  • Outros utilizaram aplicativos com tela de fundo e efeitos sonoros e visuais ao longo do vídeo. 
  • Alguns usaram legendas. 
  • Os familiares participaram ativamente na produção dos vídeos.
  • Foram utilizados vários APLICATIVOS para formatação e criação dos vídeos.
  • Uma estudante baixou seu vídeo no Youtube e enviou o link 
  • As temáticas são baseadas nos assuntos estudados na disciplina de História.  
  • Os estudantes das turmas de 6º ano foram os que mais se interessaram em gravar os vídeos. 
  • Os estudantes demonstraram , em sua maioria , desenvoltura em suas apresentações. 
  • Estudantes mais tímidos, preferiram não aparecer nos vídeos , utilizando apenas a voz e imagens. 
  • Alguns estudantes não conseguiram enviar a atividade digital por falta de conectividade com a internet e ou falta de equipamento adequado, ou mesmo , por desconhecimento de como fazer .
  • A maior parte dos estudantes , demonstrou segurança sobre o conteúdo apresentado. 
  • Alguns estudantes se sentiram estimulados a produzir seus vídeos após verem as produções dos colegas. 
  • Houve a partilha de conhecimento tecnológico / digital entre os estudantes. Os que mais sabiam usar as ferramentas digitais trocaram informações com os que tinham menos habilidade. 
  • Estudantes que não entregavam as atividades tradicionais, se sentiram estimulados a fazerem a produção áudio visual. 
  • Os vídeos foram enviados para o Google Sala de Aula

SEGUEM OS VÍDEOS

MARIA ESTER - 7B - 
SOBRE O CONCEITO DE TEMPO



NATAN - 9 ANO - ILUMINISMO E 
VINDA DA FAMÍLIA REAL PARA O BRASIL


KAUAN SERPA - 8 ANO - 
POVOS PRÉ COLOMBIANOS



LORENA SERPA - 7B


MARINA SENA  - 7B



EDUARDO ONOFRE  - 6B - 
POVOS AFRICANOS


ANA CECÍLIA - 6A


ANTONIO KAUAN- 6A


ANA CECÍLIA - 6A


KAUAN E ISAAC - 6A


SABRINA - 6A


ANA SOPHIA  - 6B


EDUARDO ONOFRE - 6B - 
SOBRE PANDEMIA 



PARABÉNS A TODOS OS ESTUDANTES PELO BELÍSSIMO TRABALHO!





Nenhum comentário:

Postar um comentário