quinta-feira, 31 de março de 2011

Islamismo - 7º ano





A religião muçulmana tem crescido nos últimos anos (atualmente é a segunda maior do mundo) e está presente em todos os continentes. Porém, a maior parte de seguidores do islamismo encontra-se nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África. A religião muçulmana é monoteísta, ou seja, tem apenas um Deus: Alá.
Criada pelo profeta Maomé, a doutrina muçulmana encontra-se no livro sagrado, o Alcorão ou Corão. Foi fundada na região da atual Arábia Saudita.

Vida do profeta Maomé
Muhammad (Maomé) nasceu na cidade de Meca no ano de 570. Filho de uma família de comerciantes, passou parte da juventude viajando com os pais e conhecendo diferentes culturas e religiões. Aos 40 anos de idade, de acordo com a tradição, recebeu a visita do anjo Gabriel que lhe transmitiu a existência de um único Deus. A partir deste momento, começa sua fase de pregação da doutrina monoteísta, porém encontra grande resistência e oposição. As tribos árabes seguiam até então uma religião politeísta, com a existência de vários deuses tribais.
Maomé começou a ser perseguido e teve que emigrar para a cidade de Medina no ano de 622. Este acontecimento é conhecido como Hégira e marca o início do calendário muçulmano.
Em Medina, Maomé é bem acolhido e reconhecido como líder religioso. Consegue unificar e estabelecer a paz entre as tribos árabes e implanta a religião monoteísta. Ao retornar para Meca, consegue implantar a religião muçulmana que passa a ser aceita e começa a se expandir pela península Arábica.
Reconhecido como líder religioso e profeta, faleceu no ano de 632. Porém, a religião continuou crescendo após sua morte.

Livros Sagrados e doutrinas religiosas
O Alcorão ou Corão é um livro sagrado que reúne as revelações que o profeta Maomé recebeu do anjo Gabriel. Este livro é dividido em 114 capítulos (suras). Entre tantos ensinamentos contidos, destacam-se: onipotência de Deus (Alá), importância de praticar a bondade, generosidade e justiça no relacionamento social. O Alcorão também registra tradições religiosas, passagens do Antigo Testamento judaico e cristão.
Os muçulmanos acreditam na vida após a morte e no Juízo Final, com a ressurreição de todos os mortos.
A outra fonte religiosa dos muçulmanos é a Suna que reúne os dizeres e feitos do profeta Maomé.

Preceitos religiosos
A Sharia define as práticas de vida dos muçulmanos, com relação ao comportamento, atitudes e alimentação. De acordo com a Sharia, todo muçulmano deve seguir cinco princípios:
- Aceitar Deus como único e Muhammad (Maomé) como seu profeta;
- Dar esmola (Zakat) de no mínimo 2,5% de seus rendimentos para os necessitados;
- Fazer a peregrinação à cidade de Meca pelo menos uma vez na vida, desde que para isso possua recursos;
- Realização diária das orações;
- Jejuar no mês de Ramadã com objetivo de desenvolver a paciência e a reflexão.

Locais sagrados
Para os muçulmanos, existem três locais sagrados: A cidade de Meca, onde fica a pedra negra, também conhecida como Caaba. A cidade de Medina, local onde Maomé construiu a primeira Mesquita (templo religioso dos muçulmanos). A cidade de Jerusalém, cidade onde o profeta subiu ao céu e foi ao paraíso para encontrar com Moises e Jesus.

Divisões do Islamismo
Os seguidores da religião muçulmana se dividem em dois grupos principais : sunitas e xiitas. Aproximadamente 85% dos muçulmanos do mundo fazem parte do grupo sunita. De acordo com os sunitas, a autoridade espiritual pertence a toda comunidade. Os xiitas também possuem sua própria interpretação da Sharia.


Responda:
1- A maior parte dos seguidores do Islamismo encontra-se em que localidades?
2- Caracterize o Islamismo.
3- Quem foi Maomé? Comente um pouco sobre sua vida.
4- O Islamismo se divide em dois grupos. Quais são eles e quais suas respectivas características?

14 comentários:

  1. 1-jerusalem
    2-A religião muçulmana tem crescido nos últimos anos atualmente é a segunda maior do mundo e está presente em todos os continentes. Porém, a maior parte de seguidores do islamismo encontra-se nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África.
    3-Muhammad (Maomé) nasceu na cidade de Meca no ano de 570. Filho de uma família de comerciantes, passou parte da juventude viajando com os pais e conhecendo diferentes culturas e religiões.
    4- sunitas e xiitas. Aproximadamente 85% dos muçulmanos do mundo fazem parte do grupo sunita.



    brayan 7ºano (ifjps)

    ResponderExcluir
  2. Bruna Saboia-7ºano
    1-Nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África.
    2-Eles tem um livro sagrado chamado alcorão, criado pelo profeta maomé e a religião mulçumana é monoteísta que é a crença em apenas um deus:Alá.
    3-De acordo com a religião muçulmana, muhammad(maomé), era visto como um deus, que pregava sua religião por onde ia.Ele nasceu na cidade de meca no ano 570, era filho de comerciantes, passou parte de sua juventude viajando vários países conhecendo diferentes culturas e religiões diferentes da sua.
    4-sunitas e xiitas-os sunitas diziam que a autoridade espiritual pertence a toda comunidade.E os xiitas possuem sua própria interpretação da Sharia.

    ResponderExcluir
  3. gabrielly 7ano n:914 de abril de 2011 11:25

    1-nos paises arabes do oriente medio e do norte da africa.
    2-E religio que acredita um so deus(ala).essa religiao foi criada por maome.
    3-foi o criador do islamismo.mome nasceu na cidade de meca em 570, filho de uma familia de comeciantes,passou a parte da juventude viajando com os pais e conhecendo diferente cultura e religioes.
    4-sunitas e o xiitas.os sunita aviam a maior parte dos muçulmanos,os xiitas possuiam sua propria interpretaçao da sharia.

    ResponderExcluir
  4. 1-Nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África.
    2-Eles tem um livro sagrado chamado alcorão, criado pelo profeta maomé e a religião mulçumana é monoteísta que é a crença em apenas um deus:Alá.
    3-De acordo com a religião muçulmana, muhammad(maomé), era visto como um deus, que pregava sua religião por onde ia.Ele nasceu na cidade de meca no ano 570, era filho de comerciantes, passou parte de sua juventude viajando vários países conhecendo diferentes culturas e religiões diferentes da sua.
    4-sunitas e xiitas-os sunitas diziam que a autoridade espiritual pertence a toda comunidade.E os xiitas possuem sua própria interpretação da Sharia.
    Leonardo Nobre. Nº20

    ResponderExcluir
  5. 1- A maior parte dos seguidores dessa religião se encontram no Oriente Médio e no norte da África.
    2-O Islamismo foi uma religião criada por Maomé.Ela não evolui,só segue o antigo testamento d a Bíblia e acredita no deus Alá.
    3-Maomé é o líder religioso da religião Islâmica.Ele pregou o Monoteísmo,existência de um só Deus,no caso,Alá.
    4- Xiitas ->são os chamados radicais,por seguirem o Alcorão em todo momento.
    Sunitas -> São considerados moderados,e seguem as regras do Alcorão,além de histórias sobre Maomé.


    Equipe:Marcela,Wictória e Marília.
    7º Ano

    ResponderExcluir
  6. 1- Na maior parte dos países Arabes.
    2-É uma religião mulçumana que tem como sua cidade santa Meca , sendo uma religião monoteísta com o seu profeta Maomé e seu Deus Alá.
    3- Maomé, foi um profeta... que recebeu uma mensagem do anjo Gabriel, para profetizar monoteísmo.
    4-Xiitas e Sunitas , para os sunitas a autoridade espiritual pertence a toda comunidade e os xiitas são mais rigorosos e possuem sua propria interpretação

    Kamila almeida nª 19 Celena Lima nª 7

    ResponderExcluir
  7. Luis Gustavo, Sarvio, João Batista 7° ano IFJPS3 de junho de 2011 10:46

    Escola: IFJPS
    Nome: Sarvio, Luis Gustavo e João Batista

    1-Nos países árabes do Oriente Médio e da África
    2- É uma região monoteísta no qual seu deus é Alá,e seu livro religioso é o alcorão ou corão.
    3- Maomé foi o criador da doutrina Muçulmana, nasceu no ano de 570 em Meca. Era filho de comerciantes, aos 40 anos recebeu a visita do anjo Gabriel segundo a tradição. Em 622 ele migrou para Medina, essa data foi chamada de Hégira e é marcada como o início do calendário muçulmano

    ResponderExcluir
  8. 1- Numa das maiores partes dos países árabes.

    2- è uma religião Mulçumana que tem como sua cidade Uma cidade Santa . E tem um livro sagrado chamado Alcorão ou corão.

    3-Maomé foi um garoto que foi escolhido no ventre de sua mãe para pregar o evangelho a toda criatura ... Foi um dos maiores Profetas e até hoje é tido como um santo

    4-Xiitas --> eles eram uma autoridade espiritual
    sunitas --> Eles possuem propria maneira religiosa

    aluna: Emilly E Flayana

    ResponderExcluir
  9. 1-Em Caaba e Meca.
    2-é uma religião que acredita em um só Deus
    3-Maomé é bem acolhido e reconhecido como líder religioso.
    4--sunitas e xiitas-os sunitas diziam que a autoridade espiritual pertence a toda comunidade.E os xiitas possuem sua própria interpretação da sharia
    nome: Luiz Claudio n°:24, Francisco Igor n°10

    ResponderExcluir
  10. Nicoly barbosa-29 e Gabriela fernandes-12(ifjps)3 de junho de 2011 10:47

    1:Nos paises arabes no oriente medio e no norte da africa.
    2:A região mulçumana e monoteiste ou seja só tem um unico Deus; Alá. Criado pelo profeta maomé.
    3:maome era um jovem que vivia viajando por varios quantos,nasceu na meca no ano de 570 filho de comerciantes, quando tinha 40 anos recebeu uma visita do anjo gabriel que lhe trasmitiu a existencia de um unico deus.A parti desse momento começou sua fase de pregação.
    4:o livro sagrado que receu de anjo gabriel e o antigo testamento judaico.acretidas depois de porto em vida em outra vida,e a suna que os dizeres e feitos.

    ResponderExcluir
  11. luciano,henrique,italo3 de junho de 2011 10:50

    1-no oriente medio e no norte da africa.

    2-A religião muçulmana tem crescido nos últimos anos e está em todos os continentes.

    3-Muhammad (Maomé) nasceu na cidade de Meca no ano de 570. Filho de uma família de comerciantes, passou parte da juventude viajando com os pais e conhecendo diferentes culturas e religiões.


    4- Xiitas ->são os chamados radicais,por seguirem o Alcorão em todo momento.

    ResponderExcluir
  12. Nome:Carlos,Gabriel e Rebeca n°5,11 e 30
    Colégio:IFJPS
    1->Cidade de Meca-Medina(a cidade dos profetas)
    2->É uma religião fundada pelo profeta Maomé onde os seguidores dessa religião deve seguir o livro sagrado:Corão ou Alcorão.Nessa religião todos os seguidores devem seguir a Alá e praticar boas ações no mês sagrado:Ramadã
    3->Maomé foi o fundador da religião do islamismo
    por ser um bom homem e acreditar em Dus e respeitar outras religiões.
    4->Sunitas e Xiitas.Os Sunitas são considerados moderados e seguem além das regras do Corão as histórias contadas pela Suna.Os Xiitas seguem exclusiva e inquestionavelmente o Alcorão e por isso são considerados radicais.

    ResponderExcluir
  13. 1-nos grandes paises arabes
    2-A religião muçulmana tem crescido nos últimos anos atualmente é a segunda maior do mundo e está presente em todos os continentes. Porém, a maior parte de seguidores do islamismo encontra-se nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África.
    3-Muhammad (Maomé) nasceu na cidade de Meca no ano de 570. Filho de uma família de comerciantes, passou parte da juventude viajando com os pais e conhecendo diferentes culturas e religiões.
    4- sunitas e xiitas. Aproximadamente 85% dos muçulmanos do mundo fazem parte do grupo sunita


    brayan n°3

    ResponderExcluir

Respeite as diferenças. Lembre-se: todos são iguais perante a lei. Preconceito é crime. Seja legal.

Respeite as diferenças. Lembre-se: todos são iguais perante a lei. Preconceito é crime. Seja legal.