quinta-feira, 20 de junho de 2013

+ PÃO - CIRCO





A ética da política não pode ser diferente da ética da vida pessoal. E além de observar os princípios gerais, como não matar ou não roubar, o político deve mostrar ao povo que o elegeu sua capacidade de defender o bem comum, e o bem estar de toda a sociedade, sem se preocupar com o simples exercício do poder. Além de não distinguir, de qualquer forma, os demais membros da sociedade, deve ser capaz de mostrar à esses membros que assume a responsabilidade pela consecução deste objetivo. Exerce assim, o que se convencionou chamar da "ética da responsabilidade".

E a ética da responsabilidade leva em consideração as consequências das decisões que o político adota. Em muitas ocasiões, o político pode ser colocado frente a dilemas morais para tomar decisões. Mas, o político ciente, de sua obrigação com a ética da responsabilidade, sabe que não deve subverter seus valores e, muito menos aqueles que apresentou para seus eleitores.




VANDALISMO?

Infelizmente os séculos de descaso com a educação no Brasil, trouxeram várias mazelas, entre elas a falta de educação e o jeitinho brasileiro. Muitos falam dos políticos corruptos e furam filas, se receberem troco a mais, não devolvem, estacionam em vaga de deficiente, fazem retorno em local proibido, colam nas provas, dão propina ao guarda municipal, jogam lixo no chão, desrespeitam o professor, não dão o assento do idoso ou gestante no ônibus. Infelizmente, muitos desses estavam lá, na manifestação. Isso é ruim? Pode até não ser, se a manifestação fizer esse povo perceber que lutar por melhorias trás vantagens pra maioria, o povo. Mas é negativo, partindo do princípio de que essa massa, que por falta de conhecimento e práticas políticas e democráticas, se torne massa de manobra de grupos com interesses escusos. A prática ensina mais que a teoria. Portanto, esses eventos populares são uma aula de cidadania. Vandalismo existiu e vai existir, não se pode negar. Mas, por outro lado, nossos "governantes" não seriam vândalos com o dinheiro público com seus auxílios pra tudo? ( moradia, passagem aérea, hospedagem , paletó , entre outros), superfaturamento de obras públicas, desvio de verbas, maquiando as cidades pra parecer mais bonitinha e civilizada para o turista? Saibam que isso se arrasta há séculos. Priorizar a educação é a solução. Basta ver os comentários sem fundamento de alguns adolescentes, de alguns professores, dá até pena perceber a cegueira desse povo. Não sou dona da verdade, e nem sei se existe verdade, mas estou aqui pra externar as minhas observações com relação ao que vi e ao que ouvi de quem só sabe criticar. Só criticar não resolve. Se estamos reclamando do vandalismo, o que fazer? Será que divulgar imagens pelo facebook resolve? Você tem alguma proposta, na prática? Queremos ideias e não críticas destrutivas. Críticas construtivas são bem-vindas, desde que acompanhadas de ideias, sugestões e práticas. De teoria e falácia já estamos cheios, isso os políticos fazem bem até demais.

E saiba que vândalo no Brasil, vândalo pra valer, tem imunidade, faz orçamento , assina contrato de concorrência, nomeia compadre, esses sim são os verdadeiros vândalos.




Dia 19 de junho de 2013 foi um dia histórico e especial  não por causa do jogo da seleção no Castelão em Fortaleza. Um marco pra população , pra juventude , pra nova geração que nunca havia participado de um evento de tanta importância política. Afinal, política não se faz só nas urnas, política se faz no dia-a-dia.
Havia jovens , crianças, estudantes, professores, mulheres grávidas, operários da construção civil, entre outras tantas pessoas que não aguentam mais tanta corrupção e descaso dos governantes com o cidadão brasileiro.

Todos revoltados com a forma de governar da presidente, do governador do estado do Ceará. Essa revolta se estende a todo o país. Não percebi vandalismo por parte dos manifestantes, como vocês podem ver nas imagens a segui, a movimentação foi pacífica. Os cartazes pediam SAÚDE, EDUCAÇÃO, MENOS CORRUPÇÃO , FIM DA SECA NO SERTÃO, FIM DOS DESVIOS DE VERBAS, essas eram as principais reivindicações. Colhi alguns depoimentos das pessoas que estavam presentes. Muita gente com a bandeira do Brasil, apitos, rosto pintado.
Não editei ainda os vídeos porque não tive tempo, por isso estou divulgando as imagens na íntegra sem edição, sem cortes.


Só quem esteve presente sentiu realmente a sensação de dever cumprido. Nada de vandalismo, fomos sim, vítimas da truculência da polícia, que nos pareceu despreparada para lidar com esse tipo de situação. A população amedrontada com bombas de gás lacrimogênio, gás de pimenta e balas de borracha, começou a dispersar. O grupo se dividiu em vários espaços impedindo a passagem de veículos na BR 116 e seguiu em direção a uma outra avenida que dá acesso ao Castelão.


Infelizmente vândalos se infiltram no movimento para sujar a imagem da manifestação e isso é um prato cheio pra mídia marrom, que faz questão de divulgar só o lado negativo da situação.
Infelizmente a população , em geral, pensa da mesma forma, vendo o movimento de forma negativa. Será que há dúvidas que a mídia influencia no ponto de vista da população ? Por que será que todo mundo reclama e não tem coragem de agir? Só sei que me sinto bem por ter cumprido minha obrigação.




Agora vejam as imagens da Belíssima Manifestação História em Fortaleza.










Nenhum comentário:

Postar um comentário