segunda-feira, 13 de abril de 2015

INDÍGENAS: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS


1 – Povos indígenas na América.



Estima-se que quando os espanhóis chegaram na América havia por aqui mais de 57 milhões de indígenas dividido em vários povos com características diferentes.





2 – Povos indígenas no Brasil.

Quando o primeiro navio português chegou às terras que hoje são do Brasil havia aqui milhares de indígenas que povoavam o litoral.

Diferenças entre os indígenas – cada povo indígena possui uma cultura, um modo de se relacionar com a natureza, de trabalhar, de fala, etc. Quanto às línguas existem dois troncos linguísticos principais o Tupi e o Macro-jê.






MAPA QUE MOSTRA AS TRIBOS QUE EXISTIAM

 NO BRASIL NA ÉPOCA DO DESCOBRIMENTO.

Mapa 3 Povos Indígenas do Brasil na época do Descobrimento




 SEMELHANÇAS

As semelhanças entre os indígenas – para os indígenas a terra é coletiva não pertence a uma pessoa ou a um grupo pequeno de pessoas. A relação entre o indígena e a terra é íntima, já na sociedade capitalista ela é comercial, as pessoas podem ser donas de terras onde nunca estiveram antes. A divisão do trabalho é feita por sexo e por idade, as mulheres plantam, colhem, tecem e preparam alimentos, os homens derrubam a mata, constroem armas, cuidam da segurança, caçam e pescam.



A Infância – as crianças vivem dentro de uma família extensa todos os parentes, desde o mais próximo até o mais afastado, em termos de continuidade sanguínea, vivem na mesma tribo. Nos primeiros anos de vida as crianças vivem presas à mãe o tempo todo, com 4 ou 5 anos já podem brincar pelos arredores da própria tribo, somente a partir de 7 ou 8 anos as crianças começam a brincar em lugares mais afastados com brincadeiras que já se parecem com as atividades adultas, mas em um cenário real, ou seja, caçar e cozinhar acontecem de forma verdadeira.


 


A Adolescência – a fase de transição entre a infância e adulto pode mudar de tribo para tribo. Na tribo xavante os adolescentes ficam isolados, passam por diversos testes cerimoniais até serem considerados adultos em uma grande festa a qual o adolescente tem as orelhas furadas.




Ser adulto – em muitas tribos a vida adulta começa cedo, ela significa a formação de uma família e ter filhos. Nessa fase o indígena tem acesso aos conhecimentos sobre a vida espiritual e podem almejar cargos importantes como cantor nos rituais, instrumentista, etc.


 TAREFAS DOS HOMENS E DAS MULHERES


Após atingirem a vida adulta homens e mulheres possuem tarefas que são necessárias para a sobrevivência de toda tribo.

MULHERES: 

  • PLANTAR E ACOMPANHAR O CRESCIMENTO DA PLANTA E COLHER
  • EXTRAÇÃO DE FRUTOS COMO CASTANHA E PINHÃO
  • TRANSPORTAR PRODUTOS
  • FAZER FARINHA
  • TECER REDES, FAZER CESTOS, VASOS E OBJETOS USADOS EM RITUAIS E FESTAS
  • PREPARAR ALIMENTOS E CUIDAR DAS CRIANÇAS   
HOMENS:

  • DERRUBAR A MATA E PREPARAR A TERRA PARA O PLANTIO
  • FAZER ARMAS DE GUERRA, CANOAS E MORADIAS
  • CUIDAR DA SEGURANÇA DO GRUPO
  • CAÇAR E PESCAR




PALAVRAS DE ORIGEM INDÍGENA







4 comentários:

  1. muito interessante sua publicação, graças a ela pude completar meu trabalho de escola. Continue publicado esse tipo de gênero.

    ResponderExcluir