quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Mineração de Dados e os Perigos da Dependência das IAs





🧠 "Você é o Produto? Como as IAs aprendem com seus dados"

Você já parou pra pensar por que, logo depois de pesquisar por um tênis, aparece uma propaganda daquele mesmo modelo nas redes sociais? Ou por que o TikTok parece saber exatamente o tipo de vídeo que você quer ver?

Isso acontece porque seus dados estão sendo minerados.

Mineração de dados é como uma escavação virtual: as empresas "cavam" os cliques, curtidas, comentários, tempo de visualização e tudo o que você faz na internet para entender seus gostos, hábitos e até emoções. Esses dados são usados para:

  • Treinar Inteligências Artificiais (IAs);

  • Vender produtos;

  • Influenciar decisões;

  • Prever comportamentos.






💥 Exemplo prático:
Você cria um filtro divertido no Instagram. Ao usá-lo, o app coleta seus dados faciais. Isso pode parecer inocente, mas essa informação pode treinar algoritmos de reconhecimento facial — e você nem percebeu que autorizou isso nos “termos de uso”.


⚠️ O perigo da dependência das IAs

Se você usa IA para tudo — pedir ideias, fazer redações, resolver problemas — pode acabar deixando de:

  • Pensar criticamente

  • Criar com originalidade

  • Desenvolver suas próprias habilidades

🤖 As IAs não pensam por você. Elas repetem padrões.

Criatividade, empatia, reflexão crítica… isso só você pode fazer. Se deixar tudo para a IA, você vira um usuário automático, e isso é perigoso para sua autonomia.


🎥 Links de games recomendados





✏️ Tarefa da Aula (Em grupo - 4 a 5 alunos)

💡 Nome da atividade: "Quem está minerando quem?"

Objetivo: Refletir sobre o uso inconsciente de dados e a dependência de IAs na criação de ideias.

📍 Aula 1 (50 min) – Teoria e debate

  1. Leitura coletiva do texto acima.

  2. Assistir a 1 ou 2 vídeos selecionados.

  3. Rodada de perguntas para reflexão:

    • Você já percebeu propagandas baseadas no que pesquisou?

    • Já usou IA para fazer um trabalho inteiro?

    • Como isso afeta a sua criatividade?


🧩 Aula 2 (50 min) – Prática em grupo

Cada grupo deve:

  • Criar um meme, quadrinho ou roteiro de vídeo curto (1 min) que mostre, de forma divertida, como os dados são coletados ou como a dependência de IA pode ser um problema.

  • Usar IA com consciência: podem usar IA para ilustrar ou revisar, mas o roteiro e a ideia devem ser autorais.

  • Apresentar para a turma ao final.

Sugestões de ferramentas gratuitas:

  • Canva: para criar memes ou quadrinhos.

  • Pixton: para criar HQs divertidas.

  • CapCut Web: para montar vídeos.

  • D-ID: criar vídeos com avatares falantes (versão gratuita com limite).


🎯 Encerramento da Aula

Após todas as apresentações, proponha um debate:

  • O que você aprendeu sobre IA e seus dados?

  • O que mudaria no seu uso diário da internet?


Nenhum comentário:

Postar um comentário