RESPONDA AS QUESTÕES SEMPRE JUSTIFICANDO A SUA RESPOSTA. MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA PASSADO POR CERTAS SITUAÇÕES NA INTERNET, MENCIONE PESSOAS QUE VOCÊ CONHECE OU NOTÍCIAS QUE VOCÊ LEU OU ASSISTIU NA TV OU NAS REDES SOCIAIS. NÃO USE O CHAT GPT OU QUALQUER OUTRA IA PARA RESPONDER POR VOCÊ . CASO SEJA DETECTADO QUE O ALUNO PESQUISOU A RESPOSTA EM UMA IA , TERÁ QUE REFAZER OU FICARÁ SEM A NOTA.
Muitas vezes aceitamos os termos de uso de aplicativos sem nem ler, permitindo que eles coletem dados como nome, idade e localização. Você já fez isso? Quais riscos podem existir nesse hábito?
Empresas de tecnologia usam os dados que coletam para mostrar propagandas personalizadas, como quando pesquisamos um tênis e depois vemos anúncios de tênis em várias redes sociais. Você já percebeu esse tipo de propaganda “perseguindo” você? Como se sentiu e o que isso mostra sobre a mineração de dados?
Crianças e adolescentes muitas vezes não percebem quando estão cedendo dados ou sendo manipulados por propagandas. Você acha que os jovens da sua idade estão preparados para lidar com esses riscos? Explique com base em experiências pessoais ou de colegas.
A mineração de dados transforma informações deixadas na internet em lucro para empresas e até em manipulação de opiniões. Além da venda de produtos, como você acha que seus dados podem ser usados para influenciar o que você pensa ou acredita?
Muitos jogos e aplicativos “gratuitos” pedem acesso a dados como contatos, câmera e localização. Você já usou algum que pediu permissões demais no celular? O que fez diante disso e por quê?
Nada na internet é totalmente de graça: quando não pagamos com dinheiro, geralmente pagamos com nossos dados. Na sua opinião, é justo “pagar” com dados para usar redes sociais ou aplicativos? Explique sua posição.
Fake news se aproveitam da mineração de dados para chegar até pessoas mais vulneráveis, explorando seus medos e crenças. Você já recebeu ou acreditou em alguma notícia falsa que depois descobriu ser mentira? Como os dados podem ter ajudado essa notícia a chegar até você?
Cada curtida, compartilhamento ou pesquisa deixa rastros digitais que revelam nossos interesses e até nossos sonhos. Se alguém analisasse seus rastros digitais hoje, o que essa pessoa descobriria sobre você? Você se sentiria confortável com isso? Por quê?
Governos e empresas podem usar dados para melhorar serviços, mas também podem usá-los para vigiar e controlar pessoas. Qual seria, na sua visão, o limite ético para o uso da mineração de dados? Dê um exemplo.
A privacidade digital é um direito, mas muitas pessoas não cuidam de senhas, não revisam configurações de segurança e acabam se expondo. Que medidas você poderia adotar para proteger melhor seus dados? Como isso pode ajudar no futuro?
Nenhum comentário:
Postar um comentário