domingo, 2 de novembro de 2025

 


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Atividade em Grupo: “O Jornal da Abolição e a Consciência Negra Hoje”

Público-alvo: Ensino Médio
Local: Sala de aula
Duração: 2 aulas
Material de apoio: Jornal da Abolição (versão impressa ou digital disponível no blog da professora Isabel Aguiar)


🎯 Objetivos

  • Estudar o Jornal da Abolição como documento histórico e compreender o contexto da abolição da escravidão no Brasil.

  • Refletir sobre o protagonismo e a resistência negra na luta pela liberdade.

  • Relacionar o conteúdo histórico com as permanências e mudanças sociais que ainda afetam a população negra no Brasil atual.

  • Estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a consciência crítica.


📜 Orientações importantes

  • O Jornal da Abolição é um documento histórico, portanto não deve ser riscado, dobrado ou danificado.

  • As anotações e observações devem ser feitas no caderno do grupo ou em folhas à parte.

  • Quem preferir pode consultar a versão digital disponível no blog da professora Isabel Aguiar, para ampliar a pesquisa e acessar as imagens e textos originais.


🧩 Desenvolvimento da atividade

1️⃣ Leitura em grupo

Cada equipe receberá um exemplar (ou trecho) do Jornal da Abolição.
Durante a leitura, os alunos devem observar:

  • Como o jornal descreve a assinatura da Lei Áurea e a reação popular;

  • Que vozes são valorizadas e quais são silenciadas;

  • Quais ideias do texto ainda se refletem no Brasil de hoje.

As anotações devem ser feitas no caderno do grupo.


2️⃣ Análise e debate

Em seguida, os grupos discutem as seguintes questões:

  • A abolição trouxe liberdade real para os negros?

  • Que mudanças e permanências do racismo ainda vemos na sociedade atual?

  • O que o texto nos ensina sobre resistência, memória e reparação histórica?


3️⃣ Produção criativa

Com base na leitura e nas discussões, cada grupo vai criar uma forma autoral de expressar suas conclusões, como:

  • 🎙️ dramatização ou simulação de uma reportagem da época;

  • 🗞️ mini-jornal ou podcast com “notícias” da abolição vistas pelos libertos;

  • 🎨 mural, cartaz, poesia visual ou rap que conecte 1888 aos dias de hoje;

  • 💬 roda de conversa ou intervenção artística com frases e falas de impacto.


4️⃣ Apresentação

Cada grupo apresentará sua produção para a turma, explicando como relacionou o Jornal da Abolição ao Novembro Negro e ao Dia da Consciência Negra.


📚 Avaliação

A avaliação considerará:

  • Participação e envolvimento do grupo;

  • Capacidade de leitura crítica do documento;

  • Criatividade e clareza na apresentação;

  • Conexão entre passado e presente (mudanças e permanências).


Encerramento

A abolição foi um marco legal, mas a liberdade real ainda é uma conquista cotidiana.
Estudar o Jornal da Abolição é olhar para o passado para compreender o presente — e agir para transformar o futuro.

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