sexta-feira, 21 de junho de 2013

PERIGO!!!

Por Isabel Aguiar


Desde que me entendo por gente a tv sempre ocupou um espaço de destaque em minha casa. Sempre esteve ali, na sala, no centro , no melhor local. A tv sempre foi ligada e desligada no canal da tv Globo. Eu nem percebia o porquê, e muito menos questionava. (Ainda bem que me libertei) Quando saio a noite e vou a algum restaurante ou barzinho, lá está ela, a tv ligada , e adivinhem em qual canal? Tv Globo. E não importa se é tv a cabo, os canais afiliados a Rede Globo comandam, canais de esporte , principalmente.
Um belo dia vou a um aniversário, e o parabéns da aniversariante é adiado, adivinha por quê? Porque é o último capítulo da novela da ... Rede Globo.
São essas pequenas intervenções dessa emissora em nossa vida, que vão aos poucos mudando nossa forma de pensar , de agir, e claro , somos induzidos a pensar e agir do jeito que eles querem. Não estou absolvendo os outros canais, muitos deles repetem o mesmo modelo de alienação.
Quando ligo a tv pra ver notícias sobre as manifestações, as imagens , os comentários , tudo é direcionado a convencer o telespectador , de que o povo é baderneiro ( a História conta que durante a Ditadura Militar no Brasil não foi diferente). E como a emissora tem , não se pode negar, total domínio nesse aspecto, surge uma quase unanimidade: SÓ TEM BADERNEIRO! O IBOPE PRA ESSAS MANIFESTAÇÕES JÁ TÁ DEMAIS! ESSE BANDO DE BESTAS QUEREM É LEVAR UM TIRO!
E olhe que esses são os comentários mais leves.
Levando-se em consideração que nossa educação é sempre voltada para a obediência, seja ela em casa, na escola ou no trabalho, não estranho esse tipo de comentário.
Agora tô lembrando do Mito da Caverna de Platão. Tô lembrando do pobre cavalo que anda com tapa olhos nas laterais , para ter sua visão limitada. Tô lembrando dos contos de fada , onde o final é sempre... “E foram felizes para sempre...” , e das novelas da Globo , onde no final todo mundo encontra seu par, as mulheres estão todas grávidas, os vilões são mortos ou presos e o mocinho sempre se dá bem, e pra sempre.
Esses dias numa aula na turma do 6º ano do ensino fundamental, estávamos estudando a diferença entre MITO e HISTÓRIA. Penso que a maioria de nós ainda não sabe diferenciar uma coisa da outra, e vivemos de supostos finais felizes, com tapa olhos , achando que tudo tá maravilhoso. “Se não é comigo, não tem importância”. "Se tenho meu carro , pra que me preocupar com o transporte público?" "Se meu filho estuda em uma escola de qualidade, que se lixe o filho do operário que volta cedo todo dia por falta de professor." Um país em que ir ao Mc Donald´s é sinal de status. Onde pagar por um bom livro é gasto, mas comprar um celular de última geração ou um tênis da moda é o máximo.

Que inversão de valores!

Esses dias de manifestação em nosso país está me fazendo refletir sobre essas e tantas outras coisas. Que bom! Só por me fazer refletir já valeu a pena. Espero que tenha servido pra VOCÊ também!




3 comentários:

  1. Amei a postagem,inteligente,interessante e real,pena que muitos não concordam por pura cegueira.Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gi Neves! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. É preciso que as coisas tomem rumos diferentes desses que nós já conhecemos.
    Parabéns pelas reflexões, pois elas ajudarão a outras pessoas a refletirem.
    Lúcia

    ResponderExcluir