segunda-feira, 17 de maio de 2010

Para onde vão as sacolas plásticas descartáveis?


Elas duram cerca de 400 anos, mas deixam de ser úteis para nós bem antes disso. Você faz ideia do que acontece com as sacolas plásticas depois que as jogamos no lixo? O diretor americano Ramim Bahrani tentou responder a essa pergunta, de forma poética, no curta-metragem Plastic Bag.
Narrado pelo cineasta alemão Werner Herzog, o curta de pouco mais de 18 minutos mostra toda a “trajetória de vida” de um saquinho plástico, após ser jogado por sua dona em uma lata de lixo comum. A atitude leva a sacolinha a vagar pelo mundo, passando por lixões, florestas, praias e oceanos.
Durante a jornada, o saco plástico se depara com situações desagradáveis – como quando é arrastado pela chuva ou no momento em que peixes tentam comê-lo – e acaba vivendo alguns “dilemas existenciais”. No final do curta, a sacolinha conclui que, se pudesse fazer um desejo, pediria para sua dona para ser feita de um material com vida mais curta.
A intenção do filme é questionar o público: afinal, é correto “deixar” no planeta um material que durará muito mais do que a nossa própria existência? O que você acha?
Assista, abaixo, ao curta-metragem, na íntegra.

2 comentários:

  1. Oi prof.Isabel! Muito legal essa postagem...Faz com que criemos uma noção de como nosso planeta sofre, justamente pela falta de conciencia do homem. Espero que um dia isso mude!!

    Abraços!!
    Sou seu aluo do J.A Noite "J".
    (Gosto muito das suas aulas, super dinâmicas)

    ResponderExcluir
  2. Quem dera que todo jovem fosse como você Felipe, um rapaz consciente e claro um excelente aluno. Torço por você . Certamente terá um futuro brilhante.

    ResponderExcluir