domingo, 2 de maio de 2010

Vinícius na rede.


Um dos maiores poetas brasileiros, ao alcance de um clique. Os 15 volumes da obra poética de Vinicius de Moraes acabam de ser disponibilizados gratuitamente na Internet pela Biblioteca Brasiliana da USP

Foram tirados 300 exemplares, em papel Hollanda, numerados de 1 a 300 em edição fora do comércio. Reproduzida em PDF na Internet, a nota de uma das antepáginas de "Ariana, a mulher", livro publicado por Vinicius de Moraes em 1937, ganha contornos de deslocamento temporal revestido de paradoxo e ironia. É quase como se lhe pudesse tocar o papel amarelecido, sentir o cheiro do tempo por entre as fontes serifadas, passar a página na busca da prosa incerta que se descortina na curva da próxima folha.

Não é a única presa para a atenção na reprodução digitalizada da obra, em que se pode notar a dedicatória de Vinicius a um dos mais respeitados intelectuais mineiros. "Para o Nava, este poema, feito das alegrias e misérias da ´dor´", grafou o poeta, em novembro de 37, tornando único o exemplar que se encerra: "Depois um gigantesco relógio se precisou na fixidez do sonho, tomou forma e se situou na minha frente parado sobre a Meia-Noite. Vi que estava só e que era eu mesmo e reconheci velhos objetos amigos. Mas passando sobre o rosto a mão gelada senti que chorava as puríssimas lágrimas de Ariana. E que o meu espírito e o meu coração eram para sempre da branca e sereníssima Ariana. No silêncio profundo daquela casa cheia da montanha em torno".

Aos bibliófilos e leitores mais contumazes, a sensação não deixa de distar consideravelmente do prazer tátil de ter o livro nas mãos. Mas à geração dos netbooks, dos leitores digitais como o i-Pad e o Kindle, dos celulares capazes de baixar da grande rede um livro de 700 páginas em segundos certamente pode se valer de uma experiência diferente. Afinal, mais do que os textos em si, as reproduções de 15 obras de Vinicius, agora disponíveis ao público através do site da Biblioteca Brasiliana USP, vão além da íntegra dos textos. Privilegiam a visão das obras originais, com a digitalização de todo o livro, das capas às folhas de rosto. Um ingrediente certeiro para quem aprecia os detalhes que dizem de uma época tornam ainda mais atraente a viagem à prosa e à poesia de Vinicius.

O acesso aos livros do autor de "Medo de amar" através da grande rede foi viabilizado a partir de volumes doados pelo bibliófilo José Mindlin, falecido em fevereiro último. A disponibilização foi iniciada na última segunda-feira, marcando a abertura do Simpósio Internacional de Políticas Públicas para Acervos Digitais, promovido pelo Ministério da Cultura, Casa da Cultura Digital e Brasiliana USP, e inclui trabalhos referenciais do autor.

Como a estreia em 1933 com "O caminho para a distância", a mudança de "Novos poemas" em 1938 e "Poemas, sonetos e baladas" (1946, aberto com o "Soneto de fidelidade" e encerrado com o "Soneto de separação").

Entre outros, o clássico "Livro de Sonetos" de 1957 e a primeira edição de "Orfeu da Conceição", peça que seria decisiva para os rumos da música popular brasileira, quando seu autor convocou o jovem Antonio Brasileiro de Almeida Jobim para assinar a música do espetáculo. Um momento único da música brasileira.

Curiosamente, essa parte tão representativa da produção de Vinicius só pôde ser oficialmente disponibilizada na Internet, marcada pela virtual impossibilidade em restringir o fluxo de informações e a divulgação de obras, com permissão formal. "A publicação para livre acesso pela Internet só foi possível depois de autorização da VM Empreendimentos Artísticos e Culturais, que detém os direitos sobre a obra do autor. Pela Lei de Direitos Autorais em vigor na época da morte de Vinícius de Moraes, esses poemas só entrariam em domínio público 60 anos após sua morte (ou depois da morte do último herdeiro direto). Isso quer dizer, apenas em 2040", registra o material de divulgação da iniciativa pela Secretaria de Políticas Culturais do MinC.

A utilização é autorizada apenas para fins de consulta, ou seja, "não comerciais", em sintonia com a legislação brasileira sobre direitos do autor. A iniciativa contribui para deixar Vinicius ainda mais perto do público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário