segunda-feira, 7 de junho de 2010

O QUE É ALIENAÇÃO????



"Esses jovens de hoje, tão alienados...". Esta expressão, que a maioria de nós já ouviu alguma vez na vida, provavelmente foi entendida como se referindo ao fato de que, na juventude, não temos muita responsabilidade, queremos mais é curtir a vida. Mas, afinal de contas, será que somos alienados? O que é, então, alienação?
O termo entrou no vocabulário contemporâneo graças a Karl Marx, que, assim como no caso do conceito de dialética, retirou a idéia de alienação de suas leituras de Hegel, mas o revestiu de um caráter inovador e, como em tudo em Marx, muito crítico.
Tanto em Marx quanto em Hegel, alienação está ligada ao trabalho. Para Hegel, o trabalho é a essência do homem, quer dizer, é somente por meio de seu trabalho que o homem pode realizar plenamente suas habilidades em produções materiais.
Mas quando o pensamento puro se torna pensamento sensível, visando uma realização material na forma de trabalho, nos alienamos, isto é, nos separamos da essência pura e abrimos caminho para uma separação entre ideal e real, que de novo irão se unir ao que Hegel chama de Espírito Absoluto.
Muito abstrato? Marx também achou, mas viu nestas idéias algo interessante, que poderia explicar as relações sociais no capitalismo e, mais do que isso, desvendar um dispositivo fundamental da máquina capitalista.
Para isso, voltou-se para a realidade concreta, em que os trabalhadores eram explorados em fábricas e deixavam seus patrões cada vez mais ricos, enquanto eles e suas famílias ficavam cada vez mais pobres. Como poderiam aceitar tal coisa?

Trabalho alienado
Alienação, para Marx, tem um sentido negativo (em Hegel, é algo positivo) em que o trabalho, ao invés de realizar o homem, o escraviza; ao invés de humanizá-lo, o desumaniza. O homem troca o verbo SER pelo TER: sua vida passa a medir-se pelo que ele possui, não pelo que ele é. Isso parece familiar? Pois é, vamos ver os detalhes.
O filósofo alemão concebeu diferentes formas de alienação, como a religião ou o Estado, em que o homem, longe de tornar-se livre, cada vez mais se aprisionaria. Mas uma alienação é básica, segundo Marx: a alienação econômica.
A alienação econômica pode ser descrita de duas formas: o trabalho como (a) atividade fragmentada e como (b) produto apropriado por outros.

Tempos modernos
No primeiro caso, a separação do trabalho, em todas as suas instâncias, aliena o trabalhador, que não se reconhece mais em uma atividade - porque ele faz apenas uma peça de um carro em uma escala produtiva e não tem a visão do conjunto, por exemplo - e porque acaba desenvolvendo apenas uma de suas habilidades, seja braçal ou intelectual, provocando, com isso também, uma divisão social.
Essa divisão do trabalho foi fundamental para a organização da sociedade capitalista. Não seria possível sequer vestirmos tênis se não existissem trabalhadores que os produzissem em larga escala em fábricas, onde cada um é responsável por uma etapa na produção.
O melhor exemplo de como funciona este processo e suas conseqüências sociais pode ser visto no filme "Tempos Modernos" (1936), dirigido e estrelado por Charles Chaplin, que mostra, de forma bem humorada, a vida de um operário sendo controlada pela máquina na linha de montagem de uma fábrica.

Exploração

No segundo caso, o trabalhador tem a riqueza gerada pelo seu trabalho tomada pelos proprietários dos meios de produção. Ele é levado a gerar acumulação de capital e lucro para uma minoria, enquanto vive na pobreza.
Um empregado de uma fábrica de TV de LCD, por exemplo, em oito horas diárias de trabalho produz, ao final do mês, um número considerável de aparelhos, mas recebe apenas uma pequena parcela disso em forma de salário. O que recebe não permite sequer adquirir aquilo que ele produz - uma TV de R$ 5 mil - e o modo de vida de sua família é muito diferente daqueles que consomem seu produto.
O trabalhador não reconhece mais o produto de seu trabalho e não se dá conta da exploração a que é submetido. O que se exterioriza não é sua essência, mas algo estranho a ele.
Diz Marx: "A alienação aparece tanto no fato de que meu meio de vida é de outro, que meu desejo é a posse inacessível de outro, como no caso de que cada coisa é outra que ela mesma, que minha atividade é outra coisa e que, finalmente (e isto é válido também para o capitalista), domina em geral o poder desumano".
Divisão do trabalho e acumulação de capital, que, juntos, formam a base de uma sociedade capitalista, são também as fontes de alienação moderna, segundo Marx, por meio das quais se constitui um sistema de dominação.

Comunismo
Qual a solução? Se o trabalho, no sistema capitalista, é fonte de alienação, e se o capital é, basicamente, propriedade privada, isto é, a posse e o acúmulo de objetos, a superação do homem alienado só virá, para Marx, com a sociedade comunista.
Segundo Marx, somente com o comunismo as pessoas deixariam de ser alienadas, pois tudo seria de todos e não haveria necessidade de divisão ou expropriação do trabalho alheio. "A superação da propriedade privada é, por isso, a emancipação total de todos os sentidos e qualidades humanas", diz Marx.
Marx, provavelmente, ficaria muito aborrecido em ver que, na prática, os ideais do comunismo, na forma de dogmas, somente trouxeram mais alienação. Sua crítica, no entanto, parece atual diante de uma juventude destituída de ideais políticos que se contenta com prazeres imediatos proporcionados pelo consumo. É o celular da moda, o tênis de marca e o carro de luxo que definem sua essência?


Agora vamos filosofar!!!!
1- Qual a diferença do conceito de ALIENAÇÃO para Marx e Hegel?
2- E que  é o trabalho ALIENADO para Marx?
3- Explique o que é ALIENAÇÃO econômica.
4- Veja o vídeo " Tempos Modernos " e relacione com o conceito de alienação estudado aqui.
5- Relacione ALIENAÇÃO com a sociedade de consumo de hoje.

35 comentários:

  1. Denise do Nascimento Maciel nº10 turma= H turno=Tardee6 de agosto de 2010 às 14:19

    1=O termo entrou no vocabulário contemporâneo graças a Karl Marx, que, assim como no caso do conceito de dialética, retirou a idéia de alienação de suas leituras de Hegel, mas o revestiu de um caráter inovador e, como em tudo em Marx, muito crítico.
    Tanto em Marx quanto em Hegel, alienação está ligada ao trabalho. Para Hegel, o trabalho é a essência do homem, quer dizer, é somente por meio de seu trabalho que o homem pode realizar plenamente suas habilidades em produções materiais.

    2=Alienação, para Marx, tem um sentido negativo (em Hegel, é algo positivo) em que o trabalho, ao invés de realizar o homem, o escraviza; ao invés de humanizá-lo, o desumaniza. O homem troca o verbo SER pelo TER: sua vida passa a medir-se pelo que ele possui, não pelo que ele é.

    3=Mas uma alienação é básica, segundo Marx: a alienação econômica.
    A alienação econômica pode ser descrita de duas formas: o trabalho como (a) atividade fragmentada e como (b) produto apropriado por outros.

    4=NO video o trabalho era muito puxado,ate na hora do descanso dele ele ja ficava com os movimentos de trabalho e o conceeito estudado aqui Marx tem uma opniao e Hegel tem outra!!


    5=Acredito que seja o trabalho puchado de mais,e o salario,naqueles tempos era diferente dos de hoje.Hoje em dia tem gente que ganha muito e pouco faz,e lá trabalhava de mais e quase nada ganhava!

    ResponderExcluir
  2. 1-TANTO PARA Marx e Hegel O CONCEITO DE ALIENAÇÃO E RESULMIDO A TRABALHO
    2-TEM um sentido negativo positivo em que o trabalho, ao invés de realizar o homem, o escraviza; ao invés de humanizá-lo, o desumaniza.
    3-o trabalho como (a) atividade fragmentada e como (b) produto apropriado por outros.
    4-O DONO DA FRABRICA SÓ PENSSA EM GANAHAR O SEU DINHEIRO, NÃO PENSSA NO SEU TRABALHADOR.
    5- DIGO QUE HOJE O TRABALHO É BEM MELHOR DO QUE ANOS PASSADOS ,NÃO TINHA O CENDICATOS DOS TRABALHADORES, A PRECOPAÇÃO COM OS TRABALHADORES,SAUDE,SEGURO DESEMPREGO ,ENTRES OUTROS.



    5-

    ResponderExcluir
  3. 1-para hegel e marx,tinha o mesmo conceito quanto a alienação,só algo que diferenciava os dois,hegel achava que alienação vinha por meio do trabalho e que isso lhe proporcionava um mei conhecimentvasto e sua sobrevivêcia.marx já achava que a alienação vinha por meio de os trabalho ser muito puxado,trabalho demais e lucro pouco só quem lucrava eram os chefes.

    2-é algo negativo que não proporcina algo de bom ao homem e sim,algo que lhe prejudica.

    3-pode ser descrita de duas formas:o trabalho como (a) atividade fragmentada e como (b) produto apropriado por outros.

    4-o meio de como as pessoas são alienadas pelo trabalho e esforço repetitivo em sua carga de trabalho,faz com que elas se tornem alienadas prejunsosas,tornam-se preguisosas.

    5-a alienação traz as pessoas principalmente que é empresário no ramo da economia porque as pessoas vão em busca de empregos ,e quando não acham o que querem ,vão para indústrias,empresas grandes onde seus esforços são cobados em dobros por seus patrões e issos faz com elçes venha sofrer um processo de alienação causado as consequências da alienação .


    aluna:jéssica almeida
    série:2 ano 'H'tarde sala 09
    número:20
    escola:josé de alencar

    ResponderExcluir
  4. mayara borges leão maciel rodrigues6 de agosto de 2010 às 14:22

    1-ALIENAÇÃO PARA ELES ESTA LIGADA EM TRABALHO,HEGEL:QUANDO O PENSAMENTO PURO SE TORNA O PENSAMENTO SENSÍVEL,VISANDO UMA REALIZAÇÃO MATERIAL EM FORMA DE TRABALHO,NOS ALIENAMOS. MARX:ALEINAÇÃO PARA MARX TE UM SENTIDO NEGATIVO,EM HEGEL , E ALGO POSITIVO.
    2-O TRABALHO , O INVÉS DE REALIZAR O HOMEM, O ESCRAVIZA;AO INVÉS DE HUMANIZÁ-LO O DESUMANIZA.
    3- trabalho como (a) atividade fragmentada e como (b) produto apropriado por outros.
    4-para mim, acaba se tornando quase como uma escravidão,porqe ele acaba sendo manipulado por aquilo,para mim, tambem depende do estado em que o homem, longe de tornar-se "livre", cada vez mais se aprisionaria.
    5-Essa divisão do trabalho foi fundamental para a organização da sociedade capitalista. Não seria possível sequer vestirmos tênis se não existissem trabalhadores que os produzissem em larga escala em fábricas, onde cada um é responsável por uma etapa na produção.a exploração tem a ver com tudo isso , qe esta ocorrendo.

    ResponderExcluir
  5. josé genivaldo n°23 2°h6 de agosto de 2010 às 14:26

    1-a Karl Marx, que, assim como no caso do conceito de dialética, retirou a idéia de alienação de suas leituras de Hegel, mas o revestiu de um caráter inovador e, como em tudo em Marx, muito crítico.
    2-Alienação, para Marx, tem um sentido negativo (em Hegel, é algo positivo) em que o trabalho, ao invés de realizar o homem, o escraviza; ao invés de humanizá-lo, o desumaniza.
    3-A alienação econômica pode ser descrita de duas formas: o trabalho como (a) atividade fragmentada e como (b) produto apropriado por outros.
    4-Esta expressão, que a maioria de nós já ouviu alguma vez na vida, provavelmente foi entendida como se referindo ao fato de que, na juventude, não temos muita responsabilidade, queremos mais é curtir a vida.
    5-na minha opinhião ainda esiste sim muitos adolesentes alienados ainda mais diminuil e muito em relação aos anos antepassados.

    ResponderExcluir
  6. Nome: Felipe Ramon de Menezes Campos N° 14 2: H6 de agosto de 2010 às 14:26

    1- Para Marx a alienação seria algo negativo para a umanidade fazendo com ele (o empregado) ficasse cada vez mais pobre e seu patrão ficasse mais rico e escravisando-o.
    Para Hegel seria a essência do homem, quer dizer, é somente por meio de seu trabalho que o homem pode realizar plenamente suas habilidades em produções materiais, mas para ele não o escravisaria, apenas melhoraria seu desmpenho

    2- Seria quando o homen desconhece seu trabalho, e seria explorado por seus patrões.

    3- Seria quando os empregados seriam explorados ao extremo, não conhecendo seu poduto final mas apenas o consumidor conheceria esse produto em outas palavras: trabalho como atividade fragmentada e seu produto apropriado por outros.

    4- Como vi no video o trabalho do operador franzino era em extremo explorador, fazendo com ele ficasse alienado naquilo porque não conhecia seu produto final enquanto que sua saude era prejudicada, demonstrada na sua saida ao repetir os mesmos movimentos.
    Entre outras coisas seria o total descaso com o trabalhador!

    5- Seria algo mais ou menos "igual" pois na maioria dos casos o operario trabalha tempos dilacerantes sem ao menos concluir 2 ou mais etapas do produto por ele dominado...

    Aluno: Felipe Ramon de Menezes Campos
    N°: 14 2ª Ano H Turno: Tarde
    Colegio: E.E.M.F Prof. José de Alenca

    ResponderExcluir
  7. Erika Maria Lima Azevedo6 de agosto de 2010 às 14:27

    1:Para Hegel, o trabalho é a essência do homem e é uma coisa positiva.
    para marx em que o trabalho, ao invés de realizar o homem, o escraviza; ao invés de humanizá-lo,em que o trabalho, ao invés de realizar o homem, o escraviza; ao invés de humanizá-lo
    2:Para marx diferentes formas de alienação, como a religião ou o Estado, em que o homem, longe de tornar-se livre, cada vez mais se aprisionaria. Mas uma alienação é básica, segundo Marx: a alienação econômica.
    A alienação econômica pode ser descrita de duas formas: o trabalho como (a) atividade fragmentada e como (b) produto apropriado por outros.
    3:É trabalho como atividade fragmentada e como produto apropiado por outros.
    4:È que o trabalho é muito de seus funçionarios e que é muito errado.
    5:
    sistema capitalista, é fonte de alienação, e se o capital é, basicamente, propriedade privada, isto é, a posse e o acúmulo de objetos, a superação do homem alienado só virá, para Marx, com a sociedade comunista.
    Segundo Marx, somente com o comunismo as pessoas deixariam de ser alienadas, pois tudo seria de todos e não haveria necessidade de divisão ou expropriação do trabalho alheio.

    ResponderExcluir
  8. mayara borges leão maciel rodrigues6 de agosto de 2010 às 14:28

    1-ALIENAÇÃO PARA ELES ESTA LIGADA EM TRABALHO,HEGEL:QUANDO O PENSAMENTO PURO SE TORNA O PENSAMENTO SENSÍVEL,VISANDO UMA REALIZAÇÃO MATERIAL EM FORMA DE TRABALHO,NOS ALIENAMOS. MARX:ALEINAÇÃO PARA MARX TE UM SENTIDO NEGATIVO,EM HEGEL , E ALGO POSITIVO.
    2-O TRABALHO , O INVÉS DE REALIZAR O HOMEM, O ESCRAVIZA;AO INVÉS DE HUMANIZÁ-LO O DESUMANIZA.
    3- trabalho como (a) atividade fragmentada e como (b) produto apropriado por outros.
    4-para mim, acaba se tornando quase como uma escravidão,porqe ele acaba sendo manipulado por aquilo,para mim, tambem depende do estado em que o homem, longe de tornar-se "livre", cada vez mais se aprisionaria.
    5-Essa divisão do trabalho foi fundamental para a organização da sociedade capitalista. Não seria possível sequer vestirmos tênis se não existissem trabalhadores que os produzissem em larga escala em fábricas, onde cada um é responsável por uma etapa na produção.a exploração tem a ver com tudo isso , qe esta ocorrendo.

    ResponderExcluir
  9. DAIJANE CUNHA SILVA n-07 2H6 de agosto de 2010 às 14:29

    1-PARA DOS DOIS E RESULMIDDO O TRABALHO .
    2-tem um sentido negativo (em Hegel, é algo positivo) em que o trabalho, ao invés de realizar o homem, o escraviza; ao invés de humanizá-lo, o desumaniza.
    3-a posse e o acúmulo de objetos.
    4-Não seria possível sequer vestirmos tênis se não existissem trabalhadores que os produzissem em larga escala em fábricas, onde cada um é responsável por uma etapa na produção.
    5-MELHOERADO EM TUDO HOJE,A SAUDE ,SEGURO DESEMPREGO

    ResponderExcluir
  10. lucas nº28 turma;2ºh turno;tarde6 de agosto de 2010 às 14:32

    01)Alienação, para Marx, tem um sentido negativo. Para Hegel, o trabalho é a essência do homem, quer dizer, é somente por meio de seu trabalho que o homem pode realizar plenamente suas habilidades em produções materiais.

    02) para Marx,alienação está ligada ao trabalho. Para Hegel, o trabalho é a essência do homem, quer dizer, é somente por meio de seu trabalho que o homem pode realizar plenamente suas habilidades em produções materiais.v

    03)No segundo caso, o trabalhador tem a riqueza gerada pelo seu trabalho tomada pelos proprietários dos meios de produção. Ele é levado a gerar acumulação de capital e lucro para uma minoria, enquanto vive na pobreza.
    Um empregado de uma fábrica de TV de LCD, por exemplo, em oito horas diárias de trabalho produz, ao final do mês, um número considerável de aparelhos, mas recebe apenas uma pequena parcela disso em forma de salário.

    04)O trabalhador não reconhece mais o produto de seu trabalho e não se dá conta da exploração a que é submetido. O que se exterioriza não é sua essência, mas algo estranho a ele.

    05) o comunismo as pessoas deixariam de ser alienadas, pois tudo seria de todos e não haveria necessidade de divisão ou expropriação do trabalho alheio.

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo de souza MARTINS, N°34, 2ano H, josé de alencar6 de agosto de 2010 às 14:34

    1. para Marx Alienação tem sentido negativo que alienação esta ligada ao trabalho e que ao inves de humanizar o homem esta desumanizando ,e para Hegel alienação é bom é que o homem somente estara realizado através da trabalho

    2.o trabalho alienado para Marx desumaniza o homem ,e que o homem ao invés de medir sua vida pelo que é medi pelo que tem...

    3.(1)atividade fragmentada ,(2)e produto apropriado por outros. 1-que o homem não se reconheca em outro trabalho, 2-que o homem lucra com o trabalho do outro.

    4.que os operarios não saberiam fazer outra coisa ,e que o dono fica rico as custa de seus operarios.

    5. hoje as pessoas estão alienadas uns so sabem fazer aquela determinada tarefa ,e outros ficam ricos e outros pobres...

    ResponderExcluir
  12. karla fabiana n*25 2*h6 de agosto de 2010 às 14:36

    1zar o homem o escraviza;ai invez de humaniza-lo o desumaniza 2*o trabalho alienado para marx é exploraçao ,as pessoas continuam ficando cada vez mais pobres,enquanto os patrões ficam cada vez mais ricos 3*A alienação econômica pode ser descrita de duas formas: o trabalho como (a) atividade fragmentada e como (b) produto apropriado por outros.

    4*no video mostra como o homem acostuma-se em fazer uma coisa só e acaba esquecendo do resto 5*hoje em dia as pessoas estão alienados a midia como por exemplo um tenis novo um celular novo e etc...........*=alienação,para marx,tem um sentido negativo(em Hegelé algo positivo)em que o trabalho ao invex de reali

    ResponderExcluir
  13. 1)Para Marx a alienação era um tipo injustiça social que havia no capitalismo, afirmando que se tratava de um regime econômico de exploração.Para Hegel éra pelo contraria ele o achava é um fator positivo.


    2)É o trabalho que o homem invez de se realizar fazia trabalhar escravamente, trocando o SER pelo TER .


    3) pode ser descrita de duas formas: o trabalho como primeiro atividade fragmentada e como segundo produto apropriado por outros.

    4)Por que as pessoas trabalhavam sem saber o que estava fazendo, o que importava era eles coumprir com suas obrigações.

    5)Que hoje em dia as pessoas tem muitos meios de comunicação mais tambem contribuem na alienação das pessoa, um fator é o consumismo.

    Escola José de Alencar
    Francisco Joab Alves Macêdo n° 15
    2° H

    ResponderExcluir
  14. 1. Marx alienação tem um setido tambem ao trabalho mais no lado negativo que ele criticava muito achava desumano.
    Hegel tinha o lado positivo, que ele não olhava o lado que escravisava trabalhador.

    2. para Marx, tem um sentido negativo em que o trabalho, ao invés de realizar o homem, o escraviza; ao invés de humanizá-lo.
    3. o trabalho como atividade fragmentada e como produto apropriado por outros.
    4. As pessoas trabalhava sem saber que é desumano o trabalho que exercia ou até sabia mas mesmo assim trabalhava por que prescisava.
    5.que hoje esta

    ResponderExcluir
  15. 1-Para Hegel, o trabalho é a essência do homem, quer dizer, é somente por meio de seu trabalho que o homem pode realizar plenamente suas habilidades em produções materiais. para Marx, tem um sentido negativoem que o trabalho, ao invés de realizar o homem, o escraviza; ao invés de humanizá-lo, o desumaniza.
    2-o trabalho, ao invés de realizar o homem, o escraviza; ao invés de humanizá-lo, o desumaniza. O homem troca o verbo SER pelo TER: sua vida passa a medir-se pelo que ele possui, não pelo que ele é.
    3-pode ser descrita de duas formas: o trabalho como atividade fragmentada e comoproduto apropriado por outros.
    4-No filme ele estava quase que virando uma maquina humana,levando os seus movimentos do trabalho para a vida fora de lá,era um trabalho intenso.
    5-Sempre foi assim os trabalhadores que passa horas com carga horáris sobrecarregadas não recebem a remuneração justa os chefes que ficam sentado o tempo todo em frente a um computador recebem muito mais do que um funcionario,mas por outro lado se não existissem funcionarios ou máquinas não existiria roupas,sapatos,brinquedos....

    ResponderExcluir
  16. janiere mara n 16 3 I noite10 de agosto de 2010 às 20:12

    JANIERE MARA n 16 3 I NOITE

    1- tanto para marx e hegel o conceito alienação se resume em tabalho .
    2- tem um sentido negativo positivo em que o trabalho ao inves de realizar o homem , o escravisa e o desumanza .
    3- o trabalho como atividade fragmentada e como produto apropriado por outros .
    4-o dono da fabrica so pensa em dinheiro e não em seus trabalhadores .
    5- acho que hoje o trabalho é bem melhor do que o de antigamente porque antes não tinha tipo cindicato nem se preocupavam com os trabalhadores não tinha preocupação com saude ou seguro desemprego e etc...

    ResponderExcluir
  17. Renato Paulo da Silva n° 36, 3° I10 de agosto de 2010 às 20:14

    1. Tanto em Marx quanto em Hegel, alienação está voltada ao trabalho. Para Hegel, o trabalho é fundamental para o homem, quer dizer, é somente por meio de seu trabalho que o homem pode realizar plenamente suas habilidades em produções materiais.
    2. Seria quando o homen realiza somente uma única parte deseu trabalho.Desconhecendo as demais parte.
    3.

    ResponderExcluir
  18. Francisco romario dos anjos n:16 2H tarde11 de agosto de 2010 às 10:02

    1-TAMTO PARA MARX E PARA HEGEL ALIENAÇÃO ESTA LIGADO AO TRABALHO.
    2-PARA MARX É ALGO NEGATIVO AO INVES REALIZAR ESCRAVISA.
    3-É ALIENAÇÃO BASICA E ECONOMICA COM DESEVOLVIMENTO DO TRBALHO.
    4-ERA UM TRABALHO QUE SE REPITIA VARIAS VEZES TODOS OS DIAS.
    5-AGORA O TRABALHO É BEM MELHOR QUE ANTES AGORA TEM INTERVALOS PARA O DESCANÇO

    ResponderExcluir
  19. 1)- Alienação econômica para eles esta ligado em um trabalho.
    * Para Hegel: Em seu pensmento era puro e se tornava um pensamento muito sensível.
    * Para Marx: tinha um sentimento negativo e para hegel era algo muito positivo

    2)- Para Marx se tornava algo negativo que não propocionava algo bom ao homem que ao invés de humanizá-lo ele o desemunizava.

    3)- * Atividade fragmentada é quando os trabalhadores seriam explorados ao extremo que não conhecendo seu produto final. E também é que o homem não reconhece seu trabalho.

    * Produto apropiado é quando pode lucra com o trabalho e o serviço do outro.

    4)- O Dono da fabrica só pensava em dinheiro ele não pensava em seus empregados(trabalhadores). E no filme ele estava quase virando uma maquina humana levando seus movimentos do trabalho para a vida lá fora, para eles tudo aquilo era um trabalho intenso.

    5)- Alienação hoje em dia é uma forma de conceito que criamos,todos nós somos alienados.
    Quem não tem uma mente alienada é deslocada a uma pessoa doente. E hoje em dia o trabalho é bem melhor que tempos atras que não tinha cendicatos dos trabalhadores e nem pensava em se preoculpa com eles com sua saúde e els sótrabalhava e ainda ganhava muitopouco e não tinha direito de seguro-desemprego

    ResponderExcluir
  20. Mickelle Ribeiro 2° ano tarde Jose de Alencar11 de agosto de 2010 às 19:32

    1- Tanto em Marx quanto em Hegel, alienação está ligada ao trabalho. Para Hegel, o trabalho é a essência do homem, quer dizer, é somente por meio de seu trabalho que o homem pode realizar plenamente suas habilidades em produções materiais.Para Marx o trabalho escraviza.

    2-Alienação, para Marx, tem um sentido negativo (em Hegel, é algo positivo) em que o trabalho, ao invés de realizar o homem, o escraviza; ao invés de humanizá-lo, o desumaniza.

    3- A alienação econômica pode ser descrita de duas formas: o trabalho como (a) atividade fragmentada e como (b) produto apropriado por outros.

    4-um filme com Charles Chaplin, que mostra, de forma bem humorada, a vida de um operário sendo controlada pela máquina na linha de montagem de uma fábrica como a teoria de Marx.

    5- No sistema capitalista, é fonte de alienação, e se o capital é, basicamente, propriedade privada.

    ResponderExcluir
  21. Thays Priscila de Araújo Sousa - 3° Ano F - N° 34 - Tarde (J.A14 de agosto de 2010 às 18:29

    1. Tanto em Marx quanto em Hegel, alienação está ligada ao trabalho. Para Hegel, alienação tem um sentido positivo, o trabalho é a essência do homem, é somente por meio dele que o homem pode realizar suas habilidades plenamente. Já para Marx, alienação tem um sentido negativo, quando o trabalho passa a escravizar o homem ao invés de realizá-lo, o homem troca o ser pelo ter.
    2. O trabalho alienado, para Marx é quando o trabalho passa a escravizar o homem ao invés de realizá-lo. O homem começa a pensar no TER e não no SER: ele prioriza seus bens esquecendo seus valores.
    3. A alienação econômica pode ser descrita de duas formas: o trabalho como (a) atividade fragmentada e como (b) produto apropriado por outros.
    4. O vídeo “Tempos Modernos”, mostra como será o trabalho futuramente: o homem irá trabalhar bastante e não terá tempo de fazer outras coisas. Será tudo muito corrido, tudo muito rápido.
    5. Somente com o comunismo as pessoas deixariam de ser alienadas, pois tudo seria de todos e não haveria necessidade de divisão ou expropriação do trabalho alheio.

    ResponderExcluir
  22. Hudson Maia da Silva 3 Ano I Noite (J.A)
    1.Tanto para Marx quanto para Hegel, alienação está ligada ao trabalho.Para Hegel, o trabalho é a essÊncia do homem, quer dizer, é somente por meio de seu trabalho que o homem pode realizar plenamente suas habilidades em produções materiais.Já para Marx alienação tem o sentido negativo, porque o trabalho passou a ser escravo e o homem não se realizava, trocava sempre o sre pelo ter.

    2.Para Marx o trabalho passa a ser alienado quando o homem ao invés de se realiza, se escraviza.Passa a pensa só no ter e não no que ela realmente é.

    3.A alienação ecoomica pode ser descrita de duas formas:o trabalho como (a) atividade fragmentada e como (b)produto apropriado por outros.

    4.Esse vídeo mostra o0 que o texto fala.Que as pessoas só pensavam em possuir sem ligar para o que realmente e sem se preocupar com o que as pessoas estavam sentindo sendo exploradas.Também mostra que as pessoas estavam tão acostumadas com a mesmice que não tinham forças e nem vantagens para sair daquela exploração.

    5.A alienação está relacionada com a sociedade porque as pessoas só pensam em trabalhar, trabalhar e do pouco que ganha, gasta para possir, mais muitas vezes acaba deixando o possuir domina-la e não é feliz.

    16/08/2010

    Hudson Maia da Silva 3 Ano I Noite (J.A)
    1.Tanto para Marx quanto para Hegel, alienação está ligada ao trabalho.Para Hegel, o trabalho é a essÊncia do homem, quer dizer, é somente por meio de seu trabalho que o homem pode realizar plenamente suas habilidades em produções materiais.Já para Marx alienação tem o sentido negativo, porque o trabalho passou a ser escravo e o homem não se realizava, trocava sempre o sre pelo ter.

    2.Para Marx o trabalho passa a ser alienado quando o homem ao invés de se realiza, se escraviza.Passa a pensa só no ter e não no que ela realmente é.

    3.A alienação ecoomica pode ser descrita de duas formas:o trabalho como (a) atividade fragmentada e como (b)produto apropriado por outros.

    4.Esse vídeo mostra o0 que o texto fala.Que as pessoas só pensavam em possuir sem ligar para o que realmente e sem se preocupar com o que as pessoas estavam sentindo sendo exploradas.Também mostra que as pessoas estavam tão acostumadas com a mesmice que não tinham forças e nem vantagens para sair daquela exploração.

    5.A alienação está relacionada com a sociedade porque as pessoas só pensam em trabalhar, trabalhar e do pouco que ganha, gasta para possir, mais muitas vezes acaba deixando o possuir domina-la e não é feliz.

    16/08/2010

    ResponderExcluir
  23. samia da silva n-40 3I noite.

    1- Tanto para hegel quanto para marx alienação esta ligado a trabalho.

    2- Seria quando homem desconhece seu trabalho sendo explorado por seus patrões.

    3-É como atividade fragmentada ,ou seja é como produto apropriado por outros.

    4- Não seria possivel se quer calçarmos um tenis,se não existissem trabalhadores que os produzissem em larga eacala em fabricas,onde cada um é responsavel por uma etapa na produção.

    5- Melhorando bastante na saude e no seguro desemprego.

    ResponderExcluir
  24. Nigleiton Marques da Silva Nº32 3ºI- NOITE



    01- Tanto para Marx e Hergel, o conceito de
    (Alienação) esta ligada ao fato de trabalho repetitivo.
    Ou seja o trabalhandor esta trabalhando sempre em uma atividade monotoma.Em que sua renda e tirada aparti desse processo.

    02-O trabalho (Alienado) nada mais e que aquele trabalh em que o individuo fica so na quela repetição de atividades. Sem qualquer espectativa de um aperfeiçoamento em uma outra area.
    No entato o individuo fica na escravidão e pessimas condições tirando os valores humanos.

    03-E aparti do momento que ose humano, visa em trabalhar para conquistas seus bens visando so nisso e nao e seus valores morais .

    04-Onde cada um e reponsavel por sua produção.

    05-A sociedade de hoje,esta ligada ao mundo consumista
    Onde e visado aquele que tem mais capital o que usa os melhores objetos, que usam melhores roupas e objetos de luxo.
    Desvalorizando o individuo que mesmo tendo honestidade que sendo verdadeiro e integro nao e reconhecimo pela sociedade.Pelos motivos de suas situações financeiras.

    ResponderExcluir
  25. Cristiane Magalhães N°06 3°I-NOITE


    01- Tanto para Marx e Hergel, o conceito de
    (Alienação) esta ligada ao fato de trabalho repetitivo.
    Para Hegel, o trabalho é a essÊncia do homem, quer dizer, é somente por meio de seu trabalho que o homem pode realizar plenamente suas habilidades em produções materiais.

    3.A alienação ecoomica pode ser descrita de duas formas:o trabalho como (a) atividade fragmentada e como (b)produto apropriado por outros.

    2-Alienação, para Marx, tem um sentido negativo (em Hegel, é algo positivo) em que o trabalho, ao invés de realizar o homem, o escraviza; ao invés de humanizá-lo, o desumaniza.

    ResponderExcluir
  26. Eugênio Holanda de Araujo N°08 3°I NOITE

    1- tanto para marx e hegel o conceito alienação se resume em tabalho .
    2.o trabalho alienado para Marx desumaniza o homem ,e que o homem ao invés de medir sua vida pelo que é medi pelo que tem...
    3- trabalho como (a) atividade fragmentada e como (b) produto apropriado por outros.

    ResponderExcluir
  27. Maria Jose de Oliveira18 de agosto de 2010 às 16:18

    Entendi que,tanto para Marx e Hegel a alienação está ligada ao trabalho.Para Hegel, o trabalho é a essência do homen mas quando o pensamento puro se torna pensamento sensível, visando uma realização material na forma de trabalho,nos alienamos, isto é,nos separamos da essência pura e abrimos caminho para uma separação entre ideal e real.Para Marx,tem um sentido negativo ( em Hegel,é algo positivo )em que o trabalho, ao invés de realizar o homen , o escravisa: ao invés de humanizar-lo,desumaniza. O homen troca o verbo SER por TER;Sua vida passa a medir-se pelo que ele possui,e não pelo que ele é. Maria Jose de Oliveira 3 I noite.
    <

    ResponderExcluir
  28. Tamara Martins-Tarde 2H 1-para Hegel o homem so eseria realizado se ele trabalhase para ele essa era fonte para o homem mostra suas habilidades etc,para Karl MAx o trabalho era um tipo de escravidão pois o homem era so reconhecido pelo que tinha e não pelo que era. 2-para karl max alienaçao e uma forma de escravizar o homem e nao de realiza-lo
    3-pode ser duas formas o trabalho como a atividade fragmentada e como produto apropriado por outros.
    5-é hoje isso acontece bastantes muitas pesoas trabalham bastante para ter mais consumir mais ter o melhor e outras exploram seus trabalhadores sempre querendo lucrar em cima deles sem se importar com eles.o importante hioje em dia é ter mais.

    ResponderExcluir
  29. 1° Para hegel e marx,tinha o mesmo conceito quanto a alienação,só algo que diferenciava os dois,hegel achava que alienação vinha por meio do trabalho e que isso lhe proporcionava um mei conhecimentvasto e sua sobrevivêcia.marx já achava que a alienação vinha por meio de os trabalho ser muito puxado,trabalho demais e lucro pouco só quem lucrava eram os chefes.

    2ºÉ algo ruim que não proporcina algo de interessante ao homem e sim,algo que lhe faria mal.

    3º Pode ser descrita de duas formas o trabalho como:
    (a) atividade fragmentada e como
    (b) produto apropriado por outros.

    4° O meio de como as pessoas são alienadas pelo trabalho e esforço repetitivo em seu serviço , faz com que elas se tornem alienadas,tornam-se preguisosas.

    5° A alienação traz as pessoas principalmente que é empresário no ramo da economia porque as pessoas vão em busca de empregos ,e quando não acham o que querem ,vão para indústrias,empresas grandes onde seus esforços são cobados em dobros por seus patrões e issos faz com eles venha sofrer um processo de alienação causado as consequências do mesmo.

    Aluno:Jonatan Lincoln
    Serié:2 ano 'H' tarde sala 09
    Número:21
    Colegio:E.E.F.M. José de Alencar

    ResponderExcluir
  30. João Paulo Loiola nº16 3º F Tarde20 de agosto de 2010 às 21:38

    1- tanto para marx e hegel o conceito alienação se resume em tabalho .
    2- tem um sentido negativo positivo em que o trabalho ao inves de realizar o homem , o escravisa e o desumanza .
    3- o trabalho como atividade fragmentada e como produto apropriado por outros .
    4-o dono da fabrica so pensa em dinheiro e não em seus trabalhadores .
    5- acho que hoje o trabalho é bem melhor do que o de antigamente porque antes não tinha tipo cindicato nem se preocupavam com os trabalhadores não tinha preocupação com saude ou seguro desemprego e etc...

    ResponderExcluir
  31. Andréia Pereira Nº 05. 3º Ano I J.A. Noite24 de agosto de 2010 às 18:03

    1.Para Marx tem um sentido negativo (em Hegel, é algo positivo.
    2.É que ao invés de realizar o homem, o escraviza, ao invés de humanizá-lo, o desumaniza.
    3.Pode ser descrita de duas formas, o trabalho como (a) atividade fragmentada e como (b) produto apropriado por outros.
    4.Eu pude ver que o video e o conceito de ALIENAÇÃO tem muito a ver sobre o trabalho escravo, a sociedade e o capitalismo.
    5.É muito parecida pois nós trabalhamos para os donos de fábricas, banqueiros,fazendo com que trabalhemos para sobrevir.E se quizermos crescer teremos que suar muito para chegar à um objetivo.

    ResponderExcluir
  32. 1-ALIENAÇÃO PARA ELES ESTA LIGADA EM TRABALHO,HEGEL:QUANDO O PENSAMENTO PURO SE TORNA O PENSAMENTO SENSÍVEL,VISANDO UMA REALIZAÇÃO MATERIAL EM FORMA DE TRABALHO,NOS ALIENAMOS. MARX:ALEINAÇÃO PARA MARX TE UM SENTIDO NEGATIVO,EM HEGEL , E ALGO POSITIVO.
    2-O TRABALHO , O INVÉS DE REALIZAR O HOMEM, O ESCRAVIZA;AO INVÉS DE HUMANIZÁ-LO O DESUMANIZA.
    3- trabalho como (a) atividade fragmentada e como (b) produto apropriado por outros.
    4-para mim, acaba se tornando quase como uma escravidão,porqe ele acaba sendo manipulado por aquilo,para mim, tambem depende do estado em que o homem, longe de tornar-se "livre", cada vez mais se aprisionaria.
    5-Essa divisão do trabalho foi fundamental para a organização da sociedade capitalista. Não seria possível sequer vestirmos tênis se não existissem trabalhadores que os produzissem em larga escala em fábricas, onde cada um é responsável por uma etapa na produção.a exploração tem a ver com tudo isso , qe esta ocorrendo.

    BRUNO ARAUJO DA SILVA 2H TARDE
    Nª:04

    ResponderExcluir
  33. Estou passando a 4° questão que esqueci.

    Maria Nélida Alves Leite N° 28, 3° ano J. A Noite disse...

    4. A alienação no trabalho é gerado na sociedade devido as mercadorias do qual são feitas pelos trabalhadores explorados, pois o lucro pra empresa é alto, enquanto o salário para com os funcionários, são investimentos que não lhe dão melhores condições de vida, pois quanto maior forem as produções das mercadorias, mais a empresa tem a ganhar.

    ResponderExcluir
  34. claudio henrique 3ºJ nº144 de setembro de 2010 às 18:47

    1.Tanto para Marx quanto para Hegel, alienação está ligada ao trabalho.Para Hegel, o trabalho é a essÊncia do homem, quer dizer, é somente por meio de seu trabalho que o homem pode realizar plenamente suas habilidades em produções materiais.Já para Marx alienação tem o sentido negativo, porque o trabalho passou a ser escravo e o homem não se realizava, trocava sempre o sre pelo ter.
    2.Para Marx o trabalho passa a ser alienado quando o homem ao invés de se realiza, se escraviza.Passa a pensa só no ter e não no que ela realmente é.
    3- A alienação econômica pode ser descrita de duas formas: o trabalho como (a) atividade fragmentada e como (b) produto apropriado por outros.

    4- Não seria possivel se quer calçarmos um tenis,se não existissem trabalhadores que os produzissem em larga eacala em fabricas,onde cada um é responsavel por uma etapa na produção.
    5-Essa divisão do trabalho foi fundamental para a organização da sociedade capitalista. Não seria possível sequer vestirmos tênis se não existissem trabalhadores que os produzissem em larga escala em fábricas, onde cada um é responsável por uma etapa na produção.a exploração tem a ver com tudo isso , qe esta ocorrendo.

    ResponderExcluir
  35. Luciene Menezes 3º Ano I Noite J.A.13 de setembro de 2010 às 17:06

    1-Para Hegel se torna um conceito de fazer as coisas mais faceis e positivas.
    2-Já o trabalho alienado para Marx transforma o homem no que ele vive para viver mas para trabalhar.
    3-Na alienação economica modifica no paìs.
    4-Pelo que foi visto no video e no contexto o homem só trabalha e é escravisado.
    5- Na sociedade e alienação temos a forma de trabalho e o consumo.

    ResponderExcluir