terça-feira, 27 de julho de 2010

Perfil dos candidatos que concorrem à presidência







 Dilma Rousseff »
Filha de um búlgaro, Pétar Russév, e de uma mineira, de quem herdou o nome, Dilma viu-se ligada à política desde muito cedo, mesmo não sabendo disso. Seu pai, que se naturalizou brasileiro com o nome Pedro Rousseff, foi ligado aos movimentos de transformações na Europa e deixou à filha o espírito libertário, além do gosto pela leitura. Conhecida como "a mãe do PAC (Pacote de Aceleração do Crescimento)", a ex-ministra foi a escolhida de Lula para a disputa da eleição. Filiada ao PT. Candidatoavice:MichelTemer.  http://www.dilma13.com.br/conteudo/main/


Ivan Pinheiro »
Atual secretário geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Ivan Martins Pinheiro já foi candidato ao cargo de vereador pelo Rio de Janeiro em 2000 e a deputado federal em 2006. Pai de cinco filhas, o advogado formado pela UERJ disputa a presidência da República pelo PCB. Seu primeiro contato com a política aconteceu na adolescência, quando exerceu o cargo de diretor do Grêmio Estudantil do Colégio Pedro II e participou ativamente do movimento secundarista, entre 1957 e 1963. Candidato a vice: Edmilson Silva Costa.

José Maria Eymael »
Filho do servidor público João Eymael e da professora Lígia Porto Eymael, José Maria Eymael é o mais velho de sete filhos. Começou a trabalhar ainda criança, em Porto Alegre, como auxiliar de tipografia. Com uma bolsa de estudo, entrou no Colégio Rosário, tradicional escola do Rio Grande do Sul, onde cursou até o colegial. Foi também na capital gaúcha que o candidato à presidência pelo PSDC iniciou-se na política, como um dos líderes da Juventude Operária Católica (JOC). Candidato a vice: José Paulo da Silva Neto.
http://eymael27.com.br/




  O candidato tucano à presidência da República nasceu em uma quinta-feira, 19 de março de   1942, na casa da avó, na Mooca, zona leste paulistana. Filho único de Francisco Serra e Serafina Chirico, Serra foi ministro do Planejamento (1995-1996) e ministro da Saúde (1998-2002) do governo Fernando Henrique Cardoso. Deixou a pasta no início de 2002 para se candidatar ao Planalto pela primeira vez. Chegou ao segundo turno, mas foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).Filiado ao PSDB. Candidato a vice: Índio da Costa.
                                                     http://joseserra.psdb.org.br/


Levy Fidelix »
Fã declarado de Barack Obama, Levy fundou, em 1986, o Partido Liberal (PL) e disputou a carreira de deputado federal em São Paulo. Três anos depois, migrou para o Partido Trabalhista Renovador (PTR) para se eleger ao mesmo cargo. Entre 1992 e 1994, criou o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e candidatou-se, pela primeira vez, à presidência. Na atual candidatura, propõe serviço odontológico obrigatório e poupança universal contra a pobreza. Candidato a vice: Luiz Eduardo Ayres Duarte.
http://www.levyfidelix.com.br/


Marina Silva »
Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima, candidata do PV, teve uma infância difícil ao lado de seus dez irmãos, dos quais três morreram ainda bebês. Para ajudar a família, trabalhava com o pai na extração de látex. Ao lado do líder seringueiro Chico Mendes, Marina ingressou no Partido Revolucionário Comunista (PRC). Em 1984, fundou com Chico a Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Acre e, em 1985, filiou-se ao PT. No governo Lula foi ministra do Meio Ambiente. Filiada ao PV. Candidato a vice: Guilherme Leal.  http://www.minhamarina.org.br/home/home.php


Plínio de Arruda Sampaio »
Seu nome foi ventilado como possível candidato à presidência pela primeira vez durante o II Congresso do Psol, em 2009, como parte da construção de um programa que o partido espera que enfrente os efeitos da crise econômica, buscando a unidade da esquerda. É a segunda eleição que Plínio disputa pelo Psol, partido no qual ingressou em 2005. Atualmente candidato à sucessão de Lula, ele tentou, sem sucesso, se eleger governador de São Paulo no pleito de 2006.Vice: Hamilton Assis.
http://www.plinio50.com.br/


Rui Pimenta »
Nascido na capital paulista em 25 de junho de 1957, Pimenta se formou em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e participou do movimento estudantil no fim da década de 70, durante o regime militar. Em 1980, ingressou no curso de letras e foi diretor do Centro Acadêmico de Estudos Literários e Linguísticos (CAELL) da Faculdade de Letras da USP, mas não concluiu a graduação para se dedicar à política.    Filiado ao PCO. Vice: Edson Dorta Silva.
http://www.pco.org.br/ruicostapimenta/


Zé Maria »
O candidato do PSTU tinha 20 anos quando iniciou o curso de matemática na Fundação Santo André, enquanto trabalhava durante o dia como metalúrgico. Em sua dupla jornada, conheceu ativistas sindicalistas e militantes da Liga Operária (LO), organização trotskista que participou dos movimentos estudantis e trabalhistas do final da década de 70. Começava ali a dedicação pela militância sindical e política, que se tornou marca na vida de Zé Maria. Vice: Cláudia Durans.
http://www.zemariapresidente.org.br/




COMO FUNCIONA O SISTEMA POLITICO - CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário