quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CONCEITO DE INDIVIDUALISMO E LIBERALISMO


Individualismo e Liberalismo: Valores Fundadores Da Sociedade Moderna
O individualismo é conceito que exprime a afirmação do indivíduo diante a sociedade e o Estado. Liberdade, propriedade privada e limitação do poder do Estado - eis a tônica do Individualismo. Há tendência em se vincular ou relacionar capitalismo e individualismo bem como socialismo e coletivismo. Mas aqui falarei do conceito expresso por Louis Dumont em, O individualismo: uma perspectiva antropológica da ideologia moderna, onde ao lado do conceito de um indivíduo que constitui o valor supremo - caracterizando o individualismo - teremos o indivíduo que se encontra na sociedade como um todo, caracterizando o holismo(estudo que busca o entendimento integral dos fenômenos). É do indivíduo que não pode ser submetido a ninguém, sendo as suas regras pessoais que movem a sua existência que tratarei.
O individualismo é o mais ocidental dos valores. Esta primazia do indivíduo constitui o cerne da herança judaico-cristã. Louis Dumont acentuou como o individualismo se tornou o valor fundador das sociedades modernas. Quando o indivíduo se encontra na sociedade como um todo, trata-se de holismo e não individualismo. Neste sentido, os dois conceitos se opõem. E, em sua obra Louis Dumont apresenta um estudo sobre o desenvolvimento do conceito moderno de indivíduo e conclui: "se o individualismo deve aparecer numa sociedade do tipo tradicional, holista, será em oposição à sociedade e como uma espécie de suplemento em relação a ela, ou seja, sob a forma de indivíduo-fora-do-mundo. Será possível pensar que o individualismo começou desse modo no ocidente? É precisamente isso o que vou tentar mostrar; quaisquer que sejam as diferenças no conteúdo das representações, o mesmo tipo sociológico que encontramos na Índia - o indívíduo-fora-do-mundo - está inegavelmente presente no cristianismo e em torno dele no começo da nossa era."
Da compreensão que exprime a afirmação do indivíduo ante a sociedade e o Estado temos que o individualismo se opõe ao nacionalismo. Louis Dumont nos diz o seguinte:
"Alguém opõe ao individualismo o nacionalismo, sem explicação. Sem dúvida, é preciso entender que o nacionalismo corresponde a um sentimento de grupo que se opõe ao sentimento "individualista". Na realidade, nação, no sentido preciso e moderno do termo, e o nacionalismo - distinto do simples patriotismo - estão historicamente vinculados ao individualismo como valor. A nação é precisamente o tipo de sociedade global correspondente ao reino do individualismo como valor. Não só ela o acompanha historicamente, mas a interdependência entre ambos impõe-se, de sorte que se pode dizer que a nação é a sociedade global composta de pessoas que se consideram como indivíduos."

LIBERALISMO
O Liberalismo é conceito que se caracteriza por alguns princípios, dentre os quais o individualismo e o igualitarismo. Segundo Dumont, "os princípios fundamentais da constituição do Estado (e da sociedade) devem ser extraídos, ou deduzidos, das propriedades e qualidades inerentes no homem, considerado como um ser autônomo, independentemente de todo e qualquer vínculo social ou político."
Assim, o liberalismo é individualista, defendendo a afirmação do indivíduo ante a sociedade e o Estado; é igualitário, admitindo e garantindo a igualdade do homem enquanto pessoa; é universalista, defendendo a homogeneidade moral da espécie humana; é otimista, admitindo o aperfeiçoamento das instituições sociais de cada sociedade. "O valor infinito do indivíduo é, ao mesmo tempo, o aviltamento, a desvalorização do mundo tal como existe...". Assim, o liberalismo defende a liberdade como direito intrínseco de todo indivíduo e toda autoridade é limitada por esse direito.
O liberalismo é uma teoria ou doutrina de liberdade política e de liberdade econômica. De conformidade com os quesitos anteriores, orienta a ação do Estado e de qualquer autoridade, visando ao bem comum, sem ferir os direitos individuais.
Não se pode falar em liberalismo sem partir das grandes transformações que propiciaram o surgimento do mundo moderno que, no individualismo, encontrou seu fundamento. A valorização do homem – promovida pelo humanismo – aliada aos princípios da propiciados pelas mudanças nas concepções religiosas, faz surgir o liberalismo que, por sua vez, prepara o campo fértil para o surgimento da democracia e também para o desenvolvimento do capitalismo. Antes quase não se valorizava o "indivíduo" pois, na Idade Média, a cultura era impessoal, segundo Dumont, do tipo holista.
Dentro desse tema, muitos são os aspectos que poderiam sem abordados, partindo-se desse momento da valorização do homem. Pode-se, portanto, partir da contribuição daqueles que desencadearam esse processo, dando-lhe impulso e consistência, até chegar ao ponto de ser ( o liberalismo ), em certo momento, confundido com o modelo da própria civilização ocidental. O pensamento de Santo Agostinho é central para este problema e seu gênio pressentiu o desenvolvimento vindouro.
Quanto à democracia, abandonada e quase esquecida depois da Grécia Clássica, é do liberalismo que ela evolui na Idade Moderna. Seu aparecimento se dá entre os puritanos ingleses, devido a necessidade de assegurar a legitimidade de seus representantes e da organização das suas comunidades.
Esta nova maneira de gerenciar os assuntos internos das seitas e igreja é estendida para a esfera política e aos interesses econômicos, firmando cada vez mais essa nova doutrina que, a partir daí, muito mais que uma filosofia, passa a assumir o caráter de uma ideologia. Assim, ao mesmo tempo em que se levantam as questões sobre os direitos e garantias do cidadão, impõe-se a necessidade de discutir e justificar o direito da propriedade. Direito, igualdade e garantias são elementos de fundamental importância para a afirmação da propriedade. Seus detentores buscam e passam a influir na administração e nos assuntos do Estado. Em oposição ao princípio do Direito Divino, o Governo passa a ser encarado sob novo ângulo, até chegar ao ponto de ser considerado como representante dos eleitores. Esses eleitores (inicialmente apenas os proprietários) têm interesse em influir no Governo pois, afinal de contas, são eles que têm algo a perder. E é a partir daí que se compreende porque a legislação eleitoral se preocupa, no início, com a representação baseada nas posses.
As grandes transformações empreendidas ao final da Idade Média têm como ponto de fundamental importância, como já foi dito, a valorização do homem. Humanismo e Reforma, principalmente, trazem à luz a pessoa humana, que passa a ser o centro do Universo, em que busca conhecer esses valores, e onde alcança posição de destaque a discussão do tema da liberdade.

QUESTÕES :
1- Conceitue INDIVIDUALISMO e LIBERALISMO.
2- Relacione Individualismo e Liberalismo.
3- Qual a relação entre Liberalismo e Democracia?

25 comentários:

  1. Carlos Henrique Carvalho Nº 44 3ª I24 de agosto de 2010 às 20:42

    1:Individualismo: e o conceito que exprime o individuo diante da sociedade, e o individuo que toma suas proprias atitudes, que nao convive com a sociedade em geral, que tem suas proprias regras.
    Leberalismo: e o individuo que pensa coletivamente, que toma todas suas decisoes visando a sociedade.

    2:Individualismo toma decisoes para si proprio e Leberalismo toma suas decisoes para a sociedade.

    3:para existe democracia e necessario a existencia de leberalismo, por que precisamos toma decisoes para a sociedade em geral.

    ResponderExcluir
  2. 1°-O Liberalismo é uma doutrina baseada na defesa da liberdade individual, nos campos econômico, político, religioso e intelectual, contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal. Apesar de diversas culturas e épocas apresentarem indícios das ideias liberais -individualismo"O Homem do renascimento passou a apoiar a competição e a denselvolver uma crença baseada em que o homem tudo poderia,desde que tivesse vontade,talento e capacidade de ação individual."

    2°-O individualismo é conceito que exprime a afirmação do indivíduo ante a sociedade e o Estado. Liberdade, propriedade privada e limitação do poder do Estado - eis a tônica do Individualismo. Há tendência em se vincular ou relacionar capitalismo e individualismo bem como socialismo e coletivismo

    3°-Tem-se geralmente como um dado adquirido que o liberalismo, num sentido lato, é a ideologia que subjaz às democracias representativas de sufrágio universal. A própria expressão «democracia liberal», aplicada correntemente aos regimes parlamentares, acabou por cristalizar essa associação entre o pensamento liberal e as formas democráticas de governo.

    ResponderExcluir
  3. maria jose de oliveira 3I noite24 de agosto de 2010 às 20:49

    O liberalismo é conceito que se caracteriza por alguns princípios,dentre os quais o individualismo e o igualitarismo, Ex. os mesmo direitos na sociedade.

    ResponderExcluir
  4. Samia da Silva 3-I n-40 Noite.
    1-Individualismo-exprime a afirmação do individuo diante a sociedade e o Estado.
    Liberalismo-propriedade privada e limitação do poder do Estado.
    2-O Individualismo é Liberalismo, defendendo a afirmação do Individuo ate a sociededa e o Estado.
    3-O Liberalismo é uma teoria ou Doutrina de liberdade politica e de liberdade economica.A Democracia é quase esquecida depois da Grecia Clássica,é do liberalismo que ela evolui na Idade Moderna.

    ResponderExcluir
  5. Ricardo da Silva n°37 3°I noite24 de agosto de 2010 às 20:52

    1. O INDIVIDUALISMO; è o q indica a afirmaçao da pessoa diante a sociedade e o estado, liberdade privacidade.

    LIBERALISMO;è quando o individuo toma decisoes propias p/ a sociedade.

    2.INDIVIDUALUISMO; toma as suas decisoes individuiais.
    LIBERALISMO;toma suas propias decisoes p/ a sociedade.

    3. Para a democracia o liberalismo tem q existir pois precisamos tomar varias decisoes junto com a sociedade.

    ResponderExcluir
  6. as respostas acima são minhas
    thiago barros da silva n°41 3i noite

    ResponderExcluir
  7. Leandro Silva dos Santos.3ºAno I Noite Nº4524 de agosto de 2010 às 20:52

    1.O seu conceito que se caracteriza por alguns principios,dentre as quais o individualismo .
    O individualismo é que exprime a firmação do individuo diante a sociedade do estado.
    2.Por quer o direito entre o seres humanos são iguais mais na pratica ira prevaleser o dinheiro.
    3.por que ambos teram igualdade e direitos iguais.

    ResponderExcluir
  8. 1) Individualismo é quando um indivídio não se submete a ninguem, ele é quem faz suas próprias regras, sendo que são elas que movem a sua existência na sociedade.
    Liberalismo é uma teoria de liberdade política e de liberdade econômica. Como indivíduos,temos a liberdade como direito e toda autoridade é limitada por este direito.

    2) Individualismo e Liberalismo se relacionam pelo fato de ambos defenderem a afirmação do indivíduo ante a sociedade e o Estado.

    3) A democracia tinha sido meio que "esquecida" na Grécia Clássica. Foi então a partir do LIBERALISMO que ela começa a evoluir na IDADE MÉDIA.

    ResponderExcluir
  9. francisco fabio da silva 3I noite24 de agosto de 2010 às 20:53

    01. O individualismo é conceito que exprime a afirmação do indivíduo diante a sociedade e o Estado. Liberdade, propriedade privada e limitação do poder do Estado - eis a tônica do Individualismo
    O Liberalismo é conceito que se caracteriza por alguns princípios, dentre os quais o individualismo e o igualitarismo. Segundo Dumont, "os princípios fundamentais da constituição do Estado (e da sociedade) devem ser extraídos, ou deduzidos, das propriedades e qualidades inerentes no homem, considerado como um ser autônomo, independentemente de todo e qualquer vínculo social ou político."
    02. O liberalismo é uma teoria ou doutrina de liberdade política e de liberdade econômica. De conformidade com os quesitos anteriores, orienta a açã o do Estado e de qualquer autoridade, visando ao bem comum, sem ferir os direitos individuais
    individualismo deve aparecer numa sociedade do tipo tradicional, holista, será em oposição à sociedade e como uma espécie de suplemento em relação a ela, ou seja, sob a forma de indivíduo-fora-do-mundo.

    03A valorização do homem – promovida pelo humanismo – aliada aos princípios da propiciados pelas mudanças nas concepções religiosas, faz surgir o liberalismo que, por sua vez, prepara o campo fértil para o surgimento da democracia e também para o desenvolvimento do capitalismo

    ResponderExcluir
  10. josivania Barros n 17 3I24 de agosto de 2010 às 20:56

    Individualismo e quando o individo pensa em si mesmo e não sa sociedade com tudo,liberdade popriedade privada e limentaçoes do pode do estado,Leberalismo e uma ou doutrina de liberdade política e de liberdade econômica. De conformidade com os quesitos anteriores, orienta a ação do Estado e de qualquer autoridade, visando ao bem comum, sem ferir os direitos individuais.2

    ResponderExcluir
  11. 1- O individualismo conceitui que o individuo tem direito a sua propriedade privada e do Estado, com direitos deveres iguais a todos.Já o liberalismo é o conceito que se caracteriza por alguns princípios, dentre os quais individualidade e igualdade entre todos sem restrição.
    2-A relação entre individualismo e liberalismo é que, o individualismo defende os direitos individuais de cada um.Já o liberalismo defende a liberdade e a igualdade de cada um, sem qualquer tipo de restrição.
    3-A relação entre liberdade e democracia é que, a liberdade luta pelos direitos de todos como um todo,mas tem que estar em contato com a democracia porque, a democracia luta pelos ideais de todos seja, liberdade,igualdade,etc.Ou seja,lutam em favor da sociedade.

    ResponderExcluir
  12. Milton Carlos 3 Ano I n: 3124 de agosto de 2010 às 21:03

    1) O Individualismo é quando um indivídio não se submete a ninguem, ele é quem faz suas próprias regras, sendo que são elas que movem a sua existência na sociedade.Liberalismo é uma teoria de liberdade política e de liberdade econômica. Como indivíduos,temos a liberdade como direito e toda autoridade é limitada por este direito.


    2) O Individualismo e Liberalismo se relacionam pelo fato de ambos defenderem a afirmação do indivíduo ante a sociedade e o Estado.


    3) A democracia tinha sido meio que "esquecida" na Grécia Clássica. Foi então a partir do liberalismo que ela começa a evoluir na idade média.

    ResponderExcluir
  13. Maria Consuelo Duarte. 3 ano I - Noite. 2324 de agosto de 2010 às 21:07

    1-Liberalismo: É um conceito que caracteriza os principios fundamentais do estado, e poder viver com regras e com limites.
    2-Individualismo: Defende a afirmação do individuo antes da liberdade.
    3-Qual a relação entre liberalismo e Individualismo:
    Para a democracia o liberalismo tem que existir pois precisamos tomar varias decisões junto com a sociedade.

    ResponderExcluir
  14. MAYARA BORGES LEÃO MACIEL RODRIGUES (2ANO-H)27 de agosto de 2010 às 15:29

    1-O individualismo é conceito que exprime a afirmação do indivíduo diante a sociedade e o Estado. Liberdade, propriedade privada e limitação do poder do Estado - eis a tônica do Individualismo.
    O individualismo é o mais ocidental dos valores. Esta primazia do indivíduo constitui o cerne da herança judaico-cristã. O Liberalismo é conceito que se caracteriza por alguns princípios, dentre os quais o individualismo e o igualitarismo
    2-O individualismo: uma perspectiva antropológica da ideologia moderna, onde ao lado do conceito de um indivíduo que constitui o valor supremo - caracterizando o individualismo - teremos o indivíduo que se encontra na sociedade como um todo, caracterizando o holismo(estudo que busca o entendimento integral dos fenômenos).o liberalismo é individualista, defendendo a afirmação do indivíduo ante a sociedade e o Estado; é igualitário,
    admitindo e garantindo a igualdade do homem enquanto pessoa; é universalista, defendendo a homogeneidade moral da espécie humana; é otimista, admitindo o aperfeiçoamento das instituições sociais de cada sociedade.
    3-o liberalismo defende a liberdade como direito intrínseco de todo indivíduo e toda autoridade é limitada por esse direito.
    O liberalismo é uma teoria ou doutrina de liberdade política e de liberdade econômica. De conformidade com os quesitos anteriores, orienta a ação do Estado e de qualquer autoridade, visando ao bem comum, sem ferir os direitos individuais.

    ResponderExcluir
  15. jéssica nº20 e Denise nº10/ 2 ano h27 de agosto de 2010 às 15:29

    1-Individualismo: e o conceito que exprime o individuo diante da sociedade, e o individuo que toma suas proprias atitudes, que nao convive com a sociedade em geral, que tem suas proprias regras.
    Leberalismo: e o individuo que pensa coletivamente, que toma todas suas decisoes visando a sociedade.

    2-O individualismo: uma perspectiva antropológica da ideologia moderna, onde ao lado do conceito de um indivíduo que constitui o valor supremo - caracterizando o individualismo - teremos o indivíduo que se encontra na sociedade como um todo, caracterizando o holismo(estudo que busca o entendimento integral dos fenômenos).
    O Liberalismo é conceito que se caracteriza por alguns princípios, dentre os quais o individualismo e o igualitarismo.

    3-Quanto à democracia, abandonada e quase esquecida depois da Grécia Clássica, é do liberalismo que ela evolui na Idade Moderna.

    ResponderExcluir
  16. Anderson França Nº 02 2ºH27 de agosto de 2010 às 15:30

    01. O individualismo é conceito que exprime a afirmação do indivíduo diante a sociedade e o Estado. Liberdade, propriedade privada e limitação do poder do Estado - eis a tônica do Individualismo
    O Liberalismo é conceito que se caracteriza por alguns princípios, dentre os quais o individualismo e o igualitarismo. Segundo Dumont, "os princípios fundamentais da constituição do Estado (e da sociedade) devem ser extraídos, ou deduzidos, das propriedades e qualidades inerentes no homem, considerado como um ser autônomo, independentemente de todo e qualquer vínculo social ou político."
    02. O liberalismo é uma teoria ou doutrina de liberdade política e de liberdade econômica. De conformidade com os quesitos anteriores, orienta a açã o do Estado e de qualquer autoridade, visando ao bem comum, sem ferir os direitos individuais
    individualismo deve aparecer numa sociedade do tipo tradicional, holista, será em oposição à sociedade e como uma espécie de suplemento em relação a ela, ou seja, sob a forma de indivíduo-fora-do-mundo.

    03A valorização do homem – promovida pelo humanismo – aliada aos princípios da propiciados pelas mudanças nas concepções religiosas, faz surgir o liberalismo que, por sua vez, prepara o campo fértil para o surgimento da democracia e também para o desenvolvimento do capitalismo

    ResponderExcluir
  17. karla fabiana n*25/ Ronaldy Amaral n*36/2*h sala -927 de agosto de 2010 às 15:31

    1*O individualismo é conceito que exprime a afirmação do indivíduo diante a sociedade e o Estado. Liberdade, propriedade privada e limitação do poder do Estado - eis a tônica do Individualismo.O liberalismo é uma teoria ou doutrina de liberdade política e de liberdade econômica. 2*A relação entre individualismo e liberalismo é que, o individualismo defende os direitos individuais de cada um.Já o liberalismo defende a liberdade e a igualdade de cada um, sem qualquer tipo de restrição.
    3-A relação entre liberdade e democracia é que, a liberdade luta pelos direitos de todos como um todo,mas tem que estar em contato com a democracia porque, a democracia luta pelos ideais de todos seja, liberdade,igualdade,etc.Ou seja,lutam em favor da sociedade.

    ResponderExcluir
  18. MayanaN°40 Jamilli N°19 (2°H)27 de agosto de 2010 às 15:32

    1-O individualismo é conceito que exprime a afirmação do indivíduo diante a sociedade e o Estado. Liberdade, propriedade privada e limitação do poder do Estado - eis a tônica do Individualismo.
    O Liberalismo é conceito que se caracteriza por alguns princípios, dentre os quais o individualismo e o igualitarismo. Segundo Dumont, "os princípios fundamentais da constituição do Estado (e da sociedade) devem ser extraídos, ou deduzidos, das propriedades e qualidades inerentes no homem, considerado como um ser autônomo, independentemente de todo e qualquer vínculo social ou político."

    2-Individualismo toma decisoes para si proprio e Leberalismo toma suas decisoes para a sociedade.

    3--Tem-se geralmente como um dado adquirido que o liberalismo, num sentido lato, é a ideologia que subjaz às democracias representativas de sufrágio universal. A própria expressão «democracia liberal», aplicada correntemente aos regimes parlamentares, acabou por cristalizar essa associação entre o pensamento liberal e as formas democráticas de governo.

    ResponderExcluir
  19. 1) Individualismo é quando um indivídio não se submete a ninguem, ele é quem faz suas próprias regras, sendo que são elas que movem a sua existência na sociedade.
    Liberalismo é uma teoria de liberdade política e de liberdade econômica. Como indivíduos,temos a liberdade como direito e toda autoridade é limitada por este direito.

    2) Individualismo e Liberalismo se relacionam pelo fato de ambos defenderem a afirmação do indivíduo ante a sociedade e o Estado.

    3) A democracia tinha sido meio que "esquecida" na Grécia Clássica. Foi então a partir do LIBERALISMO que ela começa a evoluir na IDADE MÉDIA.

    ResponderExcluir
  20. aline sales de freitas n;1 2HTARDE27 de agosto de 2010 às 15:37

    1)o liberalismo é o conseito individualismo e igualdade entre todos sem restriçã
    2)O Individualismo e Liberalismo se relacionam pelo fato de ambos defenderem a afirmação do indivíduo ante a sociedade e o Estado.
    3)A democracia tinha sido meio que "esquecida" na Grécia Clássica. Foi então a partir do liberalismo que ela começa a evoluir na idade média.

    ResponderExcluir
  21. Andréia Pereira Costa 3º Ano I Noite J.A.3 de setembro de 2010 às 17:11

    1-Individualismo:defende os direitos do individo diante a sociedade.
    Liberaslismo:se caracteriza dentre os quais prioriza um como todo, dando livre arbitrio de se relacionar.
    2-Eles têm em comum que o individuo se relacione sendo da forma ou opicional.
    3-O LIBERALISMO provocou a curiosidade de se libertar e ter novos conceitos na sociedade.Já a DEMOCRÀCIA veio a partir daí dando novos rumos ao desenvolvimento do capitalismo.

    ResponderExcluir
  22. Luciene Menezes 3° Ano I Noite J,A.3 de setembro de 2010 às 17:31

    1.iNDIVIDUALISMO-procura defender as questões do individuo perante à sociedade.LIBERALISMO-prioriza a liberdade, e igualdade entre todos.
    2.Os dois visão a sociedade e o Estado de forma que um visa a liberdade e o outro se limita.
    3.Liberalismo deu muitos conceitos no que sepodedizer de sociedade.Já na democrácia se pronúnciou atraves de questionametos e assim desenvolvendo o capitalismo.

    ResponderExcluir
  23. RESPOSTAS
    antonia otacina soares do nascimento n-07 noite 3 ano j
    1-limitação do poder do Estado - eis a tônica do Individualismo. Há tendência em se vincular ou relacionar capitalismo e individualismo bem como socialismo e coletivismo. Mas aqui falarei do conceito expresso por Louis Dumont em, O individualismo: uma perspectiva antropológica da ideologia moderna, onde ao lado do conceito de um indivíduo que constitui o valor supremo - caracterizando o individualismo

    2-O individualismo é o mais ocidental dos valores. Esta primazia do indivíduo constitui o cerne da herança judaico-cristã. Louis Dumont acentuou como o individualismo se tornou o valor fundador das sociedades modernas. Quando o indivíduo se encontra na sociedade como um todo, trata-se de holismo e não individualismo.

    3-por que ambos teram igualdade e direitos iguais.

    ResponderExcluir
  24. romario da silva gomes3ºanoj
    1 Individualismo é quando um indivídio não se submete a ninguem, ele é quem faz suas próprias regras, sendo que são elas que movem a sua existência na sociedade.
    Liberalismo é uma teoria de liberdade política e de liberdade econômica. Como indivíduos,temos a liberdade como direito e toda autoridade é limitada por este direito.

    2) Individualismo e Liberalismo se relacionam pelo fato de ambos defenderem a afirmação do indivíduo ante a sociedade e o Estado.

    3) A democracia tinha sido meio que "esquecida" na Grécia Clássica. Foi então a partir do LIBERALISMO que ela começa a evoluir na IDADE MÉDIA

    ResponderExcluir
  25. Tamarah Matins 2h Tarde
    1-O individualismo é conceito que exprime a afirmação do indivíduo diante a sociedade e o Estado,o individuo tem um compromisso em estar cumprindo as leis e as regras impostas pela sociedade.O Liberalismo é conceito que se caracteriza por alguns princípios, dentre os quais o individualismo e o igualitarismo.
    2-Eles te em comum está sujeito as regras da sociedade e do estado.mas no liberalismo com um certo limite.
    3-liberalismo que, por sua vez,abre caminho para o surgimento da democracia e também para o desenvolvimento do capitalismo. Antes quase não se valorizava o "indivíduo" pois, na Idade Média, a cultura era impessoal, segundo Dumont, do tipo holista.

    ResponderExcluir