sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Reveillon em vários locais do mundo



Reveillon é o nome atribuído à última noite do ano, na qual acontecem imensas festas espalhadas pelos quatro cantos do mundo. Em diferentes partes do mundo, há imensas atividades e diversões que têm lugar na noite de fim de ano, uma forma divertida de as pessoas esquecerem as coisas más do ano velho e entrarem com grandes expectativas no ano novo.

Na maioria dos países do mundo, a noite de Reveillon celebra-se  em 31 de Dezembro, prolongando-se pela madrugada de dia 01 de Janeiro. O Reveillon, nesses países é marcado pelo calendário gregoriano introduzido pelo Papa Gregório XIII, em 1582. 

Na Igreja Ortodoxa ainda vigora o calendário Juliano, que festeja o Ano Novo no dia 14 de Janeiro. 
Há ainda a China que também celebra o Reveillon pelo calendário gregoriano, apesar de ter também a sua própria festa de Ano Novo.
Em vários países latino-americanos há vários rituais e superstições na noite de Reveillon, por exemplo, os banhos de ervas, limpeza da casa para a porta, entre outros.

Como se festeja o Reveillon no mundo?

Reveillon na Alemanha


Na Alemanha celebra-se o Silvestre Santo. Em sua homenagem, na noite de Reveillon, bebe-se, faz-se a queima dos fogos-de-artifício e reúne-se a família e os amigos num ambiente de grande festa, para passar as primeiras horas do Ano Novo.


Reveillon na Colômbia e em La Plata, na Argentina


Na Colômbia, e em La Plata, na Argentina, é feito um “ano velho”, construído por um grupo de pessoas, com roupa de boneca, trapos e papel.
Os “anos velhos” colombianos são do tamanho de uma pessoa, e são construídos pelos vizinhos, com pedaços de papel onde se escrevem mensagens com os desejos de Ano Novo ou aquilo que se quer deixar para trás. Em algumas cidades colombianas há concursos e desfiles para eleger os melhores bonecos, caracterizando políticos ou figuras públicas.


As bonecas de La Plata, na Argentina, são muito maiores e têm uma construção bastante complexa.
Em ambos os casos, dentro dos “Anos Velhos” e das bonecas colocam-se foguetes e outros artefatos de pólvora, para que depois, um dos participantes, com experiência no manuseamento destes materiais, coloca-lhe fogo após a meia-noite, entre os gritos e as comemorações das pessoas. Sem dúvida que se trata de Reveillons muito originais.


Reveillon no Brasil


Nas praias brasileiras, as pessoas, na noite de Reveillon, costumam vestir-se de branco; as sacerdotisas mantêm tradições e rituais africanos, lançando flores ao mar e colocando velas e oferendas aos orixás, com o céu iluminado pelas grandes descargas de fogos-de-artifício.



Reveillon na Escócia


Catedral St Giles, palco do impressionante concerto à luz de velas, uma festa indicada para os apaixonados por música clássica.

No Reveillon da Escócia, coloca-se fogo num barril de madeira, que depois rola pelas ruas, com o objetivo de transportar os momentos maus do ano velho e abrir o caminho para o novo ano. O povo escocês junta-se em festas na rua mas também nas casas dos familiares e dos amigos.


Fim de Ano Tibetano


O Ano Novo no Tibete realiza-se entre os meses de Janeiro e Março; chama-se a celebração do Losar.


Ano Novo nas antigas civilizações

Nas tribos sul-americanas 
Tripantu ou Mapuche, o Ano Novo é comemorado em 24 de Junho.

 Os Incas celebravam a Capac Raymi , em 22 de Dezembro, uma festa religiosa pre-hispânica em honra do Sol, na qual, se realizavam sacrifícios de animais, se mascava coca e se dançava até de madrugada. Esta festa marcava o início do primeiro mês do calendário Inca.


O os celtas e os gauleses comemoravam o Ano Novo no dia 01 de Novembro com a festa de Samhain, que mais tarde veio dar origem ao Halloween, ou Dia das Bruxas.


Fim de Ano na região asiática


Na Tailândia, Camboja, Birmânia e Bengala, o fim de ano é celebrado entre os dias 13 e 15 de Abril.


Ano Novo Judaico


O Ano Novo Judaico acontece no mês de Setembro, com a festa de Rosh Hashaná.



Ano Novo na Etiópia


Na Etiópia, o Ano Novo acontece a 11 de Setembro e chama-se Enkutatash.


Ano Novo Hindu


O Ano Novo Hindu é comemorado dois dias antes do festival de Diwali em meados de Novembro.


Reveillon em Itália


Os italianos comemoram o Réveillon com lentilhas, como um sinal de prosperidade à espera do novo ano, muitos usam roupa interior vermelha como símbolo de boa sorte. Na Itália é habitual também lançar alguns objetos, tais como, pratos e roupa velha, pela janela, para que haja a renovação das coisas materiais no Ano Novo.

Reveillon no Japão


No Reveillon japonês, os sinos não são 12, mas sim 108, que equivalem a uma longa lista de mau comportamento humano a ser ignorado para o ano novo. A comemoração de fim de ano no Japão dura 15 dias e os japoneses costuma ir durante esse período aos templos budistas, como parte da tradição de boas-vindas ao Ano Novo. Além disso organizam festas onde não faltam as bebidas em abundância, visitam os parentes e amigos para desejarem um feliz ano novo e preparam um jantar especial de Ano Novo no dia 15 de Janeiro.

Reveillon na Romênia

Na noite de Reveillon romena,as mulheres solteiras que vivem na Romênia, tentar ver no fundo do poço o rosto do seu amado, à luz de uma vela, ou colocar debaixo do travesseiro, um ramo de manjericão para sonharem com o seu futuro marido, após as celebrações tradicionais. Fazem também a dança do urso para garantir boa sorte no ano novo.

Reveillon na Venezuela


No Reveillon da Venezuela, preparam-se hallacas, um dos pratos mais conhecidos da gastronomia venezuelana.

Reveillon na Colômbia

Cartagena, Colômbia

No Reveillon colombiano, preparam-se os tamales, uma massa temperada com um pouco de grãos, arroz, carne e legumes que são cozinhados, enrole cada porção em folhas de bananeira e, depois, amarrado com cordas. A comida é muito típica de fim de ano, e geralmente faz-se em grandes quantidades para dar aos amigos e  aos familiares.

Reveillon em Sidney – Austrália


No Reveillon na cidade australiana de Sydney, é televisionado o lançamento de mais de 80 mil foguetes de fogos-de-artifício, junto à Ópera de Sidney.


Reveillon em Valparaiso – Chile

Valparaíso

A festa de Réveillon em Valparaiso, no Chile, cobre 21 milhas da baía com fogos-de-artifício a partir do porto comercial da cidade de Con Con, durante este maravilhoso espetáculo de luz, som e cores, cerca de meia hora.

Reveillon em Nova Iorque – Estados Unidos


O Reveillon em  Nova Iorque é também um dos mais maravilhosos espetáculos mundiais relacionados com esta temática das festas de fim de ano. Milhares de pessoas reúnem-se na Times Square num ambiente de grande festa e diversão. O Reveillon nova-iorquino é também transmitido em direto pela televisão.


Um comentário: