quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

FEUDALISMO E AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS DA ÉPOCA




CLIQUE E JOGUE GAME SOBRE FEUDALISMO - 

QUIZ SOBRE FEUDALISMO - CLIQUE AQUI





 


Servidão, impostos, taxas, suserania e vassalagem


  •  Estudar o feudalismo é conhecer a fundo o modo como viviam as pessoas no período medieval. O feudalismo pode ser definido como um modo de produção, ou seja, a forma pela qual as pessoas faziam produtos necessários à sua sobrevivência. Também é entendido como um sistema de organização social, estabelecendo como as pessoas se relacionavam entre si e o lugar que cada uma delas deveria ocupar na comunidade.

  • O feudalismo consolidou-se a partir do século VIII e teve seu período de maior desenvolvimento até o século X. Depois disso, esse modelo de sociedade ainda sobreviveu em alguns reinos europeus até o século XV, no final da Idade Média. Mas, para entendermos como ele surgiu, é necessário voltarmos ao próprio início da época medieval.


O fim do Império Romano


  • O marco do início da Idade Média foi a desagregação do Império romano do Ocidente, sediado em Roma, no século V. Esse Império estava passando por sucessivas crises econômicas, devido à falta de escravos, e seu prestígio político declinava, devido a seu enfraquecimento militar e às invasões de povos bárbaros aos seus domínios.

Isolamento e proteção dos feudos


  • Assim, povos como os germanos (do Norte da Europa), os hunos (da Ásia), os vândalos (da África), além de húngaros e vikings (da Europa oriental) estavam atacando diversos pontos dos domínios romanos.
  • Em 476, Odoacro, rei de um desses povos invasores, derrubou o imperador de Roma. A partir de então, os diversos povos, antes conquistados por Roma, passaram a se organizar em reinos, condados e povoados isolados, para se protegerem dos ataques dos estrangeiros.
  • Esse isolamento também se estendia à área econômica, levando-os a manter basicamente uma produção para consumo próprio.
  • A população mais pobre, que vivia de trabalhos no campo, passou a submeter-se aos interesses dos poderosos de uma região, em troca de proteção contra esses ataques externos.
  • Poder, no caso, significava a posse de armas e o comando de soldados.
  • O estabelecimento dessa proteção dos mais poderosos aos pobres, em troca da lealdade, foi adotada pelos povos germanos, que foram dominando grande parte do extinto Império romano do ocidente.

  • Com o passar dos séculos, os camponeses foram se tornando cada vez mais dependentes desses senhores. Assim, os trabalhadores do campo, além de entregarem os produtos que cultivavam aos seus protetores, passaram a dar-lhes suas terras e oferecerem seus serviços para outras atividades. Com isso, grande parte dos camponeses tornaram-se servos.

Servidão: uma escravidão mais branda


  • A servidão era uma espécie de escravidão mais branda, pois, ainda que os servos não fossem vendidos, estavam obrigados por toda a vida a entregarem produtos e prestarem serviços a seus senhores. Além disso, não eram proprietários das terras em que trabalhavam, pois estas lhes eram "emprestadas" pelos senhores.
  • A servidão era transmitida dos pais para os filhos, assim como os títulos de nobreza também eram hereditários.
  • Por sua vez, os nobres poderosos eram os chamados senhores feudais. Tinham esse nome em função do tipo de propriedade que possuíam, os feudos.
  • Estes eram extensas propriedades de terras, mantidas isoladas para garantir a proteção das pessoas que ali viviam dos ataques de inimigos externos. Essas unidades eram supridas com uma produção de alimentos quase auto-suficiente, ou seja, produzida pelos próprios moradores, na medida de suas necessidades de consumo.

  • No plano dessas relações servis, havia diversos tipos de impostos que os servos tinham que pagar aos seus senhores, incluindo também os serviços que prestavam a eles.
  • Desse modo, no manso senhorial - que eram as terras do feudo de uso do senhor e representavam um terço da área total - os servos tinham que trabalhar vários dias por semana, numa prática chamada de corveia.

Impostos e taxas do feudo


  • No manso servil - que eram as terras pertencentes ao feudo, de uso dos camponeses, mas não de sua propriedade - parte do que era produzido ia para o senhor feudal.
  • Essa taxa ficou conhecida como talha. Como os senhores feudais não deixavam escapar nenhuma oportunidade de cobrança de taxas ou impostos, os servos também pagavam a banalidade, um imposto pelo uso dos fornos e moinhos que o senhor controlava.
  • Havia também um pagamento relativo ao número de servos que moravam nos feudos, e era cobrado individualmente, "por cabeça" (ou em latim per capita): era a capitação.
  • Por fim, o imposto da mão morta é uma demonstração cabal de até onde podia chegar a exploração dos senhores feudais sobre os servos, pois, além de herdar a servidão dos pais, quando estes morriam, os filhos ainda deveriam pagar mais essa taxa, para continuarem servindo ao mesmo senhor.
  • Mas não eram somente servos e senhores feudais que viviam em função dos feudos. Havia também homens livres e vilões (moradores de vilas, ou pequenas povoações).
  • Estes eram pessoas pobres, que, para terem direito de plantar e colher em suas terras, trabalhavam também no manso senhorial, pagando ao senhor a corveia.


A SOCIEDADE MEDIEVAL



Suserania e vassalagem


  • Os vilões e homens livres contribuíam com um outro imposto, o censo, baseado no número de indivíduos que compunham essa população livre.
  •  A novidade do censo é que ele era o único pago em dinheiro, já que todos os outros tributos consistiam em serviços ou produtos agrários.
  • Isso evidencia o quanto era pequena a circulação de moedas na Europa, durante esse período.
  • Por fim, além do aspecto econômico dessas relações sociais, havia também práticas políticas e simbólicas dentro da sociedade medieval. 
  • Assim, os acordos entre os mais e os menos poderosos chamavam-se suserania vassalagem. 
  • Dessa forma, os pobres tornavam-se vassalos dos senhores, que, por sua vez, eram chamados de suseranos. 
  • Essas relações de proteção e lealdade também ocorriam dentro da nobreza, quando um nobre mais pobre se tornava vassalo de um senhor mais rico e de maior prestígio.

  • Havia vários ritos entre os nobres para celebrar esse pacto de fidelidade.
  •  No momento da assinatura do termo de doação de terras ou concessão de favores do suserano (senhor mais rico) ao vassalo (senhor mais pobre) um beijo entre os dois poderia selar o acordo, além de o vassalo ajoelhar-se perante o suserano.
  • Podia-se receber também a investidura, que era um ramo de folhas ou outro objeto entregue pelo suserano ao vassalo.
  • As investiduras funcionavam como símbolo das terras que a eles estavam sendo concedidas.

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO FEUDALISMO
A PARTIR DO SÉCULO XI

1- ARREIOS

Resultado de imagem para arreios na idade media
Cavalo com arreios

Até então, era preciso manter dois ou mais bois para auxiliarem nos trabalhos de rotina do campo, mas, com esta inovação, o homem medieval precisava manter os pesados gastos de apenas um animal que servisse tanto para o transporte como para o duro trabalho rural.

2- CHARRUA DE FERRO

Resultado de imagem para arreios na idade media
DIORAMA (CENA REPRESENTATIVA DO COTIDIANO DE DETERMINADA ÉPOCA) EXPOSTO MUSEU DE CIÊNCIA DA INGLATERRA E REPRESENTA UM GRUPO DE CAMPONESES QUE USAM OS ARREIOS E UMA CHARRUA PARA PREPARAR A TERRA.

A charrua, por sua vez, tinha uma lâmina de ferro que rasgava o solo com maior força, deslizava sobre o solo com maior facilidade e proporcionava sulcos mais fundos, permitindo uma semeadura mais eficiente e assim, aumento da produção agríciola.

3- ROTAÇÃO TRIENAL DE CULTURAS

Resultado de imagem para ROTACAO TRIENAL DE CULTURas

Esta forma de produção buscava preservar o solo por meio da divisão das zonas de cultivo em três partes, nas quais apenas duas deveriam produzir diferentes variedades, enquanto a terceira permaneceria em descanso. Desta maneira, esta técnica ajudava a reduzir a possibilidade de exaustão do solo e manter certa produtividade.

4- ESTRIBOS

Resultado de imagem para estribos medievais

Apesar de não parecer, o estribo é um dos componentes fundamentais para a realização da montaria de cavalos. Esta peça, feita em ferro ou aço, fica presa na lateral da sela por uma tira de couro (denominada loro) e serve para dar equilíbrio ao montador, assim como para dar o impulso na hora de montar o animal. Se não fosse isso, os cavaleiros ficariam em uma situação digna de comédia pastelão, em inúmeras tentativas de montar!

P.S.: Uma curiosidade é que muitas pessoas ainda acreditam que você deveria sempre montar o animal pelo lado esquerdo para não o machucar e nem o irritar. Entretanto, este é apenas um mito e o real motivo de haver um lado para montar resulta de regras militares para evitar confusão na hora de montar os animais, em batalhões de cavalaria.


5- MOINHOS

Resultado de imagem para moinhos gif

Apesar de ser uma tecnologia conhecida desde a Antiguidade, foi durante o período da virada do milênio que esta importante “máquina” (apesar de não ser 100% correto usar este termo) ganhou os campos da Europa feudal. Estas estruturas redirecionam forças (do vento, da água ou tração animal) para a realização de um procedimento mecânico como moer, rolar ou bater. Os moinhos eram utilizados por camponeses e artesãos para acelerar o processo de beneficiamento agrícola (moer, descascar, triturar os grãos) e foram responsáveis por grande aumento da produtividade.


42 comentários:

  1. 1: O feudalismo surgiu no início do século 8 e se desenvolveu com mais intensidade no século 10 e sobreviveu até o fim da Idade Média no século 15.
    2: O feudalismo pode ser considerado como um modo de produção, ou seja, como as pessoas faziam seus alimentos para a sua sobrevivência.
    3: Eles tinham um certo pedaço de terra para construir seu castelo e assim poder conquistar novas terras. As pessoas mais pobres que moravam nesses pedaços de terra eram os camponeses que trabalhavam para o rei dono da terra plantando o alimento as ordens do rei.
    4: A servidão feudal é um tipo de escravidão no qual os escravos não podem ser vendidos ou comprados. Eles eram eternamente do seu dono e deviam trabalhar para ele a vida toda.
    5: O censo era um imposto dos vilões e homens livres. A novidade do Censo é que ele era o único imposto pago em dinheiro.
    6: Os acordos entre os mais e os menos poderosos chamavam-se suserania evassalagem. Assim os pobres tornavam-se vassalos dos senhores que eram chamados de suseranos.

    Nome dos alunos: João Batista e Luis Gustavo

    ResponderExcluir
  2. Escola: IFJPS
    dupla: Emilly e Flayana
    série: 7º ano

    1-O feudalismo aconteceu a partir do século 8 e teve seu período de maior desenvolvimento até o século 10.
    2- Um modo de produção, ou seja, a forma pela qual as pessoas faziam produtos necessarios a sua sobrivivencia
    3- Eles passaram a se organizar por reinos ,para se proteger do ataque dos estrangeiros .
    4- A servidão era uma tipo de escravidão mais branda.
    5-O censo era o único pago em dinheiro, já que todos os outros tributos consistiam em serviços retribuidos .
    6- além do aspecto econômico dessas relações sociais, havia também outras maneiras políticas e simbólicas dentro da sociedade medieval. Assim, os acordos entre os mais e os menos poderosos chamavam-se suserania evassalagem.isso é a susserania medieval .

    ResponderExcluir
  3. 1-Surgiu
    2-O feudalismo pode ser definido como produção ou seja,forma que as pessoas achava para ganhar dinheiro
    3-A economia era controlada a partir que o dinheiro das taxas que as pessoas pagavam
    4- a servidão era um modo de escravidão
    5-era imposto para todos o homens que pagava
    6-são aspectos como política e econômia
    7 ano
    Guilherme

    ResponderExcluir
  4. 1:O feudalismo surgio a partir do seculo 8 e teve esse periodo de mais desenvolvimento até o seculo 10.
    2:O feudalismo era conhecido como um modo de produção ou seja , a forma pela quais as pessoas fazião produtos nessesarios a sua sobrevivencia.
    3:Eles erão tratados como escravos pois se algo feito errado erão castigados com chicotadas.
    4:Era uma especie de escravidão mais branda,pois estavão obrigados por toda a vida a entregarem produtos e prestarem servisos.
    5:Era o unico imposto pagado em dinheiro já que todos os outros tributos usavão como servisos ou produtos agrarios.
    6:Eram os viloes e homens livres que contribuirão como impostos.
    nome: nicoly e tiago
    sla; 7 ano

    ResponderExcluir
  5. 1. A partir do fim do imperio romano, que povos barbaros começaram a invadir o imperio romano do ocidente.

    2.o feudalismo pode ser definido como um modo
    de produçao.

    3.os senhores nao deixavam escapar nenhuma chance de cobrar impostos dos camponeses.

    4. eles tinham o dever de entregar para sempre produtos e prestar serviço aos senhores.

    5. era um tipo de imposto baseado no numero de pessoas que completavam a populaçao livre.

    6.Os acordos feitos entre os menos poderosos eram chamados de susserania e vassalagem.

    Equipe: Lucas Lima,Luiz Felipe.

    ResponderExcluir
  6. 1 No declinio de Roma, os povos antes comandados pelos Romanos, passaram a se organizar em reinos, para se protegerem dos ataques dos estrangeiros. Esse isolamento também se estendia à área econômica, levando eles a manter basicamente uma produção para consumo próprio.
    O marco do início da Idade Média foi o declinio do Império romano do Ocidente, no século 5. Esse Império estava passando por crises econômicas, devido à falta de escravos e devido a seu enfraquecimento militar e às invasões de povos bárbaros aos seus domínios.
    2 Um modo de produção,na qual as pessoas faziam produtos necessários à sua sobrevivência.
    3 A população mais pobre, vivia de trabalhos no campo, passou a se interessar dos poderosos de uma região, em troca de proteção contra esses ataques externos.
    4 A servidão era uma espécie de escravidão pois, ainda que os servos não fossem vendidos, estavam obrigados por toda a vida a entregarem produtos e prestarem serviços a seus senhores.
    5 Os homens livres contribuíam com um imposto, o censo, baseado no número de indivíduos que tem essa população livre.
    6 Além do aspecto econômico dessas relações sociais, havia também práticas políticas e simbólicas dentro da sociedade medieval. Assim, os acordos entre os mais e os menos poderosos se chamavam de suserania evassalagem.

    Igor e Marcelo
    7ºano IFJPS

    ResponderExcluir
  7. 1- O feudalismo surgiu no século 8 começou a se desenvolver no século 10. O marco histórico do inicio da idade media foi o fim do império romano no ocidente.
    2- O feudalismo foi um modo de sobrevivência.
    3- É uma pirâmide social, dividida em três classes: CLERO, NOBREZA, CAMPONESES E SERVOS.
    4- Era uma espécie de escravidão menos rigorosa.
    5- Era um imposto cobrado no período feudal.
    6- Susserano era o senhor mais rico, E vassalo o senhor mais pobre.

    Nome: Leonardo Nobre, Kamila Almeida, Celena Lima. Escola:IFJPS 7 ANO

    ResponderExcluir
  8. 1-Ele teve inicio no seculo 8 e foi bom em imterece economico ate o seculo 10.

    2- O feudalismo definido com produção ou seja as pessoas produziam seus propios alimentos para a sua vida.
    3- Passaram a dominar reinos para atingir contra o ataque dos advessario e isso servia para o interresse econômico.
    4-A servidão era um modo de escravisão se os servos não fosse vendidos deveria trabalhar, a ordem dos seus donos.
    5-Eram impostos para todos os homens que contribuiam com outros impostos.
    6-São aspecto como politica,economia etc.
    Nomes:Antony Kairo
    Catarina Maria

    ResponderExcluir
  9. 1-O feudalismo tinham seus senhores feudais e camponeses que praticamente eram escravos. Os senhores feudais tinham varias terras, e davam um pedaço de terra a um certo camponês, ele plantava algumas coisas para seu próprio sustento mas o senhor feudal como tinha dado aquele pedaço de terra achava que tudo o que o camponês plantava era dele, então se o camponês plantasse 10 legumes, 8 desses 10 era do senhor feudal.
    2-O feudalismo é definido como um modo de produção ou ate uma organização social para que os pobres garantissem seu sustento e de sua familia.
    3-Os camponeses produziam alimentos para seu próprio sustento e os senhoras feudais como tinham cedido as terras tirava a maioria dos produtos.
    4-era uma escravidão mais branda, pois ainda que o pobres não fossem vendidos, eles tinham que por toda a vida entregar produtos e garantir serviços aos senhores feudais.
    5-os homens contribuíam com um imposto, o censo, que ao contrario dos outros eram pagos em dinheiro.
    6- eram um acordo entre o mais e o menos poderoso.

    Nome: Siliane e BRUNA. 7ºano

    ResponderExcluir
  10. 1- feudalismo surgiu atravez dos reis que presisavam de servos para trabalhar no campo.Ele surgiu no seculo 8,na idade media.

    2- Feudalismos é definido para as pessoas comerem oq plantam.

    3- Por 3 classes os Cleros(feudos),os Nobres e os servos

    4- Era o tipo de eescravidao em que os escravos nao era acorrentados nem vendidos.Mais eram presos !

    5- Umas pessoas cobravam um imposto(o censo)e era pago em dinheiro nao em terras ou escravos.

    6-Eram os acordos pelas com as pessoas um pouco poderosas.

    Carlos e Luciano

    ResponderExcluir
  11. Marília e Gabriel
    7º Ano
    IFJPS

    1-O surgimento do feudalismo foi por conta do declínio do Império Romano.Para entender como surgiu o feudalismo é necessário ir para a época medieval,onde os povos viviam de maneira completamente diferente da nossa,atualmente.Como todos os outros,o feudalismo possuiu 3 pontos:Ascensão(Século 8),Apogeu(Século 10)e Declínio(Século 15)
    2-Era a produção do tempo medieval feita pelos camponeses e servos do reino;Ele garantia a sobrevivência do povo.
    3- Em uma pirâmide social,dividida em três classes. No topo,haviam os Cleros;Logo depois vinham a Nobreza,e por último,camponeses e servos.
    4- A servidão feudal era um espécie de escravidão feita com os servos do reino.Era caracterizada pelo título de "servo" passar de pai para filho,de forma hereditária.
    5- O censo era um imposto,encontrado no período feudal.Era pago em dinheiro pelos vilões e nobres da sociedade.
    6- Os acordos entre os mais e menos poderosos eram chamados de susserania e vassalagem.Também eram chamadas de proteção e lealdade entre eles.

    ResponderExcluir
  12. 1-o feudalismo surgiu no seculo 8 e teve seu periodo de maior desevolvimento ate o seculo 10 ,e foi criado na epoca medieval.
    2-é´a forma de ver como as pessoas fazem seus produtos para acumular o bastante de comidas necessarias para sobreviver.
    3-organizavam-se dentro de reinos,e junto com povos isolados,para conseguirem se proteger de pessoas de outros territorios.
    4-tipo de escravidao em que os escravos nao sofrem muitos castigos.
    5-e um imposto relacionado a um numero de individuos que formava uma populaçao livre.
    6-tem relaçoes de proteçao e lealdade que ocorrem dentro da nobreza.

    henrique,italo e joao antonio 7ano

    ResponderExcluir
  13. 1-Começou no séc.8 e se desenvolveu até o séc.10.O marco histórico foi a queda do império romano do ocidente sediado em Roma.
    2-O feudalismo pode ser definido como o periodo em que as pessoas faziam os produtos necessarios para a sua sobrevivencia.
    3-Os feudos era a população mais pobre de uma região,que viviam do trabalho no campo,começaram a trabalhar para os poderosos de uma região para se protegerem dos ataques externos.
    4-Quando os camponeses serviam a seus senhores em busca de proteção contra ataques externos,eles davam seus serviços e as vezes suas terras.
    5-Era a pesquisa para saber quantos individuos
    que faziam parte de uma população livre.
    6-Era o acordo entre os mais e os menos poderosos,os pobres eram os vassalos e os ricos eram os suseranos.
    Equipe:Rebeca 30,Claudio 24,7°ano
    escola:ifjps

    ResponderExcluir
  14. 1-O feudalismo tem início com as invasões germânicas (bárbaras ), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente (Europa). As características gerais do feudalismo são: poder centralizado nas mãos dos senhores feudais, economia baseada na agricultura (feudos) e utilização do trabalho dos servos.
    2-O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média.
    3- capitalismo surgiu na Europa no século XI ao XV, no qual os feudos
    transferiram o centro da vida econômica social e política, para a cidade. O feudalismo que amargava uma crise em que eliminou 40% da população européia, pela falta de Alimentos e pela Peste Negra, que atingiu toda a Europa.
    4-A servidão é o status legal e econômico dos camponeses ("servos") no feudalismo, especialmente no âmbito do sistema econômico da "senhoria" (direitos feudais sobre a terra).
    5-O censo era um imposto dos vilões e homens livres. A novidade do Censo é que ele era o único imposto pago em dinheiro naquele tempo
    6-Vassalagem e suserania formavam um sistema sócio-econômico da Idade Média entre um vassalo e seu suserano. Nesta relação de reciprocidade, o vassalo recebia terra, objetos materiais ou até mesmo um castelo de seu suserano. Em troca, o vassalo devia oferecer fidelidade absoluta e proteção ao seu suserano.
    Havia uma cerimônia denominada "homenagem", que muitas vezes poderia acontecer dentro de uma igreja, para selar os laços entre vassalo e suserano.
    O rei, geralmente, era o suserano com mais poder na Idade Média, sendo que seus vassalos eram, principalmente, senhores feudais e cavaleiros. Estes senhores feudais e cavaleiros também possuíam vassalos, formando, na Idade Média, extensos laços de vassalagem. Desta forma, num momento de guerra, milhares de guerreiros eram mobilizados.
    Nas Cruzadas, por exemplo, os cristãos conseguiram mobilizar milhares de guerreiros, para combater os muçulmanos na Terra Santa, graças as inúmeras relações de vassalagem e suserania que existiam na Europa Medieval.


    brayan7°ano ifjps

    ResponderExcluir
  15. 1- O feudalismo surgiu no século 8,se desenvolveu no século 10 e o feudalimos existiu em algumas regiões até o século 15.
    2- O feudalismo é como um modo de sobrevivência as pessoas plantão e uma parte da sua comida(o que plantarão) ela
    3- Eles tinham um pedaço de terra com um castelo e ia conquistando mais terras até forma uma grande sociedade, onde tinha pessoas que trabalhava no campo(os camponeses) cujo eles plantavam a comida para o reino.

    Carlos e Luciano
    IFJPS.

    ResponderExcluir
  16. 2 . Um modo de produção, ou seja, a forma pela qual as pessoas faziam produtos necessários à sua sobrevivência.

    3 . Cada um deles tinham seu castelo e assim poder conquistar novas terras. As pessoas mais pobres, os camponeses, que trabalhavam para rei dono da terra plantando o alimento as ordens do rei.

    Marcelo e Igor
    Refeitas as questões 2 e 3.

    ResponderExcluir
  17. 1- o feldalismo surgiu porque os reis precisavam de servos para trabalhar para ele.ele surgiu atraves do seculo VIII na idade media
    2-sao as pessoas que plantao sua comida para a sua vivencia
    3-eles iam conquistando terras pra a formaçao de uma grande sociedade
    4-servidão feudal é um tipo de escravidão que os escravos não podiam ser vendidos ou comprados
    5- O censo era um imposto dos vilões e homens livres
    6-susserania erao os rico e vassilania erao os pobres


    brayan 7º (ifjps)

    ResponderExcluir
  18. 2- E visto como uma forma de produção na qual as pessoas cultivam o próprio alimento pra sua sobrevivência.

    3- Devido o isolamento em que eles viviam, os feudos tiveram que desenvolver uma economia de subsistência, ou seja, produziam pra o próprio consumo.

    4- Era um tipo de relação em que o servo era obrigado a pagar pro resto da vida, com produtos ou serviços, aos senhores feudais.

    6- A relação de suserania e vassalagem era um sistema político-econômico no qual os servos (vassalos) recebiam doações em objetos ou terras dos senhores (suseranos), e em troca tinham que ser fiéis aos senhores e protegê-los.


    Henrique, Italo e Joao Antonio - 7° Ano

    ResponderExcluir
  19. Dupla:Luís Cláudio e Rebeca escola:IFJPS
    7°ano
    5->Era um imposto que os vilões,pessoas livres,deviam pagar sempre em dinheiro à nobreza.

    ResponderExcluir
  20. Dupla:Luiz Claudio e Rebeca escola:ifjps
    7°ano
    2:O feudalismo era para conhecer a pessoa no modo de vida.exemplo se ela cultivavar alimentos pra a sua sobrevinvencia e de sua familia no periodo medieval e tambem cada um deles tinhas seu local na comunidade para fazer o que quissese nesse local.

    ResponderExcluir
  21. Marília e Gabriel
    7º Ano-IFJPS

    3-No tempo feudal,os servos trabalhavam em feudos.Eles recebiam em troca de seu trabalho proteção e um pedaço de terra para viverem.
    4-Era uma escravidão mais branda,mais severa,porque nela os escravos não podiam ser vendidos ou trocados,e ainda estavam obrigados a viver daquela maneira durante toda a sua vida.

    ResponderExcluir
  22. 1-O feudalismo teve início com as invasões germânicas, no século V, sobre o Império Romano do Ocidente.
    2-Eram as pessoas que produziam seus propios alimentos para sua propia sobrevivencia.
    3-Os trabalhadores do campo viviam ao redor dos reinos para proteger dos ataques estrageiros.
    4-Servidão era as pessoas que serviam de escravas eternamente para seu rei.
    5-Todos os homens livres pagavam um imposto,que era o censo.
    6-Suserania e evassalagem era os acordos entre os pobre e os ricos.

    Equipe:Antony Kairo e Catarina Maria
    Escola:IFJPS
    Serie:7ºano

    ResponderExcluir
  23. Correção das perguntas
    3:Os camponeses produziam alimentos para seu próprio sustento e os senhoras feudais como tinham cedido as terras tirava a maioria dos produtos.
    6:Eram acordos com os mais poderosos e os menos poderosos.
    escola:i.f.j.p.s
    sala:7 ano
    alunos: Nicoly Barbosa e Thiago

    ResponderExcluir
  24. 1 - Com o fim do império romano .
    Em 476, Odoacro, tirou o imperador de Roma do seu cargo. Aí então começa o feudalismo.Os povos antes conquistados por Roma começaram a se organizar em pequenos grupos isolados,para se protegerem dos ataques estrangeiros.Assim produziam basicamente tudo o que consumiam.

    2 – Feudalismo foi uma forma das pessoas se protegerem; formaram pequenos reinos e se isolaram . Ali os senhores feudais lhe emprestavam as terras e eles tinham que produzir tudo o que consumiam, e produzir para os senhores também , pagar taxas e ser fiel aos seus senhores.

    3 – A economia era baseada em taxas , como a talha:parte de tudo o que era produzido pelos camponeses ia para o senhor feudal .
    A banalidade: imposto pelo uso de fornos e moinhos.
    Havia também um pagamente relativo ao número de servos que moravam nos feudos, e era cobrado individualmente,”por cabeça”:era a capitação.E mesmo depois de mortos, os filhos dos servidões deveriam pagar essa taxa para continuar servindo ao mesmo senhor.
    E também tinha os homens livres ou vilões ,que eram extremamente pobres,que,para terem o direito de plantar e colher nas terras pagavam ao senhor o censo.O censo era o único pago em dinheiro,pois todos os outros eram pagos em serviços ou produtos agrários.
    Isso evidencia o quanto era pequena a circulação de moedas na Europa , nesse período.

    4 – Era como uma escravidão mais branda ,eles eram obrigados por toda a vida entregarem produtos e prestarem serviços aos seus senhores.Pagavam impostos de terras que eram apenas emprestadas pelos senhores feudais .

    5 – Era um imposto pago pelos homens livres e vilões para terem o direito de plantar e colher nas terras dos senhores feudais .O único imposto pago em dinheiro .

    6 – Os pobres tornavam-se vassalos dos senhores,que,por sua vez,eram chamados de suseranos.Era um relação de proteção e lealdade.
    No momento em que o suserano(senhor mais rico) emprestava a terra ao vassalo(senhor mais pobre) ele fazia tipo um pacto de proteção e lealdade.


    Natalia Carmazzi – 73 [ aluna nova ]

    ResponderExcluir
  25. 1)surgiu com esfacelamento do Imperio Romano do Ocidente e as invasões bárbaras
    2)foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais(servil)
    3) eles se organizaram em três partes o manso senhorial,onde ficava o castelo fortificado,manso comunal,terras coletivas (bosques e pastos) e manso servil,porções de terras arrendadas pelos camponeses e depois divididas em lotes
    4)era um status legal e econômico dos camponeses ,e não podiam ser vendidos como os escrevos
    5)tributo que os vilões (pessoas livres)deviam pagar em dinheiro ,para a nobreza
    6)suserano era um nobre que doava para outro nobre nesse caso o vassalo,que por fim em troca lhe fazia um juramento de fidelidade ao sureno quando ele precisa-se
    Marcos Antonio (3 ano E.M. COL.SERAFICO)

    ResponderExcluir
  26. Josilany 3º ano E.M. Seráfico8 de agosto de 2012 às 16:55

    1.Com a queda do Império Romano,e por causa das invasões dos povos barbaros.
    2.É um sistema econômico, político e social, utilizado por senhores feudais e suas terras.
    3.Alguns senhores feudais eram proprietários de centenas, às vezes até mais de mil desses domínios e as terras eram divididas em manso senhorial, cuja produção destinava-se ao senhor feudal e o manso servil, onde o produto do trabalho ficava para os servos.
    4.Eram trabalhadores que não podiam ser vendidos, eram aptos para cuidar das terras dos seus senhores.
    5.Uma espécie de imposto que devia ser pago em dinheiro,que os homens que não eram da nobreza pagavam(vilões).
    6.O vassalo recebia terra, objetos materiais ou até mesmo um castelo de seu suserano. Em troca, o vassalo devia oferecer fidelidade absoluta e proteção ao seu suserano.

    ResponderExcluir
  27. 01- Surgiu com a queda do Império Romano e com o êxodo urbano, pois a população queria fugir dos ataques dos bárbaros.
    02- Foi um sistema sócio-econômico que dominou a era medieval, os grandes lotes de terras (chamados feudos) eram dados a nobreza e ao clero, e os camponeses serviam aos senhores como servos ou vassalos.
    03- A terra era dividida em três partes: manso senhorial, onde o senhor das terras morava, manso servil, era a porção de terra arrendada aos camponeses e o manso comunal, constituído por terras coletivas usadas tanto pelos senhores como pelos camponeses.
    04- Onde o trabalhador rural servia ao dono da terra, os servos eram forçados a trabalhar em troca de terras, proteção e agricultura de subsistência.
    05- Era um tributo que os vilões (pessoas livres, vilas) deveriam pagar em dinheiro a nobreza.
    06- Era onde o senhor feudal oferecia terras à proteção de um vassalo, e este as recebia estando na obrigação de cuidá-las e auxiliar ao seu suserano em guerras e pagamentos de impostos.

    Vládia, 3º EM Colégio Seráfico

    ResponderExcluir
  28. elissandra 3 anoo. serafico.8 de agosto de 2012 às 19:59

    1- partir do século 8 e teve seu período de maior desenvolvimento até o século 10.O marco do início da Idade Média foi a desagregação do Império romano do Ocidente, sediado em Roma, no século 5.

    2- O feudalismo pode ser definido como um modo de produção, ou seja, a forma pela qual as pessoas faziam produtos necessários à sua sobrevivência.

    3-passaram a se organizar em reinos, condados e povoados isolados, para se protegerem dos ataques dos estrangeiros. Esse isolamento também se estendia à área econômica, levando-os a manter basicamente uma produção para consumo próprio.

    4-A servidão era uma espécie de escravidão mais branda, pois, ainda que os servos não fossem vendidos, estavam obrigados por toda a vida a entregarem produtos e prestarem serviços a seus senhores.

    5-O censo era o imposto pago em dinheiro para a nobreza, era o único pago em dinheiro, já que os outros geralmente eram servis.

    6-Suserania era o domínio territorial de um suserano ou seja rei, os vassalos deviam respeito e obediencia ao seu susserano.
    E vassalagem era a condição ou estado de vassalo. A contribuição do vassalo ao suserano, sua condição de sua submissão ao susserano.

    ResponderExcluir
  29. 1- O Feudalismo surgiu como uma consequência do fim do império romano do ocidente que foi destruído após os governos fracassados e corrupção dentro do próprio império e a invasão do território pelos Bárbaros (População que vivia fora dos limites do império)

    2- Feudalismo é um sistema político, econômico e social no qual a população passou a morar na zona rural e a terra passou a ser a principal fonte de riqueza entre os nobres. Grandes pedaços de terra eram divididos em "feudos" e a partir dele, um grupo de pessoas passa a habitar lá e sobreviver com os meios de produção desenvolvidos lá.

    3- Os Feudos eram divididos economicamente em "reinos" e terras servis, onde nas terras servis eram responsável pelo abastecimento alimentício de todo um feudo.

    4 - A servidão na idade média era um sistema onde o servo trabalhava nas terras do rei e realizavam algum tipo de atividade (agricultura, por exemplo) A partir disso, o servo destinava uma parte dessa produção para o seu chefe e ficava com uma parte onde ele se alimentava e trocava por outros alimentos. Apesar disso, ele era obrigado a pagar inúmeros impostos.

    5- Um dos inúmeros impostos que eram cobrados a população servil. O censo era um imposto que a população livre (servos) eram obrigados a dar parte da sua produção para a nobreza do feudo.

    6- A relação de Suserania e Vassalagem é um dos assuntos mais estudados em volta da história da idade média. A partir dela, podemos desvendar mitos sobre esses anos também conhecidos como idade das trevas. O suserano era aquele nobre que dava um benefício para outro nobre, como um pedaço de terra, a isenção de um imposto, armamento. Já o que recebeu isso se chama vassalo, pois após o benefício, o vassalo fará um juramento de honra e fidelidade ao seu suserano.

    Aluno: Claudio Erlon C. Tavares
    Série: 3º E.M

    ResponderExcluir
  30. Jéssica Araújo 3º E.M9 de agosto de 2012 às 15:56

    1.O feudalismo surgiu depois da desintegração do império Romano,
    devido as invasões bárbaras, no século V.
    2.O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis), e foi um modo de produção, ou seja,a forma pela qual as pessoas faziam produtos necessarios a sua sobrivivencia .
    3.Se organizavam em três partes o manso senhorial,onde ficava o castelo fortificado,manso comunal,terras coletivas (bosques e pastos)e manso servil,porções de terras arrendadas pelos camponeses e depois divididas em lotes.
    4.É o status legal e econômico dos camponeses ("servos") no feudalismo, especialmente no âmbito do sistema econômico da "senhoria" (direitos feudais sobre a terra).
    5- O censo era um imposto,encontrado no período feudal.Era pago em dinheiro pelos vilões e nobres da sociedade.
    6-Vassalagem e suserania formavam um sistema sócio-econômico da Idade Média entre um vassalo e seu suserano. Nesta relação de reciprocidade, o vassalo recebia terra, objetos materiais ou até mesmo um castelo de seu suserano.Em troca, o vassalo devia oferecer fidelidade absoluta e proteção ao seu suserano.

    ResponderExcluir
  31. 1-O feudalismo teve início com as invasões germânicas (bárbaros), no século v, sobre o Império Romano Ocidente (Europa).

    2-Foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis).

    3-O feudo era a base econômica deste período, onde baseava-se principalmente na agricultura de subsistência, de escassa circulação monetária. A propriedade feudal pertencia a uma camada privilegiada, composta pelos senhores feudais.

    4-A servidão predominante na sociedade feudal era baseada nas relações entre camponeses (servos) e os proprietários de terras (senhor feudal). As principais características da servidão eram: os servos não podiam deixar o manso servil sem autorização do senhor (sem liberdade) e eram cobrados impostos dos servos.

    5-Tributo que os vilões ( pessoas livres, vila) deviam pagar em dinheiro para a nobreza.

    6-O suserano era quem dava um lote de terra ao vassal0, sendo que este ultimo deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano.

    Nome: Maria Viviane - 3°E.M.

    ResponderExcluir
  32. Ana Rikelly 3°ano E.M13 de agosto de 2012 às 21:18

    1-Surgiu com as invasões barbaras ao império romano. O marco histórico foi a desagregação do império romano do ocidente.
    2-Sistema politico, econômico e social que predominou na Idade Média e que baseava-se em relações servis de produção.
    3-Imensa propriedade rural governada pelo senhor feudal dividia-se em: manso senhorial,manso servil e terras comunais.
    4-A servidão feudal era uma especie de escravidão mais branda. Os escravos não podem ser vendidos e nem comprados.
    5- O Censo era um imposto dos vilões e homens livres. A novidade do censo é que ele era o único imposto pago.
    6-Suserano era o nobre que doava um 'beneficio' a um outro nobre.
    Já o que recebeu isso se chama vassalo, pois após o benefício, o vassalo fará um juramento de honra e fidelidade ao seu suserano.

    ResponderExcluir
  33. 1- As invasões bárbaras, ocorridas em diversas regiões da Europa, favoreceram as mudanças econômicas e sociais que foram sendo introduzidas e que alteraram completamente o sistema de propriedade e de produção característicos. A queda do Império Romano do Ocidente.
    2- O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado no poder descentralizado, economia baseada na agricultura de subsistência, trabalho servil e economia amonetária e sem comércio, onde predomina a troca.
    3- Os feudos pertenciam aos senhores feudais, responsáveis por proteger e administrar as terras do feudo. Dividindo as terras entres os mansos servis e as senhorias.
    4- A servidão feudal era o trabalho forçado dos servos nos campos dos senhores de terras, em troca de proteção e do direito de arrendar terras para subsistência.
    5- O censo era um tipo de imposto que pessoas livres que moravam nas vilas deveriam pagar em dinheiro aos nobres.
    6- Quando um senhor feudal não tinha capacidade de explorar todas as posses sob seu domínio, costumava doar parte das terras para outro nobre. Nesse acordo, o senhor de terras (suserano) doava parte de suas terras para outro nobre (vassalo) que jurava defender as terras do senhor feudal.

    ResponderExcluir
  34. 1-o feudalismo foi a o período intermediário entre a Idade Média e Idade Moderna. ocorreu entre os séculos V à XII.
    2-as ivasões barbáras às regiões que antes eram ocupadas pelo Império Romano, possibilitou a fuga das pessoas ao campo. a formação do feudalismo foi uma fusão de diferentes valores e costumes,uns de origem romana e outros de origem germânica. de origem romana era o colonato, compromisso pelo qual os trabalhadores tinham a obrigação de entregar uma parte de sua própria colheita e de trabalhar gratuitamente nas plantações feudais.de origem germânica era o comitatus, bando formado de jovens guerreiros comandados por um chefe ao qual prestavam juramento de fidelidade.a economia era baseada na agricultura e no pastoreio;o poder era descentralizado,ou seja estava nas mão de várias pessoas, e não apenas nas do rei.a sociedade era divididas em 3 grupos: o clero(os que oravam);nobreza(os que guerreavam);e os camponeses(os que trabalhavam).
    3-a economia era baseada na agricultura e no pastoreio.as terra eram divididas em 3 grandes áreas: manso senhorial;o manso servil e terras comunais.
    4-o sevidão feudal era baseada na obrigação dos camponeses às terras cultivadasao seu senhor.era um tipo de escravidão, mas os membros de elite não poderia vende-los.

    5-imposto pago pelos camponeses para seu senhor feudal.o pagamento era em produtos que os servos deviam ao senhor pelo uso de ferramentas usadas no campo.
    6-as práticas de suserania e vassalagem eram ocorriam somente entre os membros da nobreza.o suserano doava sua terras, enquanto o vassalo recebia as terras do suserano;mais conhecido como juramento de fidelidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a tarefa acima era foi feita por: Rodolfo Sampaio-1°ano-colégio seráfico

      Excluir
  35. Bruna 1°ano E.M. Colégio Seráfico17 de abril de 2013 às 15:16

    1) Surgiu a parti do sec.8 e foi até o sec.10 durou quase o final da Idade Média. Foi o início de novas pessoas do Período Medieval, forma como diversas pessoas faziam seu trabalho para sobreviver.

    2) Estabelecia que as pessoas deveria se ocupar na comunidade, ou seja, foi dividida em 3 partes : Clero, Nobreza, Camponeses e Servos.

    3) A economia era no Campo. e tinha grandes áreas como : Manso Senhorial e Manso Servil.

    4) É uma espécie de escravidão, eles eram obrigados por toda a vida a entregarem produtos para os senhores feudais, e assim eles trabalhavam em terras que mesmo assim não era deles. Mais mesmo assim eles trabalhavam em troca de proteção contra ataques.

    5) Era a forma de pagamento em dinheiro.

    6) Os pobres se tornavam vassalos dos Senhores, que por sua vez chamado de suseranos.
    Mais na nobreza também existia isso o senhor mais rico era o sucerano e o Senhor mais pobre era o vassalo.



    Nome : Bruna 1° ano E.M. Colégio Seráfico

    ResponderExcluir
  36. nome: Joana D´arc 1ª C CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF

    ResponderExcluir