quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

VOCÊ SABE O QUE É FAVELA?

Resultado de imagem para a planta favela



A palavra favela que consagrou as habitações da periferia do Rio de Janeiro e, depois, de todo Brasil, tem sua origem numa planta da caatinga existente no Arraial de Canudos. 

  • A origem do termo se encontra no episódio histórico conhecido por Guerra de Canudos. A cidadela de Canudos foi construída junto a alguns morros, entre eles o Morro da Favela, assim batizado em virtude de uma planta (chamada de favela) que encobria a região.  
  • O local passou então a ser designado popularmente Morro da Favela, em referência à "favela" original. O nome favela ficou conhecido e na década de 20, as habitações improvisadas, sem infra-estrutura, que ocupavam os morros passaram a ser chamadas de favelas.  
  •  
  • A população – principalmente moradora nas Comunidades de Favelas - sente vergonha (?) ao ser chamada de "FAVELADA". Mas no entanto as palavras são inventos sujeitas a mudanças quanto aos significados com o passar dos tempos, de acordo com o nosso avanço em relação às coisas que fazem parte de nossa vida e que são importantes ao nosso bem estar (conscientização).


  • De estalo a palavra FAVELA nos faz mentalizar imagens miseráveis de barracos maus pintados, casas pálidas, caminhos tortuosos, lugar de gente desvalorizada, onde brancos e negros embriagam-se nas biroscas cantando samba, jogando peladas; nos faz ver gente comendo ratos e gatos, crianças quase nuas de pés descalços nas valas podres.
  • Porém por um lado da situação, FAVELA é uma planta que pega em qualquer terreno, dos alagados à seca do sertão. Nada a destrói, nem geada, pragas ou insetos.
  • A favela tornou-se conhecida graças ao cientista brasileiro, Dr. Luiz C. Pimentel, que, há 41 anos atrás, quando fazia um passeio de estudos científico nas regiões vizinhas a Uauá e da antiga região de Canudos (berço das Favelas no Brasil). 
  • Nesse passeio, o que o levou a conhecer a FAVELA e a estudá-la com amor durante todo esse tempo pelo mundo afora, foi o fato de ter avistado curioso, um caboclo mascando amêndoas dessa planta que é capaz de produzir óleo comestível e combustível. Cnidoscolus phyllancatus é o seu nome científico.


  • Temos no Brasil meio milhão de quilômetros quadrados com a FAVELA, principalmente na "área abandonada das secas".
  • Por exemplo: oliveira gera azeite e produz 14% de óleo, ainda dá trabalho, grana e conforto para alguns países. A FAVELA produz 68,8% de óleo. Nos seus restos ainda se pode encontrar muitas vitaminas formadoras de 77% de proteínas, a maior fonte já conhecida no mundo. Milagrosa: Ela sozinha poderia dá alimento, inteligência, saúde, trabalho e produção ao país inteiro!
  • Por outro lado o FAVELADO ou FLAGELADO, ao invés da vergonha, deveria pensar muito mais sobre o seu verdadeiro valor de cidadão, habitante vivo, valor de gente que faz história .
FONTE: http://ubirajarando.blogspot.com e Ivan Maurício dos Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário