terça-feira, 8 de março de 2011

CENTENÁRIO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


POR TODAS AS MULHERES from Universidade Livre Feminista on Vimeo.



Maria da Penha from carmela grune on Vimeo.






Dia da Mulher: especialista analisa as principais conquistas femininas das últimas décadas

Confira entrevista com Silvia Pimentel, presidente de comitê contra discriminação das mulheres


Comemorado neste dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher traz à tona discussões sobre as conquistas e mudanças mais significativas pelas quais passaram as mulheres nas últimas décadas, desde a instituição da data.
Discutir as tendências esboçadas para a próxima geração e avaliar o passado é uma das questões apresentadas a especialistas. Abaixo, confira entrevista com a advogada Silvia Pimentel, do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM) Comissão de Cidadania e Reprodução (CCR), que assumiu este ano a presidência do Comitê sobre a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres. Professora de Direito na PUC-SP, Silvia Pimentel integra o movimento de mulheres desde o final da década de 70.

Pergunta — Na sua opinião, quais são os principais marcos e as maiores conquistas femininas, relacionadas à igualdade de gênero, nas últimas décadas?
Silvia Pimentel — Grandes foram as conquistas, muito especialmente na área legal: a Constituição de 1988, o Código Civil de 2002, várias modificações no Código Penal, por exemplo. Entretanto importa uma plena implementação destes direitos legalmente conquistados. A Lei Maria da Penha, de agosto de 2006, representa um marco histórico na luta contra a violencia contra a mulher. É uma das leis mais conhecidas do país o que representa uma vitória. Mas, é preciso que seja aplicada de forma mais consistente em todo o país. Tem havido algumas interpretações, como a de que a mulher necessita representar para que o processo, propriamente dito seja instaurado que prejudica o espírito da lei que é o da mais ampla garantia de prevenção, proteção e punição ao perpetrador de violencia
Pergunta — Como a senhora avalia a questão do trabalho (rendimentos, presença feminina nos postos de comando, a ampliação da licença-maternidade e suas implicações) hoje e quais são as perspectivas para a geração que está agora no mercado de trabalho?
Silvia — Lamentavelmente o aumento dos índices de escolaridade das mulheres não levou a um equivalente quanto à sua participação no mercado de trabalho. Menos, ainda, quanto à sua presença nos postos de comando e decisão. Cabe aos nossos governantes, políticos e também à sociedade civil desenvolverem amplos esforços no sentido da conscientização da sociedade brasileira quanto aos estereótipos ainda impregnados nas mentes de homens e mulheres de todas as classes sociais,quanto a uma pseudo inferioridade feminina. Isto representa um mito nocivo e perverso que está sendo desmentido mas ao qual ainda muitos creem.
Pergunta — Como a senhora avalia a representatividade política das mulheres hoje no Brasil? Quais são as perspectivas a curto e longo prazo? Uma maior representatividade feminina na política nos próximos anos dependeria em parte do desempenho de Dilma e equipe?
Silvia — A participação política das mulheres no brasil é uma das menores do mundo. è muito interessante termos uma mulher presidente e, mais ainda o fato de ser uma mulher inteligente, preparada, decidida e comprometida com toda a população brasileira e muito especialmente com a sua metade feminina. Não há dúvida que a imagem pública de uma mulher como Dilma poderá estimular a muitas mulheres a entrarem na política. Lembra-se quando ao ser eleita afirmou publicamente que todo pai e toda mãe deveriam ohar nos olhos de sua filha e dizer: você pode!
Pergunta — Tendo em vista tudo que já se conquistou e as conquistas que devem caber à geração de agora, quais, na sua opinião, serão as reivindicações das mulheres da próxima geração? Ainda serão as mesmas das mulheres de hoje, ou devem mudar a partir de um novo cenário?
Silvia — Não tenho dúvidas de que vencer estereótipos e preconceitos milenares necessitarão ainda várias gerações. É importante que isto fique bem claro para que não avaliem pobre ou equivocado o esforço notável do movimento de mulheres no mundo todo e no Brasil, durante as últimas 3, 4 décadas. Muito se fez, muito está se fazendo mas muito há que ser todavia feito. E, por várias gerações. Toda mudança — e muito especialmente a da ideologia patriarcal — requer muita garra, esforço e paciência.
Fonte: http://www.clicrbs.com.br
Leia  mais AQUI

15 comentários:

  1. Comemorado neste dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher traz à tona discussões sobre as conquistas e mudanças mais significativas pelas quais passaram as mulheres nas últimas décadas, desde a instituição da data. Entretanto importa uma plena implementação destes direitos legalmente conquistados. A Lei Maria da Penha, de agosto de 2006, representa um marco histórico na luta contra a violencia contra a mulher.E é mais conhecidas do pais.

    NOMES:lucas e henrique
    ESCOLA:istituto frei joão pedro de sexto
    SERIE:8 ano
    PROFESSORA:isabel aguiar

    ResponderExcluir
  2. Mulher, um anjo que caiu na terra.
    Na sociedade que vivemos, mesmo estando no século XXI, ainda existe bastante preconceito contra nós mulheres, muitas são oprimidas pelos próprios maridos, tendo muitas vezes que se refugiar em leis, que geralmente falham, deixando-as indefesas ,sem confiança em si mesmas.Para enfrentar os preconceitos que sofrem dentro e fora de casa.
    Mas ainda existe uma "luz" no fim da estrada de tanta luta e trabalho.Devemos sempre lutar cada vez mais por nossos ideais e objetivos de vida e assim conquistando cada vez mais lugares no setor de trabalho, oculpando todos os tipos de profissões, mas ainda assim, com um pouco de opressão por não serem mais remuneradas do que os homens.

    Luiza/Vitória Maria
    8º ano
    I.F.J.P.S

    ResponderExcluir
  3. este texto fala sobre o dia internacional da mulher. Comemorado neste dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher traz à tona discussões sobre as conquistas e mudanças mais significativas pelas quais passaram as mulheres nas últimas décadas, desde a instituição da data. A Lei Maria da Penha, de agosto de 2006, representa um marco histórico na luta contra a violencia contra a mulher. É uma das leis mais conhecidas do país o que representa uma vitória. Mas, é preciso que seja aplicada de forma mais consistente em todo o país. Tem havido algumas interpretações, como a de que a mulher necessita representar para que o processo, propriamente dito seja instaurado que prejudica o espírito da lei que é o da mais ampla garantia de prevenção, proteção e punição ao perpetrador de violencia

    nomes:GUSTAVO E EVERSON
    escola:instituto frei joao pedro de sexto
    serie:8ºano

    ResponderExcluir
  4. dia da mulher e um dia especial para agente esse dia e por causa da esplosao da fabrica que matou 120 mulheres .voce conhece a lei da maria da penha essa lei foi feita depois que uma mulher foi espancada pelo marido entao ela ficou paraplegica. nesse decada as mulheres os seu direito esta igual porque na decadas passadas era diferente a mulher nao tinha valor nenhum valor por causa quem mandava na mulher era os homens e nessa decada agente que manda na casa e eles trabalham. entao eu conclui que nos mulheres somos muito importantes para eles . nome: debora e romulo 8 ano istituto frei joao pedro de sexto

    ResponderExcluir
  5. Grande conquistas da mulher foi especialmente na area penal:Na constituição de 2002 que reprimia qualquer homem que tentasse violentar uma mulher.
    Nas ultimas decadas a mulher ganhou o direito de votar,o direito do trabalho.
    Dia 31 de outubro Dilma Rousseff venceu as eleições presidenciais tornando-se a primeira mulher presidente do Brasil.
    A maior conquista da mulher, a partir dos anos 60, foi a pílula anticoncepcional que revolucionou comportamentos. A partir do momento que a mulher pode escolher a hora de ter seus filhos, ela pode estudar e trabalhar, colaborando para seu próprio crescimento pessoal e profissional. Outras conquistas vieram a partir deste marco histórico.
    Devemos valorizar a mulher pois elas foram grandes guerreiras no mundo todo.

    Matheus Cordeiro 23
    Mariana de Oliveira 21
    8°ano

    ResponderExcluir
  6. andressa e gabriella 8º ano I.F.J.P.S11 de março de 2011 às 08:35

    Jovem, o dia da mulher é uma data muito importante não só para as mulheres, como para os homens também. Pois assim eles aprendem a valoriza-las, aprender a dar valor e não ''ver'' a mulher como um sexo frágil, e sim, um exemplo de luta e determinação, de força de vontade e acima de tudo garra para conquistar seus direitos e seu ''espaço'' na sociedade. A mulher carrega dentro de si um amor incomparável, amor de mãe, esposa, companheira, e tem defeitos como todo ser humano, mais deve ser respeitada por seus valores. Mulher não deve ser distratada de forma alguma, seja física ou verbalmente, deve receber carinho, atenção e amor mútuo. Enfim, a mulher deve ser aceita com suas diferenças e valorizada com suas qualidades. :D

    Andressa Araújo e Gabriella Peixoto
    Nº: 3,20
    8º ano. Instituto Frei João Pedro de Sexto.

    ResponderExcluir
  7. O dia da mulher é representado pela morte de 130 tecelãs que foram presas dentro de uma fabrica que foi incendiada por um ato desumano.As mulheres eram tratadas com preconceito e machismo onde eram superiores aos homens por serem desvalorizadas na sociedade;há uns tempos atrás foi criado uma lei nº11.340 onde coibi e previne a violência contra a mulher domestica e familiar.Hoje o preconceito foi diminuído e as mulheres tem livre arbitro no comércio de trabalho,sociedade e nos convivios de nossos tempos do século XXI,mas,até hoje existe conflitos e preconceitos com o machismo de vários homens em nosso mundo [...]

    MARIANNE E GABRIEL
    8ºANO
    Nº:09,22
    INSTITUTO FREI JOAO PEDRO DE SEXTO
    HISTORIA

    ResponderExcluir
  8. O dia internacional da mulher , é muito importante para todos, porque fala dos direitos dela e para mim os direitos de todos são iguais , por isso eu acho que isso era pra ser desde passado , porque antes a mulher era muito desvalorizada , mas como agora existe esse dia , melhorou muito para as pessoas se conscientizar que a mulher é muito importante para o mundo.

    Breno Almeida/8º Ano /Instituto Frei João Pedro de Sexto

    O dia internacional da mulher foi um grande marco para a história do mundo, pois elas vem se mostrando guerreiras e estam sempre buscando seus direitos. O texto aborda sobre a lei Maria da Penha, que representa um marco histórico na luta contra a violencia contra a mulher. Hoje as mulheres estão se mostrando superior ao homem, pois existe até mulher presidente que é a Dilma, espero que continue assim sendo sempre o que ela é e parabéns pelo seu dia.

    José Victor /8º Ano /Instituto Frei João Pedro de Sexto

    ResponderExcluir
  9. Bom o texto fala sobre as conquistas das mulheres com relação dos dias atuais as mudanças com direitos da mulher antigamente.Dia 8 de março dedicamos um dia especial para elas,( O dia internacional ) para podermos lembrarmos que a mulher é um ser muito importante para o mundo e a sociedade.
    A mulher é beleza,amor,carinho,delicadeza,paixão,sedução e pureza!
    Mas um dia só no ano não basta pra homenagear elas por isso todo dia é dia internacional da MULHER!
    ASS:MARA E RAYLINE
    ESCOLA: I.F.J.P.S 8° ano

    ResponderExcluir
  10. Vemos que ultimamente as mulheres têm obtido muitas conquistas e nos próximos anos, provavelmente as mulheres conquistarão cada vez mais liberdade em relação à sociedade atual, mas temos que ressaltar que as mulheres têm ocupado cada vez mais cargos que antes eram direcionados apenas aos homens. Por isso a sociedade deve valorizar as mulheres.

    Nome: José Guilherme Costa Gonçalves 8ºAno Nº:15

    As mulheres ganharam muitas conquistas mas ainda há muito que ganhar ,mulheres como Dilma Roussef que prometem fazer melhorias nos sistemas do país e oferecer maiores direitos para as mulheres que são mais maduras sentimentalmente do que os homens.Muito para vencer elas tem , mas com exemplos como Dilma as mulheres alcançarão uma igualdade de direitos e de trabalho.

    Nome: João Vitor Pinheiro Nascimento 8º Ano
    Nº: 14

    Instituto Frei João Pedro de Sexto

    ResponderExcluir
  11. mulher é guerreira,batalhadora,pode ser mãe,
    é carinhosa alem de ser linda.mulher tem que ser amada,respeitada.
    mais infelismente muitas pessoas não respeitam a mulher,batem nela...porisso existe a lei maria da penha,para proteger as mulheres dessas pessoas,que maltratam
    muitas mulheres tem medo de denunciar,por conta das ameaças que eles fazem,contra elas e ate contra os seus filhos.
    muita gente duvida da capacidade da mulher,impedindo que ela tenha um emprego descente,por elas serem mais frageis e delicada.
    porisso é comemorado o dia internacional da mulher,sem elas não teria existencia da nossa vida.
    INGRED Nº13
    DAVY Nº7
    8ºANO IFJPS

    ResponderExcluir
  12. O dia internacional da mulher fala de como devemos respeitar as mulheres,pelo seu esforço e pela sua dedicação.
    Bom,a entrevista fala sobre a conquista da mulher no mundo atuando em profissões que em anos passados não poderiam ser efetuadas , pois havia um certo preconceito sobre este assunto,mas felizmente hoje em dia existem varias mulheres que tem sua vida propia graças as mudanças que o mundo atual nos proporcionou,mas ainda existem mulheres que ainda são descriminadas em certos serviços.
    A lei da Maria da penha garante a segurança de varias mulheres,pois alguns homens insistem em espancar as mulheres, então é importante ter o certo conhecimento sobre essa lei.
    Bom.concluindo devemos ter um devido conhecimento sobre o assunto pois o dia da mulher não somente um dia de festa e sim de reflexão sobre este importante dia.
    O dia internacional da mulher dia 8 de março.


    Instituto Frei João Pedro de Sexto
    8*ano
    Rosely Souza Felix n*28
    Pedro de Brito Anastacio n* 24

    ResponderExcluir
  13. Como dito no texto a mulher evoluiu bastante nas útimas décadas,em fato de trabalho,familia ,entre outras coisas...mas ainda existe muitos casos de mulheres desvalorizadas em relação a dificudade de arranjar um emprego,salários são mais baixos que os dos homens,sendo que é uma injustiça pois a mulher pode fazer o mesmo trabalho que o homem,e muitas vezes mas eficiente que os homens.
    No dia 8 de março se comemora o dia internacional das mulheres,pelo fato de um acidente que aconteceu com muitas mulheres que trabalhavam em uma fabrica de tecidos que pegou fogo e varias mulheres morreram queimadas,após esse dia todo dia 8 de março se comemora o dia internacional das mulheres pelo fato de lebramos delas como pessoas que ajudaram a mulher a ter mas importância e valorização !Adorei o texto e espero que possa ver as mulheres com mais importância e respeito por todos.
    parabéns mulher!!!

    Lara Nery e Rebeca Apolonio.
    IFJPS
    8º Ano.

    ResponderExcluir
  14. o texto fala basicamente das conquistas das mulheres nas ultimas decadas.uma das principais conquistas da mulher foi a licença maternidade, pois a alguns anos a mulher só podia trabalhar se não fosse casada e se fosse tinha que assinar um termo que a obrigava a não ter filhos.outra grande conquista das mulheres foi o direito ao voto, porque antigamente só quem votava eram os homens.outra conquista importante foi a lei Maria da Penha,que foi criada a partir de um fato triste e ao mesmo tempo feliz.uma mulher chamada Maria da Penha foi agredida por vários anos pelo marido,ela entrou na justiça contra ele e depois de dezenove anos ele foi punido pelo que fez,a partir daí criou-se uma das leis mais conhecidas que existe no Brasil.
    atualmente a mulher tem os mesmos direitos dos homens e são muito mais volorizadas.
    mulher,fonte de vida para todos,que luta e conquista seus ideais.mulher que cuida dá valor ao que lhe foi dado.mulher que se arruma e arrasta olhares.parabens mulher pelo seu dia!

    ResponderExcluir
  15. comentário acima escrito por:
    Ana Carolina Vieira Mesquita e wellesson nogueira.
    n.:2 e 31
    escola:I.F.J.P.S.
    série:8 ano

    ResponderExcluir