quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ERA VARGAS.



Documentário sobre a Era Vargas





No campo político as práticas populistas de Vargas dominavam. Ele reunia milhares de pessoas no estádio de São Januário para seus longos discursos.O presidente usava também muito bem o novo meio de comunicação de massa, o rádio. A principal emissora brasileira , a Rádio Nacional, reproduzia os costumes e hábitos populares que interessavam ao regime.Grandes estrelas de nossa MPB surgiram durante o Estado Novo. Carmem Miranda e sua baiana estilizada transformaram o samba em uma peça de exportação da cultura brasileira.
No final da década de trinta, o mundo observava com preocupação o crescimento da ideologia nazista na Alemanha e sua ameaça à estabilidade política e democrática da Europa. Os Estados Unidos da América acompanhavam de perto a íntima relação do presidente brasileiro, o ditador Getúlio Vargas com o então chanceler alemão Aldof Hitler.
Com a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial, o governo norteamericano cobrou um posicionamento do governo brasileiro em relação ao conflito e ameaçou invadir a costa nordeste brasileira caso Getúlio Vargas não declarasse guerra aos alemães. Território sul-americano mais próximo da Europa, o nordeste do Brasil era considerado pelos EUA uma área estratégica. Getúlio Vargas cedeu à pressão e firmou junto ao presidente americano diversos acordos bilaterais nas áreas cultural, militar e tecnológica. O Brasil, que ainda não possuía siderúrgicas em seu território, baseava a sua economia apenas na indústria primária. Sendo assim, Getúlio solicitou aos americanos a criação da Cidade do Aço – Volta Redonda – e em troca, cedeu território em Natal (RN) para a construção da maior base militar americana fora dos Estados Unidos – a Parnamirim Fields.
 Esse abraço representa muito mais do que o encontro entre dois personagens, mas o "entendimento" entre duas nações

A cantora, atriz e dançarina Carmem Miranda já era um ícone nos EUA e a curiosidade do povo americano em relação ao Brasil, este país tropical com florestas intocáveis, praias, sol e sua cultura exótica se tornava cada vez maior. O personagem Zé Carioca, criado por Walt Disney, surgiu em 1943, um ano antes de tropas brasileiras serem enviadas para combater na Europa. O personagem apresentava o estereótipo do malandro carioca, seu gosto pela dança, mulheres e seu modo preguiçoso e divertido de ser.
Neste belo desenho animado, todo feito à mão, Zé Carioca apresenta o Rio de Janeiro para o já célebre personagem da Disney Pato Donald. O título da obra é “Aquarela Brasileira” – homônimo da famosa canção de Silas Oliveira – com músicas de Ary Barroso e Zequinha de Abreu, voz de Aloysio Oliveira e dublagem de José Oliveira. Vale a pena conferir.







16 comentários:

  1. independência da Argentina

    Em 1810 a Argentina rompeu seus laços coloniais com a Espanha e deu seguimento a revolta para conseguir a independência do país.
    No mesmo ano, foi criado dois grupos:os revolucionarios e os realistas.Os primeiros lutavam a favor da independencia da Argentina e os segundos eram neutros,nem a favor nem contra a independencia.
    Os revolucionarios tentaram trazer os realistas para o seu lado mas ele não quiseram e a partir daí se iniciou uma guerra entre os dois grupos.O resultado foi a independencia do país.
    A Espanha não interferiu pois estava sendo culpada pelos franceses que estavam a favor da Argentina.
    Em 1813 houve uma assembléia que tomou a decisão de dar a independencia ao país.A partir daí a Argentina se tornou independente politicamente.

    Nome:Ana Carolina Vieira Mesquita
    Série:8º ano.
    Escola:I.F.J.P.S.
    Nº:2.

    ResponderExcluir
  2. Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com poderes ditatoriais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda ) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo.
    Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Enviou Olga Benário , esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista. Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infra-estrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.

    Nome: Luiza Vitória Souza Brito
    Série: 9°ANO N°: 21
    Escola: IFJPS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 1930 houve a eleição de Getúlio Vargas e Julio Prestes.Atraves da vitoria de Julio prestes houve fraudes.Com a morte de Joao Pessoa(vice de Getulio),houve o fim do café-com-leite e getulio vargas foi ao poder.
      Na época,em 1930,foi uma revolução ter Getulio Vargas no poder.Pois ele conquistou a população e começou a governar do seu jeito.
      Na relação emocional com a populaçao ele era visto como um pai bondoso.Em 1939,o DIP cria uma imagem para Getulio,na qual dizia que ele era o pai dos pobres.A Aliança nacional libertadora defendia:
      -reforma agraria
      -governo popular
      -liberdade democratica
      -nacionalizaçao das empresas estrangeiras
      -suspençao do pagamento da dívida externa
      Plano Cohen;Foi um documento forjado pelo governo declarando intençao dos comunistas em tomar o poder
      O Brasil teve entrada na segunda Guerra em 1943.Em 1954,Getulio,pressionado por denuncias de corrupção,antenados a oposiçao e ameaça de golpe militar,Vargas se Suisida.

      NOME:Ingred Ferreira N°:14
      SÉRIE:9°Ano
      ESCOLA:Istituto Frei João Pedro De Sexto

      Excluir
  3. Em 1930 houve a eleição de Getúlio Vargas e Julio Prestes.Atraves da vitoria de Julio prestes houve fraudes.Com a morte de Joao Pessoa(vice de Getulio),houve o fim do café-com-leite e getulio vargas foi ao poder.
    Na época,em 1930,foi uma revolução ter Getulio Vargas no poder.Pois ele conquistou a população e começou a governar do seu jeito.
    Na relação emocional com a populaçao ele era visto como um pai bondoso.Em 1939,o DIP cria uma imagem para Getulio,na qual dizia que ele era o pai dos pobres.A Aliança nacional libertadora defendia:
    -reforma agraria
    -governo popular
    -liberdade democratica
    -nacionalizaçao das empresas estrangeiras
    -suspençao do pagamento da dívida externa
    Plano Cohen;Foi um documento forjado pelo governo declarando intençao dos comunistas em tomar o poder
    O Brasil teve entrada na segunda Guerra em 1943.Em 1954,Getulio,pressionado por denuncias de corrupção,antenados a oposiçao e ameaça de golpe militar,Vargas se Suisida.

    NOME:Ingred Ferreira N°:14
    SÉRIE:9°Ano
    ESCOLA:Istituto Frei João Pedro De Sexto

    ResponderExcluir
  4. Neste resumo sobre Era Vargas vou abordas os fatos mais acontecidos durante a época, começando pelas práticas polícias feitas pelo presidente Getúlio Vargas no campo político, estava milhares de pessoas lotando o campo entre eles toda a imprensa,entre eles a principal Rádio Nacional como era seu nome, que apresentava os principais costumes e hábitos populares do povo naquela época. Os Estados Unidos da América acompanhavam de perto a íntima relação do presidente brasileiro ditador, Getúlio Vargas com o chanceler Adolffi Hittler.
    Getúlio Vargas teve que enfrentar problemas internos do seu governo, e externos da oposição,havia um grande confronto mais isso não era armado, o confronto havia terminado e era ali o penúltimo mandato do presidente brasileiro. O caso mais grave que ocorreu foi entre a relação central com a elite de São Paulo.
    Em 1931, Getúlio Vargas derruba a Constituição Brasileira, reunindo enormes poderes no Brasil. Isso despertou a indignação dos opositores, principalmente as oligarquias cafeeiras e a classe média paulista, que estavam desgostosos com o governo getulista.Mesmo com a vitória militar, Getúlio Vargas atende alguns pedidos dos republicanos, e aprova a Constituição de 1934. O governo na Era Vargas adotou medidas controladoras, ditatoriais e paternalistas, mas também contou com os aspectos modernos na industrialização do país e na inovação das políticas trabalhistas com a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
    Enquanto permaneceu no governo, Vargas foi chefe de um governo provisório (1930-1934), presidente eleito pelo voto indireto (1934-1937) e ditador (1937-1945). A Era Vargas foi um período de modernização da Nação Brasileira, mas também foi um período conturbado por vários momentos históricos.

    ESCOLA: Instituto Frei João Pedro de Sexto.
    NOME: Antonio Everson da Silva.
    SÉRIE: 9ªANO. Nª:06.

    ResponderExcluir
  5. Resumo:
    Getúlio Vargas foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.Ele assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930.Ele Fechou o Congresso Nacional em 1937 e instalou o Estado Novo. Sua forma de governo era bastante controladora.Getúlio Vargas tambem criou o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda).O governo na Era Vargas adotou medidas controladoras, ditatoriais e paternalistas, mas também contou com aspectos modernos na industrialização do país e na inovação das políticas trabalhistas com a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).O forte espírito nacionalista de Vargas fez com ele fosse considerado o mais importante e influente nome da política brasileira do século XX.Com o início da Segunda Guerra Mundial, em 1 de setembro de 1939, Getúlio Vargas manteve um posicionamento neutro até 1941. Por causa do crime da rua Tonelero, Getúlio foi pressionado, pela imprensa e por militares, a renunciar ou, ao menos, licenciar-se da presidência.Esta crise levou Getúlio Vargas ao suicídio na madrugada de 23 para 24 de agosto de 1954, logo depois de sua última reunião ministerial, na qual fora aconselhado, por ministros, a se licenciar da presidência.

    IFJPS
    NOME: Mariana de Oliveira Costa
    9º ANO - Nº: 24

    ResponderExcluir
  6. Getúlio Dornelles Vargas (19/4/1882 - 24/8/1954), governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945) foi um advogado e político brasileiro, líder civil da Revolução de 1930. Estes anos são conhecidos como a Era Vargas e suas características são as diversas alterações que o então presidente realizou no país nos setores sociais e econômicos.
    Getulio Vargas ainda criou o Departamento de Imprensa e Propaganda para censurar e controlar manifestações contra opostas ao seu governo. Fechou o Congresso Nacional no ano de 1937 e instalou o Estado Novo, governando de forma controladora e centralizadora, sempre buscando o favorecimento de si propio. Com a ideia sempre controladora perseguiu opositores políticos, principalmente, partidários e simpatizantes do socialismo.
    Os últimos dias do presidente revelam o isolamento político e as ameaças que ele e sua família vinham supostamente sofrendo e que o levaram ao beco sem saída no qual acabou morto, com um tiro no peito no dia 24 de agosto de 1954.

    Nome:Rosely Souza Felix
    IFJPS
    30
    9*ANO

    ResponderExcluir
  7. Andressa Araujo, nº 4. IFJPS9 de agosto de 2012 às 20:15

    Getúlio Vargas foi presidente do Brasil por 15 anos (não simultaneamente). Em 1930 houve a revolução que foi quando Getúlio se elegeu juntamente com Júlio Prestes. A partir da vitória de Prestes, houveram fraldes. Logo, João pessoa, vice de Getúlio, morreu. E com sua morte houve o fim do café-com-leite e assim Vargas foi ao poder. Ele impressionou a todos, pois já que os grupos que apoiavam a revolução não tinham poder o suficiente, ele governou de seu próprio jeito. Getúlio era visto como um pai bondoso, o DIP lhe criou até uma imagem, dizendo que era o "pai dos pobres". Foi criada a Aliança Nacional libertadora que tinha o predomínio de comunistas no qual o líder era Luiz Carlos Prestes. Defendiam valores, tais como: suspensão do pagamento da dívida externa; nacionalização das empresas estrangeiras; reforma agrária; liberdade democrática; governo popular. O estado novo que se propunha no plano de Cohen, seria a época da ditadura no qual há repressão às oposições, censura, tortura, entre outras coisas. O Brasil entrou na guerra em 1943.

    ResponderExcluir
  8. Getúlio Dornelles Vargas (19/4/1882 - 24/8/1954), governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945) foi um advogado e político brasileiro, líder civil da Revolução de 1930. Estes anos são conhecidos como a Era Vargas e suas características são as diversas alterações que o então presidente realizou no país nos setores sociais e econômicos.Ele impressionou a todos, pois já que os grupos que apoiavam a revolução não tinham poder o suficiente, ele governou de seu próprio jeito. Getúlio era visto como um pai bondoso, o DIP lhe criou até uma imagem, dizendo que era o "pai dos pobres". Foi criada a Aliança Nacional libertadora que tinha o predomínio de comunistas no qual o líder era Luiz Carlos Prestes. Defendiam valores, tais como: suspensão do pagamento da dívida externa; nacionalização das empresas estrangeiras; reforma agrária; liberdade democrática; governo popular. O estado novo que se propunha no plano de Cohen, seria a época da ditadura no qual há repressão às oposições, censura, tortura, entre outras coisas. O Brasil entrou na guerra em 1943.Os últimos dias do presidente revelam o isolamento político e as ameaças que ele e sua família vinham supostamente sofrendo e que o levaram ao beco sem saída no qual acabou morto, com um tiro no peito no dia 24 de agosto de 1954. Ass:Debora Sousa do 9ano do IFJPS

    ResponderExcluir
  9. Durante o governo de Getúlio Vargas, ocorreram diversas transformações nacionais: a industrialização progrediu de forma substancial, as cidades cresceram, o Estado se tornou forte, interferiu na economia e foi instaurada uma nova relação com os trabalhadores urbanos. Enquanto permaneceu no poder, Vargas foi chefe de um governo provisório (1930-1934), presidente eleito pelo voto indireto (1934-1937) e ditador (1937-1945).
    Matheus Cordeiro n°259°Ano IFJPS
    Ao tomar posse em 1930, Getúlio Vargas discursou que o seu governo era provisório, mas tão logo começou a governar, tomou uma série de medidas que fortificaram o seu poder. Dissociou todos os segmentos que compunham o poder legislativo, assim exerceu o poder legislativo e o executivo simultaneamente. Vargas suprimiu a constituição estabelecida, exonerou os governadores e, para substituí-los, nomeou interventores de sua confiança. Vários deles eram militares ligados ao tenentismo.

    ResponderExcluir
  10. A Era Vargas foi um período de modernização da Nação brasileira, mas também foi um período conturbado pela:

    Revolução Constitucionalista de 1932.
    Constituição de 1934.
    Criação da Ação Integralista Brasileira (AIB) e Aliança Nacional Libertadora (ANL).
    Política econômica e administrativa do Estado Novo.
    Política paternalista varguista.
    Transformação social e política trabalhista com a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
    Criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), órgão responsável pela censura do período.
    Constituição de 1937.
    Consequência da Segunda Guerra Mundial.
    Decadência do Estado Novo.
    Ascensão e crise do Segundo Governo de Vargas (1950 – 1954).
    nome:Gustavo Henrique Bueno Braga
    serie:9°ano
    numero: 12

    ResponderExcluir
  11. Durante o governo de Getúlio Vargas, ocorreram diversas transformações nacionais: a industrialização progrediu de forma substancial, as cidades cresceram, o Estado se tornou forte, interferiu na economia e foi instaurada uma nova relação com os trabalhadores urbanos. Enquanto permaneceu no poder, Vargas foi chefe de um governo provisório (1930-1934), presidente eleito pelo voto indireto (1934-1937) e ditador (1937-1945).

    ResponderExcluir
  12. Durante o governo de Getúlio Vargas, ocorreram diversas transformações nacionais: a industrialização progrediu de forma substancial, as cidades cresceram, o Estado se tornou forte, interferiu na economia e foi instaurada uma nova relação com os trabalhadores urbanos. Enquanto permaneceu no poder, Vargas foi chefe de um governo provisório (1930-1934), presidente eleito pelo voto indireto (1934-1937) e ditador (1937-1945).

    ResponderExcluir
  13. Vida de Getúlio Vargas, Revolução de 1930, Estado Novo, Era Vargas, história do Brasil República, nacionalismo, desenvolvimento econômico, "o petróleo é nosso", direitos trabalhistas, industrialização, desenvolvimento industrial brasileiro, suicídio de Vargas
    A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

    ResponderExcluir
  14. a era vargas começa com a revolução de 1930 quando a republica café-com-leite deu lugar para Getulio Vargas.Ele consegue o amor do povo atraves dos direitos trabalhistas que ate então não existiam porem mesmo com a ajuda do povo julio pretes acabou ganhando as eleições por uma eleição fraudulenta,getulio sem opção recorre a um golpe de estado para assumir o poder.Dentre as varias promessas que getulio fez,uma das que mudou muito o governo do pais foi o fim do governo café-com-leite,e tambem a modernização industrial do brasil fazendo assim que o brasil de mais um passo em direção a evolução do pais. dentre a era vargas,muitas coisas novas foram criadas dentre elas a criação do ministerio do trabalhoa promungação das leis trabalhistas;porem getulio é presssionado pelas capanhas paulistas vargas convoca novas eleições onde ele adquiriu novas promessas dentre elas as eleições diretas para municipios estados e regiões e o direito do voto feminino. em 1954 ja deposto mas tentando voltar ao poder ,getulio não aguenta a pressão e se suicida.

    romulo rodrigues ribeiro
    joão vitor pinherio do nascimento 9º ano

    ResponderExcluir
  15. A Era Vargas foi um período de grandes transformações na sociedade do Brasil. A Era se iniciou com a Revolução de 1930, quando Getúlio realizou um golpe de estado para obter o poder da República Presidencialista do Brasil. A Era foi dividida em vários períodos e durou quinze anos de 1930 até 1945 em que basicamente muitas mudanças na estrutura do poder ocorreram. Houve reformas nas leis trabalhistas, inovações industriais, incentivo à industrialização de base, substituição de importações, censura e propaganda nos meios de comunicação, revolução popular, entre outras mudanças na sociedade brasileira. Getúlio Vargas tentou agradar a todas as classes sociais, sobretudo as classes mais favorecidas, como as classes necessitadas. Nessa época a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi notável. Foi enviadas tropas para a Europa composta por vinte cinco mil soldados brasileiros formando a chamada FEB (Força Expedicionária Brasileira). Getúlio governou entre três períodos de apesar de serem diferentes apresentavam os mesmos objetivos. Getúlio procurou se tornar o grande patriota do Brasil, ele criou uma imagem agradável de se mesmo, mas só queria atender seus próprios objetivos.

    Alan Nº 01, Guilherme Costa Nº 16 e José Victor Nº 17 (9° ano)

    ResponderExcluir