quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Renascimento cultural











ESCOLHA UMA PERSONALIDADE IMPORTANTE PARA O RENASCIMENTO E PESQUISE SOBRE ELE. REGISTRE AQUI SUA PESQUISA. PODE SER UM PINTOR, ESCRITOR, ARQUITETO, COMPOSITOR, ETC.

4 comentários:

  1. Michelangelo (1475-1564) foi um escultor, pintor, arquiteto e poeta italiano. É considerado junto com Leonardo da Vinci, um dos artistas mais geniais da história do ocidente. Grande representante do renascimento cultural europeu que resgatou a estética e o ideário clássico, produziu obras famosas como a pintura do teto da Capela Sistina.Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni estudou pintura muito cedo com Domenico Ghirlandaio, em Florença. Em 1489 estudou escultura com Bertoldo.Em Florença, realizou um de seus trabalhos mais famosos na escultura, “O David”. Tornou-se conhecido depois dessa obra, o que fez com que fosse chamado, juntamente com Leonardo da Vinci, para decorar a sala Grande do Conselho, em Florença.Entre 1508 e 1512, pintou o teto da capela Sistina afrescos monumentais, considerados como sua obra-prima. Destas pinturas, a mais conhecida é “A criação de Adão”. Depois da morte do Papa Júlio II, concluiu sua obra em escultura “Moisés”.Chamado para decorar a parede da retaguarda da Capela Sistina, em 1551, pintou o “Juízo Final”, que levou cinco anos para ficar pronta. Terminou os dois afrescos na Capela Paulina depois de nove anos, sendo essa, a última obra de pintura do artista. A partir de 1550, dedica-se à arquitetura, escultura e também à poesia, com o livro “Rimas”.Sua influência foi muito forte para outros pintores e escultores, como Masaccio e Luca Signorelli. Tinha temperamento irascível e era adepto anti-reformista do Papa Paulo III. Morreu perto dos noventa anos, e seu corpo foi enterrado na Basílica de Santa Cruz, em Florença.

    Escola:Instituto Frei João Pedro de Sexto
    Aluna:Ana Beatriz Teles Oliveira
    Série: 7º ano Nº: 01

    ResponderExcluir
  2. William Shakespeare,Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os dias de hoje, onde são retratadas freqüentemente pelo teatro, televisão, cinema e literatura.Nasceu em 23 de abril de 1564, na pequena cidade inglesa de Stratford-Avon. Nesta região começa seus estudos e já demonstra grande interesse pela literatura e pela escrita. Com 18 anos de idade casou-se com Anne Hathaway e, com ela, teve três filhos. No ano de 1591 foi morar na cidade de Londres, em busca de oportunidades na área cultural. Começa escrever sua primeira peça, Comédia dos Erros, no ano de 1590 e termina quatro anos depois. Nesta época escreveu aproximadamente 150 sonetos.

    Embora seus sonetos sejam até hoje considerados os mais lindos de todos os tempos, foi na dramaturgia que ganhou destaque. No ano de 1594, entrou para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, que possuía um excelente teatro em Londres. Neste período, o contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elisabeth I. O teatro deste período, conhecido como teatro elisabetano, foi de grande importância. Escreveu tragédias, dramas históricos e comédias que marcam até os dias de hoje o cenário teatral.

    Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados a condição humana, são constantes nas obras deste escritor.

    No ano de 1610, retornou para Stratford, sua cidade natal, local onde escreveu sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613. Em 23 de abril de 1616 faleceu o maior dramaturgo de todos os tempos, de causa ainda não identificada pelos historiadores.

    Escola:Instituto Frei João Pedro De Sexto
    Aluna: Fatima Santos De Souza
    Série:7ºano Nº:09

    ResponderExcluir
  3. Quem foi

    Rafael Sanzio foi um importante artista plástico italiano da época do Renascimento Cultural. Nasceu na cidade de Urbino em 6 de abril de 1483 e morreu na cidade de Roma no dia 6 de abril de 1520. Destacou-se principalmente nas áreas da pintura e arquitetura. Sua arte foi reconhecida graças a suavidade e perfeição de suas obras.

    Biografia

    - Aos seis anos de idade, o pai de Rafael o levou para ser aprendiz no estúdio de Pietro Perugino (importante pintor italiano).

    - Em 1501 termina sua primeira obra, um altar para a Igreja de San Nicola da Tolentino.

    - Em 1504, Rafael pinta sua principal obra de sua primeira fase artística: O Casamento da Virgem.

    - Foi morar na cidade de Siena no ano de 1504. Logo após, foi morar na cidade de Florença, onde passou quatro anos.

    - Em Florença, recebeu grande influência artística de Fra Bartolomeu e Leonardo da Vinci.

    - Em 1508, o papa Júlio II contratou os serviços artísticos de Rafael para que fizesse a decoração dos apartamentos do papa no Vaticano.

    - Em 1515, tornou-se arquiteto oficial do Vaticano. Assumiu a responsabilidade pela continuação das obras na Basílica de São Pedro. Neste mesmo ano foi designado para supervisionar as pesquisas arqueológicas que ocorriam na cidade de Roma.

    - Entre 1513 e 1517, trabalhou para o papa Leão X. Nesta época produziu muitos retratos, desenhos de tapeçaria, cenografias e decorações sacras.

    - Rafael morreu com 37 anos de idade, no ano de 1520. Relatos da época indicam que o pintor estava com uma grave febre.

    Principais obras de Rafael:

    - Bandeira de procissão com a Santíssima Trindade
    - Ressureição de Cristo
    - Deus Pai
    - Abençoada Virgem Maria
    - Anjo
    - A Virgem com o Menino
    - São Sebastião
    - Retrato de um Homem
    - A Coroação da Virgem
    - A Anunciação
    - Adoração dos Magos
    - A Apresentação no Templo
    - Madona Connestabile
    - Madona com o Menino
    - O Casamento da Virgem
    - São Jorge e o Dragão
    - As Três Graças
    - Visão de um Cavaleiro
    - Madona e o Menino no Trono com Santos
    - São Miguel

    ResponderExcluir
  4. Vinícius de Souza Lima 7º ano nº:229 de setembro de 2012 às 09:44

    BIOGRAFIA de Donatello


    Donatello foi um escultor renascentista que nasceu em Florença, na Itália, em 1386 e morreu em 13 de dezembro de 1466, também em Florença. Seu nome de nascença é Donato di Niccoló di Betto Bardi, filho de Nicollo di Betto Bardi, um tecelão de lã, de família modesta e que se envolveu em alguns conflitos assim como escapou da pena de morte. É dito também que Donatello foi primeiramente educado na casa de Roberto Martelli.
    Donatello recebeu suas primeiras instruções artísticas de seu treinamento feito em uma oficina de ourives, sendo que mais tarde viria a trabalhar um curto período na oficina do artista Lorenzo Ghiberti.
    Chegou a ir para Roma junto com Felipo Brunelleschi, outro arquiteto e escultor renascentista, para realizar o estudo da arquitetura romana clássica. De 1404 a 1407 foi assistente de Lorenzo Ghiberti.
    Donatello começou a trabalhar em sua carreira artística, com primeiramente a construção de duas estátuas de profetas, e em seguida uma estátua de Davi, construída em mármore para a catedral de Florença, com estilo gótico tardio com forte presença da anatomia humana.
    Em seguida entre os anos de 1409 e 1411 construiu a escultura, São João Evangelista, também feita com perfeição, sendo que ela foi feita através de estudos anatômicos.
    Em 1417 terminou uma outra escultura chamada São Jorge, que havia sido encomendada por uma guilda de artesões que fabricavam armaduras.Em 1423 fez uma importante escultura chamada de "São Ludovico em Tolosa".
    Entre 1415 e 1426 fez cinco importantes obras para o Duomo, sendo elas: O Profeta Imberbe, O Profeta Barbudo, O sacrifício de Isacc, O Profeta Abacuc, O Profeta Jeremias.
    Donatello chegou também a esculpir um monumento fúnebre ao Papa João XXII junto com o artista plástico Michellozo, chamado Battistero. Nessa obra Donatello esculpiu em bronze o corpo do papa morto.
    Na década de 1430 esculpiu para a Basílica de São Pedro outra obra chamada, Tabernáculo do Sacramento terminado em 1433.
    Entre 1437 e 1443 esculpiu as obras, Apóstolos, Cosme e Damião,Mártires,e Doutores da Igreja.
    E entre 1443 e 1450 Donatello esculpiu em mármore uma estátua equestre conhecida como Gattamelata, sobre Erasmo de Narni.
    Quando retornou para Florença em 1453 fez mais uma obra, esculpida em madeira, chamada Maria Madalena, que marcava o novo período artístico de Donatello.
    E por fim, em 1455 fez uma de suas obras últimas obras, chamada Judite e Helorfenes encomendada por Piero de Médici, repleta de valores simbólicos sobre expressões e sentimentos humanos.
    Nascido em meio ao renascimento, boa parte das obras de Donatello são renacentistas.



    ResponderExcluir