quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

REVOLUÇÃO FRANCESA- 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799


Revolução FrancesaFilme Maria Antonieta - LEGENDADO






DICA: 10 FILMES SOBRE REVOLUÇÃO FRANCESA

ATENÇÃO!
Antes de responder as questões propostas, fique ciente que:
• não serão aceitas respostas copiadas dos colegas e muito menos copiar e colar da internet ;
• o aluno que de alguma forma se desviar da proposta do blog (o aprendizado, a troca de idéias, a exposição do pensamento) com piadinha ou desrespeito terá sua nota de atividade anulada.
• Toda e qualquer resposta aos questionamentos deverá, obrigatoriamente, ter um porque, uma justificativa clara e lógica.


Questões para o 3º ano médio.

VAMOS PENSAR E PRODUZIR CONHECIMENTO HISTÓRICO?

1-Num panfleto publicado em 1789, um dos líderes da Revolução Francesa afirmava: "Devemos formular três perguntas: - O que é Terceiro Estado? Tudo. - O que tem ele sido em nosso sistema político? Nada. - O que pede ele? Ser alguma coisa." (citado por Leo Huberman, HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM, 1979) Explique as perguntas e respostas contidas nesse panfleto francês.
2-Durante a Revolução Francesa, na fase da Convenção Nacional, destacou-se, como líder revolucionário, Robespierre. Este assumiu a defesa do ideal democrático e se manifestou nestes termos: "Nos Estados aristocráticos a palavra pátria tem sentido unicamente para as famílias aristocráticas, isto é, para os que se apoderaram da soberania. Somente na democracia o Estado é realmente a pátria de todos os indivíduos que o compõem e pode contar com um número de defensores, preocupados pela sua causa, tão grande quanto o número de seus cidadãos." Apoiando-se no texto e aplicando seus conhecimentos:
a) Dê o nome do agrupamento político que Robespierre liderou nos momentos decisivos da Revolução.
b) Copie o trecho do documento anterior que melhor corresponde à teoria da vontade geral e indique o nome do filósofo mentor desta teoria.
3- O que era o Terceiro Estado e quais as suas reivindicações durante a Revolução Francesa?
4- Sobre a "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão", de 1789, o historiador inglês Eric Hobsbawm escreveu: "Este documento é um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária." (Eric Hobsbawm, A ERA DAS REVOULUÇÕES) Utilizando-se de seus conhecimentos sobre a Revolução Francesa, explique a afirmação do autor.
5- A Revolução Francesa representou um marco da história ocidental pelo caráter de ruptura em relação ao Antigo Regime. Cite e analise as características da crise do Antigo Regime  na França.

1 Num panfleto publicado em 1789, um dos líderes da Revolução Francesa afirmava:
“Devemos formular três perguntas:
- O que é o Terceiro Estado? Tudo.
- O que tem ele sido em nosso sistema político? Nada.
- O que pede ele? Ser alguma coisa.”
(citado por Leo Huberman, História da riqueza do homem, 1979)
Explique as perguntas e respostas contidas nesse panfleto francês.

2.  A Revolução Francesa, ocorrida no período de 1789 a 1799, teve um grande significado histórico não só para a França, mas para todo o mundo ocidental.
Quais foram as principais transformações resultantes dessa Revolução?

3. A Tomada da Bastilha, realizada por habitantes de Paris no 14 de julho de 1789, é normalmente identificada como o início da Revolução Francesa. Confronte as duas afirmações a seguir citadas acerca do processo revolucionário francês, identificando semelhanças e diferenças.
I – “A Revolução Francesa foi uma revolução burguesa, com objetivos burgueses, por meio da qual a burguesia assumiu o poder político.”
II – “A Revolução Francesa foi uma revolução com distintos objetivos, feitas por distintos grupos, por meio da qual a burguesia assumiu o poder político.”

4. Com a derrota de Napoleão Bonaparte, o Congresso de Viena e os tratados de 1814-1815 delinearam os rumos da reconstrução da Europa pós-Revolução Francesa e pós-guerras napoleônicas.
a) O que estabeleceram esses tratados e qual a ameaça que desejavam evitar seus signatários?
b) Quais os países que saíram fortalecidos com o sistema de alianças?

39 comentários:

  1. Brenda Rabelo Silveira 2º ano4 de fevereiro de 2012 às 21:07

    Ele diz que o terceiro estado e tudo pois era o eles que bancavam o primeiro e o segundo estado,apesar disso eles nao tinha nenhuma significancia no sistema politico,e tudo que eles queriam era ser tratados como os outros.

    2-O povo ganhou mais autonomia e os direitos sociais passaram a ser respeitados.

    3-A revoluçao francesa foi burguesa pois foi onde eles conduziram o processo de forma que consiguiram o dominio social e politico.

    4-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMPLEMENTAR A QUESTÃO 2. SERÁ QUE OS DIREITOS DO POVO REALMENTE FORAM RESPEITADOS? ANALISE MELHOR A QUESTÃO.
      NA QUESTÃO 3- SOMENTE A BURGUESIA PARTICIPOU DA REVOLUÇÃO? LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO E REVEJA O QUE A QUESTÃO PEDE.

      Excluir
  2. Brenda Rabelo Silveira 2º ano4 de fevereiro de 2012 às 21:08

    1-Ele diz que o terceiro estado e tudo, pois era o eles que bancavam o primeiro e o segundo estado,apesar disso eles nao tinha nenhuma importancia no sistema politico,e tudo que eles queriam era ser tratados como os outros.

    2-O povo ganhou mais autonomia e os direitos sociais passaram a ser respeitados.

    3-A revoluçao francesa foi burguesa pois foi onde eles conduziram o processo de forma que consiguiram o dominio social e politico.

    ResponderExcluir
  3. 1- A primeira afirmação feita por ele expressa que o terceiro estado(formado pelos burgueses, camponeses,e sans culotes) trabalhava e pagava impostos para bancar as mordomias dos 3% dos 2 primeiros estado( formado pelo clero e a nobreza). A segunda afirmação representa que o terceiro estado não tinha influencia política, já que os dois primeiros estados se uniam e acabavam tomando todas as decisões que favoreciam somente seus próprios interesses. A terceira afirmação representa o desejo de igualdade entre os 3 estados, que fossem reconhecidos, que pode sem ter melhores condições de vida.

    2- A queda da bastilha, onde as pessoas saíram as ruas para derrubar o sistema opressor implantado por Luís XVI, resultou na queda do antigo regime e crescimento do iluminismo, o iluminismo apoiava a burguesia que pregava como lema de campanha o termo: "liberdade igualdade e fraternidade"( esse termo era uma farsa, pois só tratava dos interesses burgueses). Ocorreu também uma assembleia conhecida como Assembléia dos estados gerias, lá estavam reunidos os representantes dos 3 estados, e ficou decidido a declaração dos direitos do homem e do cidadão.

    3- A revolução francesa teve como principais personagens os burgueses, que defendiam suas ideias mas de forma utópica a sociedade, ela dizia se preocupar com todos, quando na verdade só queria conquistar seus interesses. Com o apoio das ideias iluministas os burgueses conseguiram chegar ao poder político, e derrubar o antigo regime. Mas após essa conquista começou a perseguir os que antes faziam parte dos 2 primeiros estados, os membros do clero, os nobres, e até mesmo os fiéis católicos que não aceitavam renegar sua crença!

    4-a)O o Congresso de Viena tinha como principais intenções desenhar novamente o mapa da Europa, fazer novas colonizações, devolver o poder as famílias que napoleão havia derrotado, desejando assim voltar aos tempos de regime antigo, e solidificar uma aliança entre os burgueses. Foi estabelecido o chamado Tratado de Paris, onde obrigava a França a pagar impostos aos países vencedores.

    b)A Rússia, A Prússia, A Áustria, e reino Unido, posteriormente com a queda da frança a Inglaterra assumiu grande poder econômico, pois já estava fazendo novas ligações ao redor do mundo.

    Sarah Alves Damasceno - 2° Ano Médio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMPLEMENTE A QUESTÃO 2, VOCÊ NÃO MENCIONOU OS ACONTECIMENTOS APÓS A REVOLUÇÃO. QUAIS FORAM ELES? O QUE MUDOU APÓS A REVOLUÇÃO FRANCESA PARA O OCIDENTE?

      Excluir
  4. Yuri Cavalcante Fonteles - 2° Ano médio5 de fevereiro de 2012 às 16:02

    Yuri Cavalcante Fonteles 2° Ano Médio

    1) O Homem fala da desigualdade existente entre os 3 estados, que na época o 3° era o mais explorado, menos reconhecido, pede igualdade entre todos, e também uma vida mais digna para aqueles que eram a base da sociedade.

    2) A declaração dos direitos humanos,o fim dos privilégios dos 2 primeiros estados onde antes o clero e a nobreza eram favorecidos de todas as formas, aumento no poder da burguesia, queda do antigo regime, ideias iluministas estavam em plena expansão, e convenciam a todos que a burguesia era capaz de mudar a situação de exploração.

    3) A burguesia já pensando em seus interesses decidiu pedir ajuda aos camponeses, prometendo tira-los da miséria, da exploração, então juntos foram as ruas para lutar, e como resultado a burguesia ascendeu politicamente e não cumpriu nada do que prometeu aos camponeses, mas conseguiu solidificar seus pensamentos egoístas no ramo político.

    4) a)O desejo maior era restabelecer o regime absolutista, que foi rompido após a ascensão da burguesia, e por que napoleão derrotou muitas famílias reais.
    b)os países foram: Prússia, Reino Unido, Áustria e Rússia

    ResponderExcluir
  5. 1ª Questão

    O Terceiro estado era composto pela Burguesia, Camponeses e Sans Culotes.
    97% da população pertencia a este estado.
    Segundo o autor o 3º Estado é tudo. Pelo simples motivo de serem eles que garantiam o luxo do 1º e 2º Estado, sendo obrigados a pagar impostos...

    O 3º Estado não tinha participação na política, desde cargos políticos até opiniões...

    A revolução Francesa foi justamente a revolta do 3º Estado que pedia participação política e pedia o pagamento de impostos não só para a sua classe.

    Há até uma contradição entre as frases...

    - O que é o Terceiro Estado? Tudo.
    - O que pede ele? Ser alguma coisa.

    Olhando de dois pontos ele é visto como "tudo" pelo outra é visto como "nada".
    Tudo - Para manter o luxo
    Nada - Com relação a direitos de opinião na sociedade


    2ª Questão

    Política - Poderes executivo, legislativo e judiciário
    - Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
    - O povo elege os deputados

    Transformações Sociais - Fim dos privilégios do Clero e da Nobreza
    - Possibilidade de ascender socialmente
    - Homem como cidadão, com direitos e deveres

    Trasformações Econômicas - Fim do monopólio comercial
    - Maior número de proprietários e empresários.

    3ª Questão

    As afirmativas I contradiz a II, apesar de a Burguesia estar a frente dessa revolução e ter objetivos que a favoreçam não foi especifcamente burguesa, pois o 3º Estado não era formado somente pela burguesia
    então era preciso ter obejtivos que abrangesem todo Estado, para conseguir apoio dos Camponeses e Sans Culotes.

    4ª Questão

    a) Deveriam reorganizar e devolver os territórios ao poder daqueles que sofreram com a expansão napoleônica.E evitar uma ameaça revolucionária Francesa.
    b) Áustria, Prússia e Rússia. Formando assim posteriormente a Santa Aliança.

    ResponderExcluir
  6. 1-Primeiramente o Homem fala da desigualdade que existe entre os 3 estados, que na época o 3°estado era o mais explorado, menos reconhecido, pede igualdade a todos, e também uma vida melhor para aqueles que eram a base da sociedade.
    2-A queda da bastilha, onde as pessoas saíram as ruas para derrubar o sistema opressor implantado por Luís XVI...Ocorreu Transformações Econômicas - Fim do monopólio comercial entre outros...
    3- primeiramente a burguesia já pensando em seus interesses decidiu pedir ajuda aos camponeses, prometendo tira-los da miséria, da exploração, então juntos foram as ruas para lutar, e como resultado a burguesia nao cumpriu o que prometeu...
    4-a)Primeiramente Deveria se reorganizar e devolver os territórios ao poder daqueles que sofreram com a expansão na época de napoleão
    b) Áustria, Prússia e Rússia. Formando assim posteriormente a Santa Aliança.

    ResponderExcluir
  7. 1°) Bem, no panfleto contém verdadeiras informações sobre o terceiro estado, antes da Revolução. O terceiro estado tinha que manter o segundo é o primeiro estado que eram a nobreza e o clero, enquanto eles não tinham que pagar nenhum impostos. O terceiro estado praticamente fazia a sociedade Francesa eram 97% da população, eles queriam reivindicar seus direitos fazendo com a que a nobreza é o clero pagassem os impostos assim como eles eram obrigados a pagar.


    2°) Com a revolução Francesa os Burgueses que eram os principais causadores da mesma, conseguiram algumas transformações no modo de governar o país. Primeiramente foi implantada o monarquia constitucional um novo modo de governo, com isso o clero é a nobreza tinha que pagar impostos logo após houve a traição do rei com isso ele é sua esposa foram mortos na guilhotina. Depois disso varias coisas aconteceram como a apreensão dos bens da igreja, os partidos de direita é de esquerda , o Diretório e outras coisas mais.


    3°) Sim, a Revolução Francesa foi causada especificamente pela Burguesia, com suas idéias iluministas conseguiram tomar o poder político da França para eles próprios onde no futuro quem iria ser caçado não era mais os burgueses é sim a nobreza e o clero.


    4°) a) Napoleão desejava que o governo voltasse ao regime absolutista, que com o poder Burguês tinha sido extinto da França.

    b) Prússia, Reino Unido, Áustria e Rússia.

    Gessica Kathelen 2°ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMPLEMENTAR A QUESTÃO 3 IDENTIFICANDO QUAIS ERAM ESSES "DISTINTOS GRUPOS " O QUAL A QUESTÃO SE REFERE.

      Excluir
  8. Victor Menezes, 2° ANO E.M.

    1 - O que é o terceiro estado? Tudo, pois sem ele os outros não teriam como sobreviver.
    O que ele tem sido em nosso sistema político? Nada, eles não possuiam direito a participação nas decisões tomadas pela monarquia que era absolutista.
    O que pode ser? Alguma coisa,ou seja, se ele se unisse elutasse contra a opressão do clero e da nobreza, poderia crescer.



    2 - A Revolução Industrial começou no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. A burguesia industrial buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Com a revolução industrial, surgiram métodos mais eficientes e práticos de produção assim barateando os preços e o tempo de fabricação, mas com o surgimento das máquinas, aumentou o nivel de desemprego na época e do mesmo modo aumentou a poluição do ar por causa das chaminés e a poluição sonora.


    3 -


    4 - A) Queriam evitar as ondas revolucionárias geradas pela Revolução Francesa.

    B) Os países que saíram fortalecidos com o sistema foram a Austria, Prussia e Russia.

    ResponderExcluir
  9. 1-na epoca a frança era dividida assim:
    primeiro estado-clero(membros da igreja e sanguessugas do povo)
    segundo estado-nobreza(composta pelo rei e seus lacaios, a nobreza era quem dava as ordens, e era mantida pelo trabalho do povo).
    terceiro estado- composto pela burguesia e trabalhadores(essa classe social era fortemente explorada e oprimida, nao possuindo nenhum poder político)
    o que é o terceiro estado?tudo, pois sem ele os outros não teriam como sobreviver.
    o que ele tem sido em nosso sistema político?nada, eles não possuiam direito a participação nas decisões tomadas pela monarquia que era absolutista.
    o que pode ser?alguma coisa,ou seja, se ele se unisse elutasse contra a opressão do clero e da nobreza, poderia crescer.
    2-A revolução francesa, modelo clássico de revolução burguesa, foi um movimento social e político que transformou profundamente a França de 1789 a 1799. Sob o lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” , a burguesia revoltou-se contra a monarquia absolutista e, com o apoio popular, tomou o poder pondo fim nos privilégios da nobreza e do clero e livrando-se das instituições feudais do Antigo Regime.
    3-A Revolução Francesa é considerada o mais importante acontecimento da história contemporânea. Inspirada pelas idéias iluministas, a sublevação de lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" ecoou em todo mundo, pondo abaixo regimes absolutistas e ascendendo os valores burgueses. Foi à revolução burguesa, tendo vista a sua condição de destruidora da velha ordem em nome das idéias e valores burgueses e por conta da ideologia burguesa predominante durante praticamente todo processo revolucionário.
    4-a)Esses tratados deveriam reorganizar e devolver os territórios e a supremacia política daqueles que sofreram com o projeto expansionista napoleônico.E queriam evitar uma ameaça revolucionária provocada pela Revolução Francesa pelos burgueses.
    b) Áustria, Prússia e Rússia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A burguesia foi os principais da revolução francesa eles se dizia se preocupar com todos mais eles so tavam interesados em riquesas.Mais comseguiram chegar ao poder e tirar o antigo regime.

      Excluir
  10. 01)*o que é o terceiro estado?tudo:Pois na épocaa sociedade francesa era dividida em tres estados sendo que o primeiro:clero,eo segundo:nobreza,dependiam diretamente do terceiro estado para manterem suas riquezas e sua boa qualidade de vida.
    *O que ele têm sido em nosso sistema politico?nada:Quer dizer que o terceiro estado que era altamente explorado pelo clero e a nobreza nao tinham o direitode interferir nas decisoes politicas apenas se conformar com o que era lhes proposto.
    *O que pede ele?ser alguma coisa.:Trata-se do desejo do terceiro estado de serem mais respeitados,acabando com a exploração exarcebada a qual sofriam tendo mais participação e influencia nas decisoes politicas que afetavam diretamente suas vidas.

    ResponderExcluir
  11. 1- O terceiro estado queria sair dessa situaçao de injustiça... queria ter vez e voz.... principalmente a burguesia, que queria chegar ao poder (assim como ocorreu na Inglaterra um século antes).
    2- O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente.
    3- a burguesia já pensando em seus interesses decidiu pedir ajuda aos camponeses, prometendo tira-los da miséria, da exploração, então juntos foram as ruas para lutar, e como resultado a burguesia nao cumpriu o que prometeu...
    4- a) Esses tratados deveriam reorganizar e devolver os territórios e a supremacia política daqueles que sofreram com o projeto expansionista napoleônico.E queriam evitar uma ameaça revolucionária provocada pela Revolução Francesa pelos burgueses.
    b) Áustria, Prússia e Rússia.

    ResponderExcluir
  12. 02)A revolta popular influenciada pelos pensamentos iluministas que trouxe como consequencias a queda do antigo regime acabando com os privilégios do primeiro e segundo estado(clero e nobreza)atraves da exploração do terceiro(burguesia,camponeses e san culotes),sendo que os burgueses foram os maiores beneficiarios pois acabaram tomando o poder para si após a poeira passar.

    03)O pensamento iluminista induziu as pessoas que compunham o terceiro estado a se revoltarem contra o clero e a nobreza atraves de propostas de igualdade entre a população,quando na verdade objetivavam os interesses burgueses de tomar o poder para sí.

    04)a)queriam retomar os padrões de governo anteriores a expanssão de Napoleão bonaparte devolvendo as terras de quem ele havia tomado.

    b)Foram eles:Russia,Prussia,Austria e Reino unido.

    ResponderExcluir
  13. 01. O terceiro estado era a classe social que abrangia a burguesia, camponeses e sans culotes. Eles significavam "tudo" pois eram eles quem pagavam o luxo dos outros estados. Mas não tinham grande poder político, pois uma das caracteristicas do Antigo Regime era o Estado Absolutista (o poder nas mãos do 1° e 2° estado). O 3° estado queria ter direitos (um Sistema Tributario Justo, por exemplo), isso e outras fatores resultaram na Revolução Francesa.
    02. O termo Revolução já diz tudo: para ser uma revolução, deve haver uma mudança geral naquele determinado local, como política, cultura, etc. Um aspecto destaca-se foi o Iluminismo, que nasceu nessa época. A revolução também trouxe a declaração dos direitos humanos, a queda do antigo regime, entre outros.
    03. A Revolução Francesa foi, na verdade, movida pelo 3° estado, mas com as intenções revolucionárias dos burgueses.
    04. a) o Congresso de Viena tinha como principais intenções desenhar novamente o mapa da Europa, fazer novas colonizações, devolver o poder as famílias que napoleão havia derrotado, desejando assim voltar aos tempos de regime antigo, e solidificar uma aliança entre os burgueses. Também foi estabelecido o tratado de paris.
    b) A Rússia, A Prússia, A Áustria, e reino Unido, posteriormente com a queda da frança a Inglaterra assumiu grande poder econômico

    ResponderExcluir
  14. 01.O abade estava certo pois no terceiro estado estava tanto a burguesia (banqueiros, industriais e comerciantes) como a classe trabalhadora em geral. Era o terceiro estado que através dos inúmeros impostos sustentava o luxo dos nobres e do clero, os caprichos dos reis, as guerras sem sentido, etc... O terceiro estado queria sair dessa situaçao de injustiça... queria ter vez e voz.... principalmente a burguesia, que queria chegar ao poder (assim como ocorreu na Inglaterra um século antes).

    02.Um dos fatos mais relevantes da Revolução francesa foi a elaboração da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Esta foi a primeira tentativa de colocar o Homem acima das Instituições e do próprio Estado.

    03.Foi movida pelo terceiro estado e teve como personagens os burgueses.

    04.a)eles queriam desenhar o mapa da europa novamente e a supremacia política daqueles que sofreram com o projeto expansionista napoleônico. Eles queriam evitar uma ameaça.
    b)Rússia, Prússia, Áustria, e Reino Unido.

    ResponderExcluir
  15. atividade refeita com a segunda questão corrigida

    1- A primeira afirmação feita por ele expressa que o terceiro estado(formado pelos burgueses, camponeses,e sans culotes) trabalhava e pagava impostos para bancar as mordomias dos 3% dos 2 primeiros estado( formado pelo clero e a nobreza). A segunda afirmação representa que o terceiro estado não tinha influencia política, já que os dois primeiros estados se uniam e acabavam tomando todas as decisões que favoreciam somente seus próprios interesses. A terceira afirmação representa o desejo de igualdade entre os 3 estados, que fossem reconhecidos, que pode sem ter melhores condições de vida.

    2- Houve um processo de grandes mudanças, a elaboração da declaração dos direitos do homem e do cidadão que favoreceram as pessoas do 3 estado, que antes eram explorados, com a criação dessa declaração melhorou a qualidade de vida dessas pessoas, o clero e a nobreza perderam seus privilégios e passaram a serem perseguidos, os bens da igreja foram confiscados, o antigo regime entrou em declínio e nessa brecha a burguesia apoiada pelos iluministas cresceu e se instabilizou politicamente.

    3- A revolução francesa teve como principais personagens os burgueses, que defendiam suas ideias mas de forma utópica a sociedade, ela dizia se preocupar com todos, quando na verdade só queria conquistar seus interesses. Com o apoio das ideias iluministas os burgueses conseguiram chegar ao poder político, e derrubar o antigo regime. Mas após essa conquista começou a perseguir os que antes faziam parte dos 2 primeiros estados, os membros do clero, os nobres, e até mesmo os fiéis católicos que não aceitavam renegar sua crença!

    4-a)O o Congresso de Viena tinha como principais intenções desenhar novamente o mapa da Europa, fazer novas colonizações, devolver o poder as famílias que napoleão havia derrotado, desejando assim voltar aos tempos de regime antigo, e solidificar uma aliança entre os burgueses. Foi estabelecido o chamado Tratado de Paris, onde obrigava a França a pagar impostos aos países vencedores.

    b)A Rússia, A Prússia, A Áustria, e reino Unido, posteriormente com a queda da frança a Inglaterra assumiu grande poder econômico, pois já estava fazendo novas ligações ao redor do mundo.

    ResponderExcluir
  16. 1- Ele fala que o Terceiro Estado é o q sustenta os outros mais não manda em nada, que ele não tem veis na politica, mais também fala que eles não estão satisfeitos e quem ter voz na politica.
    2- ouve a queda da pastilha, o fim do monopólio comercial,Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, fim do privilegio do segundo estado...
    3- A burguesia estava querendo subir no poder politico mais vendo que ela só não conseguiria pediu ajuda aos camponeses com a promessa de ajuda-los depois.
    4- a)devolver as terras da onde a expansão de Napoleão tinha tomado; e evita outra revolução
    b)A Rússia, A Prússia, A Áustria, e reino Unido.
    INGRID BARBOSA.

    ResponderExcluir
  17. Correção 3°) A burguesia chegou ao poder com a ajuda dos camponeses mas quando ela finalmente chegou ao poder esqueceu ou não quis cumprir tudo que tinha prometido para aqueles que ajudaram ela na sua acensão.

    Gessica Kathelen 2° ano

    ResponderExcluir
  18. 1 - o que é o terceiro estado?tudo, pois sem ele os outros não teriam como sobreviver.
    o que ele tem sido em nosso sistema político?nada, eles não possuiam direito a participação nas decisões tomadas pela monarquia que era absolutista.
    o que pode ser?alguma coisa,ou seja, se ele se unisse elutasse contra a opressão do clero e da nobreza, poderia crescer.
    2 - * fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza.
    *O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados.
    *A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente.
    3 - A Revolução Francesa é considerada o mais importante acontecimento da história contemporânea. Inspirada pelas idéias iluministas, a sublevação de lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" ecoou em todo mundo, pondo abaixo regimes absolutistas e ascendendo os valores burgueses. Foi à revolução burguesa, tendo vista a sua condição de destruidora da velha ordem em nome das idéias e valores burgueses e por conta da ideologia burguesa predominante durante praticamente todo processo revolucionário.
    4 –a) Queriam evitar as ondas revolucionárias geradas pela Rev. Francesa.
    b) Austria, Prússia e Rússia.

    MARCOS FILHO 3a E.M.(COL. SERAFICO)

    ResponderExcluir
  19. Elissandra 3º ano EM Serafico26 de agosto de 2012 às 14:24

    1- O Terceiro Estado era composto por burgueses e o povo em geral. Não tinham direitos políticos, pagavam impostos e seriam a vanguarda do movimento revolucionário.

    2- A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente.

    3- revolução francesa teve como principais personagens os burgueses, que defendiam suas ideias mas de forma utópica a sociedade, ela dizia se preocupar com todos, quando na verdade só queria conquistar seus interesses.

    4- a)Queriam evitar as ondas revolucionárias geradas pela Rev. Francesa.

    b)Austria, Prússia e Rússia.

    ResponderExcluir
  20. 1-Este panfleto mostrava que o terceiro estado viviam uma vida de sacrifícios onde eram obrigados a pagar altíssimos impostos que sustentava a nobreza e o clero e com a revolução eles iriam em busca de seus direitos.

    2- a)Jacobinos
    b) “...a pátria de todos os indivíduos que o compõem e pode contar com um número de defensores...”. O filósofo mentor desta teoria foi Rousseau.

    3-Eram trabalhadores, camponeses e burguesia, onde reivindicavam melhores condições de vida, pois eles sustentavam toda a sociedade com seu trabalho e com o pagamento de altos impostos.

    4- Sugere uma igualdade jurídica e a propriedade privada, iriam substituir o poder divino pelo o poder econômico.

    5-Aconteceu através de uma crescente mobilização do terceiro estado, onde foi liderado pela burguesia contra os privilégios do clero e da nobreza.

    NOME:Maria Viviane Cavalcante Portugal
    SERIE:3°E.M. - Colégio Seráfico

    ResponderExcluir
  21. 1- Neste planfleto o autor se refere a situação em que a França vivia naquela época:
    -> O 3º Estado "é tudo" pois era ele sustentava o país, além dos caprichos do 1º e 2º Estado.
    -> Eles não tinham direito do voto;
    -> Na 3º pergunta o autor resumi o motivo pela indignação desta classe : o desejo de ser reconhecido na sociedade,
    de ter direitos iguais.

    2- a- Jacobinos;
    b- O techo a seguir corresponde à teoria da vontade geral : "Somente na democracia o Estado é
    realmente a pátria de todos os indivíduos que o compõem e pode contar com um número de defensores,
    preocupado' pela sua causa, tão grande quanto o número de seus cidadãos." Escrito por Jean Jacques Rosseau, no
    seu livro " O contrato social".

    3- O terceiro estado era composto pela população pobre da França: os burqueses, camponeses, artesões.
    Durante a revolução, eles lutavam por direitos iguais (participação politica, e impostos pagos igualmente
    por todos os estados).

    4- Nesta afirmação o autor se refere a principal mudança exigida pela sociedade: O poder absolutista
    tornar-se poder economico, pois nem todos os defensores da revolução desejavam a democrácia, pois não desejavam
    perder os privilégios.

    5- A crise do Antigo regime teve como caracteristica o surgimento de ideais iluministas, que defendiam o
    liberalismo; o fim do intervencionismo; o voto universal e o desejo da democracia, colocando assim um "ponto final"
    no poder absolutismo.

    ResponderExcluir
  22. 1- A ideia central do panfleto é causar indignação na maior parte da população possível sobre a situação da França naquela época, questionando principalmente a ação do terceiro estado em sustentar o país, a exclusão ao voto livre e reviver o desejo de uma sociedade onde as classes oprimidas fossem reconhecidas.

    2- A) Jacobinos
    B) "Somente na democracia o Estado é realmente a pátria de todos os indivíduos que o compõem e pode contar com um número de defensores, preocupado pela sua causa, tão grande quanto o número de seus cidadãos." Ideal parte da teoria da vontade geral escrito por Jean Jacques Rousseau.

    3- Formado pelos camponeses, artesões e trabalhadores em geral, o terceiro estado era a base da economia do país, pois sustentava o primeiro e segundo estados pagando autos impostos. O ideal da revolução era obter participação politica e a divisão igual dos impostos.

    4- As afirmações do autor se baseavam no fato de nem todos os defensores e participantes da revolução desejavam a democracia, pois a principal mudança exigida pela sociedade era que o poder absolutista tornar-se poder econômico e assim eles perderiam certos privilégios.

    5- Surgiu através da ação do terceiro estado que foi liderado pela burguesia afim de retirar os privilégios do clero e da nobreza.

    ResponderExcluir
  23. Josilany Sena de Gois 3º ano e.m5 de setembro de 2012 às 20:14

    1.Retrata a população da França na época, com enfase no 3º estado que era de alta economia e a falta de democracia.
    2.a. Jacobinos
    b.Somente a democracia é a verdadeira pátria.
    3.Camponeses,Artesões e trabalhadores. Terceiro estado era a parte onde se concentrava maior economia, já o primeiro e o segundo estado era do povo que pagava os impostos e que acabava aumentando a economia do 3ºestado, com a revolução só queriam poder ter direitos parecidos com o do 3º estado.
    4.Fala que nem todo mundo que se encontrava na revoluçaõ procuravam os mesmos objetivos.
    5.Tudo surgiu por meio da burguesia, que quis retirar os bens do 3º estado.

    ResponderExcluir