quarta-feira, 14 de março de 2012

ISLAMISMO - 7º ANO



O Islã, ou islamismo é a segunda maior religião do mundo religião. Monoteísta, crença em um Deus único, surgiu na Península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos do profeta Maomé (Muhammad) e nas escrituras sagradas do Alcorão, ou Corão. Muçulmanos são os seguidores do islã.
O islã prega 6 crenças principais:
1. crença em Alá, deus único existente.
2. crença nos anjos criados por Alá
3. crença nos livros sagrados, Torá, Salmos, Evangelho e Alcorão, o principal e mais completo, que contem coletâneas dos ensinamentos revelados por Alá ao profeta Maomé.
4. crença em vários profetas enviados a humaninade para ajudar.
5. crença no juízo final
6. crença na predestinação, alá sade de tudo e decide o destino de cada pessoa.

Qualquer similiridade com o cristianismo não é mera casualidade!! Ambas religiões tem a mesma origem, Adão, Abraão e assim vai. Os cristão tem a bíblia como livro sagrado, o profeta principal é Jesus, Deus é único e todo poderoso, também há o dia do juízo que define para onde as almas vão levando em consideração as ações em vida.

A filosofia de vida islâmica para atingir a salvação é simples, basta acreditar em Alá, rezar 5 vezes ao dia voltado para Meca e submetar ao jejum anual do Ramadan e, se possível, fazer uma perigrinação a Meca.

O Ramadan

O Ramadan é o nono mês do calendário islâmico e dura 29 ou 30 dias. É o mês onde todos os muçulmanos adultos, exceto grávidas, crianças, doentes e idosos ficam sem comida, bebida, cigarro e sexo durante o dia. É o mês da purificação, onde as pessoas aprendem a paciência, espiritualidade, humildade e submissão a Deus. Realmente tem que ter muita paciência para controlar os nervos durante mais de 12 horas de jejum, acordados. Ramadan é o mês em que os primeiros versos do Alcorão, o livro sagrado mais importante para o islã, foi revelado ao profeta Maomé. A cada ano o Ramadã é adiantado 11 dias, pois varia com o calendário árabe e com a lua. Após a pôr-do-sol, os muçulmanos podem fazer tudo que estava proibido durante o dia, às 6 da tarde as cidades de Marrocos por onde passamos cheirava comida. E as 7:10 em Marrocos, horário do poente, é permitido comer. Pegamos os últimos 5 dias de Ramadan, realmente a tarde, as pessoas estavam totalmente irritadas, não falavam muito e brigavam com mais frequencia. E nem água podiam tomar, com aquele calor todo, não conseguia me imaginar sem água, mas enfim, eles conseguem, e conseguem por  mês.

Os Anjos

São criados por Alá a partir da luz, não possuem livre arbítrio, só fazem o que Deus manda. As principais funções dos anjos é a comunicação com os profetas, proteger os humanos e serem secretários de Deus, registrando tudo que fazemos para contar para ele, e tudo será usado contra nós no dia do Juízo. Anjo Gabriel é o mais famoso, foi quem revelou a Maomé as palavras de Alá.
O islã reconhece a existência dos jinnis, espíritos que habitam o mundo e podem influenciarem os acontecimentos. Eles tem livre arbítrio e podem fazer mal ou bem às pessoas. Em outras religiões são chamados de exus. Um desses espíritos é Iblis, ou Satanás, que desobedeceu a Deus e pratica o mal. 

Os Profetas

Deus revelou sua vontade e ensinamentos aos profetas. Ha dois tipos de profetas, aqueles que foram escolhidos para transmitir a vontade divina (nabi) e aqueles que além dessa função foi revelada uma escritura (rasul=mensageiro). Todos tinham que lembrar a comunidade do Deus único. Os profetas começam com Adão e segue por Abrão, Moises, Jesus e termina com Maomé, o último mensageiro.

                      

Os livros sagrados




Para os muçulmanos Deus usou os profetas para revelar as escrituras aos homens. A Moisés foi revelado a Torá, ou Taura, a Davi foram dados os Salmos, a Jesus, o evangelho e a Maomé, o Alcorão.
                           


O dia do Julgamento Final

O dia do Juízo Final (Yaum al-Qiyamah) é quando todos os humanos sao ressucitados para serem julgados na presença de Deus julgados por suasa ações em vida. Os pecadores vao para o inferno onde passam algum tempo e depois de sofrerem podem ir para o Paraíso, onde todos aqueles que levaram um vida regrada, correta e livre de pecados já estavam. A  chegada do Julgamento Final será antecedida por vários sinais, como o nascimento do Sol no poente, o som de uma trombeta e o aparecimento de uma besta. De acordo com o Alcorão, o mundo não acabará verdadeiramente, mas sofrerá antes uma alteração profunda. O cristianismo também tem a mesma crença.




A predestinação

A predestinação, quadar em árabe, não desconsidera o livre arbítrio, as pessoas até têm algumas escolhas a fazer (acho que dentre as que Deus lhes permite e oferece), mas foi Deus quem determinou as características que cada ser humano criado por ele teria, além dos acontecimentos na vida de cada um. Essa é uma tática boa para as religiões, pois diminui as revoltas e deixam as pessoas conformadas com a situação em que vivem. Se são pobres, elas aceitam pois foi Deus quem quis assim. Mas como vemos nos noticiários, os muçulmanos em vários países islmâmicos, como Egito e Líbia estão se revoltando contra a pobreza, com as precárias condições de vida da população e contra a riqueza e autoritarismo dos ditadores e reis.

AGORA RESPONDA:
1- Onde surgiu o Islamismo?
2- Qual o profeta do islamismo e qual o livro sagrado do islâ?
3- Quais as crenças do Islamismo?
4- Existe alguma semelhança do islamismo com o cristianismo? Qual?
5- Qual a filosofia de vida islâmica?
6- Explique o que é o RAMADAN.
7- Quem são os profetas?
8- Segundo o islamismo,o que é a predestinação?
9- Qual sua opinião sobre o Islamismo?


Um comentário: