terça-feira, 17 de abril de 2012

PALEOLÍTICO E NEOLÍTICO - 6º ANO


Paleolítico e Neolítico
QUESTÕES PROPOSTAS
1- Onde surgiram os primeiros hominídeos?
2- O que contribuiu para a hominização e evolução da espécie humana?
3- Quais as principais características dos AUSTRALOPITECOS?
4- Quais as principais características do HOMO HABILIS?
5-Quais as características do HOMO ERECTUS?
6- Caracterize o HOMO SAPIES.
7-Qual a importância do fogo para a hominização?
8- Caracterize o PALEOLÍTICO e o NEOLÍTICO.

32 comentários:

  1. Os homenídeis surgiram na africa que foi um lento processo.Contribuiu o modo de viver e a evolução: as mãos,e assim ponderam caçar e pescar.
    As principais características dos Australopitecos são: locomação bípede e a libertação das mãos.Os Homo Habilis as características são poucas: locomação bípede e habilidade manual(construção dos primeiros instrumentos);Homo Erectus:locomação bípede,habilidade manual, verticalidade e aparelho fónetico desenvolvido; já os Homo Sapiens: locomação bípede,verticalidade e comunica através de sons.
    O fogo ajudou muito nós seres humanos,pois a utilização dele servio para aquecer,aquecer a comida,para iluminar,proteção dos animais selvagens,para caçar e para conviveu.
    Os tempo Paleolítico o homem não usavam roupas so sabia caçar e fazer armas,o homem vive daquilo que a natureza dá.O período Neolítico os glaciares derretem e oclima fica húmido e quente,já sabiam plantar colheitas,pastoravam os animais,resumindo o homem produz aquilo que passou,a nasceram novas armas e atividades e o homem ficou sedentário porque tinha comida perto.

    Nome:Matheus Cosme Martins Série:6º ano
    Data:17/04/2012 Professora:Isabel Aguiar(conhecida como JOVEM)

    ResponderExcluir
  2. 1)Os primeiros hominídeos surgiram na Àfrica 2)As alterações climáticas,dão origem as savanas,esse fatores contribuíram para a evolução humana 3)Locomoção bípede;libertação das mãos 4)Locomoção bípede;habilidade manual 5)Locomoção bípede;habilidade manual;verticalidade;aparelho fonético desenvolvido 6)locomoção bípede;verticalidade;e se comunica através de sons 7)Servia para se aquecer;cozinhar;para iluminação 8)Paleolítico:o homem vivia de tudo que a natureza lhe dava;caçavam para sobreviver e andavam nus Neolítico:o homem só produzia aquilo que consumia e nada mais,surgiram tambem novos utensílios,surgiram tambem novas atividades como:cerâmica,cestaria e tecelagem

    Gabriel de Souza Ribeiro 6º ano nº10

    ResponderExcluir
  3. ESPERO QUE A SENHORA GOSTE Matheus Cosme

    ResponderExcluir
  4. 01)O primeiro hominídio surgiu na Africa.
    02)a evolução de armas e a vida sedentária.
    03)poder ter o uso das mãos e "andar sobre duas pernas".
    04)fabricaram armas rudimentares,vive em grupos errantes.
    05)locomoção bipedi,habilidade manual,verticalidade.
    06)comunica-se através de sons, locomoção bipete.
    07)para cozinhar,pra o aquecimento,pra iluminação.
    08)no periodo paleolito o ser humano habitava cavernastendo de ves em quando tendo que disputar isso com os animais e ele amatia vida nomade
    periodo neolitico os homens desaenvolvem novas tecnicas de dominio da natureza,o artesanato na seramica e afabricaçao de objetos de matal.

    DIEGO ARAUJO ESTEVAO 6ºANO
    IFJPS

    ResponderExcluir
  5. 1)Surgiram na África 2)Que eles se transformavam em homens,os dedões e andar de duas pernas. 3)4 milhões de anos a.c. altura 1,20m crânio 450cm³ 4)2 milhões de anos a.c.altura1,20/1,50m crânio 750cm³ 5)1,8 milhões de anos a.c. altura 1,30/1,50m crânio 900 a 110cm³ 6)200 mil anos a.c. altura 1,50/1,70m crânio 1200 a 1500cm³ 7)Para aquecer,iluminar,cozinhar... 8) Paleolítico:Na época do paleolítico o ser humano habitava cavernas e disputavam estes habitat com animais selvagens.Geralmente eles tinham que migra quando seus alimentos acabavam eles viviam da caça de animais de pequeno,médio e grande porte e na coleta de frutos e raízes.Seus instrumentos e ferramentas eram feitos a parte de pedaços de ossos e pedras.Neolítico: nesta época o homem teve seu importante grau de desenvolvimento e estabilidade.Um avanço importante foi o desenvolvimento da metalúrgica.Criando assim objetos de metais tais como,lanças,ferramentas,e machados.A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem garantiu o alimento necessario para os momentos de seca. OBS:nesta época quer dizer não se prescisa migrar para outra região.
    Ana Beatriz de Oliveira Araújo n:2 Instituto Frei João Pedro de Sexto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOME: MARILÍA BEATRIZ DIAS NOBRE - 6 ANO - NÚMERO DE CHAMADA:16
      01- O primeiro hominídio que surgiu foi na Africa.
      02- nesse periodo a evolução de armas e a vida sedentária começou a existir.
      03- poder ter o uso dos dedões e andar sobre duas pernas.
      04- habilidade e fabricar armas.
      05- locomoção bipedi,habilidade manual,verticalidade.
      06- comunica-se através de sons, locomoção bipete.
      07- para cozinhar,pra o aquecimento,pra iluminação.
      08- paleolitico : o ser humano habitava cavernastendo de ves em quando tendo que disputar isso com os animais e ele amatia vida nomade
      - neolitico os homens desaenvolvem novas tecnicas de dominio da natureza,o artesanato na seramica e afabricaçao de objetos de metal.

      Excluir
  6. ESCOLA INSTITUTO FREI JOÃO PEDRO DE SEXTO
    NOME: MARILÍA BEATRIZ DIAS NOBRE - 6 ANO - NÚMERO DE CHAMADA:16
    01- O primeiro hominídio que surgiu foi na Africa.
    02- nesse periodo a evolução de armas e a vida sedentária começou a existir.
    03- poder ter o uso dos dedões e andar sobre duas pernas.
    04- habilidade e fabricar armas.
    05- locomoção bipedi,habilidade manual,verticalidade.
    06- comunica-se através de sons, locomoção bipete.
    07- para cozinhar,pra o aquecimento,pra iluminação.
    08- paleolitico : o ser humano habitava cavernastendo de ves em quando tendo que disputar isso com os animais e ele amatia vida nomade
    - neolitico os homens desaenvolvem novas tecnicas de dominio da natureza,o artesanato na seramica e afabricaçao de objetos de metal.

    ResponderExcluir
  7. ME DESCULPE TER BOTADO DUAS VEZES É QUE TINHA ESQUECI DE O O NOME DA ESCOLA E ISSO É MUITO IMPORTANTE !!!
    BEIJOS!!!!!!!!!!!! MARILIA BEATRIZ

    ResponderExcluir
  8. ESCOLA:INSTITUTO FREI JOÃO PEDRO DE SEXTO/NOME:EMANUELE OLIVEIRA ARAÚJO/SÉRIE:6 ANO/NÚMERO DE CHAMADA:08

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 01 QUESTÃO: OS PRIMEIROS HOMINIDEOS SURGIRAM NA AFRICA

      Excluir
  9. 02 QUESTÃO: A HOMINIZAÇÃO É O PROCESSO EVOLUTIVO QUE CONDUZIU,A PARTIR DE UM PRIMATA AINDA DESCONHECIDO,À FORMA ATUAL DO HOMEM,QUER FÍSICA QUER INTELECTUALMENTE./03 QUESTÃO:OS AUSTRALOPITECOS FORAM UMA GERAÇAÕ DE PRIMATAS./04 QUESTÃO:HOMO HABILIS É UMA ESPÉCIE DE HOMINIDEO QUE VIVEU NO PRINCIPIO DO PLISTOCÉNICO./05 QUESTÃO:NOME:HOMEM ERECTUS,EPOCA:PLEISTOCENO,LOCAL ONDE VIVEU:ÁFRICA,EUROPA,ASIA E OCEANIA,PESO:CERCA DE 60 QUILOS,ALIMENTAÇÃO:ONÍVORA./06 QUESTÃO:NOME:HOMEM,NOME CIENTIFICCO:HOMO SAPIENS,EPOCA:HOLOCENO,LOCAL ONDE VIVEU:TODO O PLANETA TERRA E FORA DELE TAMBEM,PESO:CERCA DE 70 QUILOS,TAMANHO:1,7 METROS DE ALTURA,ALIMENTAÇÃO:ONÍVORA./07 QUESTÃO:PARA ELES SE AQUECEREM./08 QUESTÃO:PALEOLITICO:É CONHECIDO COMO IDADE DA PEDRA LASCADA,É A PRIMEIRA FASE DA IDADE DA PEDRA,NEOLITICO:É CONHECIDO,COMO IDADE DA PEDRA POLIDA FOI A FASE DA PRE HISTORIA QUE OCORREU ENTRE 12 MIL E 4 MIL A.C.

    ResponderExcluir
  10. bota juto mulher !!!!!!!! fica melhor de entender!!!!!
    MARILIA BEATRIZ DIAS NOBRE

    ResponderExcluir
  11. 1)Parece que o espécie Homo Sapiens, derivada de outras anteriores e emparentadas com símios primatas, originou-se como tal, cerca de 2,5 milhões de anos atrás.
    Os restos fossilizados mais antigos encontrados na Àfrica Oriental, dão conta que de lá surgiu esta espécie e migrou para as várias áreas do mundo, evoluindo localmente, e originando as raças, tal como vistas hoje em dia.

    Vale salientar que 2,5 milhões de anos, em termos evolutivos não é grande coisa, já que temos aí animais, como o tubarão, por exemplo, que conserva esta aparência nos últimos 250 milhões de anos....E muitos outros.

    As migrações da raça humana determinaram a ocupação de todas (ou quase) as áreas disponíveis no globo. Naturalmente desde que permitissem a sobrevivência.
    A migração da Àfrica direcionou-se para a Ásia e Europa. Mais tarde alcançou a América e a Oceania. E todas as inúmeras ilhas onde há clima, flora e fauna para servir de sustento.

    Atualmente estudos baseados em semelhanças de DNA estão desvendando as origens das várias raças e traçando os mapas migratórios do Homo Sapiens na Terra.

    Há controvérsia sobre a presença de homens de Neanderthal por ocasião da chegada do seu sucessor evolutivo, o Cro Magnon à Europa, cerca de 70 mil anos atrás. Parece que as duas espécies se fundiram e a Neanderthal acabou absorvida e desapareceu.

    Fatores climáticos, acima de tudo, alimentação talvez, etc. moldaram e evoluíram a figura do Homo Sapiens aos parámetros atuais.
    Testes de DNA provam que à vezes, há menos diferenças entre um branco e um negro ou oriental, que entre dois brancos aparentemente "iguais".

    O fato de qualquer raça poder acasalar e gerar filhos sadios com outra raça é a prova cabal que, afinal, somos a mesma espécie.

    ALEXIA FERNANDES RODRIGUES/ NUMERO: 1

    ResponderExcluir
  12. 1-Hominídeos surgiram na Afríca e eram omnivoros/
    3- Cranio pequeno, postura vertical e a dentição relativamente proxima a dos humanos.
    4-Braços muito mais longos,cavidade craniana menor, foi o primeiro a construir ferramentas de pedra lascada o que valeu o nome habilis
    5-Habitantes de cavernas, produziam e usavam ferramentas bem mais elaboradas (como machados de mão), que representam a primeira ocorrência no registro fóssil de um design consciente. Acredita-se que produziram ferramentas de madeira e armas, mas não foram preservadas. Foram provavelmente os primeiros a usar o fogo, e a iniciar uma migração do continente africano para diversas regiões. Sua alimentação era de: vegetais, frutas, folhas,raízes e animais.
    6-a única espécie animal de primata bípede do gênero homo, tem um cérebro altamente desenvolvido seu corpo ereto possibilitou o uso dos braços para manipular objetos.
    7-Meio de sobrevivência,afugentar animais, cozimento de alimentos e um meio de iluminação.
    8Paleolítico: pedra lascada (ou pedra antiga). Vai do aparecimento dos primeiros seres humanos até o início do desenvolvimento da agricultura.Viviam da caça, pesca, habitavam savanas cavernas eram nômades.
    Neolítico Pedra polida (enxada, foices, pilões, machados) Revolução agrícola: Primeiras plantas cultivadas foram os cereais.
    • Trigo: Oriente Médio, África, Índia e China.
    • Arroz: Índia e China.
    • Milho: América.
    Sedentarismo.
    Armazenamento de alimentos.
    Domesticação de animais: cachorro, cabra, cavalo, boi, ovelha.
    Organização social: formação de aldeias próximas aos rios.
    Especialização do trabalho: artesãos (tecido, cerâmicas, cestos, armas).

    ResponderExcluir
  13. rafaela christina 6 ano n:2220 de abril de 2012 às 14:46

    1- Onde surgiram os primeiros hominídeos?
    Na Àfrica .
    2- O que contribuiu para a hominização e evolução da espécie humana?
    Origem da humanidade.
    3- Quais as principais características dos AUSTRALOPITECOS?
    Locomoção da bípede e libertação das mãos.
    4- Quais as principais características do HOMO HABILIS?
    Locomoção bípede e habilidade manual.
    5-Quais as características do HOMO ERECTUS?
    Locomoção bípede, habilidade manual, verticalidade, aparelho fonético desenvolvido.
    6- Caracterize o HOMO SAPIES.
    Viveu 200 mil anos a.C. , altura 1,50 a 1,70, crânio de 1200 a 1500cm3
    7-Qual a importância do fogo para a hominização?
    Para aquecimento, cozinhar, luminação, proteção dos animais selvagens, caçar e para o convívio .
    8- Caracterize o PALEOLÍTICO e o NEOLÍTICO.
    Neolítico: o homem produz aquilo que consome.
    Paleolítico: o homem vive daquilo que a natureza lhe dá.

    ResponderExcluir
  14. Matheus Severo {6ano}Instituto frei joão pedro de sexto23 de abril de 2012 às 19:47

    1- Onde surgiram os primeiros hominídeos?
    Na Àfrica .
    2- O que contribuiu para a hominização e evolução da espécie humana?
    Origem da humanidade.
    3- Quais as principais características dos AUSTRALOPITECOS?
    Locomoção da bípede e libertação das mãos.
    4- Quais as principais características do HOMO HABILIS?
    Locomoção bípede e habilidade manual.
    5-Quais as características do HOMO ERECTUS?
    Locomoção bípede, habilidade manual, verticalidade, aparelho fonético desenvolvido.
    6- Caracterize o HOMO SAPIES.
    Viveu 200 mil anos a.C. , altura 1,50 a 1,70, crânio de 1200 a 1500cm3
    7-Qual a importância do fogo para a hominização?
    Para aquecimento, cozinhar, luminação, proteção dos animais selvagens, caçar e para o convívio .
    8- Caracterize o PALEOLÍTICO e o NEOLÍTICO.
    Neolítico: o homem produz aquilo que consome.
    Paleolítico: o homem vive daquilo que a natureza lhe dá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- Onde surgiram os primeiros hominídeos?
      Na Àfrica .
      2- O que contribuiu para a hominização e evolução da espécie humana?
      Origem da humanidade.
      3- Quais as principais características dos AUSTRALOPITECOS?
      Locomoção da bípede e libertação das mãos.
      4- Quais as principais características do HOMO HABILIS?
      Locomoção bípede e habilidade manual.
      5-Quais as características do HOMO ERECTUS?
      Locomoção bípede, habilidade manual, verticalidade, aparelho fonético desenvolvido.
      6- Caracterize o HOMO SAPIES.
      Viveu 200 mil anos a.C. , altura 1,50 a 1,70, crânio de 1200 a 1500cm3
      7-Qual a importância do fogo para a hominização?
      Para aquecimento, cozinhar, luminação, proteção dos animais selvagens, caçar e para o convívio .
      8- Caracterize o PALEOLÍTICO e o NEOLÍTICO.
      Neolítico: o homem produz aquilo que consome.
      Paleolítico: o homem vive daquilo que a natureza lhe dá.

      Excluir
  15. 1- Onde surgiram os primeiros hominídeos?
    Na Àfrica .
    2- O que contribuiu para a hominização e evolução da espécie humana?
    Origem da humanidade.
    3- Quais as principais características dos AUSTRALOPITECOS?
    Locomoção da bípede e libertação das mãos.
    4- Quais as principais características do HOMO HABILIS?
    Locomoção bípede e habilidade manual.
    5-Quais as características do HOMO ERECTUS?
    Locomoção bípede, habilidade manual, verticalidade, aparelho fonético desenvolvido.
    6- Caracterize o HOMO SAPIES.
    Viveu 200 mil anos a.C. , altura 1,50 a 1,70, crânio de 1200 a 1500cm3
    7-Qual a importância do fogo para a hominização?
    Para aquecimento, cozinhar, luminação, proteção dos animais selvagens, caçar e para o convívio .
    8- Caracterize o PALEOLÍTICO e o NEOLÍTICO.
    Neolítico: o homem produz aquilo que consome.
    Paleolítico: o homem vive daquilo que a natureza lhe dá. FRANCISCO ROBERIO 6 ANO N 09 IFJPS

    ResponderExcluir
  16. prof jovem a segunda questão eu refiz
    2- O que contribuiu para a hominização e evolução da espécie humana?
    ao passar do tempo ele foi começando a evoluir criando várias coisas, como armas, etc.

    Ok? beijos rafaela

    ResponderExcluir
  17. 2- O que contribuiu para a hominização e evolução da espécie humana?
    Ao passar do tempo ele foi começando a evoluir criando várias coisas, como armas e outros.

    ResponderExcluir
  18. 1-Eles surgiram na Africa.

    2-Eles foram evoluindo criando mãos , armas , etc,

    3-As principais características são a locomoção bípedes e a libertação das mãos.

    4-As características são a locomoção bípedes e habilidade manual.

    5-As características são locomoção bípede , habilidade manual , verticalidade e aparelhos foneticos desenvolvidos.

    6-Locomoção bípede , verticalidade e comunica através de sons.

    7-Para aquecimento , cozinhar , protejer-se de animais selvagens e iluminação

    8-Paleolítico:Eles eram nômades(Não tinham moradia fixa) , caçavam animais e habitavam cavernas ou cabanas feitas com galhos e folhas.

    Neolítico:De nômades passaram a ser sedentários(tinham moradia fixa) , descobriram a agricultura , a domesticação de animais , possibilitou o desenvolvimento da fala e cada grupo criou uma maneira diferente de trabalhar e organizar o poder

    ResponderExcluir