quinta-feira, 17 de maio de 2012

QUESTÕES PARA O SIMULARCE - HISTÓRIA




1-    Leia o texto abaixo e relacione-o com o conceito de Memória .
“Somos aquilo que lembramos [...] a nossa riqueza são as lembranças que conservamos e não deixamos apagar e das quais somos o único guardião. [...] se o mundo do futuro se abre para a imaginação, mas não nos pertence mais, o mundo do passado é aquele no qual, recorrendo a nossas lembranças, podemos buscar refúgio dentro de nós mesmos, debruçar-nos sobre nós mesmos e nele reconstruir nossa identidade.”

2-    Atualmente no Brasil existe trabalho infantil? O que o ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente) diz sobre esse tipo de trabalho?
3-    O que é a ONU? Qual seu papel na política mundial?

4-    Analise a figura e o texto abaixo:


O desenho do artista uruguaio Joaquín Torres-García trabalha com uma representação diferente da usual da América Latina. Em artigo publicado em 1941, em que apresenta a imagem e trata do assunto, Joaquín afirma:
“Quem e com que interesse dita o que é o norte e o sul? Defendo a chamada Escola do Sul porque na realidade, nosso norte é o Sul. Não deve haver norte, senão em oposição ao nosso sul. Por isso colocamos o mapa ao revés, desde já, e então teremos a justa ideia de nossa posição, e não como querem no resto do mundo. A ponta da América assinala insistentemente o sul, nosso norte”


5-    Leia o fragmento a seguir:
A expressão “indústria cultural” visa substituir a expressão “cultura de massa”, em voga, na época (1960). Para Adorno e Horkheimer, a expressão “cultura de massa” é fruto de um engodo, uma ideologia, uma inversão, de quem quer que apareça como se a massa fosse, espontaneamente, criando uma cultura. Ora, o que existe na prática é uma indústria que entope os indivíduos de imagens e necessidades artificiais que os reduzem a meros consumidores. Essa indústria cultural “integra verticalmente” os seus consumidores, determinando em larga escala o próprio consumo.
Na condição de cúmplice da ideologia capitalista e a seu serviço, a indústria cultural falsifica as relações entre os homens e destes com a natureza, frutificando num anti-iluminismo, uma vez que impede o desenvolvimento das consciências, em nome do progresso e do domínio tecnológico. A indústria cultural impede a formação de pessoas autônomas, críticas, capazes de decisão consciente. Instaura-se um reino de mecanização, que vai do trabalho ao lazer, e o próprio ócio está em função do trabalho alienado. É preciso não trabalhar para poder ter mais forças e novamente se submeter ao trabalho mecanizado.

A partir da leitura do texto, faça uma analise  do papel da indústria cultural e dos meios de comunicação.


6-    Leia a múcia abaixo.

Chegança

Sou Pataxó,
Sou Xavante e Carriri,
Ianomâmi, sou Tupi
Guarani, sou Carajá.
Sou Pancaruru,
Carijó, Tupinajé,
Sou Potiguar, sou Caeté,
Ful-ni-ô, Tupinambá
Eu atraquei num porto muito seguro,
Céu azul, paz e ar puro...
Botei as pernas pro ar.
Logo sonhei que estava no paraíso,
Onde nem era preciso dormir para sonhar.
Mas de repente me acordei com a surpresa:
Uma esquadra portuguesa veio na praia atracar.
Da grande-nau
Um branco de barba escura,
Vestindo uma armadura me apontou pra me pegar.
E assustado dei um pulo da rede,
Pressenti a fome, a sede,
Eu pensei: “vão me acabar”.
Levantei-me de Borduna já na mão.
Aí, senti no coração,
O Brasil vai começar.


Tomando como base a letra da música CHEGANÇA, explique o que é DEMOCRACIA RACIAL?

7-    Leia, analise e responda:

SUBLIME PERGAMINHO

Ó sublime pergaminho
Libertação geral
A princesa chorou ao receber
A rosa de ouro papal
Uma chuva de flores cobriu o salão
E o negro jornalista
De joelhos beijou a sua mão
Uma voz na varanda do paço ecoou:
“Meu Deus, meu Deus
Está extinta a escravidão”
MELODIA, Z.; RUSSO, N.; MADRUGADA, C. Sublime Pergaminho.
Disponível em http:// www.letras.terra.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010.

O samba-enredo de 1968 reflete e reforça uma concepção acerca do fim da escravidão ainda viva em nossa memória, mas que não encontra respaldo nos estudos históricos mais recentes. Analise o que a abolição representa para o autor da música.

8-    Qual a relação entre a utilização de mão-de-obra africana e escrava nos EUA  e a eleição de Barack Obama?
9-    Comente sobre a crise do escravismo no Brasil do século XIX e a utilização da mão de obra operária. Tem relação com a industrialização? Explique.
10- Entre 1500 e 1530, os interesses da coroa portuguesa, no Brasil, focavam o pau-brasil, madeira abundante na Mata Atlântica e existente em quase todo o litoral brasileiro, do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro. A extração era feita de maneira predatória e assistemática, com o objetivo de abastecer o mercado europeu, especialmente as manufaturas de tecido, pois a tinta avermelhada da seiva dessa madeira era utilizada para tingir tecidos. A aquisição dessa matéria-prima era feita por quem?  Qual mão-de-obra era utilizada?
11- Caracterize as PLANTATIONS, as quais foram utilizadas nas Américas e especificamente no Brasil.
12- Ouça a música que fala sobre a exploração do índio brasileiro e faça uma análise crítica da situação indígena na época da colonização e nos dias atuais.




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