1-
Leia
o texto abaixo e relacione-o com o conceito de Memória .
“Somos
aquilo que lembramos [...] a nossa riqueza são as lembranças que conservamos e
não deixamos apagar e das quais somos o único guardião. [...] se o mundo do
futuro se abre para a imaginação, mas não nos pertence mais, o mundo do passado
é aquele no qual, recorrendo a nossas lembranças, podemos buscar refúgio dentro
de nós mesmos, debruçar-nos sobre nós mesmos e nele reconstruir nossa
identidade.”
2-
Atualmente
no Brasil existe trabalho infantil? O que o ECA(Estatuto da Criança e do
Adolescente) diz sobre esse tipo de trabalho?
3-
O
que é a ONU? Qual seu papel na política mundial?
4-
Analise
a figura e o texto abaixo:
O
desenho do artista uruguaio Joaquín Torres-García trabalha com uma
representação diferente da usual da América Latina. Em artigo publicado em
1941, em que apresenta a imagem e trata do assunto, Joaquín afirma:
“Quem
e com que interesse dita o que é o norte e o sul? Defendo a chamada Escola do
Sul porque na realidade, nosso norte é o Sul. Não deve haver norte, senão em
oposição ao nosso sul. Por isso colocamos o mapa ao revés, desde já, e então
teremos a justa ideia de nossa posição, e não como querem no resto do mundo. A
ponta da América assinala insistentemente o sul, nosso norte”
5-
Leia
o fragmento a seguir:
A expressão “indústria
cultural” visa substituir a expressão “cultura de massa”, em voga, na época (1960).
Para Adorno e Horkheimer, a expressão “cultura de massa” é fruto de um engodo,
uma ideologia, uma inversão, de quem quer que apareça como se a massa fosse,
espontaneamente, criando uma cultura. Ora, o que existe na prática é uma indústria
que entope os indivíduos de imagens e necessidades artificiais que os reduzem a
meros consumidores. Essa indústria cultural “integra verticalmente” os seus
consumidores, determinando em larga escala o próprio consumo.
Na condição de
cúmplice da ideologia capitalista e a seu serviço, a indústria cultural
falsifica as relações entre os homens e destes com a natureza, frutificando num
anti-iluminismo, uma vez que impede o desenvolvimento das consciências, em nome
do progresso e do domínio tecnológico. A indústria cultural impede a formação
de pessoas autônomas, críticas, capazes de decisão consciente. Instaura-se um
reino de mecanização, que vai do trabalho ao lazer, e o próprio ócio está em
função do trabalho alienado. É preciso não trabalhar para poder ter mais forças
e novamente se submeter ao trabalho mecanizado.
A partir da leitura
do texto, faça uma analise do papel da indústria cultural e dos meios de comunicação.
6-
Leia a múcia abaixo.
Chegança
Sou Pataxó,
Sou Xavante e
Carriri,
Ianomâmi, sou Tupi
Guarani, sou Carajá.
Sou Pancaruru,
Carijó, Tupinajé,
Sou Potiguar, sou
Caeté,
Ful-ni-ô, Tupinambá
Eu atraquei num porto
muito seguro,
Céu azul, paz e ar
puro...
Botei as pernas pro
ar.
Logo sonhei que
estava no paraíso,
Onde nem era preciso
dormir para sonhar.
Mas de repente me
acordei com a surpresa:
Uma esquadra
portuguesa veio na praia atracar.
Da grande-nau
Um branco de barba
escura,
Vestindo uma armadura
me apontou pra me pegar.
E assustado dei um
pulo da rede,
Pressenti a fome, a
sede,
Eu pensei: “vão me
acabar”.
Levantei-me de
Borduna já na mão.
Aí, senti no coração,
O Brasil vai começar.
Tomando
como base a letra da música CHEGANÇA, explique o que é DEMOCRACIA RACIAL?
7-
Leia,
analise e responda:
SUBLIME
PERGAMINHO
Ó sublime pergaminho
Libertação geral
A princesa chorou ao
receber
A rosa de ouro papal
Uma chuva de flores
cobriu o salão
E o negro jornalista
De joelhos beijou a
sua mão
Uma voz na varanda do
paço ecoou:
“Meu Deus, meu Deus
Está extinta a
escravidão”
MELODIA, Z.; RUSSO,
N.; MADRUGADA, C. Sublime Pergaminho.
Disponível em http://
www.letras.terra.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010.
O samba-enredo de
1968 reflete e reforça uma concepção acerca do fim da escravidão ainda viva em
nossa memória, mas que não encontra respaldo nos estudos históricos mais
recentes. Analise o que a abolição representa para o autor da música.
8-
Qual
a relação entre a utilização de mão-de-obra africana e escrava nos EUA e a eleição de Barack Obama?
9-
Comente
sobre a crise do escravismo no Brasil do século XIX e a utilização da mão de obra
operária. Tem relação com a industrialização? Explique.
10-
Entre
1500 e 1530, os interesses da coroa portuguesa, no Brasil, focavam o
pau-brasil, madeira abundante na Mata Atlântica e existente em quase todo o litoral
brasileiro, do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro. A extração era feita de
maneira predatória e assistemática, com o objetivo de abastecer o mercado
europeu, especialmente as manufaturas de tecido, pois a tinta avermelhada da
seiva dessa madeira era utilizada para tingir tecidos. A aquisição dessa
matéria-prima era feita por quem? Qual
mão-de-obra era utilizada?
11-
Caracterize
as PLANTATIONS, as quais foram utilizadas nas Américas e especificamente no
Brasil.
12-
Ouça
a música que fala sobre a exploração do índio brasileiro e faça uma análise
crítica da situação indígena na época da colonização e nos dias atuais.
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