sábado, 12 de maio de 2012

SOBRE A DESVALORIZAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA



Quem disse que o índio brasileiro possui todos os direitos de um cidadão comum?
Sua desvalorização começou quando os portugueses chegaram aqui. Eles tomaram posse da terra e logo os escravizaram, fazendo-os trabalhar como animais.
Hoje, os índios possuem mais direitos, mas ainda não são suficientes.
Eles estão perdendo suas terras e sendo vítimas de diversas picaretagens do homem branco, sendo que possuem costumes diferentes, mas são seres humanos como nós: com 2 olhos, 1 nariz, 1 boca, 2 braços e 2 pernas.
Esse povo continua lutando para preservar a sua identidade, mas infelizmente sofre preconceitos ridículos e discriminação.
Existe o Dia do Índio, 19 de abril, que na verdade é o único dia em que eles são lembrados e respeitados. Mas será que eles serão lembrados apenas nesse dia? Infelizmente, sim, quando , na verdade, isso deveria acontecer todos os dias e em mais situações.
RESPEITEM OS ÍNDIOS, NOSSA CULTURA TEM MUITO A VER COM ELES! SE VOCÊS FOSSEM ÍNDIOS E SOFRESSEM ESSAS DISCRIMINAÇÕES, O QUE FARIAM?

Agora uma dica de um curta metragem muito interessante.
Panjerama trata de fatos misteriosos e apavorantes aos olhos do jovem índio. A produção, com o intuito de ressaltar o impacto e estranhamento das situações, utiliza uma trilha típica de suspenses baseada quase que completamente em ruídos, sem abdicar da temática indígena. O resultado é excelente. A forte trilha completa tão bem a idéia do roteiro, que os sinais de nossa modernidade e civilização no meio do universo particular dos índios de um Brasil do século XV lembram facilmente as típicas cenas cinematográficas no qual um homem mantém, pela primeira vez, contato com um ser ou tecnologia extraterrestre. E o melhor, claro, é o caráter hiperbólico do roteiro, que busca no exageiro simbólico da invasão da civilização européia à civilização indígena brasileira, uma forma de exaltar o impacto causado na cultura indígena e no próprio índio da época, quando estes viram seu espaço invadido e destruído.





Baby do Brasil gravou em 1981 a música " Todo dia era dia de índio", que faz uma reflexão sobre o genocídio dos povos indígenas após a chegada do europeu.

2 comentários: