quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ÍNDIA ANTIGA






















Foto do Taj mahal ( clique para ler a história do palácio)

A história da Índia teve início aproximadamente em 3300 a.C., quando a primeira civilização urbana se formou nos arredores do vale no Rio Indu, que origina o nome do país.
Por volta de 1500 a.C., a Índia foi invadida pelas tribos árias, povos nômades, vindos provavelmente do Irã, que ocuparam a região, dominando a civilização hindu que se formava. Teve início, então, o Período Védico, que durou até 500 a.C.
O período Védico ficou marcado pelas escrituras compiladas de hinos escritos em sânscrito nessa época, que foram chamados de Vedas (saber sagrado). Foram escritos quatro Vedas: Rig-Veda, Yajur-Veda, Sama-Veda e Atharva-Veda. Algumas descrições contidas nos Vedas dão uma noção de como eram a vida e a sociedade, naquela época. Nos últimos anos do século IV, o período Védico se encerrou quando ocorreram transformações no país e surgiram novas religiões e novas ideologias.

O surgimento do budismo  (pregado por Buda) e do Jainismo (pregado por Mahavira) no contexto indiano trouxe novas orientações ao hinduísmo estabelecido na região. Com a invasão dos turcos, árabes e afegãos, o islamismo foi introduzido naquela região.
Entre os séculos XVII e XIV, Dinastia Mughal reinou na Índia e deixou suas marcas principalmente por sua arquitetura presente ainda hoje em um bairro afastado do centro da cidade de Nova Déli, que, aliás, é chamada de Velha Déli. Um exemplo é o maior mosteiro da Índia, o Jama Masjid, construído a partir de 1644. O Taj Mahal, construção realizada entre 1630 e 1652, é outro exemplo da arquitetura típica da Dinastia Mughal.
Na época das navegações e da colonização, os portugueses (com Vasco da Gama) foram os primeiros a se estabelecer na Índia, embora não tenham exercido o papel de colonizadores no país.
Já os ingleses, a partir de 1858, utilizaram a Companhia Inglesa das Índias Orientais para se estabelecerem amigavelmente no país, passando então a administrar, através da figura do vice-rei, pouco mais da metade da Índia, o que deu origem ao termo “Índia Britânica”. O restante do país continuava sob a autoridade de governantes hindus ou muçulmanos, geralmente chamados de marajás.
Com o crescimento do sentimento nacionalista disseminado por “Mahatma” (“Grande Alma”) Gandhi, no início do século XX, e com o movimento de “descolonização”, após fim da Segunda Guerra Mundial, em 15 de agosto de 1947, a Inglaterra passou aos indianos a administração das regiões da Índia que governava, e reconheceu tanto a Índia como o Paquistão.
A separação da região governada pela Inglaterra entre a Índia e o Paquistão causou um desentendimento em relação a região da Caxemira, disputada até hoje entre as duas nações. A situação na região é preocupante pelo fato de ambos os países possuírem armas nucleares.
Atualmente, a presidente da Republica da Índia, nome oficial do país, é Pratibha Patil. Ela é a primeira mulher a governar o país.


AGORA VAMOS VER UM VÍDEO SOBRE A HISTÓRIA DO TAJ MAHAL



Agora responda: ( Seja crítico e objetivo)

1- Como iniciou a história da Índia?
2- Caracterize o período Védico.
3- Explique o Hinduísmo. ( Se preferir use o livro de História como fonte de pesquisa)
4- Explique o Budismo.
5- O que você achou mais interessante na história do Taj Mahal? Justifique.

48 comentários:

  1. Muito legal. Acho a India fascinante e a história do palácio linda, embora triste. Um beijo, prof.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por visitar o blog!! A História das civilizações antigas sempre nos surpreende. Beijos.

      Excluir
  2. sasquia e liara 6ª ano14 de agosto de 2012 às 10:32

    bom, entendemos que Considerado como uma das mais importantes construções da História da Humanidade, o Taj Mahal tem por de trás de suas edificações uma impressionante história. Durante o governo do imperador mongol Shah Jahan, houve um período de grande prosperidade material na Índia, sendo que os recursos acumulados durante esse governo permitiram a construção de vários jardins e edifícios. Na condição de monarca, Shah Jahan tinha várias esposas, mas Aryumand Banu Begam era, sem dúvida, a mais amada.

    A sua predileção por Aryumand era tanta, que passou a chamá-la pelo nome de Mumtaz Mahal, ou seja, “a eleita do palácio”. Entretanto, a relação afetuosa entre Mumtaz e Shah chegou ao fim quando a esposa preferida não sobreviveu ao parto de seu décimo quarto filho. Desolado com a perda de sua amada, o poderoso rei ordenou a construção de um enorme mausoléu que deveria abrigar o corpo de sua amada e, ao mesmo tempo, simbolizar o amor do rei à sua falecida esposa.

    Nos vinte e dois anos seguintes à morte de Mumtaz Mahal, o rei não poupou esforços para que sua homenagem póstuma fosse devidamente concluída. Durante vinte e dois anos, mais de 20 mil trabalhadores foram empregados na construção do Taj Mahal, nome dado à construção, que significa “a coroa do lugar”. Entre os materiais empregados na construção podemos destacar o uso de pesados blocos de mármore da Índia, ametistas persas, safiras do Ceilão, cristal e jade chineses, pedra turquesa tibetana e o Lápis - Lazuli do Afeganistão.

    ResponderExcluir
  3. Alexia e Karol 6° ano14 de agosto de 2012 às 10:36

    Nós entendemos que o Taj mahal foi feito pelo rei mongol da Ìndia chamado Shah para sua esposa predileta falecida após o parto do seu décimo quarto filho e esse palácio demorou muito para ser construído em 5 anos para o Taj mahal ser concluído o rei ficou doente e em 1666 ele morreu e ele tinha vontade de construir outro palácio negro ao lado do Taj mahal.
    Alexia Fernandes & Karol Nogueira
    6°ano
    colegio:IFJPS
    Numero: 1 e 13

    ResponderExcluir
  4. nós achamos que a história do Taj mahal fala sobre um rei chamado Shah Jahan que construiu um palácio para a sua esposa preferida (ele tinha muitas esposas)a esposa preferida dele se chamava: Aryumand Banu Begam que morreu após o parto do se decimo quarto filho.

    ResponderExcluir
  5. Ana Clara , Elen Maria e Rayele Silva 6 ano14 de agosto de 2012 às 10:41

    Entendemos que Shah Jahan tinha várias esposas mais só uma era verdadeiramente amada o nome dela era Aryumand Banu Begam , ela morreu quando teve seu décimo quarto filho pois não aguentou ao parto , ele fez o Taj Mahal em homenagem há sua amada Aryumand Banu Begam , Em 1657, apenas cinco anos antes do palácio ser finalmente concluído, o imperador Shah Jahan adoeceu e perdeu seu posto imperial para seu filho Aurangzeb. (:

    ResponderExcluir
  6. Aldair e Diego 6°ano14 de agosto de 2012 às 10:42

    Eu entendi por esse Taj Mahal que ele é um Templo construído pelo Imperador mongol Shan servir de Mausóleo para a sua falecia esposa que não resistiu ao parto do Décimo Quarto Filho é uma prova de amor depois de construir o Taj Mahal em Mármore branco Shan resolveu construir um Taj Mahal de Mármore Negro para mostrar que estava de luto devido a morte de sua esposa predileta mas ele não conseguiu construir o Taj Mahal Negro quando Shan morreu foi enterrado ao lado de sua esposa no Mausóleo.

    ResponderExcluir
  7. Eu achei que a história é muito bonita pois o rei Shah Jahan construiu o Taj Mahal em homenagem a sua mais amada esposa Mumtaz Mahal, quando ela morreu tendo seu décimo quarto filho,uma linda prova de amor.

    Nome:Lara Ingrid Série:6º
    Colégio:Instituto Frei João Pedro de Sexto

    ResponderExcluir
  8. Foi ótima essa história fala sobre um rei Shah Jahan que tinha várias mulheres mais a sua amada era Mumtaz Mahal, passando o tempo quando o seu décimo quarto filho nasceu ela não sobreviveu ele ficou muito triste e pediu para seus súditos fazer um Taj Mahal para botar o corpo de sua amada lá.Depois ele ficou doente e não aguentou por muito tempo e morreu em 1666 quando morreu seu corpo estava junto da Mumtaz Mahal(sua amada)

    Ana Beatriz de oliveira Araújo
    6º ano
    Instituto Frei João Pedro de Sexto

    ResponderExcluir
  9. Considerado como uma das mais importantes construções da História da Humanidade, o Taj Mahal tem por de um bom rei e sua rainhaeles foram uns do melhores reis e rainha♥ bem isso foi o que eu entendi.............

    ResponderExcluir
  10. sasquia e liara 6ª ano14 de agosto de 2012 às 10:45

    taj mahal tinha várias esposas, mas Aryumand Banu Begam era,a mais amada.A sua predileção por Aryumand era tanta, que passou a chamá-la pelo nome de Mumtaz Mahal( a eleita do palácio) ela faleceu quando deu a luz a seu decimo quarto filho o poderoso rei ordenou uma enorme contruçao chamada mausoléu que deveria abrigar o corpo de sua amada Aryumand mahal Assim, o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Releia a história do palácio Taj Mahal e refaça o comentário.

      Excluir
  11. matheus lima e roberio souiza felix 06ano ifjps14 de agosto de 2012 às 10:47

    NOS ACHAMOS QUE A HISTORIA TAJ MARAL CONTA SOBRE A HISTORIA DE UM REI CHAMADO SHAN-JANAN QUE ERA APAIXONADO POR UMA DAS SUAS MULHERES A QUE ELE APELIDOU DE :ELEITA DO PALACIO.ELE FICOU MUITO TRISTE QUANDO ELA MORREU NO PARTO DO SEU 14 FILHO.TRISTE COM A MORTE DA SUA ESPOSA FEZ QUE O PODEROSO REI MANDASE CONSTRUIR UM GRANDE PALCIO PARA ABRIGA O CORPO DE SUA AMADA.DEPOIS DE VINTE DOIS ANOS ELE ADOECEU E PERDEU SEU CARGO PRO SEU FILHO.O TAJ MARAL DEMOSTRA O TODO AMOR QUE O REI TINHA

    ResponderExcluir
  12. pablo e matheus severo 6 ano14 de agosto de 2012 às 10:47

    O Taj Mahal foi um Palácio em homenagem a esposa que morreu ao parir 14º filho e o rei fez um palácio para homenagia-la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complemetem a resposta. Leiam novamente a história do palácio Taj Mahal.

      Excluir
  13. Nós achamos a história da Índia muito interessante o que mais gostamos foi o palacio que o rei Taj mahal contruiu para a sua esposa preferida que se chamava Mumtaz Mahal detalhe: ele tinha varias esposas , Mumtaz Mahal nao resistiu ao seu decimo quarto parto e acabou falecendo edeixando o rei muito triste

    Gabriel e matheus nº10 nº17

    ResponderExcluir
  14. Bom jovem adorei a história da Índia antiga , achei muito interessante ,aliás todas as civilizações tem uma história mais legal que a outra , bjs

    Gabriel de Souza Ribeiro
    Nº10
    6º ano

    ResponderExcluir
  15. Bom jovem adorei a história da Índia antiga , achei muito interessante ,aliás todas as civilizações tem uma história mais legal que a outra , bjs.

    Matheus Cosme Martins
    Nº17
    6ºano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas qual a história do Taj Mahal? O que vc entendeu sobre a origem do palácio?

      Excluir
  16. Bom, eu entendir que na Índia antiga existia um poderoso rei chamado Shah Jahan, esse rei tinha uma esposa chamada Muntaz Mahal que morreu quando estava tendo seu {décimo quarto filho} era uma mulher muito importante para o Shah Jahan.Foi ele quem pediu para contruir o taj mahal em homenagem a sua esposa.Era um palácio belíssimo que Muntaz Mahal ganhou de presente se amado esposo Shah Jahan.Bem isso foi o que eu entendir sobre a Índia antiga:)bjs professora Isabel Aguiar.
    Guilherme da Silva Araújo
    nº11:valendo um ponto na média né Isabel Aguiar
    faço o 6ºano turno:manhã

    ResponderExcluir
  17. A Índia Antiga aceitava o destino que foi elaborado pra você antes de nascer,era como aceitar as leis da natureza.Lutar contra o próprio destino significa perder a oportunidade de renascer como algo melhor.As castas foram uma forma de organizar as pessoas,dando-lhe um lugar na sociedade do momento em que nasciam.Cada pessoa tinha que cumprir o seu papel para a vida toda.Siddartha Gautama ajudou muitas pessoas que estavam sofrendo sobre o sistema de castas.Mas com o tempo ele ficou conhecido como Buda.Siddartha era o principal herdeiro de um pequeno reino.Seu pai o amava,então queria que ele não sofresse.Ele foi isolado em um palácio,cercado de funcionários para lhe agradar.O seu pai tentou esconder a verdade sobre o envelhecimento,a doença e a morte.Nome:Lara Ingrid Número:14 Série:6ano

    ResponderExcluir
  18. A Ìndia Antiga tem uma história muito interessante para eles lutar contra o destino era como perder a chance de vir como uma pessoa melhor em outra vida.As castas significavam uma forma de organizar as pessoas dando lhes um lugar na socidade , desde que uma pessoa nascesse ela permaneceria naquela casta.Para os indianos eles respeitavam muito os animais em principal a vaca sagrada

    Gabriel de Souza Ribeiro nº10 6ºano

    ResponderExcluir
  19. A Ìndia Antiga tem uma história muito interessante para eles lutar contra o destino era como perder a chance de vir como uma pessoa melhor em outra vida.As castas significavam uma forma de organizar as pessoas dando lhes um lugar na socidade , desde que uma pessoa nascesse ela permaneceria naquela casta.Para os indianos eles respeitavam muito os animais em principal a vaca sagrada.Siddartha Gautama ajudou muitas pessoas que estavam sofrendo sobre o sistema de castas.Mas com o tempo ele ficou conhecido como Buda.Siddartha era o principal herdeiro de um pequeno reino.

    Matheus Cosme Martins Nº17

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok! 1 ponto na parcial do 3º bimestre.

      Excluir
    2. Taj mahal foi feito pelo rei mongol da Ìndia chamado Shah para sua esposa predileta falecida após o parto do seu décimo quarto filho e esse palácio demorou muito para ser construído em 5 anos para o Taj mahal ser concluído o rei ficou doente e em 1666 ele morreu e ele tinha vontade de construir outro palácio negro ao lado do Taj mahal

      Excluir
  20. Elen Maria.Série:6°ano.N°:0722 de agosto de 2012 às 14:29

    1- A índia começou com um pequeno rio que havia aparecido por causa da neve que tinha derretido e formou um rio .
    2- O período védico é que desde que você nasceu sempre vai fazer muito importante mais só se for da casta mais alta mesmo grande ainda continua na mesma casta .
    3- É mais do que uma simples religião,é um complexo conjunto de doutrinas e práticas religiosas que surgiram na Índia cerca de 4.000 anos atrás.
    4- os Budistas acreditavam na reencarnação e as pessoas podiam voltar como animais por causa de alguma coisa que fez no passado ou podiam voltar pobres se ele fossem bons se fossem pobres voltariam ricos ou se já fosse rico não virava animal.
    5- A parte que Shah Jahan faz o Taj Mahal em homenagem a sua esposa Aryumand Banu Begam que faleceu ao ter o seu décimo quarto filho pois não aguentou ao parto , porque foi uma prova de amor dele .

    ResponderExcluir
  21. A Índia começou com o gelo que derretia e formou um rio
    No período védico as pessoas se dedicavam a escrevr histórias sobre os seus deuses e esses textos se tornaram a base da religião chamada hinduísmo
    Existiam as castas que se divida entre os bramane, hatrias,vahias, sadrias se a pessoa nascesse na casta mais baixa não poderia se apaixonar por outra pessoa de outra casta tinham pessoas que não faziam parte de nemhuma casta e faziam o trabalho mais dificil
    Eles os indianos acreditavam na reencarnção
    As pessoas tinha que ser boas para na outra vida nascerem em uma casta boa.
    O Taj Mahal foi feito em homanegam a uma esposa de um rei chamado shah jahan ele fez para sua esposa favorita entre 14 ela faleceu ai ele fez em homenagem a ela.
    Karoline Beatriz Nogueira Rabelo
    Sexto ano
    Número:13
    IFJPS

    ResponderExcluir
  22. A Índia começou com o gelo que derretia e formou um rio
    No período védico as pessoas se dedicavam a escrevr histórias sobre os seus deuses e esses textos se tornaram a base da religião chamada hinduísmo
    Existiam as castas que se divida entre os bramane, hatrias,vahias, sadrias se a pessoa nascesse na casta mais baixa não poderia se apaixonar por outra pessoa de outra casta tinham pessoas que não faziam parte de nemhuma casta e faziam o trabalho mais dificil. Ìndia Antiga tem uma história muito interessante para eles lutar contra o destino era como perder a chance de vir como uma pessoa melhor em outra vida
    Eles os indianos acreditavam na reencarnção
    As pessoas tinha que ser boas para na outra vida nascerem em uma casta boa.
    O Taj Mahal foi feito em homanegam a uma esposa de um rei chamado shah jahan ele fez para sua esposa favorita entre 14 ela faleceu ai ele fez em homenagem a ela

    ResponderExcluir

  23. A história da Índia teve início aproximadamente em 3300 a.C., quando a primeira civilização urbana se formou nos arredores do vale no Rio Indu, que origina o nome do país.
    Por volta de 1500 a.C., a Índia foi invadida pelas tribos árias, povos nômades, vindos provavelmente do Irã, que ocuparam a região, dominando a civilização hindu que se formava. Teve início, então, o Período Védico, que durou até 500 a.C.
    O período Védico ficou marcado pelas escrituras compiladas de hinos escritos em sânscrito nessa época, que foram chamados de Vedas (saber sagrado). Foram escritos quatro Vedas: Rig-Veda, Yajur-Veda, Sama-Veda e Atharva-Veda. Algumas descrições contidas nos Vedas dão uma noção de como eram a vida e a sociedade, naquela época. Nos últimos anos do século IV, o período Védico se encerrou quando ocorreram transformações no país e surgiram novas religiões e novas ideologias.
    Na época das navegações e da colonização, os portugueses (com Vasco da Gama) foram os primeiros a se estabelecer na Índia, embora não tenham exercido o papel de colonizadores no país.
    Já os ingleses, a partir de 1858, utilizaram a Companhia Inglesa das Índias Orientais para se estabelecerem amigavelmente no país, passando então a administrar, através da figura do vice-rei, pouco mais da metade da Índia, o que deu origem ao termo “Índia Britânica”. O restante do país continuava sob a autoridade de governantes hindus ou muçulmanos, geralmente chamados de marajás.
    NOME: RAYELE SILVA
    SERIE:6º ANO
    NUMERO: 23º
    ESCOLA: INSTITUTO FREI JOAÕ PEDRO DE SEXTO

    ResponderExcluir
  24. a HISTORIA DA INDIA É UMA DAS CIVILIZAÇÕES MAIS INTRIGANTE E BONITA DE SE CONHECER, É CHEIA DE CULTURA,TEM UMA RELIGIAO FASCINANTE.

    ResponderExcluir
  25. a índia tem um grande rio chamado rio indo foi esse rio que deu grande civilização a índia mais antigo da historia por volta de 5500 a.c os indianos consideravam os rios sagrados eles achavam que a água era o seu destino aceita o destino esta feito antes de você e como se force obedecê as leis da natureza luta contra o destino era perde a renascer em algo melhor as grandes civilizações no rio indo ocorreu por volta do ano 2500 a.c mas existiam outros rios importante como o Ganges imigrantes foram a esse rio eles falavam em outra linguá o indo europeu e fizeram novas cidades e deram novas civilizações e foi chamada de civilização védica elas escreviam os vedas que deram o hinduísmo a religião bem antiga não existe pesquisa que digam que o compõem existem muitas os bramas os únicos que definiam o futuro do homem as castas deveriam ser respeitados quem eram a classe de cada um eram 4 as pessoas quando morriam se tornavam se foi bom terá uma vida melhor se foi ruim teria uma vida ruim
    no ano de 563 a.c um homem trouxe prosperidade pois ele percebeu que varias pessoas sofriam com as castas com o tempo seu nome se tornou buda ele era herdeiro muito rico em que seus pais protegiam de doenças mas um dia ele saiu do reino ele queria saber o sofrimento das pessoas viveu sem casa ele raspou a cabeça e vis tio apenas fiapos ele praticou meditação como ninguém comia pouco ficando imóvel por horas anos uma grande luz e foi assim que foi chamado buda asoka foi o melhor rei da índia e repeitado ate hoje o taj manhal foi o maior simbolo e tumulo muito famoso um rei tinha varias mulheres mas sua preferida era mumtaz mahal quando ela morreu ele fez o taj manhal para homenagea la e ficou conhecido como umas das mais lindas historias de amor
    matheus lima
    numero 18
    6 ano

    ResponderExcluir
  26. bom, entendemos que Considerado como uma das mais importantes construções da História da Humanidade, o Taj Mahal tem por de trás de suas edificações uma impressionante história. Durante o governo do imperador mongol Shah Jahan, houve um período de grande prosperidade material na Índia, sendo que os recursos acumulados durante esse governo permitiram a construção de vários jardins e edifícios. Na condição de monarca, Shah Jahan tinha várias esposas, mas Aryumand Banu Begam era, sem dúvida, a mais amada.

    A sua predileção por Aryumand era tanta, que passou a chamá-la pelo nome de Mumtaz Mahal, ou seja, “a eleita do palácio”. Entretanto, a relação afetuosa entre Mumtaz e Shah chegou ao fim quando a esposa preferida não sobreviveu ao parto de seu décimo quarto filho. Desolado com a perda de sua amada, o poderoso rei ordenou a construção de um enorme mausoléu que deveria abrigar o corpo de sua amada e, ao mesmo tempo, simbolizar o amor do rei à sua falecida esposa.

    Nos vinte e dois anos seguintes à morte de Mumtaz Mahal, o rei não poupou esforços para que sua homenagem póstuma fosse devidamente concluída. Durante vinte e dois anos, mais de 20 mil trabalhadores foram empregados na construção do Taj Mahal, nome dado à construção, que significa “a coroa do lugar”. Entre os materiais empregados na construção podemos destacar o uso de pesados blocos de mármore da Índia, ametistas persas, safiras do Ceilão, cristal e jade chineses, pedra turquesa tibetana e o Lápis - Lazuli do Afeganistão.




    Sasquia e Liara

    ResponderExcluir
  27. Entre os séculos XVII e XIV, Dinastia Mughal reinou na Índia e deixou suas marcas principalmente por sua arquitetura presente ainda hoje em um bairro afastado do centro da cidade de Nova Déli, que, aliás, é chamada de Velha Déli. Um exemplo é o maior mosteiro da Índia, o Jama Masjid, construído a partir de 1644. O Taj Mahal, construção realizada entre 1630 e 1652, é outro exemplo da arquitetura típica da Dinastia Mughal.
    Taj mahal foi feito pelo rei mongol da Ìndia chamado Shah para sua esposa predileta falecida após o parto do seu décimo quarto filho e esse palácio demorou muito para ser construído em 5 anos para o Taj mahal ser concluído o rei ficou doente e em 1666 ele morreu e ele tinha vontade de construir outro palácio negro ao lado do Taj mahal.
    mas agora o taj mahal esta ficando de oltra cor(amarelo)por causa da poluição.

    ResponderExcluir
  28. a HISTORIA DA INDIA É UMA DAS CIVILIZAÇÕES MAIS INTRIGANTE E BONITA DE SE CONHECER, É CHEIA DE CULTURA,TEM UMA RELIGIAO FASCINANTE.

    ResponderExcluir
  29. A história da Índia teve início aproximadamente em 3300 a.C., quando a primeira civilização urbana se formou nos arredores do vale no Rio Indu, que origina o nome do país.
    A Índia começou com o gelo que derretia e formou um rio
    No período védico as pessoas se dedicavam a escrevr histórias sobre os seus deuses e esses textos se tornaram a base da religião chamada hinduísmo
    O Taj Mahal foi feito em homanegam a uma esposa de um rei chamado shah jahan ele fez para sua esposa favorita entre 14 ela faleceu ai ele fez em homenagem a ela.
    As pessoas tinha que ser boas para na outra vida nascerem em uma casta boa.

    ResponderExcluir
  30. Asking questions aгe гeally gοoԁ thing
    іf you are not understanԁіng anythіng totаllу,
    except thiѕ articlе presents goоd undегstanding yet.



    Feel free tο visit my ωeb page: jang epaper online

    ResponderExcluir