segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O IMPERIALISMO







Os grandes monopólios haviam crescido tanto que o mercado nacional já não era mais suficiente. As megaempresas passaram a exportar capital, ou seja, investir capital em outros países. Economistas alemães e ingleses do início do século XX chamaram a nova fase do capitalismo mundial de impe­rialismo. Para esses economistas, os países eram imperialistas quando seus monopólios se tornavam donos de empresas em outros países ou colônias, buscando novos merca­dos consumidores, fontes de matérias-pri­mas e mão-de-obra barata para explorar. Ou seja, o imperialismo estava ligado a dois fenômenos: investimento de capi­tal no estrangeiro e domínio eco­nômico de um país sobre outro.
Os países imperialistas coloni­zaram vastas regiões na África e na Ásia, submetendo milhões de seres humanos. Procuravam justificar suas ações utilizando três ideias preconceituosas: o racismo (“A raça branca merece dominar as raças inferiores”), o etnocentrismo (“Os brancos civilizados estão levando o progres­so para os povos primitivos”) e o darwinismo social (“Na luta pela sobrevivência, as nações mais fortes sobrevivem e as mais fra­cas devem sucumbir”).



1-  Quais países ou continentes fizeram parte da Segunda Revolução Industrial? 

2. O que é capitalismo monopolista?
3. O que é Imperialismo?
4- Quais necessidades determinaram o Imperialismo?
5- O que é protecionismo. Cite exemplos de medidas protecionistas.
6- Quais as consequências do Imperialismo para a África e a Ásia?

11 comentários:

  1. Escola: Instituto Frei joão Pedro de Sexto 8ºano
    Nome: Francisco Igor Sousa Lopes Nº: 09

    1: Europa,Japão e estados Unidos
    2:Grupo restrito de grandes empresas dominam praticamente sozinhas o mercado.
    3: Política de ocupação territorial e econômica praticada pelas potências capitalistas do Ocidente.
    4:Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção e mercados receptores de investimentos.
    5: Elevação das taxas alfandegárias e restrições às importações. EXEMPLOS : Criação de altas tarifas e normas técnicas de qualidade para produtos estrangeiros, reduzindo a lucratividade dos mesmos ; Fixação de quotas, limitando o número de produtos, a quantidade de serviços estrangeiros no mercado nacional, ou até mesmo o percentual que o acionário estrangeiro pode atingir em uma empresa.
    6:A miséria de alguns países tem relação íntima com a ação imperialista. Mesmo estabelecendo uma extensa gama de justificativas.

    ResponderExcluir
  2. Escola: Instituto Frei João Pedro de Sexto. 8° ano
    Nome: Anthony Kairo Silva. N° 02.

    1° Estados Unidos, Japão e Europa.
    2° O Desenvolvimento Industrial, e a Concentração do Capital A primeira metade do século XIX foi caracterizada pelo capitalismo liberal.
    3° O desejo e a prática de um estado forte em imperar sobre um estado ou região mais fraco do ponto de vista econômico.
    4° Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção e mercados receptores de investimentos.
    5°Protecionismo é uma doutrina, uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira.EXEMPLOS: Elevação das taxas alfandegárias e restrições às importações.
    6°Divisão do continente Africano entre os países da Europa como Inglaterra, França, Bélgica e Portugal num traçado muito retilínio, como que traçado numa mesa através de acordo e de maneira a deixar tribos amigos separadas e tribos inimigas unidas para facilitar a dominação.
    ---Isto gerou problemas de cunho econômico, político e social gravíssimos em diversas nações da África, houve diversas guerras civís e contra nações vizinhas onde milhares de pessoas morreram, decorrente dessas guerras e da pobreza extrema, doenças, pestes é péssimas condições de infra-estrutura, saneamento básico e higiene levaram outras tantas vidas.
    ---Algúns países como Angola que foi colônia de Portugal tentam recomeçar a reconstruir o país após a guerra civíl onde milhares de pessoas migraram do campo para as grandes cidades. Recentes descobertas de Petróleo e Gás Natural no Oceano Atlântico em Angola, Nigéria e São Tomé e Príncipe tem proporcionado a vinda de grandes empresas petrolíferas gerando empregos e proporcionando um acesso melhor a renda para a parte da população que tenha um pouco mais de qualificação e conhecimento tecnológico.

    ResponderExcluir
  3. Escola: Instituto Frei João Pedro de Sexto
    Nome: Emilly Maria

    1.Quais países ou continentes fizeram parte da Segunda Revolução Industrial? Japão, Europa e EUA.
    2. O que é capitalismo monopolista?
    uma grande concentraçao dos meios de produçao nas maos de grandes corporaçoes, que utilizaram sua forças para comprar empresas menores.
    3. O que é Imperialismo?
    Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras
    4- Quais necessidades determinaram o Imperialismo?
    Política de ocupação territorial e econômica praticada pelas potências capitalistas do Ocidente.
    5- O que é protecionismo. Cite exemplos de medidas protecionistas.
    Protecionismo é uma doutrina, uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira.
    exemplos:Criação de altas tarifas e normas técnicas de qualidade para produtos estrangeiros, reduzindo a lucratividade dos mesmos;
    - Subsídios à indústria nacional, incentivando o desenvolvimento econômico interno;
    - Fixação de quotas, limitando o número de produtos, a quantidade de serviços estrangeiros no mercado nacional, ou até mesmo o percentual que o acionário estrangeiro pode atingir em uma empresa.
    6- Quais as consequências do Imperialismo para a África e a Ásia?
    A miséria de alguns países tem relação íntima com a ação imperialista.

    ResponderExcluir
  4. Instituto Frei João Pedro de Sexto
    Nome: Henrique Gabriel Albuquerque Nº11/8º ano

    1-Europa,Japão e EUA.
    2-É um grupo restrito de empresas poderosas que dominam sozinhas o mercado.
    3-É voltado para o domínio territorial e a política de expansão e economia sobre diversas nações, ou sobre uma ou várias regiões geográficas.
    4-A necessidade de controlar economicamente as regiões ao seu redor,o fornecimento constante de matéria-prima,a defluência da produção.
    5- É a teoria que propõe um conjunto de medidas econômicas que favorecem as atividades internas em detrimento da concorrência estrangeira.OMC (Organização Mundial do Comércio).
    6-criação de uma série de problemas nos países dominados.acabou trazendo mudanças e problemas que não se encerraram ainda hoje.Atualmente, várias regiões dominadas enfrentam os perigos da miséria e da pobreza.

    ResponderExcluir
  5. Nome: Luiz Claudio de oliveira Junior
    Escola: Instituto Frei João Pedro de sexto
    8° ano n° 20

    1: Europa, Japão e estados Unidos
    2: O Capitalismo Monopolista uma grande concentraçao dos meios de produçao nas maos de grandes corporaçoes, que utilizaram sua forças para comprar empresas menores.bancos se uniram a industrias e passaram a deter um poder que feria os principios da livre concorrencia.isto era uma das bases do capitalismo.tres tipos de praticas se caracterizaram nessa epoca como formas de exercicicos monopolio, truste, cartel. o truste ocorre quando uma empresa detem todas as fases de produçao de uma mercadoria, do cultivo, da materia prima a sua venda, controlando seus preços e sua oferta.o cartel caracteriza pela uniao das companhias de um determinado setor com o intuito de estabelecer o preço de suas mercadorias de forma pactuada em detrimento do consumidor.os holdings sao empresas que controlavam as açoes de varias outras empresas,
    tudo isso ocorreu na segunda metade do seculo xix.
    3: Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outra.
    4: Uma delas é a necessidade de controlar economicamente as regiões ao seu redor.
    5: Protecionismo é uma doutrina, uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira. Tal teoria é utilizada por praticamente todos os países, em maior ou menor grau.
    Alguns exemplos de medidas protecionistas:

    Criação de altas tarifas e normas técnicas de qualidade para produtos estrangeiros, reduzindo a lucratividade dos mesmos;
    Subsídios à indústria nacional, incentivando o desenvolvimento econômico interno;
     Fixação de quotas, limitando o número de produtos, a quantidade de serviços estrangeiros no mercado nacional, ou até mesmo o percentual que o acionário estrangeiro pode atingir em uma empresa.
    6: ---Divisão do continente Africano entre os países da Europa como Inglaterra, França, Bélgica e Portugal num traçado muito retilínio, como que traçado numa mesa através de acordo e de maneira a deixar tribos amigos separadas e tribos inimigas unidas para facilitar a dominação.
    ---Isto gerou problemas de cunho econômico, político e social gravíssimos em diversas nações da África, houve diversas guerras civís e contra nações vizinhas onde milhares de pessoas morreram, decorrente dessas guerras e da pobreza extrema, doenças, pestes é péssimas condições de infra-estrutura, saneamento básico e higiene levaram outras tantas vidas.
    ---Algúns países como Angola que foi colônia de Portugal tentam recomeçar a reconstruir o país após a guerra civíl onde milhares de pessoas migraram do campo para as grandes cidades. Recentes descobertas de Petróleo e Gás Natural no Oceano Atlântico em Angola, Nigéria e São Tomé e Príncipe tem proporcionado a vinda de grandes empresas petrolíferas

    ResponderExcluir
  6. Escola: Instituto Frei João Pedro de Sexto
    Aluno: João Batista de Freitas Filho N°: 14

    1-Europa, Estados Unidos e o Japão
    2- Um capitalismo monopolista é a concentração da produção em grandes empresas com milhares de operários, visando um maior lucro na produção.
    3- O Imperialismo é uma política de expansão e de domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outra.
    4- A compra e busca por matéria prima em grande quantidade e preço baixo.
    5-Protecionismo é uma doutrina que prega um conjunto de medidas a serem tomadas para favorecer as atividades econômicas internas. Um exemplo de Protecionismo é a criação de altas tarifas e normas técnicas de qualidade para produtos estrangeiros, reduzindo a lucratividade dos produtos estrangeiros.
    6- A miséria de países da África e Ásia estão diretamente ligados ao Imperialismo.

    ResponderExcluir
  7. Nome : Rebeca de Lima Souza nº: 22 Série : 8º ano
    Escola : Instituto Frei João Pedro de Sexto

    01. Europa , Estados Unidos e Japão .
    02. Esse tipo de capitalismo baseia-se muito no "poder central" , ou seja , apenas as maiores impressas é que lideravam , quase todo , o mercado financeiro .
    03. É uma política de expansão e domínio de território , cultural e econômico , de uma nação sobre a outra ou várias outras regiões .
    04. Uma delas era a necessidade de controlar economicamente as regiões ao seu redor , a procura por matéria-prima de baixo preço e mercados para a exportação de produtos .
    05. Protecionismo é uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas , reduzindo e dificultando ao máximo , a importação de produtos e a concorrência estrangeira .
    - Criação de altas tarifas e normas técnicas de qualidade para produtos estrangeiros , reduzindo a lucratividade dos mesmos
    - Subsídios à indústria nacional , incentivando o desenvolvimento econômico interno
    - Fixação de quotas , limitando o número de produtos , a quantidade de serviços estrangeiros no mercado nacional , ou até mesmo o percentual que o acionário estrangeiro pode atingir em uma empresa .
    06. Aparecimento de uma série de problemas nos países dominados . Acabou trazendo mudanças e problemas que não se encerraram ainda hoje . Ainda hoje , várias regiões dominadas enfrentam os perigos da miséria e da pobreza .

    ResponderExcluir
  8. Italo G. Brilhante Nº:12 8º ano26 de outubro de 2012 às 11:33

    Escola: Istituto Frei João Pedro de Sexto
    Nome: Italo Guimarães Brilhante Nº:12
    Série: 8ºano

    1-Estados Unidos,Europa,Japão.
    2- Esse tipo de capitalismo baseia-se no poder central,ou seja,apenas as maiores impressas é que lideravam o povo da classe pobre.
    3-Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outra.
    4-Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção e mercados receptores de investimentos.
    5-Protecionismo é uma doutrina, uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira.
    6-A miséria de países da África e Ásia estão diretamente ligados ao Imperialismo.

    ResponderExcluir
  9. Escola:Instituto Frei João Pedro de Sexto
    Nome:Ariane Silva de Souza N°03 Série:8°ano

    Respostas
    1-Europa,Japão e EUA.
    2-esse tipo de capitalismo é baseado no poder central as maiores impessas é que liderava o povo da classe pobre
    3-é a politica de expansão e dominio de territorio cultural e economico de uma nação sobre outra.
    4-forncimento estavel e barato de materia prima mercados receptores de investimentos.
    5-Protecionismo é uma doutrina, uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira.
    6-Africa e Ásia a miseria destes dois paises estão ligadas ao imperialismo.

    ResponderExcluir
  10. Bruna Saboia/ Instituto frei joão pedro
    1-Japão, Estados unidos e Europa
    2- O Capitalismo Monopolista é uma grande concentração dos meios de produção nas mãos de grandes corporações.
    3-É o desejo e a prática de um estado forte em imperar sobre um estado ou região mais fracos do ponto de vista econômico.
    4- necessidade de controlar economicamente as regiões ao seu redor, defluência da produção, fornecimento de matéria-prima.
    5-é uma doutrina, uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira.Subsídios à indústria nacional, incentivando o desenvolvimento econômico interno, Criação de altas tarifas e normas técnicas de qualidade para produtos estrangeiros, reduzindo a lucratividade dos mesmos.
    6-fizeram com que um mesmo território agrupasse etnias e tribos rivais. Com isso, mesmo após a saída das potências industriais, estas regiões se mostram assoladas por conflitos, guerras civis e eventos genocidas de razões diversas.A miséria de alguns países tem relação íntima com a ação imperialista.presença estrangeira foi acompanhada por um desenfreado interesse de se extrair ao máximo as riquezas naturais dos espaços colonizados.

    ResponderExcluir
  11. Nome: Carlos Candido da Silva Neto
    n°: 6
    Escola: Instituto Frei João Pedro de Sexto.

    1- Japão,Europa e Estados Unidos
    2- É uma grande concentração dos meios de produção nas mãos de grandes corporações, que utilizaram sua forças para comprar empresas menores.
    3- Política em que empresas exploram países menores comprando matéria prima barata e em grande quantidade e mão de obra barata.
    4- Necessita de mão de obra barata e em grande quantidade e matéria prima para se obter muito lucro.
    5- O que é protecionismo. Cite exemplos de medidas protecionistas.
    É a forma em que os países encontram de incentivar as próprias industrias por meio do bloqueio de importações. O bloqueio é feito por meio de impostos alfandegários. Criação de altas tarifas e normas técnicas de qualidade para produtos estrangeiros, reduzindo a lucratividade dos mesmos e Subsídios à indústria nacional, incentivando o desenvolvimento econômico interno.
    6- A Africa e a Asia são países em que a maioria da população é humilde e com o Imperialismo exploram cada vez mais os moradores de cada continente por meio de mão de obra barata.

    ResponderExcluir