quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Enem utiliza autores contemporâneos em suas provas


Publicado em novembro 1, 2012 por autores associados


O Enem tem se mostrado cada vez mais ligado às tendências populares que fazem a cabeça dos jovens. Tirinhas do cartunista André Dahmer, músicas do Coldplay e quadros de pintores famosos têm composto o leque do exame. Por isso, os jovens cada vez mais têm que ficar ligados em todas as novidades não só econômicas, políticas, mas também em tudo que rola de novo no mundo da cultura.
Nos últimos cincos anos o Enem usou tirinhas da Mafalda, do Calvin e Haroldo, além de usar poetas clássicos como Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. De acordo com especialistas, isso acontece porque o MEC quer saber a capacidade dos jovens de ligarem os fatos escritos por Manuel Bandeira à sociedade em que ele vivia quando ele escreveu tal coisa. Saber diferenciar um poeta do século XVII de um do século XX é essencial para conseguir ler o mundo em seus diversos momentos.

Por isso, não tem nada de decoreba para o exame, o importante, mesmo, é saber interpretar os textos nele expostos. Uma dica para isso é começar a pegar poemas de diversas épocas e identificar pontos nos quais você possa ter uma localização de tempo. Pegar músicas de hoje em dia e conseguir extrair o que o cantor quis passar para seus ouvintes e até mesmo pegar tirinhas da Mafalda, Garfield e outros e conseguir achar a moral que ela contém. É um hábito gostoso que nos torna cidadãos com formação crítica por meio da leitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário