domingo, 3 de fevereiro de 2013

PRÉ-HISTÓRIA








LEIA MAIS SOBRE PRÉ-HISTÓRIA AQUI

CURIOSIDADE

CONHEÇA A HISTÓRIA DA ARQUEÓLOGA  Mary Leakey.











1- O que foi a pré-história? Caracterize-a.
2- Caracterize o Período Neolítico e Paleolítico.
3- Caracterize a Idade dos Metais.
4- Como era o cotidiano da mulher na pré-história?
5- Quem era os esquimós?

7 comentários:

  1. Nome:Antonio Everson da Silva
    Série:1ºano ensino médio
    Escola:Seráfico
    1. A pré-história é uma época marcada pelos primeiros desafios do homem na terra. A pré-história é dividida entre dois grandes períodos: Paleolítico e Neolitico. As características da pré-história eram a alimentação,Os instrumentos ou ferramentas,religião,habitação,Vestuário,Organização Social e o Desenvolvimento da Linguagem.

    2. Período Paleolítico: A caça e a fabricação de ferramentas; Nomadismo; Economia; O fogo;
    Organização Social; Comunicação; Rituais; Hominídeos que viveram no Paleolítico.
    Período Neolítico: Desenvolvimento da agricultura; A domesticação dos animais (cabras, bois, porcos, cavalos e aves); Lanças com veneno e pedra polida; Arco e Flecha;Barcos;
    Tecelagem; Cabanas; Casas de barro; Atrelagem de animal.

    3. Invenção da roda; Cerâmica; Invenção de barcos; Instrumentação da pedra polida; Em seguida, aparecem técnicas de fundição, que levaram a obtenção de metais mais resistentes; Fim da pré história; também o Homem utiliza metais para fabricar armas. Quando o homem criou a escrita, iniciaram-se os tempos históricos.

    4. As mulheres tinham um papel ativo no processamento da caça, as mulheres também auxiliavam no corte de carnes e no deslocamento dos animais, as mulheres faziam a coleta de folhagens, frutos e raízes comestíveis acabavam
    garantindo o sustento de todo um grupo.Mais,elas
    naquele período não tinham estudo e nem podiam ir pra escola.

    5. Os esquimós eram povos indígenas que viviam em grupo, geralmente de pele amarela e cabelos pretos, que habita em torno do Círculo Polar Árctico, de nome Esquimós ou Inuit, como se auto-denominam. Trata-se de um povo solidário, acolhedor e muito pacífico.









    ResponderExcluir
  2. Nome: Lara Alexandre
    Escola: Colégio Seráfico
    Série: 1º E.M.

    01. Pré-história é o período da história que antecede a invenção da escrita. É dividido em quatro partes: Paleolítico (Inferior, médio e superior), mesolítico, neolítico e Idade dos Metais.

    02. O período Paleolítico foi o primeiro da pré-história, aconteceu de 7 milhões a 18 mil a.C. e foi dividido em três partes; Paleolítico Inferior, médio e superior. Foi nesse período em que surgiram as primeiras espécies de homem. Já nessa época, elas possuíam domínio do fogo e realizavam rituais funerários. O povo era nômade e habitava cavernas.
    Já o período Neolítico, ocorre de 10 a 5 mil a.C., e mais avançados que já eram, o homem passou a formar uma consciência social, passando assim a começar uma vida urbana e viver em aldeias.

    03. Esse é o período que ocorreu entre os anos de 5 a 4 mil anos a.C, e é caracterizado pelo domínio da técnica de fundição e a fabricação de armas e ferramentas de metal. Foi nessa época que ocorreu o surgimento do Estado e das Religiões, e das primeiras cidades. Foi também nessa época que ocorreu o surgimento da escrita, finalizando assim o período o pré-histórico.

    04. Muitas mulheres pré-históricas eram responsáveis pela parte da caça, da busca de alimentos. Algumas também faziam atividades mais "domésticas", como cuidar dos filhos.

    05. Os esquimós são um povo indígena nômade que vivem no Ártico, uma das regiões mais frias da Terra. Eles vivem da pesca e da caça, e usam a gordura de baleias, focas e ursos para usar como alimento e combustível para seus trenós.

    ResponderExcluir
  3. Bruna 1° ano E.M. colégio Seráfico20 de fevereiro de 2013 às 16:40

    1) É o começo da HISTÓRIA onde inventam a escrita e tudo começa a ser contado a parti da escrita como : Pinturas no teto das cavernas, criação dos metais, onde começam a construir grandes arquiteturas e etc.

    2) O período Palionítico, foi nesse período que surgio as primeiras espécies de homens, a escrita, o fogo, danças, rituais e etc. E eram nômade ( onde não tem lugar fíxo para se morar ).
    No período Neolitico, já eram mais avançados em relação á tudo e começaram á ser sedentários ( Ter um local próprio para morar ).

    3) A 3 a 4 mil anos de Cristo teve a produção e a técnica de confecção de armas, instrumentos de trabalho ( capacete, espadas, facas e etc. ) Esse foi o início do domínio da técnica de produtos de trabalho.

    4) As mulheres cuidavam mais da casa e dos filhos ( Atividades Domésticas ) e cozinhava e cuidava da plantação.

    5) Eram os homens que viviam no Ártico dentro de casas feitas de gelo e viviam da caça, pesca de focas e grandes baléias e seu meio de transporte mais rápido era o trenó.

    ResponderExcluir
  4. Nome: Mara Lúcia Marques Andrade
    Série: 1º ano E.M.
    Colégio Seráfico

    1- A pré-história é tudo que aconteceu entre o surgimento dos hominídeos e a criação da escrita (4000 a.C.). A pré-história é dividida todavia entre dois grandes períodos: Paleolítico e Neolitico.
    O Paleolítico é dividido entre Paleolítico inferior e superior.

    2- Período Paleolítico: Fabricação de ferramentas e caça, nomadismo, economia, organização social, comunicação, produção do fogo, rituais, hominídeos que viveram no Paleolitíco;
    Período Neolítico: Desenvolvimento da agricultura, A domesticação dos animais (cabras, bois, porcos, cavalos e aves) também colaborou com a melhoria na qualidade de vida, Com o aumento na produção de alimentos, criou-se a necessidade de armazenamento. No Neolítico ocorreu um grande desenvolvimento da arte cerâmica.

    3- Idade do Cobre - por volta de 6 mil anos atrás, o homem pré-histórico (homo sapiens sapiens) adquiriu conhecimentos para o desenvolvimento de técnicas para derreter e moldar o cobre;
    Idade do Bronze - por volta de 4 mil anos atrás, o homem começou a produzir o bronze (metal mais resistente que o cobre), a partir da mistura da liga do cobre com o estanho;
    Idade do Ferro - por volta de 3,5 mil anos atrás o homem já dominava muito bem a metalurgia, passando a fabricar o ferro, usando fornos em altas temperaturas.

    4- As mulheres eram responsáveis por cuidar de sua casa e de seus filhos, e ajudavam seus maridos a caçar alimentos e a pesca, também nesse período elas não tinham direito ao estudo.

    5- Os esquimós são povos indígenas que habitam tradicionalmente as regiões em torno do Círculo Polar Ártico, no extremo norte da Terra, como o leste da Sibéria, o norte do Alasca e do Canadá e a Groenlândia.



    ResponderExcluir
  5. Tainá Bayma 6 ano M1 colegio daulia bringel3 de março de 2015 às 15:04

    1- A pré-história corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita, desde o começo dos tempos históricos registrados até aproximadamente em 3500 a.C.1 É estudada pela antropologia, arqueologia e paleontologia.

    Também pode ser contextualizada para um determinado povo ou nação como o período da história desse povo ou nação sobre o qual não há documentos escritos. Assim, no Egito, a pré-história terminou aproximadamente em 3500 a.C.
    2-Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.

    Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra.
    3-Denomina-se Idade dos Metais o período que à Idade da Pedra, marcado pelo início da fabricação de ferramentas e armas de metal.

    O ser humano começava a dominar, ainda que de maneira rudimentar, a técnica da fundição. A princípio, utilizou como matéria prima o cobre, o estanho e o bronze (uma liga de estanho), metais cuja fusão é mais fácil.

    Este período do Neolítico começa antes do Quinto milênio a.C. e acabaria em cada lugar com a entrada na História, para boa parte da Europa no Primeiro milênio a.C.
    4-Nos últimos tempos, os estudos sobre gênero aparecem junto a uma gama de temas da História que eram recorrentemente marginalizados e agora ganham grande fôlego nos meandros da academia. Em termos práticos, isso colocou em evidência a figura da mulher enquanto personagem histórico e deu voz a ela em um extenso conjunto de contextos em que a figura masculina parecia dirigir todas as ações que vieram a estabelecer o que já aconteceu.
    5-Esquimós são povos indígenas que habitam tradicionalmente as regiões em torno do Círculo Polar Ártico, no extremo norte da Terra, como o leste da Sibéria, o norte do Alasca e do Canadá e a Gronelândia. Vivem da pesca e da caça, retirando a gordura de baleias, focas e ursos para usar como alimento e combustível para seus trenós. Os esquimós se vestem com peles de animais, porém, ao contrário dos outros povos, eles usam a pele voltada para dentro, de forma a mantê-la mais próxima ao corpo e promover um aquecimento mais adequado. Eles têm o costume de se alimentar do fígado cru das caças, sua única fonte de vitamina C. Eles têm a tradição de compartilhar suas esposas com o visitante, com a finalidade de confundir os maus espíritos em catástrofes ambientais e outras situações inesperadas.1





















    ResponderExcluir