sexta-feira, 29 de março de 2013

Um passeio por Fortaleza do século XIX e XX




“Um povo sem memória é um povo sem História. E um povo sem História está fadado a cometer, no presente e no futuro,  os mesmos erros do passado.” ( Emília Viotti )


“O Patrimônio Cultural de uma nação, de uma região ou de uma comunidade é composto de todas as expressões materiais e espirituais que lhe constituem, incluindo o meio ambiente natural”.(Declaração de Caracas – 1992).

Mas, afinal, o que é Patrimônio?

O conceito de Patrimônio não existe isolado. Só existe em relação a alguma coisa. Podemos dizer que Patrimônio é o conjunto de bens materiais e/ou imateriais que contam a história de um povo e sua relação com o meio ambiente. É o legado que herdamos do passado e que transmitimos a gerações futuras.
O Patrimônio pode ser classificado em Histórico, Cultural e Ambiental.

1.Patrimônio Histórico

É o conjunto de bens que contam a história de uma geração através de sua arquitetura, vestes, acessórios, mobílias, utensílios, armas, ferramentas, meios de transportes, obras de arte, documentos.
Até final da década de 1970, tinha caráter político/elitista. A partir de 1980, passaram a ser consideradas outras etnias e classes sociais.
O Patrimônio Histórico é importante para a compreensão da identidade histórica, para que os seus bens não se desarmonizem ou desequilibrem, e para manter vivos os usos e costumes populares de uma determinada sociedade.
Um exemplo de patrimônio histórico é a Universidade Federal do Paraná. Localizada no centro de Curitiba, capital do estado, foi a primeira universidade criada no Brasil.

2.Patrimônio Cultural.

É o conjunto de bens materiais e/ou imateriais, que contam a história de um povo através de seus costumes, comidas típicas, religiões, lendas, cantos, danças, linguagem superstições, rituais, festas.
Uma das principais fontes de patrimônio cultural está nos sítios arqueológicos que revelam a história de civilizações antiquíssimas.
Através do patrimônio cultural é possível conscientizar os indivíduos, proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos para a compreensão da história local, adequando-os à sua própria história. Daí a sua importância.

3.Patrimônio Ambiental ou Natural.

É a inter-relação do homem com seus semelhantes e tudo o que o envolve, como o meio ambiente, fauna, flora, ar, minerais, rios, oceanos, manguezais, e tudo o que eles contêm. Esses elementos estão em contato com o homem, e acabam interagindo, e até mesmo interferindo no seu cotidiano.
Um patrimônio pode ser MATERIAL ou IMATERIAL. Podemos dizer que patrimônio material são os aspectos mais concretos da vida humana, e que fornecem informações sobre as pessoas. Cultura material é o mesmo que objeto ou artefato.
Patrimônio material é o conjunto de manifestações populares de um povo, transmitidos oral ou festivamente, recriados e modificados ao longo do tempo.
Os locais dotados de expressivos valores para a História, assim como as paisagens, também são representações do patrimônio imaterial. A escolha desse tipo de patrimônio acontece de 2 em 2 anos, através de um júri internacional.

Características de um patrimônio:

A principal característica de um patrimônio é que a sua conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do lugar e de seu povo, quer por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico.

Documentos patrimoniais:

São aqueles que carreiam informações relevantes, e que ensinam os mecanismos por meio dos quais uma sociedade se organiza e transforma.

A TV Assembleia elaborou documentários primorosos em seu programa O REPÓRTER ASSEMBLÉIA, que tem como tema: Edificações de Fortaleza, que remonta nosso patrimônio Histórico e Arquitetônico.
Vale a pena conferir.
O documentário trás a participação especial da querida professor Ivone Cordeiro , do curso de História da UFC.

No primeiro vídeo vamos conhecer:

  • O Forte de Nossa Senhora da Assunção.
  • O Passeio Público.
  • Santa Casa de Misericórdia
  • Praça de Ferreira
  • Praça da Sé
  • Praça General Tibúrcio ( Atual Praça dos Leões )



Vamos conhecer agora, prédios de valor inestimável de nossa querida Fortaleza. Entre eles:

  • Reitoria da UFC
  • Sobrado Drº José Lourenço
  • O Primeiro Arranha céu de Fortaleza
  • Cine São Luiz
  • O Prédio da Fazenda Estadual
  • O Excelsior Hotel 




Neste vídeo vamos saber um pouco mais sobre a antiga cadeia pública de Fortaleza.



O prédio da antiga Escola Normal que foi tombado em março de 1995 e abriga atualmente o IPHAN.
Saberemos mais um pouco sobre o Teatro José de Alencar.



Veremos também o Casarão de Thomás Pompeu, hoje Escola de Artes e Ofícios Thomás Pompeu, no bairro Jacarecanga, um dos bairros mais antigos de Fortaleza.
Também uma história de amor, com a construção do Palácio do Plácido de 1919, que foi construído para a sua amada italiana Pierina.
Conheceremos o  palacete de 1921 , onde funciona o Instituto Histórico Geográfico e Antropológico do Ceará. Era uma casa residencial, depois funcionou repartições públicas (prefeitura), ginásio municipal e em 1967 o IHGAC ocupou o prédio, Instituto este que tem mais de um século de função ininterrupta.



2 comentários:

  1. Nesta bela tarde de Domingo de Páscoa, nada mais aprazível do que conhecer este espaço, (re)visitando o que já conheço de uma maneira didática e tão bonita.
    Excelente, tudo que vi...
    Obrigada, um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço a sua visita Lúcia Bezerra! Volte sempre. Grande abraço.

    ResponderExcluir