domingo, 7 de abril de 2013

A HISTÓRIA DO ANIVERSÁRIO



Amanhã, dia 8 de abril, faço mais uma "primavera" . E não poderia deixar passar em branco.
Mas como estamos aqui para falar de História e não do meu aniversário, resolvi falar um pouco sobre a HISTÓRIA DO ANIVERSÁRIO.


A tradição de sempre festejar a data em que uma pessoa completa mais um ano de vida não é totalmente seguida no mundo. No Vietnã, por exemplo, tal comemoração não se dá na data específica do nascimento, mas na passagem do ano novo, de forma coletiva.
As festas de aniversário surgiram no Ocidente. Desde a Antiguidade, os romanos já comemoravam o dia do nascimento de uma pessoa, conhecido como "dies sollemnis natalis". Os tradicionais bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis, passaram a oferecer em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua.

As velas colocadas em cima do bolo também surgiram na época dos deuses antigos, pois as pessoas acreditavam que a fumaça das velas levava as preces dos fiéis até o céu, além de proteger o aniversariante de espíritos ruins e garantir sua proteção para o ano vindouro.
Na antiguidade, só os governantes e os deuses tinham direito a festas de arromba, com muita comilança, desfiles e uma porção de atividades que paravam as cidades. Os simples mortais não podiam ser honrados, nem mesmo lembrados no dia de aniversário.

Ainda bem que tudo mudou! A tradição de comer bolo surgiu há cerca de 200 anos. Preparados com massa de pão e cobertos com açúcar: esses foram os primeiros bolos de que se têm notícia e nasceram na Alemanha. Contam algumas lendas antigas que, se o bolo de aniversário murchasse no forno, era um sinal de má sorte para o ano seguinte. Moedas e joias eram assadas dentro dos bolos e os convidados que recebessem as fatias com as preciosidades teriam a garantia de riqueza e felicidade para os próximos anos. Já a tradição de apagar velinhas começou na Grécia antiga. Os gregos costumavam acender velas no bolo oferecido à deusa Artemis. Para eles, a chama das velas simbolizava as luzes do luar. Na Idade Média, esse costume chegou à Alemanha. Os camponeses faziam festas que começavam ao raiar do dia. As velas eram acesas e a criança acordava com a chegada do bolo. O número de velinhas não era igual ao da quantidade de anos do aniversariante. O bolo recebia uma vela a mais, que representava a luz da vida.


Veja como as pessoas  de outras partes do mundo comemoram a data.

Rússia, Sérvia, Bulgária e Grécia











As meninas desses países ganham duas festas por ano. Isso porque, em geral, ela têm nomes de santas. Por isso, comemoram a data de nascimento e o dia de sua padroeira.


Finlândia
Na casa da aniversariante, é costume hastear a bandeira do país.A tradição pede também um caprichado café da manhã com a família.

Senegal
Lá, a moda é preparar vários tipos de carne para homenagear a aniversariante. E haja fôlego! A tradição manda distribuir os assados pela vizinhança. Com tanta gente, a festa vira logo uma farra!

Tailândia
Em vez de promover um festão, elas aproveitam a ocasião para agradecer a vida e fazem boas ações, entre elas, entregar alimentos aos monges budistas que passam pela rua.

México, Chile, Cuba e El Salvador
Durante a festa, a aniversariante, de olhos vendados, deve quebrar a piñata (vaso de barro cheio de bala) com uma madeira. Enquanto isso, seus amigos cantam músicas tradicionais de seu país.

Coréia
Na primeira festa de aniversário, a criança coreana é colocada em frente a uma série de objetos trazidos pelos convidados.Acredita-se que o presente escolhido pelo bebê dá uma pista de seu futuro e de sua futura profissão. Se ele pegar carretel de linha, significa que terá vida longa. Se for um livro, ele será um menino totalmente dedicado aos estudos. Se escolher dinheiro ou arroz, terá sucesso financeiro quando for adulto.

VEJA AQUI A HISTÓRIA D MÚSICA "PARABÉNS PRA VOCÊ".




Um comentário:

  1. Bom Dia! Um dia me contaram na escola que antes de nascermos morávamos com Deus e um dia para passar de posto e ajudar Deus e virar um anjo da guarda teríamos que passar por um estagio, nós escolhemos a família e as nossas provas aqui equivale à riqueza lá, quando já era hora de descermos os anjos ficaram muito triste e fizeram um acordo um deles nos acompanhariam e nós protegeriam durante um tempo estimado de um ano e quando fechasse esse tempo o anjo protetor subiria com as nossas boas ações e lá trocaria por tesouro para construir nossa moradia, na troca outro anjo desce com os presentes de Deus para aquele outro ano e assim até o tempo combinado de aqui fazer nosso estágio e voltarmos para o seio paterno tem que tomar muito cuidado com o estágio pois corremos o risco de não ser aprovado e cair para um outro céu pois se nossa casa for de barro, chove muito e cairemos por isso que tem anjos que volta por pouco tempo pois seu castelo ainda não estava pronto e tiveram outra chance de estagio. Beijos

    ResponderExcluir