É considerada analfabeta
funcional a pessoa que, mesmo sabendo ler e escrever algo simples, não tem as
competências necessárias para satisfazer as demandas do seu dia a dia e
viabilizar o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
EXEMPLO DE ANALFABETO FUNCIONAL
Carta de ex-funcionário de
prédio residencial à Administradora.
A carta foi escrita em
Canto, na Bahia, e enviada pelo correio.
Essa pessoa, nas
estatísticas oficiais, é considerada alfabetizada.
DESCRIÇÃO DA CARTA
(CASO NÃO ENTENDA A LETRA)
Canto 25,10,99
Saudação
Oi dimistradora XXXX estou
lhe dizendo que o contrato
o fucionario do predio Rua
di? Ana XXX PomPeia perdis
fone XXXX
então neste codominio eu
fui
acidentado e mandado
imbora
doente uma treitada de
seq-
uestro mi roubou quis
tendo
então mui?to prejuizo qui
eu
tivo e eu já esquevrir
muito Para ir e não tivo
resPorta ai dentro do
cerviso
atoço de quer?a e estou
de cama a culpa ? e de-
sse coduminio sinco do
predio XXX XXX
eise sinco Para o ?
tirorio
estão eu estou comunicando
está tendo problema e eu
não mi vender a minha
mulher e mais emportante
do mundo uma maneira
de treitada me roubou
tudo eu já trabalhei
Os níveis de alfabetização
Básico
- As pessoas classificadas neste nível podem ser consideradas funcionalmente
alfabetizadas, pois já leem e compreendem textos de média extensão, localizam
informações mesmo que seja necessário realizar pequenas inferências, leem
números na casa dos milhões, resolvem problemas envolvendo uma sequência
simples de operações e têm noção de proporcionalidade. Mostram, no entanto,
limitações quando as operações requeridas envolvem maior número de elementos,
etapas ou relações; e
Pleno - Classificadas
neste nível estão as pessoas cujas habilidades não mais impõem restrições para
compreender e interpretar textos em situações usuais: leem textos mais longos,
analisando e relacionando suas partes, comparam e avaliam informações,
distinguem fato de opinião, realizam inferências e sínteses. Quanto à
matemática, resolvem problemas que exigem maior planejamento e controle,
envolvendo percentuais, proporções e cálculo de área, além de interpretar
tabelas de dupla entrada, mapas e gráficos.
ESTATÍSTICAS
Pesquisa de 2014 |
Pesquisa de 2014 |
Pesquisa 2014 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário