quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

ANÁLISE DO FILME 1492: A CONQUISTA DO PARAÍSO




SOBRE O FILME


Gênero: Aventura
Duração: 150 minutos
Lançamento: 1992
País: França, Espanha, EUA, Inglaterra

Classificação etária: 14 anos
SINOPSE
O filme focaliza o grande momento da expansão marítima espanhola no século XV retratando a viagem de Cristóvão Colombo à América.
TEMA
Conquista da América; Absolutismo; Grandes Navegações; Renascimento.
CURIOSIDADES
– A ideia em realizar um filme sobre a descoberta da América por Cristóvão Colombo partiu da roteirista Roselyne Bosch, enquanto pesquisava sobre um artigo sobre a vida de Colombo. 
Em suas pesquisas Roselyne encontrou vários pergaminhos da época ainda não-traduzidos, sendo que após esta descoberta ela se associou com um produtor francês para fazer com que o filme fosse então realizado.
– O diretor Ridley Scott fez apenas uma única condição para aceitar dirigir 1492 – A Conquista do Paraíso: que o personagem Cristóvão Colombo fosse interpretado por Gérard Depardieu.
– 1492 – A Conquista do Paraíso foi lançado comercialmente nos cinemas norte-americanos em meio às comemorações pelos 500 anos de descoberta da América.
– O orçamento de 1492 – A Conquista do Paraíso foi de US$ 47 milhões.

QUESTÕES BASEADAS NO FILME 1492 A CONQUISTA DO PARAÍSO.

1) como Cristóvão colombo chegou até á conclusão da esfericidade da terra?
2) como colombo conseguiu uma audiência na universidade de Salamanca ?
3) porque o aval da igreja era necessário para que colombo viajasse ?
4) qual foi o argumento de colombo para convencer a rainha a autorizar e financiar tal origem ?
5) qual era a intensão de colombo ?
6) colombo demorou o tempo certo para alcançar o continente ? 
quanto tempo foi gasto até avistar a terra?
7) como foi relação com os nativos de cada ilha ?
8) explique o que santagel quis dizer com "este homem está procurando a própria cruz"?
9)descreva o tipo de colonização de colombo(jeito de trabalhar) ?
10) por que Cristóvão colombo não agradava aos homens da corte ?
 11 ) Ainda no começo do filme, há uma cena onde há uma execução em praça pública, onde aparecem pessoas na fogueira. O filme mostra a figura do carrasco, o temível executor da pena.
Pesquisem sobre essa personagem mítica da Idade Média e Moderna e solicite que escrevam sobre a função dessa personagem. Porque não é um membro do clero a executar essas punições?
 12) Há uma cena na Universidade de Salamanca que mostra como a universidade era controlada pela Igreja, comente sobre a questão dos embates CIÊNCIA X IGREJA no fim da Idade Média e durante a Idade Moderna.
(Obs.: esteja sempre alerta para alguns exageros cinematográficos como, por exemplo, a fala de Colombo dizendo que é “o escolhido”)
13) Analise a cena do desembarque, porque a câmera ressalta a âncora se fixando? E porque aparece um close dos pés de Colombo?
 14) A cena do encontro entre os europeus e os índios: “a maravilha da terra nova” é muito boa para se trabalhar conceitos da antropologia, de choque cultural. Descreva a cena, juntamente com suas principais impressões destacando os efeitos sonoros, a música, a composição da cena como um todo.
15) Compare os dois mapas abaixo.
O primeiro, do final do século XV e o segundo, do final do XVI. Procure compará-los com um mapa atual. Depois responda as questões:
– Figura 1: mapa alemão de 1482.

– Figura 2: mapa holandês de 1570.

a) quais eram os continentes que os europeus, da época do começo das grandes navegações, conheciam melhor?
 b) o que os europeus do final do século XVI, depois de muitas navegações, conheciam melhor?

2 comentários:

  1. E as respostas? Gostaria de saber da pergunta 13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João Pedro! As respostas estão no filme. Se vc não se dispuser a assistir ao filem de forma crítica e tentar responder por conta própria, nada foi feito. As vezes é necessário ver o filme mais de uma vez para compreender as mensagens que ele quer transmitir. E lembre-se: cinema é cinema. Aprofunde seus estudos em livros de História. Não se baseie somente em filmes para entender sobre este e outros assuntos. O o filme é uma tentativa de ilustrar o que aconteceu.

      Excluir