No decorrer do ano letivo
é comum o aluno passar por um assunto muitas vezes discutido: A ética.
Indagações são feitas tais como: O que é ser ético? O que é ética? Dentre
outros questionamentos e ideologias estudadas.
A ética é daquelas coisas que todo
mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando pergunta.”
Não se satisfazendo com essa definição,
surge uma inquietude que se faz necessário verificar a história da palavra.
Etimologicamente, ela é originada do grego ethos, que significa modo de ser ou
o caráter. Em Filosofia, a ética significa o que é bom para o indivíduo e para
a sociedade. É uma conduta humana que se qualifica como bem ou mal e muitas
vezes é associada com a moral.
Lançam-se mais duas perguntas, mas
estas devem ser respondidas no fórum íntimo de cada um:
1. Até que ponto comprometo a minha ética
quando realizo a prática da cola, no processo de avaliação ?
2. Deixo de agir com ética quando forneço a
resposta da avaliação ao meu colega de classe?
Antes de responder é preciso entender que
a busca do conhecimento, por definição, envolve COMPROMISSO e RESPONSABILIDADE.
Para tanto, se o aluno pratica a cola, além de negar o seu compromisso com seu
saber, se comporta de maneira irresponsável com o seu futuro profissional e
consequentemente deixa de ter uma atitude e uma postura ética. É válido
destacar que a ética, neste caso, está vinculada a outro valor positivo para a
sociedade: A HONESTIDADE. Portanto é preciso reforçar a ideia de que a cola é
uma atitude negativa e pode se tornar VICIOSA E PREJUDICIAL, na formação de valores
e princípios éticos.
A “COLA” NA ESCOLA É A
PRÁTICA DE CONSULTAS ÀS ESCONDIDAS DE IDEIAS E RESPOSTAS ALHEIAS NAS SITUAÇÕES
DE AVALIAÇÃO.
Há basicamente dois tipos de cola : a
individual, onde envolve somente o aluno que se utiliza de métodos próprios (
papeizinhos escondidos, mensagem de celular, fone de ouvido, etc) e a cola de
parceria , onde um aluno passa a informação para um ou mais colegas .
Vários professores se queixam destas
práticas fraudulentas dos alunos e contam com um grande problema : o formato
de salas de aula lotadas contribuem para
a prática da cola . O aluno se vale
desta situação e usa e abusa dos descuidos dos professores para ampliar sua nota
na avaliação.
Estudos mostram que muitos alunos que
passam a cola , querem , na verdade demonstrar um ar de superioridade na sala
de aula , uma vez que são sempre solicitados por seus colegas que muitas vezes
se submetem para obter a cola… PASSAR
COLA É TÃO GRAVE QUANTO COLAR : ATRAPALHA O DESENVOLVIMENTO DO COLEGA COLANTE.
CONSEQUÊNCIAS DO ATO DE
COLAR E DE PASSAR A COLA:
Pensar com autonomia é pensar sozinho.
Contudo, quando as coisas são apresentadas de maneira finalizada ou concluída,
isso leva o sujeito que não foi educado a questionar e a refletir criticamente
ao CONFORMISMO. Com a atitude da cola acontece a mesma coisa, o aluno “COLANTE”
se torna inseguro e viciado nas ideias dos outros, e não se permite pensar com
autonomia, ESSA PRÁTICA LEVA À DEPENDÊNCIA.
QUEM FORNECE A COLA impede ao colega a oportunidade
de aprender com criticidade, tarefa tão importante para sua formação acadêmica
e profissional.
O ALUNO viciado em COLA e conformado em
receber um pensamento de outro (atores dos livros ou colegas) por meio da cola,
deixa de desafiar a si mesmo e exercitar as operações de pensamento tais como:
comprar, resumir, observar conceitos, classificar, organizar dados,
interpretar, buscar suposições e formular hipóteses para se tornar um cárcere
de si mesmo.
Vale destacar que nas
relações de trabalho, indivíduo não é valorizado pelas notas que obteve na
universidade, mas pelo merecimento intrínseco de competências nas suas
relações. As empresas desejam pessoas equilibradas emocionalmente, com posturas
éticas nos conflitos, que garantam não só a prosperidade, mas a própria
integração e a solidariedade de seus colaboradores, além dos conhecimentos e
habilidades adequados num curso de formação universitária. Ou seja, não adianta
o aluno tentar burlar os estudos na escola, pois os verdadeiros testes e avaliações
são realizados diariamente na sua vida cotidiana e quem estará lá para passar a cola?!
A ideia central deste texto é mostrar
a urgente necessidade de novas posturas dos alunos em relação ao fenômeno da
cola na sala de aula – o fato é que com a cola o aluno finge que aprende, obtém notas que não merece e as recebe sem se importar com um fator
importante : “a honestidade” , bem como não se importar com o valor da
aprendizagem.
Dentro da nossa premissa,
os alunos devem, desde já, refletir sobre a ética e a cola na sala de aula,
conscientes como futuros profissionais
que precisam dar exemplos de conduta.
O SUJEITO APRENDE PARA TER NOVAS ATITUDES
E VALORES, POIS QUANDO O INDIVÍDUO APRENDE, ELE SE TRANSFORMA.
O papel do professor, no decorrer do
processo de ensino e aprendizagem, não é ser um detetive ou investigador do “crime
escolar”, pronto para descobrir as mais sofisticadas fórmulas de cola. DE NADA ADIANTA O DOCENTE(
professor) CONFISCAR A AVALIAÇÃO DO
ALUNO “QUE COLA” OU QUE PASSA A COLA E APENAS MOSTRAR AS PUNIÇÕES APLICÁVEIS
PARA ESTE “DELITO” SE NÃO HOUVER UMA REFLEXÃO SOBRE O QUE É SER ÉTICO, COMO FOI
INDAGADO NA INTRODUÇÃO DESTE TEXTO.
Deve-se ter a clareza de que o papel do
professor é o de educar, modificar o comportamento do aluno, levá-lo adiante,
fazê-lo avançar não só em aspectos quantitativos (notas), mas também em
aspectos qualitativos, isto é, desenvolver valores éticos positivos para a vida
em sociedade e para o seu bem estar.
(TEXTO REELABORADO POR
MARIZETE CAJAIBA - INDICADO PARA
PROFESSORES OFERECEREM A ALUNOS QUE SÃO SURPREENDIDOS COM COLA OU COLANDO OU
AINDA, PASSANDO COLA)
ANÁLISE DO TEXTO:
1) Leia o texto e
reescreva as ideias principais.
2) Qual a definição de
cola?
3) Por que colar é uma
atitude negativa para quem cola e para
quem passa a cola?
4 a) Por que o aluno passa
a cola?
4 b) Por que o aluno cola
? Quais as consequências dessa atitude?
5) Que atitude deve ter um
professor ao pegar alunos envolvendo situação de cola?
6) A “COLA” NA ESCOLA É A
PRÁTICA DE CONSULTAS ÀS ESCONDIDAS DE
IDEIAS E RESPOSTAS ALHEIAS NAS SITUAÇÕES DE AVALIAÇÃO. Tendo em vista
esta definição :
a) Cite um exemplo na vida
social ( no trabalho por exemplo ) de um adulto
que poderia ser comparado a uma situação de cola na sala de aula. Avalie
esta situação.
b) Faça uma definição
própria para o termo “COLA” praticado na sala de aula
c) Desta forma como você
analisa a sua atitude na sala de aula?
7) Crie um pequeno texto
conclusivo sobre a atitude de colar e passar cola e as consequências.
Fonte: professoramarizetecajaiba.blogspot.com.br
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