sábado, 22 de abril de 2023

Visita à Exposição Elas – De Musas a Autoras, Unifor 50 anos



Exposição Elas – De Musas a Autoras, Unifor 50 anos
Exibição: 17 de março a 10 de dezembro de 2023, no Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz). Visitação gratuita: terças a sextas, 9h às 19h; sábados e domingos, 12h às 18h.
São cerca de 150 obras que contam histórias e demarcam as muitas fases das artes plásticas no Brasil, com início no período colonial, estendendo-se até a contemporaneidade.

Errata - D. Afondo era filho de D. Pedro II e neto de D. Pedro I.

SOBRE DEBRET - O pintor francês Jean-Baptiste Debret foi um dos principais artistas que integraram a denominada Missão Artística Francesa, isto é, uma expedição de artistas que veio para o Brasil em 1817 amparada por D. João VI, que havia elevado o Brasil à condição de Reino Unido, em 1808, e aqui residia. Assim como os outros artistas que aportaram, Debret contribuiu para o desenvolvimento das belas-artes no Brasil e também soube construir uma interpretação bastante rica da vida nos trópicos, no século XIX. Nesse sentido, pode-se falar de um “Brasil segundo Debret”, ou seja, um Brasil interpretado por Debret em suas telas.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário