sábado, 9 de março de 2024

CONSCIÊNCIA MÍTICA

 




1- DEFINIÇÃO DE MITO




Mito (do grego mythós) é uma narrativa fantástica que possui o objetivo de explicar a origem de tudo aquilo que existe e é considerado importante para um determinado povo. A reunião dessas narrativas forma um conjunto de explicações sobre o mundo chamada de mitologia.

A mitologia como se conhece hoje em dia tem origem na Grécia antiga. A cultura grega, politeísta (crença em muitos deuses), possibilitou a criação de um modelo complexo de interpretações sobre a origem do mundo e a relação dos seres humanos com a natureza e esses deuses.

Os mitos cumprem o papel de ensinar através de histórias repletas de simbolismo, que relacionam elementos sobrenaturais com a vida dos seres humanos, dando lições sobre como se deve viver.

Hoje em dia, mito pode ser sinônimo de falsidade ou mentira. A oposição entre "verdade ou mito" tornou-se muito comum e se dá pela tradição fantástica das histórias míticas e sua falta de coerência com a realidade.

Características dos mitos: São narrativas que não possuem uma lógica rigorosa e utilizam-se de símbolos de fácil reconhecimento e compreensão. Nos mitos não há um limite definido entre o que é natural e o que é sobrenatural.



*Os mitos gregos que relatavam a origem das coisas podem ser divididos em duas categorias:



  • Teogonia: narrativas sobre o nascimento dos deuses e seu poder.

  • Cosmogonia: narrativas sobre o nascimento do universo e dos elementos da natureza.

Alguns exemplos de mitos:



  • Mito de Cronos - sobre o tempo e o nascimento dos deuses.

  • Mito de Pandora - sobre a primeira mulher, a curiosidade humana e o surgimento dos problemas no mundo (semelhante à passagem bíblica sobre Adão e Eva).

  • Mito de Orfeu e Eurídice - sobre o destino e a morte.

  • Mito de Eros e Psiquê - sobre o amor e sua união com a alma.

  • Mito de Narciso - sobre a beleza e a vaidade.



2- O SURGIMENTO DA VIA LÁCTEA



A nossa Galáxia, conhecida popularmente como “Via Láctea”, é estimada em 13,2 bilhões de anos contendo cerca 300 bilhões de estrelas. Esta surgiu quando inúmeras nuvens de gás e poeira se agruparam e colidiram, criando essas estrelas. Então, uma grande quantidade de gás se acumulou em seu centro, aumentando a gravidade e formando um buraco negro maciço com a morte de estrelas de grande massa.

As primeiras menções da “Via Láctea” nos levam até os gregos antigos, que batizaram com o nome que significa “Caminho do Leite”, devido a forma que a faixa da Via Láctea se mostra a olho nu na esfera celeste.

O nome Via Láctea era um conceito utilizado para descrever essa faixa leitosa no céu desde os gregos da antiguidade. Hoje, usamos o termo Via láctea conceitualmente para designar nossa Galáxia!

Na mitologia grega, se relaciona com o mito do deus Zeus. Esse mito descreve o momento em que Zeus trouxe o bebê Hércules para que ele pudesse mamar no seio de sua esposa Hera, enquanto ela dormia. Quando acordou, ela se afastou, e seu leite materno se espalhou pelo firmamento, criando o caminho do leite – a faixa da Via Láctea.

A faixa esbranquiçada da Via Láctea atravessa o céu de um horizonte a outro. A parte mais central desta faixa se localiza na constelação de Sagitário, onde está situado o centro da Galáxia, cujo Sistema Solar se encontra numa distância de aproximadamente 28.000 anos-luz.

A gravidade mantém a Galáxia unida, e todas as suas estrelas giram em torno do centro, contudo, nem todas as estrelas se deslocam à mesma velocidade. Suas velocidades dependem de sua distância em relação ao centro.



Quem foram Homero e Hesíodo? Estes poetas compilaram a famosa mitologia grega

As obras de Homero e Hesíodo são clássicos da mitologia grega, narram a história de deuses, heróis e da criação do mundo. Apesar das diferenças, os dois autores apresentam seus personagens como modelos de virtude para a civilização grega, por isso suas obras têm um objetivo educacional.




Quem foram Homero e Hesíodo?




Homero e Hesíodo foram os poetas mais importantes para a mitologia e cultura da Grécia Antiga. Isso porque eles deixaram os registros mais completos sobre o que a sociedade grega pensava e acreditava.

Qual a importância de Homero e Hesíodo para a mitologia grega?

As obras de Homero e de Hesíodo apresentam como os deuses criam o mundo e como eles controlam os destinos humanos. Nos escritos de Homero, há um universo sobre-humano, com forças benignas e malignas que influem na vida dos homens. Nos de Hesíodo, a criação do mundo se dá a partir do Caos, do completo nada.

O Caos é pai de Tártaro, deus que personifica o mais profundo dos infernos; Gaia é a terra; e Eros é o amor, o desejo que permite transformar o caos do mundo em algo ordenado, em cosmos.

Ambos os autores, apesar da diferença de suas obras, concebem uma explicação da origem do mundo a partir do mito. Em seus escritos, há uma intenção epistemológica, ou seja, de refletir acerca das origens das coisas.

Suas obras são a última expressão da chamada fase mítica do pensamento grego, que antecede a fase do pensamento racional.

  • Conheça a biografia completa dos principais filósofos gregos do período do pensamento racional: Sócrates, Platão e Aristóteles.

Nessa época, a Grécia e suas cidades ainda não possuíam códigos escritos ou leis. A maior parte da mitologia era transmitida oralmente. Portanto, a mitologia transmitia uma tradição civilizacional que deveria ser seguida.

O objetivo era apresentar modelos de virtude, de comportamento, enfim, o verdadeiro sentido da existência para que as pessoas imitassem e difundissem tal ideal, transmitindo-os de geração em geração.

O exemplo dos heróis famosos tornou-se parte essencial da ética e da educação. O herói de Homero é o homem prudente, corajoso e guerreiro; e o de Hesíodo é o trabalhador que em tudo pratica a virtude da justiça.

Portanto, a poesia épica destes autores tem, como nenhum outro estilo, um objetivo transcendente, porque representa o todo da vida humana na sua luta com o destino por um objetivo mais elevado.

****************************************************

ATIVIDADE: (EM EQUIPE DE NO MÁXIMO 5 PESSOAS)

FAÇAM E ME ENTREGUEM NA SEMANA QUE VEM DIA 11/03/24


1-Compare e contraste as narrativas mitológicas gregas sobre a origem dos deuses e do universo, conforme apresentado no texto, com as teorias científicas contemporâneas sobre a formação do universo e das galáxias. Como essas perspectivas se relacionam e em que aspectos diferem?

R- Na primeira questão, os alunos precisariam realizar uma pesquisa comparativa entre as narrativas mitológicas gregas, como a Teogonia e a Cosmogonia, e as teorias científicas contemporâneas sobre a origem do universo e das galáxias. Eles teriam que explorar os pontos em comum, como a tentativa de explicar a origem do mundo, bem como as diferenças fundamentais, como a abordagem sobrenatural dos mitos em contraste com a abordagem baseada em evidências e observações da ciência. Isso exigiria uma compreensão profunda das narrativas mitológicas e dos conceitos científicos modernos sobre cosmologia.

2-Analise a influência da mitologia grega na construção de conceitos científicos e culturais, como exemplificado pelo mito do surgimento da Via Láctea. Como a interpretação mítica do fenômeno celeste se relaciona com as descobertas astronômicas modernas? Explique como a compreensão dos mitos pode enriquecer a apreciação e a investigação científica.

R- Na segunda questão, os alunos teriam que investigar a

influência da mitologia grega na cultura e na ciência, focando

especificamente no mito do surgimento da Via Láctea. Eles

precisariam examinar como essa narrativa mitológica se

relaciona com as descobertas astronômicas contemporâneas

sobre a natureza da Via Láctea e seu surgimento. Isso exigiria

uma análise crítica das interpretações mitológicas e científicas do

fenômeno celeste, bem como uma compreensão das maneiras

pelas quais a mitologia continua a influenciar a ciência e a

cultura modernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário