terça-feira, 13 de agosto de 2013

1º EXPERIÊNCIA USANDO CELULAR EM SALA DE AULA







AULA DE HISTÓRIA USANDO O CELULAR



OBJETIVOS:


  •    DESCONSTRUIR A IDEIA DE QUE O CELULAR É ALGO PREJUDICIAL AO APRENDIZADO, COMPROVANDO, QUE QUANDO BEM USADO, PODE SER UMA FERRAMENTA PODEROSA PARA COMPARTILHAR O CONHECIMENTO E ENRIQUECÊ-LO.
  •   CRIAR ESTRATÉGIAS PARA A UTILIZAÇÃO DO CELULAR COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR DO ENSINO-APRENDIZAGEM.



PÚBLICO ALVO:

  •  Fundamental 2 ( 6º ao 9º ano)

  • Foi feito um comunicado aos alunos em sala de aula e via Facebook sobre o uso liberado do celular para fins pedagógicos. Então os alunos deveriam levar o celular  e utilizá-lo conforme o desenvolvimento da aula.





AULA


Utilização do celular com envio de mensagens sobre o tema da aula, respondendo questões propostas por mim e opinando sobre os pontos positivos e negativos do uso do celular em sala de aula.

OBS.: PESQUISAR PLATAFORMAS DE MENSAGENS GRÁTIS PARA QUE ELES POSSAM INSTALAR EM SEUS CELULARES E ENVIAREM AS MENSAGENS GRATUITAMENTE, POSSIBILITANDO, ASSIM, A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.







USANDO O CELULAR PARA APRENDER MAIS

Alguns alunos produziram vídeos com os assuntos estudados durante a aula . Esses vídeos foram feitos usando o celular. 


O Jovem Pedro Henrique , aborda a questão do bom uso do celular em sala de aula. Ele dá exemplos de como o celular pode contribuir para o aprendizado.


video



E o jovem João Batista lança sua proposta de uso do celular pra aprender mais , sem esquecer nosso velho e bom dicionário de papel. Vejam!!


video

Vejam o resultado do vídeo produzido pelas alunas Bruna e Rafaela da turma do 7º ano. 

video



Agora vamos ver o vídeo da Lara, Ana Beatriz e a Emanuele, também do 7º ano. Assunto : Expansão Marítima.

video


Vejam mais opiniões dos alunos sobre o uso do celular em sala de aula.

video


Agora a opinião da jovem Nicoly.

video

Depoimento do Felipe


video


PONTOS OBSERVADOS


1- Nas turmas de 6º, 7º e 9º anos alguns alunos não possuem celular, ou estão quebrados ou esqueceram em casa.

2- Alguns alunos que não estavam com celular pediram pra fazer as atividades em dupla com os colegas que estavam com o celular. ( ocorreu dispersão da aula de forma mais acentuada nos grupos)

3- Na turma do 8º ano somente 2 alunos não estavam com celular, sendo, assim, a aula transcorreu de forma mais tranquila. Isso pode demonstrar que é bem melhor cada um usar o seu aparelho celular individualmente e interagir com a turma através de mensagens. (ou através de outras funções do aparelho, desde que não atrapalhe o aprendizado).

4- Senti que necessitaria fazer um esclarecimento sobre esse tipo de aula ( incomum a todos eles, inclusive a mim) para haver uma conscientização maior.

5- Nas turmas do 7º e 9º anos foi exibida uma reportagem sobre o tema celular em sala de aula.

6- Na turma do 6º ano por ter maior índice de alunos sem celular, a aula ocorreu de forma tradicional. (imprevisto)

7- Alguns alunos reclamaram de não ter crédito no celular para enviar mensagem.

8- Houve dispersão durante a aula (os mesmos alunos que normalmente dispersam nas aulas tradicionais).

9- Através do envio de mensagens o aluno pode exercitar a escrita correta e o hábito de pensar e construir suas respostas.

10- O tempo de 50 minutos ( por sala ) não foi suficiente para organizar a aula em todas as turmas.

11- Alguns alunos se mostraram pessimistas com relação ao uso do celular em sala de aula. (uma minoria)

12- Grande parte da turma estava estimulada a participar da aula.





·         Mudar a metodologia é um processo lento e mais lento ainda com o uso dessas plataformas digitais, tendo em vista que pra nossa realidade ( Fortaleza- Ceará) não temos nenhuma escola trabalhando com isso. O que se tem são laboratórios de informática – muitas vezes sem internet ou com computadores desatualizados ou com defeito.
·         Os alunos têm uma forte tendência a pensar o uso do CELULAR SOMENTE PARA LAZER. (Consequência da falta de interação CELULAR-APRENDIZADO, suponho)
·         Devemos ter  muita paciência e perseverança pra realizar as mudanças.









DEPOIMENTOS DOS ALUNOS SOBRE O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA




 “ Sinceramente, eu acho que fotografar a lousa é uma coisa extremamente desnecessária pois é praticamente um CONTROL C CONTROL V. Além do mais com esse hábito as pessoas perdem o costume de escrever e acabam ficando com uma péssima caligrafia.”

“ O celular pode ajudar a todos os alunos , mas tem que ter responsabilidade para usar para os estudos e trabalhos. É isso que é bom pois os alunos já sabem muito sobre esse assunto.”

“Usando de forma correta, não só o celular, mas qualquer outra tecnologia será uma forte arma para nosso aprendizado.”

“ Depende, pois as vezes é necessário atender ou mandar mensagens na hora da aula pois pode ter alguma emergência na sua família entre outras coisas!! Mas se não for pra isso pode atrapalhar o seu aprendizado! Então use de forma correta!!!”

“ Depende do modo de usar a tecnologia, pode atrapalhar ou não! Se você usar de forma correta pode ser legal.”

Concordo plenamente com uso de novas tecnologias em sala de aula, pois o mundo ao nosso redor muda constantemente e a educação não deve estar privada dessas mudanças, com técnicas de ensino provenientes do século passado o aluno chega a se interessar mais pelo rápido e fácil acesso oferecido pelos aparelhos de smartphones e ipads do que pelas técnicas de ensino tão comuns nas escolas brasileiras, como por exemplo o "copiar na lousa", mas em um mundo tão globalizado em que vivemos hoje em dia, a melhor escolha seria unir o útil ao agradável, ou seja, o rápido e fácil acesso das novas tecnologias ao conteúdo proposto pelo professor, elaborando uma forma de ensino mais simples e produtiva, aliviando o peso do material na mochila do aluno compactando-o em um único acessório, acessório este que além dessas vantagens ainda constitui uma forma de discussão e compartilhamento do conteúdo estudado." ( Vinicius de Souza Lima - 8º ano)

 Concordo de usar celular na aula, mas com a maneira de interagir o aluno de uma forma mais positiva, ajudando ele a ter mais aprendizagem nas matérias."( David Levi - 8º ano )



P.S.: AULA REALIZADA NO COLÉGIO INSTITUTO FREI JOÃO PEDRO DE SEXTO.







24 comentários:

  1. Profª Isabel, toda mudança no começo é dificil, por que as pessoas ainda estão se adaptando ao novo convívio com o celular. Tudo pode até parecer confuso, ou inútil, porém com perseverança, boa vontade de transformar para algo melhor e mais atrativo, creio que terá bons resultados na aprendizagem.
    Parabéns por inovar, você é muito corajosa.
    Boa sorte.
    Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei muito da sua ideia professora Isabel assim os alunos acabam participando mais...

      FABRICIA

      Excluir
  2. Ol@ Professora e Amiga Izabel.

    Parabéns pelo desafio. È importante que essas iniciativas. As experiências elas são importantes para que possamos pedagogicamente mostrar que as TIC no caso o celular pode sim como instrumento tecnológico ser utilizado para o desenvolvimento de atividades educacionais, contanto que essa atividade seja, planejada, mediada por um profissional no caso o Professor que traz consigo o domínio do conteúdo e a perspectiva pedagogica, sociológica de educação. Continue assim. Você é um exemplo.
    Parabéns!
    Angela - Multimeios FACED/UFC.

    ResponderExcluir
  3. Hemily Pereira Neres15 de agosto de 2013 13:08

    O vídeo realmente retrata um bom assunto para a juventude (O CELULAR). No meu ponto de vista não deveria ser uma lei, como um senhor no vídeo havia dito se os pais souberem dar uma boa educação para os filhos eles saberão usar o celular adequadamente em qualquer lugar. Mas às vezes isso não é o suficiente.
    Invés de uma lei deveria ser trocado por regras da escola, como: se o professor pegar o aluno com o celular dentro de sala, a punição seria: o celular ficar por um dia na coordenação; se no dia seguinte ao receber o celular da coordenação o aluno repetir o mesmo erro de usar o celular em sala de aula, a coordenação chamaria os pais do aluno para alertá-los, pois se acontecer pela 3º vez ele seria suspenso.
    Valeu jovem adorei!!!
    ALUNA: Hemily Pereira Neres Nº: 12 Série: 8º ano
    ESCOLA: Instituto Frei João Pedro de Sexto

    ResponderExcluir
  4. É isso aí! concordo muito com o aluno Vinicius de Souza Lima - 8º ano. Parabéns pela boa vontade, é o que está faltando em muita gente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela participação no debate Fabiana Alves!

      Excluir
  5. Natália Sousa 8º ano I.F.J.P.S19 de agosto de 2013 21:48

    Concordo com o uso do celular e as demais tecnologias.Com os aparelhos eletrônicos podemos ampliar no conhecimento.O jovem na atualidade ao utilizar esses aparelhos pode passar a se interessar mais pelo assunto e acabar aprendendo mais.

    ResponderExcluir
  6. Acho que não podemos ignorar a tecnologia atual dominante: o celular!
    Não adianta proibir o uso; então o certo é converter o uso para os estudos. Acho que o mundo é acessado através do celular com a internet; então porque não converter os estudos no uso global desse conhecimento e desse objeto de prazer de todos, não somente de jovens. Acho excelente a idéia e deve ser aprimorada por cada mestre em sua respectiva matéria, para que o celular seja motivo de estímulo de como fazer o aluno gostar de estudar e não apenas cumprir grade. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que existem pessoas que partilham esse pensamento comigo, Drª Lourdes!
      Obrigada por sua opinião.
      Vamos torcer pra que a educação evolua rumo ao uso das novas tecnologias.

      Excluir
  7. Novas experiencias são importantes e devem ser incentivadas pois num futuro não muito distante serão praticas corriqueiras, desde que não sejam impostas e as falhas corrigidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel fui eu que fiz o comentário Prof. Fernando Luiz Duarte

      Excluir
    2. Obrigada pelo comentário Profº Fernando!

      Excluir
  8. Olá professora Isabel! Sou estudante de Pedagogia 5º período da UERJ/FFP no Rio de Janeiro, São Gonçalo. Eu adorei os seus vídeos e gostaria de compartilha-los para uma apresentação de um tutorial! Se puder, a senhora pode compartilhar os links comigo? Há o link, mas não consigo vê-los no Youtube, e gostaria de coloca-los no tutorial...

    Obrigada e aguardo a sua resposta! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deborah, os vídeos não estão disponíveis no youtube. Os alunos me entregaram em pendrive e eu publiquei no blog. Vc pode compartilhar a página com a postagem e os vídeos. Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Obrigada pela ajuda! Verei o que eu posso fazer! Abraços!

      Excluir
  9. Obrigada pela sua ajuda! Verei o que eu consigo fazer! Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Olá Isabel, sou professora de Língua Portuguesa e atuo há 13 anos na Rede Municipal de Ensino da cidade de Juiz de Fora MG.Também sou uma entusiasta do uso de novas tecnologias na sala de aula e fiquei encantada com sua iniciativa. Parabéns a você e seus brilhantes alunos que aceitaram o desafio e mostraram como essa ferramenta pode somar.
    Exemplo a ser seguido, com certeza!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Profª Keturiny, fiquei imensamente feliz ao receber sua mensagem. É muito bom quando nosso trabalho é valorizado.

      Excluir

Respeite as diferenças. Lembre-se: todos são iguais perante a lei. Preconceito é crime. Seja legal.

Respeite as diferenças. Lembre-se: todos são iguais perante a lei. Preconceito é crime. Seja legal.