sexta-feira, 24 de agosto de 2012

UM POUCO DA HISTÓRIA DE FORTALEZA

Fortaleza foi fundada em 13 de abril de 1726 


Primeira Planta de Fortaleza feita pelo Capitão Mor Manuel Francês

O início da ocupação do território onde hoje se encontra Fortaleza data do ano de 1603, quando o português Pero Coelho de Sousa aportou na foz do Rio Ceará. Naquelas margens ergueu o Fortim de São Tiago e deu ao povoado o nome de Nova Lisboa, mas devido a vários fatores, como ataques de índios, falta de recursos e a primeira seca registrada na História do Ceará (entre 1606 e 1607), Pero Coelho acabou abandonando a região. Anos mais tarde, com o objetivo de expulsar os franceses do litoral do nordeste, mais especificamente no Maranhão, chegou aqui o português Martim Soares Moreno em 1613, quando recuperou e ampliou o Fortim de São Tiago, e deu ao novo forte o nome de Forte de São Sebastião. Em 1637 houve a tomada holandesa do forte São Sebastião. Em 1649 uma nova expedição holandesa no Ceará construiu, às margens do Rio Pajeú, o Forte Schoonenborch, começando nesse momento, a história de Fortaleza, sendo responsável por seu início, o comandante holandês Matias Beck. Em 1654 os holandeses foram expulsos e o forte foi rebatizado de Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção.







FORTE DE NOSSA SENHORA DE ASSUNÇÃO

A Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção é onde a História de Fortaleza começou; o próprio nome da cidade é uma referência a essa antiga fortificação.
O Forte foi construído pelo capitão holandês Matias Beck em 1649, e foi batizado Fort Schoonenborch. Os holandeses invadiram Olinda e Recife em 1630, e expandiram seus domínios até Fortaleza - passando por áreas onde hoje se encontram João Pessoa e Natal - como forma de consolidar seu domínio no Nordeste do Brasil.
Em 1654, após a expulsão dos holandeses de Pernambudo e do Brasil, os portugueses retomaram a área e rebatizaram o lugar para Fortaleza da Nossa Senhora de Assunção.
O Forte foi reconstruído diversas vezes desde então, mas a localização original foi mantida. Desde 1942, o local é sede do Quartel-General da 10a. Região Militar do Exército Brasileiro.
Embora seja uma atração pouco divulgada pelos agentes turísticos, as visitas às áreas externas, e a um pequeno museu militar nas dependências do forte, são permitidas.
Deve-se conversar com o soldado de plantão na entrada do quartel, que encaminhará os visitantes a um oficial; o oficial explicará brevemente os locais que podem ser vistos, bem como a respectiva História, e autorizará a visita (visitantes não são acompanhados).
O espaço aberto à visitação é limitado, pois a maior parte da Fortaleza é hoje ocupada por instalações do Exército.
Há um pequeno museu dentro da Fortaleza, dedicado ao General Antonio de Sampaio, um Cearense que morreu  na Guerra do Paraguai; o General foi enterrado na Fortaleza, e alguns dos seus pertences pessoais (incluindo uniformes, espadas e pistolas) estão em exposição.
Na área externa, a partir da muralha, pode-se ver parte do mar, da mesma forma que no século 17; as fortalezas eram construídas em áreas que permitiam maior visibilidade, para se avistar o inimigo com facilidade; alguns canhões antigos estão expostos.
A estátua que se vê no pátio é em homenagem a Martins Soares Moreno, outro dos heróis do Ceará. O forte situa-se a poucos metros de distância da Catedral de Fortaleza e do Mercado Central de Artesanato.


Dia 15 de agosto é comemorado o dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza. Na cidade o dia é feriado municipal e por isso lojas, bancos, repartições públicas, escolas e universidades não funcionam.
A maior glória que Maria recebeu foi ser escolhida para ser a mãe de Jesus, o Filho de Deus. Como recompensa, terminado seu tempo de vida terrestre, Maria foi ´assunta´ isto é, levada ao céu em corpo e alma. O que a tradição cristã diz é que ela nem mesmo morreu, apenas ´dormiu´.
A solenidade da Assunção da Virgem Maria existe desde os primórdios do catolicismo. No início era celebrada a “Dormição de Nossa Senhora”. Esta festa veio a ser oficializada para os católicos orientais no século VII com um decreto do imperador bizantino Maurício.
No mesmo século a festa da “Dormição” foi introduzida também em Roma pelo papa Sérgio I, de origem oriental. Quando em 687, em procissão, foi até a basílica de Santa Maria Maior, celebrar o Santo Ofício. Mas só depois de um século que o nome ´Dormição´ foi trocado para Assunção.
A história de evangelização da padroeira no Ceará está presente desde o primeiro povoado na Barra do Rio Ceará, passando pela Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção e finalmente marcando sua presença como padroeira da cidade de Fortaleza, celebrada na Catedral Metropolitana.

Um dos principais cartões postais de Fortaleza - Avenida Beira Mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário