domingo, 23 de setembro de 2012

ENEM 2012. Tá chegando o grande dia!



O que vai cair no ENEM 2012? Quais as matérias que preciso estudar para passar no Exame Nacional do Ensino Médio? Estas são algumas das perguntas mais comuns entre os participantes que se inscreveram e farão as provas em breve. Com a aproximação da data da prova do Enem (03 e 04 de novembro) a ansiedade dos estudantes só aumenta.
O conteúdo programático do ENEM 2012  irá cobrar o conhecimento individual e a capacidade de interpretação das pessoas em 180 questões de múltipla escolha, com 05 alternativas e apenas uma correta, além de propor ao candidato um tema específico para o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo. As áreas de conhecimento envolvidas no Enem são as seguintes:
Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, geografia, filosofia, e sociologia;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, física e biologia;
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua portuguesa, literatura, inglês ou espanhol, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação;
Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

CAMPEÕES DO ENEM

ASSUNTOS E CONTEÚDOS DO ENEM 2012

Os assuntos do ENEM 2012  são baseados nos conteúdos do ensino médio. Levando em consideração 540 questões aplicadas entre as edições de 2009 e 2011 do Enem, dentro das matérias das áreas de conhecimento citadas acima, a Revista Veja fez um estudo abrangente e bem útil para quem está se preparando. Com base nos dados foi feito um levantamento sobre os assuntos que mais foram cobrados até hoje.
As questões de Química apresentaram maior número de cobrança em físico-química, química geral, atomística, meio ambiente e química orgânica. Em Biologia as questões cobradas com maior frequência foram de ecologia, genética, reinos e fisiologia animal. Física priorizou eletricidade, mecânica, óptica e por fim, termologia e ondas.
Perguntas sobre Humanidades cobraram com maior intensidade o conhecimento em sociologia/filosofia, tecnologia da informação, cidadania, movimentos sociais, identidade cultural e nacional. Em Geografia despontaram os assuntos sobre meio ambiente, seguido de geopolítica, geografia econômica e estrutura fundiária. História teve grande registro de questões sobre a república brasileira, idade contemporânea, idade moderna, Brasil colônia, império e Era Vargas.
Agora falaremos sobre as questões que mais mexem com os estudantes. A cobrança maior em Matemática foi sobre funções (conceitos, gráficos e tabelas), grandezas proporcionais, porcentagem, estatística, probabilidade, prisma, cilindro, áreas, números inteiros e geometria do espaço. Na área de Linguagem a maior exigência foi na interpretação de texto, seguido de gêneros textuais, relação intertextual, normal culta versus normal popular, funções de linguagem, literatura e artes, gramática e figuras de linguagem.
Redação cai no Enem 2012? A resposta é sim. Os conteúdos da redação são cobrados dentro da seção de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. A pontuação máxima que pode ser alcançada na redação vai de 0 a 1000 pontos. São observadas ao todo cinco competências básicas para se compor sua nota final. A cada competência são podem ser atribuídos a nota máxima de 200 pontos. O tema da redação só será conhecido na data do exame, permanecendo em sigilo até o momento da prova. Para se preparar para a redação é importante estar atento aos principais temas cotidianos abordados pela imprensa em geral e em discussão pela sociedade. Em geral a temática da redação do Enem trás consigo grande relevância social com impacto direto na comunidade brasileira.

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO E LOCAL DE PROVA

Nos próximos dias os cartões de confirmação de inscrição do Enem 2012 começarão a ser enviados diretamente para as residências dos estudantes efetivamente inscritos para as provas. No cartão, constará o número de inscrição, opção por língua estrangeira (inglês ou espanhol), necessidades especiais de atendimento requeridas pelo candidato, data, horário e local de realização das provas. As informações contidas no cartão poderão ser acessadas via Internet no site do INEP.
Acompanhe aqui as últimas notícias do Enem 2012 e mantenha-se sempre atualizado. Mais detalhes sobre o que vai cair no Enem você encontra na  matriz de referência do ENEM 2012.





Nenhum comentário:

Postar um comentário