sábado, 23 de março de 2013

DICAS PARA USAR TABLET EM SALA DE AULA



Veja orientações de como usar a tecnologia a favor do aprendizado:

Esclarecimento
- Antes de introduzir o tablet nas escolas, a direção e a coordenação pedagógica devem se assegurar de que os professores sabem lidar com a tecnologia. A escola também deve estar aberta a eventuais dúvidas e questionamentos dos pais, já que muitos também desconhecem o uso do aparelho. Por fim, é preciso garantir a manutenção constante do tablet, caso contrário, haverá perda de dinheiro e, principalmente, de oportunidades.

Planejamento
- O professor, o aluno e os pais devem ter conhecimento prévio de como o aparelho será usado em sala de aula. Isso envolve planejamento. Em quais disciplinas ele será utilizado? Em quais atividades? Por quanto tempo? De que forma ele ajudará a aprimorar o aprendizado?
Os pais devem ser chamados a expressar suas opiniões e a novidade ser introduzida aos poucos para não causar rejeição.

Migração x aprimoramento
- Não se deve usar o tablet apenas com o intuito de economizar papel ou diminuir o peso do material escolar na mochila dos alunos. O foco deve ser o aprimoramento. Se houver apenas a migração de um meio para o outro, sem o aperfeiçoamento do método pedagógico, os alunos não perceberão o potencial dessa tecnologia e podem ver o processo apenas como entretenimento.

Acompanhamento
- O uso do equipamento permite que os alunos consultem informações a toda hora na internet. Essa prática deve ser acompanhada de perto pelos professores, que devem informar quais sites e páginas são seguros e como usar corretamente a informação. Os educadores devem estar sempre presentes durante quaisquer atividades, para explorar a tecnologia junto aos alunos e responder a eventuais questionamentos.

Dispersão
- Ao usar uma plataforma com tantos recursos audiovisuais, o aluno pode se dispersar e perder o foco nas atividades escolares.
O ideal é que professores e alunos tracem objetivos claros a respeito do que deve ser feito e, com a tarefa cumprida, é até possível que haja um espaço para o acesso a sites diversos – sempre supervisionado pelos professores e com a anuência dos pais.

Fontes: Gláucia da Silva Brito (UFPR) e Regina Luque (FAE).

Um comentário:

  1. Esses esclarecimentos são importantíssimo para se tirar melhor proveito do uso dessa tecnologia em sala de aula.
    Parabéns pelas dicas e obrigada por compartilhar esse conhecimento.
    Lúcia

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