Veja orientações de como usar a tecnologia a favor do aprendizado:
Esclarecimento
- Antes de introduzir o tablet
nas escolas, a direção e a coordenação pedagógica devem se assegurar de que os
professores sabem lidar com a tecnologia. A escola também deve estar aberta a
eventuais dúvidas e questionamentos dos pais, já que muitos também desconhecem
o uso do aparelho. Por fim, é preciso garantir a manutenção constante do
tablet, caso contrário, haverá perda de dinheiro e, principalmente, de
oportunidades.
Planejamento
- O professor, o aluno e os pais
devem ter conhecimento prévio de como o aparelho será usado em sala de aula.
Isso envolve planejamento. Em quais disciplinas ele será utilizado? Em quais
atividades? Por quanto tempo? De que forma ele ajudará a aprimorar o
aprendizado?
Os pais devem ser chamados a
expressar suas opiniões e a novidade ser introduzida aos poucos para não causar
rejeição.
Migração x aprimoramento
- Não se deve usar o tablet
apenas com o intuito de economizar papel ou diminuir o peso do material escolar
na mochila dos alunos. O foco deve ser o aprimoramento. Se houver apenas a
migração de um meio para o outro, sem o aperfeiçoamento do método pedagógico,
os alunos não perceberão o potencial dessa tecnologia e podem ver o processo
apenas como entretenimento.
Acompanhamento
- O uso do equipamento permite
que os alunos consultem informações a toda hora na internet. Essa prática deve
ser acompanhada de perto pelos professores, que devem informar quais sites e
páginas são seguros e como usar corretamente a informação. Os educadores devem
estar sempre presentes durante quaisquer atividades, para explorar a tecnologia
junto aos alunos e responder a eventuais questionamentos.
Dispersão
- Ao usar uma plataforma com
tantos recursos audiovisuais, o aluno pode se dispersar e perder o foco nas
atividades escolares.
O ideal é que professores e
alunos tracem objetivos claros a respeito do que deve ser feito e, com a tarefa
cumprida, é até possível que haja um espaço para o acesso a sites diversos –
sempre supervisionado pelos professores e com a anuência dos pais.
Fontes: Gláucia da Silva Brito
(UFPR) e Regina Luque (FAE).
Esses esclarecimentos são importantíssimo para se tirar melhor proveito do uso dessa tecnologia em sala de aula.
ResponderExcluirParabéns pelas dicas e obrigada por compartilhar esse conhecimento.
Lúcia