domingo, 10 de março de 2013

Imperialismo ou Neocolonialismo













ATENÇÃO!
Todas as questões devem ser respondidas com crítica e justificativa plausível, inclusive as questões objetivas (as questões de marcar só serão aceitas se justificadas)


1- Desde meados do século XIX até o início do século XX, as nações industrializadas europeias e os Estados Unidos da América empreenderam uma disputa por territórios na África, Ásia e América Latina. Essa disputa ficou conhecida como imperialismo ou neocolonialismo.
Compare o imperialismo do século XIX com a expansão mercantilista ocorridas nos séculos XV e XVI, quanto ao processo de colonização.
2- No final do século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranquilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra.
Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade.

3- Eça de Queirós, em CARTAS DA INGLATERRA, afirma que "em toda a parte onde (o inglês) domine e impere, todo o esforço consiste em reduzir as civilizações estranhas ao tipo da sua civilização anglo-saxônica".
Como os europeus de fins do século XIX e início do século XX justificavam sua prática imperialista?

4- “... a Europa inchou de maneira desmedida com ouro e matérias-primas dos países coloniais: América Latina, China e África. De todos esses continentes, partem há séculos os diamantes e o petróleo, a seda e o algodão, as madeiras e os produtos exóticos. A Europa é literalmente a criação do Terceiro Mundo". Frantz Fanon.
Explique o papel das multinacionais na substituição do modelo colonial, na manutenção do poderio europeu e também norte-americano e na existência do Terceiro Mundo, conforme foi citado no texto acima. Explique o papel das multinacionais na substituição do modelo colonial, na manutenção do poderio europeu e também norte-americano e na existência do Terceiro Mundo, conforme foi citado no texto acima.

5- No final do século XIX, em decorrência do neocolonialismo, um violento conflito se deu entre China e Inglaterra, devido ao interesse britânico em impor seu domínio sobre a China. O conflito a que se refere o texto foi:
a) a Guerra da Manchúria.
b) a Guerra dos Boers.
c) a Guerra dos Boxers.
d) a Guerra dos Cipaios.
e) a Guerra do Ópio.

6- "Quando os brancos chegaram, nós tínhamos as terras e eles a Bíblia; depois eles nos ensinaram a rezar; quando abrimos os olhos, nós tínhamos a Bíblia e eles as terras". Essa frase - atribuída a Jomo Kenyatta, fundador da República do Quênia - remete à partilha da África, no quadro do imperialismo europeu.
a) Comente e interprete o trecho.
b) O que ficou determinado na Conferência de Berlim?
(NOVAES, Carlos Eduardo e RODRIGUES, Vilmar. "Capitalismo para principiantes". 20º edição, São Paulo, Ática, 1991, p.88)

7- Em relação à expansão imperialista na Ásia, na segunda metade do século XIX, pode-se afirmar que o Império Chinês foi:
a) anexado ao Japão anulando a ameaça imperialista.
b) desmembrado em colônias pelas potências europeias.
c) dividido em zonas de influência pelos países ocidentais.
d) incorporado ao Império Britânico compondo a Commonwealth.




Nenhum comentário:

Postar um comentário