quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Dom Pedro I: conheça a história do primeiro imperador do Brasil independente


O príncipe nasceu em Portugal e se sentia dividido entre o Brasil e sua terra natal


Dom Pedro nasceu em Portugal, no ano 1798. Como era costume entre os nobres, recebeu um nome imenso: Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon (ufa!).

Ele era filho do rei dom João 6º e da rainha Carlota Joaquina e tornou-se herdeiro do trono português após a morte do irmão mais velho.

Infância no Brasil

Em 1808, aos 9 anos, saiu de Portugal com sua família e veio para o Brasil. O garoto Pedro foi um dos que mais gostaram da mudança, já que em seu país o clima era de guerra e no castelo, no Rio de Janeiro, tudo parecia tranquilo.

Pedro tinha muitos professores, mas gostava mesmo de brincar, andar a cavalo, tocar piano e fazer marcenaria, trabalho considerado coisa de escravo.

Casamento arranjado

Por motivos políticos, como era comum na época, ele se casou com a princesa Leopoldina, selando a união entre os reis de Portugal e a família Habsburgo, que comandava o poderoso império austro-húngaro.

Em 1821, diante de uma crise política, dom João 6º retornou a Portugal e nomeou Pedro príncipe regente do Brasil. Com a independência, em 1822, ele tornou-se o imperador dom Pedro 1º.

Retorno à terra natal

Em 1831, com a morte de seu pai, dom Pedro se viu envolvido na sucessão do trono de Portugal. Ele teve de voltar à Europa, mas deixou aqui seu filho Pedro, de 5 anos, que seria o futuro imperador.


Em Portugal, organizou um grupo de soldados para enfrentar o exército do irmão Miguel, que tomou o poder. Em setembro de 1834, dom Pedro venceu os conflitos e passou o poder a sua filha, dona Maria 2ª. No mesmo mês, ele morreu no castelo da família.

independencia-do-brasil-dom-joao-desembarque-brasil-1808
No desembarque ao Brasil, o rei Dom João chegou cansado,
 mas Dom Pedro estava superfeliz


Crédito: Revista Recreio

Nenhum comentário:

Postar um comentário