sábado, 4 de janeiro de 2014

UM ASSALTO HISTÓRICO NO REINO UNIDO

O trem pagador inglês após ser assaltado por Ronald Biggs e mais 14 homens, em 8 de agosto de 1963


Pouco depois das 3h do dia 8 de agosto de 1963, um grupo de 15 assaltantes, entre eles o inglês Ronald Biggs, que ganharia fama no Brasil, realizou em minutos o mais audacioso assalto a um trem no Reino Unido.

O grupo levou 2.631.784 libras, que atualmente valeriam cerca de 40 milhões de libras (cerca de R$ 153,6 milhões) do trem do correio que viajava de Glasgow a Londres, no Reino Unido. A maior parte do bando, contudo, foi presa por causa do trabalho mal feito de cúmplices e digitais encontradas nas peças do jogo Banco Imobiliário. O dinheiro, contudo, nunca foi encontrado.


Saiba como aconteceu o grande assalto ao trem 

pagador

OS LADRÕES


Ronald Biggs gesticula para fotógrafos no funeral 
de Bruce Reynolds,
em Londres, em março de 2013; Reynolds, 
o 'mentor' do assalto 
ao trem pagador, morreu aos 81 anos em fevereiro
O mentor do plano foi Bruce Reynolds, um conhecido ladrão de joias do Reino Unido. Ele reuniu o resto do grupo após sair da prisão, em 1962. O bando era composto por outros nomes conhecidos da polícia londrina: Douglas Goody, o número 2 do plano, Charles Wilson, Thomas Wisbey, Robert Welch e James Hussey. Roger Coldrey, William Boal, Jimmy White, Bob Welch, Brian Field, Leonard Field, Jimmy White, John Daly e Ronald Edwards tiveram um papel secundário na trama, 
como o próprio Biggs --
segundo Reynold declarou anos mais tarde.

O grupo teve ajuda ainda de alguns cúmplices, conhecidos como Sr. Um, Sr. Dois e Sr. Três. Há ainda um homem identificado apenas como Peter, trazido para dirigir o trem e John Wheater, que garantiu a segurança do esconderijo.



O PLANEJAMENTO


Com seus contatos, Reynolds obteve todos os detalhes do trem: a rota, os horários, quantidade de dinheiro que seria transportada e número de trabalhadores a bordo.

O mentor descobriu ainda que o volume de dinheiro seria maior se esperassem uma data logo após um feriado bancário: o próximo seria 5 de agosto. Reynolds colocou um cúmplice dentro do banco, conhecido pela mídia como "Ulsterman", para descobrir em que dia o trem com o dinheiro --a maioria notas miúdas e usadas, para as agências bancárias utilizarem nos caixas-- levaria o dinheiro a Londres.

A AÇÃO

Na madrugada de 8 de agosto de 1963, o bando deixou o esconderijo --a fazenda Leatherslade, em Buckinghamshire-- em duas Land Rovers. Aqui, os relatos divergem. Alguns dizem que eles vestiam roupas militares, outros que usavam máscaras de ski, capacetes e luvas.

Eles chegam à ponte Bridego. Seguindo uma ideia de Coldrey, eles cortam os fios telefônicos e mudam a luz dos sinalizadores em uma encruzilhada para obrigar o trem a parar. A locomotiva obedece o sinal vermelho adulterado com duas baterias e para a seis metros de distância.

O foguista, como de praxe, desce do trem para contatar a central. No escuro, é facilmente rendido por parte do grupo. Outros três desconectam a locomotiva e o vagão que levava os sacos de dinheiro do resto do trem. Os bandidos acertam o maquinista com um golpe na cabeça e o ferem gravemente. Contudo, percebem mais tarde que não sabiam operar o trem e, mesmo ferido, o maquinista é obrigado a levar o dinheiro e os ladrões até a ponte.

Liderados por Wilson, outros sete membros da quadrilha invadem o vagão dos malotes, atacam os funcionários com uma machadinha e iniciam uma corrente humana para esvaziar as 120 sacolas de dinheiro o mais rápido possível. Em 20 minutos, eles estavam no caminho de volta ao esconderijo.

O ERRO

Na fazenda, eles comemoram o roubo e o aniversário de Biggs com charutos, bebidas e uma partida de Banco Imobiliário com as notas recém-roubadas. Na manhã seguinte, deixam a fazenda após pagarem 28 mil libras a um cúmplice para que limpasse qualquer vestígio da casa.

O trabalho foi mal feito e a polícia, seguindo a denúncia de um vizinho, encontra digitais de quase todos eles nas peças do jogo, em revistas e talheres utilizados no local.

O jogo Banco Imobiliário virou peça de arte no Museu Thames Valley Police.

A PRISÃO

Ronald Biggs

Os primeiros a serem presos foram Coldrey e Boal, que pagaram com dinheiro vivo e adiantado três meses de aluguel de uma garagem em Londres. Wilson foi capturado em 22 de agosto e, em dezembro, foi a vez de Roy James. Até abril do ano seguinte, a polícia havia capturado 11 acusados, incluindo Biggs, e recuperado apenas uma quantia pequena --336.518 libras-- do roubo.

O grupo foi condenado a penas de entre 20 anos e 30 anos. Já Reynolds passou cinco anos foragido antes de ser condenado, em 1968, a dez anos de prisão.








A FUGA


Biggs passou menos de dois anos encarcerado e, em 8 de julho de 1965, pagou funcionários da penitenciária e conseguiu escapar --uma fuga que o levou mais tarde para o Brasil, onde viveu mais de 30 anos, teve um filho que virou astro infantil e gravou uma canção ao lado do Sex Pistols e um filme ao lado de José Wilker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário