domingo, 23 de março de 2014

VAMOS DESCONSTRUIR E RECONSTRUIR A ESCOLA?



Pelo visto algumas mudanças já estão acontecendo na educação. Mesmo que timidamente, mas acontecem. Que maravilha uma escola sem salas de aula e uma aula em que o professor não fique falando sozinho e onde o melhor aluno da classe seja aquele que escuta, lê os livros , tira 10 e aceita tudo que o professor propões. Que maravilha poder estar em contado com os estudantes em qualquer lugar a qualquer hora. Que sonho ver os jovens construindo o saber na prática, questionando, inventando, testando suas invenções e o melhor, contribuindo para um mundo com mais autonomia , mais conforto e mais democracia.
Democracia tem e deve começar na escola. Esse modelo de escola já tá falido. Vamos cobrar dos governantes? Sim, mas antes de tudo, vamos cobrar de nós mesmos. RECLAMAR? Sim.  Mas que tal antes de reclamar nos reunirmos, PROFESSORES+ ESTUDANTES+ PAIS + SOCIEDADE ,  e elaborarmos planos que possam melhorar a situação atual da educação? Que tal seguirmos exemplos de lugares no Brasil e até mesmo no exterior e adaptarmos as experiências para a nossa realidade?

Vejam AQUI a reportagem da Revista Galileu que aborda a desconstrução da escola.



Um comentário:

  1. Fessora, concordo plenamente com a reforma da maneira atual de se ministrar aulas nas escolas. Ficou, com o passar do tempo, muito "enferrujado". A mudança é para acontecer de dentro para fora, com todos, não somente os governantes. Vida longa (e nova) a educação!

    ResponderExcluir